Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

Leticiametal 05/03/2024

Gostei muito da leitura. A autora escreve bem, a história é inusitada, me levou para um tempo e um mundo diferente do que conheço. Boas horas de entretenimento.

emileysz 02/03/2024

How i met your father
Definitivamente essa foi uma das leituras que eu mais gostei de fazer nesse ano de 2024 até o momento. que experiência incrível acompanhar as peripécias de vivian morris no período pré-guerra, seu amadurecimento enquanto pessoa e sua obstinação em seguir seus próprios parâmetros no que tange à própria vida.

amei todos os personagens, mas achei a última parte bem apressada. não me importaria de ler mais 300 páginas que esmiúçassem cada dia de vida dessa protagonista fascinante. a escrita sarcástica e com um tom saudosista me ganhou. que incrível foi poder acompanhar o desenvolvimento de cada personagem e o papel exercido para o desenvolvimento da vivian.

me encontro bem dividida ao dar a nota porque, por mais que tenha amado a leitura, não tem uma grande história por trás como eu imaginava. recomendo esse livro a todos que gostam de um livro sobre pessoas normais e suas histórias de vida.

vanessa.pivotto 25/02/2024

Surpreendente
"O mundo não é plano. Você cresce achando que as coisas são de certa maneira. Acha que existem regras. Que as coisas têm que ser de um jeito. E você tenta viver em linha reta. Mas o mundo não liga para as suas regras ou as suas crenças. O mundo não é plano, Vivian. Nunca vai ser. Nossas regras não significam nada. O mundo simplesmente acontece com você de vez em quando, é isso que eu acho. E as pessoas têm que seguir por ele da melhor forma possível".

Belíssima escrita e enredo. Uma história sobre amizades, amor, luto e autodescoberta. Os personagens são bastante reais, você tem vontade de dar um sacodes neles muitas vezes, mas essa é a graça.

Jordaann 22/02/2024

Eu simplesmente AMEI!
Esse é um livro puramente ficção histórica, então vai ser mais lento mesmo, vai ter detalhes e também talvez o foco não seja um possível romance mas sim a jornada da protagonista. E por isso, um amei muito!

A escrita da autora é simplesmente maravilhosa, engraçada, simples e comovente. Te faz rir, refletir e sentir de verdade as emoções e acontecimentos que a personagem passa ao longo da leitura.

Tem uma comparação com Evelyn Hugo mas eu acho muito diferentes entrei si, tanto no objetivo quanto no jeito da narração. A história foi me conquistando aos poucos e terminou ganhando meu coração.

O único porém que tenho a dizer é que talvez tenha tido páginas além do necessário e que quando o grande plot que motiva o início do livro acontece, ainda tem mais de 60 páginas que poderiam facilmente terem sido menores.

Mas recomendo MUITO! Esse livro vai ficar na minha cabeça por muito tempo ainda ?

Joice 20/02/2024

Vivian, sem dúvidas, foi a protagonista mais detalhista ao contar sua trajetória de vida. Ela relata uma Nova York, antes, durante e pós Segunda Guerra Mundial. E o tocante dessa história é o quanto ela é atual. "Cidades das garotas", foi o melhor achado dos últimos tempos. Vivian, é exemplo de mulher! Determinada e forte, daquelas que sabe viver a vida. Passou por cima de muita coisa para ser leal junto aos seus e, arriscou a pele para satisfazer seus desejos. Deixa o legado de que não é preciso ser uma "boa garota" para ser uma boa pessoa. E isso a torna única. Certeza irei ler outras vezes...

