Somnium

Somnium Johannes Kepler

Resenhas - O Sonho

Matheus.Viga 29/11/2022

Somnium, o Sonho!
Cheguei ao conhecimento desse livro após assistir o terceiro episódio do seriado "Cosmos" de Carl Sagan. Episódio em que Carl Sagan narra a trajetória de Kepler, contando suas façanhas perante astronomia (como as leis de Kepler) e também seus fracassos e desafios. Tudo isso numa época conturbada devido ao caos religioso que ali predominava limitando as mentes mais brilhantes do período, mas Kepler recorreu ao exílio do que ficar ali estagnado. E graças a esse exílio temos um encontro de Kepler com o ilustre Tycho Brahe, que daí se originariam grandes feitos.

Kepler em meados de século XVII, imaginou e narrou uma viagem à Lua com pessoas pousando na superfície lunar e de lá contemplando o planeta terra. Além de imaginar características da lua, como crateras e climas, imaginou até mesmo características dos possíveis habitantes da Lua. Três séculos depois o homem efetivamente vai à Lua, e realizaram um dos maiores fascínio da humanidade, em que muitos antes deles sonharam, escreveram e imaginaram.
Enfim, achei o livro fascinante, mesmo com algumas passagens de difícil compreensão, mas só de imaginar estar lendo um dos primeiros livros de ficção científica de alguém menos do que Kepler gera um regozijo muito grande.

"Antes de Kepler, a astronomia quase não tinha vínculos com a realidade física. Mas graças a ele, surgiu a ideia de que uma força física impulsionava os planetas em suas órbitas. Ele foi o primeiro a combinar uma imaginação intrépida com medições precisas para avançarmos rumo aos cosmos: Tudo mudou depois dele", Carl Sagan.