Amanda 18/02/2024

Marcante mas cansativo
Vi uma resenha que falava que esse livro era tipo how i met your father em versão de livro e ri horrores, pq é exatamente isso. Literalmente a mulher vai contar toda a história de vida dela pra dizer como conheceu o pai da outra.
Esse livro realmente se divide em " antes" e " depois" de um acontecimento na vida da protagonista. Eu gostei bastante das duas partes e acho que fez muito sentido que a história seja assim.Afinal, ao longo da vida as coisas vão mudando, e aqui também não poderia ser diferente.
Eu me conectei demais com a ambientação e os personagens, além de tudo que dizia respeito ao teatro. A Vivian, protagonista, talvez seja difícil de gostar a princípio, já que é uma garota rica, mimada e inconsequente. No entanto, seu eu mais velho que narra a história é acima de tudo honesto e sem grandes rodeios, e é fascinante ver a evolução dela ao longo dos anos, assim como as pessoas que passam por sua vida.
Cidade das Garotas me fez pensar muito sobre mim, sobre aproveitar a vida e se divertir. Pode parecer bobagem,mas foi algo que me fez refletir bastante e ressoou profundamente nesse aspecto.
Eu dei a princípio 5 estrelas, mas mudei pra 4,5 porque, quando acabei, concluí que foi um livro cansativo, algumas partes se alongaram demais. Ao mesmo tempo, outras passaram muito rápido e não tivemos um aprofundamento maior. No momento, estou sem vontade de ler nada e sentindo a ressaca vindo porque fiquei cansada com a jornada, que parece ter durado bem mais do que durou. Porém, ainda assim foi uma história que me marcou muito e fiquei feliz de ter lido.

Liiz 14/02/2024

How I Met Your Father (book?s version)
Bom, a primeira metade do livro é chata demais, poderia ter sido mais curta, eu só ficava pensado quando vai ficar bom, não necessariamente fica extremamente bom, mas depois de 60% do livro, fica mais interessante, o plot twist foi bom, não esperava. Mas certamente poderia ter sido mais curto

madu.munhoz 31/01/2024

Womp womp
Cidade das garotas é um livro que tem como premissa a personagem principal contar sobre sua vida e sua carreira (a lá Evelyn Hugo) e realmente nós acompanhamos a longa trajetória da Vivian.
Não sei se é porque eu não sabia 100% da sinopse mas me decepcionei, principalmente pois a parte mais interessante que era o teatro, foi pouco retratada, (comparando com os outros 60% do livro que foram basicamente focados na segunda guerra), a autora simplesmente some com personagens que eram ?importantes? e aparece com novos. mas pra mim a pior parte foi o grande ?plot twist?, toda a construção do livro para descobrirmos quem é o pai da Ângela (pra quem a personagem principal está contando sua história) e ser uma coisa tão superficial, rápida e sem motivo, sinceramente
enfim parece que eu li dois livros em um, acho que ele perde muito a essência depois dos 50%

Jaciane.Cruz 28/01/2024

Uma grande fofoca?
Sim, esse livro é a personificação de uma grande fofoca. A gente vai acompanhar a Vivian contando sua trajetória de vida a uma certa senhora que a questiona o que ela significava para seu pai. Então a Vivian diz que não pode responder a isso, mas pode responder o que o pai da garota significou para ela. E assim ficamos tentando adivinhar qual dos homens que a Vivian de relaciona é o pai da garota e o que ele significa pra ela. Enquanto isso, acompanhamos Nova York entre os anos 1930-1970, com ambientação entre as grandes guerras, principalmente a segunda. É muito interessante acompanhar o cotidiano de pessoas que viveram em uma cidade que a guerra não chegou, fisicamente, mas que foram afetadas de certa forma. Narrativa rítmica que prende o leitor do início ao fim.

-Koraline 17/01/2024

#MLV2024 - Família Aurora - Um livro com mais de 350 páginas
Me interessei em ler esse livro por ter sido um livro adorado pela Tami e pelo GF, e por isso eu esperava um pouco mais. O livro é sim muito envolvente, eu fiquei presa por boa parte da leitura, mas depois dos 60% eu perdi o interesse. Senti que a autora trabalhou tanto as personagens como a a tia, a assistente e a corista, e depois essas pessoas foram esquecidas, e para mim eram as mais interessantes, e achei o final bem aleatório e pouquíssimo desenvolvido.

wileninha 16/01/2024

Que livro maravilhoso! fiquei completamente envolvida na história e me surpreendi muito. diferente de tudo que eu esperava. acho que vai ser um dos melhores de 2024

Maria Laura 11/01/2024

5 estrelas e favoritado com certeza!!!
Acho que esse foi um dos livros mais lindos que eu já li, vou ficar pensando nele por meses. A história toda é muito envolvente, me pegou desde o começo e eu não conseguia pensar em outra coisa enquanto lia ele. Ainda sem palavras para descrever tudo que eu senti com essa leitura ??