Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

cinthia 15/05/2023

Vivian Morris é uma mulher a frente de seu tempo. Porém, ela não era nada como Evelyn Hugo. Talvez algumas pessoas pensem que Cidade das Garotas seja uma releitura da obra de TJR, mas as duas histórias possuem poucos pontos em comum. Vivian era uma pessoa comum, vivendo uma vida comum e nada glamourosa nas ruas e avenidas de Nova York. O livro mostra a trajetória de vida dela, desde o início da fase adulta até a velhice. Ela cometeu erros, se arrependeu, errou de novo e tentou melhorar, mas sem perder de vista a necessidade de viver conforme a sua vontade.

honeybready 03/05/2023

Para as garotas. ?
Ler esse livro foi uma montanha russa, de emoções e de humor. Durante a primeira e segunda parte do livro, me perguntava como eu ia escrever sobre esse livro depois de lê-lo, porque nada, nenhuma palavra vinha. Mas aí veio a terceira parte, e agora me vejo não mais procurando palavras grandiosas, e sim tentar dizer que vale a experiência pela tentativa da escritora.

No início você acredita que o livro é do jeito que você espera - talvez algo parecido com Evelyn Hugo? -. Não só no início na verdade, como eu disse, até a segunda parte, temos uma experiência diferente de leitura, onde o
maravilhamento diante de tantas grandes personagens, até mesmo da protagonista, que é pura emoção, tato, bagunça, curiosidade e impulsividade.
Me fez acreditar que era sobre teatro, sobre moda, sobre drama familiar, um manifesto feminista, sei lá.
Me fez amar tantas mulheres e me sentir representada.
Me fez amar ainda mais a história da moda.
Me fez rir de todos os momentos em que todas aquelas mulheres deixavam bem evidente do quão idiota o homens são.

Me fez imaginar mil coisas, pro plot ser o que foi. Péssimo. Ela teve preguiça, só pode. Esse final não fez sentido algum. Não teve nada a ver.

Não irei esquecer das mulheres que conheci lendo esse livro, mas elas não mereciam estar nessa história.

Aline.Alves 28/04/2023

Incrível
Não esperava que esse livro fosse me tocar tanto quanto tocou, talvez pelo momento que estou passando agora a história tenha se tornado mais cativante para mim. Mas vale totalmente a pena ler, a história de Vivian me prendeu do início ao fim. Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos.

Isa 16/04/2023

Meu deus, que livro perfeito! Se pudesse dar 1000 estrelas com toda certeza daria! Eu amei comer, rezar e amar e já tinha absoluta certeza que amaria esse tb. A forma como a história é construída é tão fluida que fica impossível parar de ler. Cada personagem, cada história vivida por Vívian ao longo dos anos e Nova York em período de guerra, nossa! Completamente sem palavras pra essa leitura. Amei.

Camila1856 09/03/2023

Decepção
A historia começa muito bem, gosto relação da personagem com a moda e a costura e de como a vida e as amizades da persogem se desenvolvem ao longo do livro, porém o plot twist foi tão decepcionante que fez o livro perder total o sentido pra mim.

gabriella12 08/02/2023

hard feelings/loveless by lorde
Que livro magnífico, senti como se a história contada fosse diretamente para mim e não para a Angela. Foi difícil entender que tudo é ficção, visto que o livro te apresenta a um universo tão completo, com sentimentos tão reais.
O livro me lembra um pouco de A amiga genial de Elena Ferrante, a forma como é contada e a introdução do leitor a história me dá a sensação que são parecidas.
O livro começa com Vivian nova e imatura e a acompanhamos os primeiros passos dela como adulta, a diversão sem preocupação, os erros cometidos de formas impulsiva, a rebeldia, as dúvidas? nos mostra a juventude e com o caminho da história vamos vendo Vivian amadurecendo de forma constante.
Com o decorrer da história ela detalha relacionamentos de diversas formas durante a vida e isso foi o que mais me fez desenvolver um carinho pela história. Vivian não tem um relacionamento saudável com os pais, uma jovem de classe alta e rebelde, acaba não seguindo os planos que foram impostos a ela e isso resulta em sua ida para Nova York, onde Vivian se sente em casa e conhece pessoas que tornam a sua família, tanto de forma passageira como permanente. O livro trás complexidade quanto a esses relacionamentos, faz com que o leitor admire essa aleatoriedade da vida e da forma como o amor pode nascer de diferentes formas.
O livro me traz paz, me traz esperança sobre relacionamentos, no qual estamos tão fechados e acostumados a conviver com as mesmas pessoas que acabamos perdendo oportunidade de criar laços fortes e que nos façam crescer e se desenvolver como seres humanos.
O titulo que usei com a música da Lorde foi um engano meu durante a leitura kkkk. O livro me pareceu dividido em duas partes, com velocidades diferentes, assim como a musica. E a letra da primeira parte da música encaixa em muitos aspectos com a vida de Vivian em NY na parte inicial do livro e eu estava esperando, com a mudança da história, seguisse os mesmos passos da música, a qual muda o instrumental e o ritmo, mas me enganei? Vivian mostra que apesar dos altos e baixos, ela sempre conseguiu encontrar pessoas em que pudesse amar verdadeiramente, mostrou que, para ela, essa geração T E M A M OR.

Geovana189 30/01/2023

Tá feliz Daisy Jones?
Eu genuinamente acho que tô me encontrando e amando com muita facilidade livros que são narrados por mulheres contando suas memórias em épocas antigas. Esse livro me pegou demais, e me prendeu no primeiro capítulo, Vivian é o retrato de toda mulher que age fora da curva do que esperam que sejamos. Incrivelmente revolucionária, cativante e apaixonante. Eu marquei muitas frases, e tô até agora tentando processar tudo o que esse livro significou pra mim, as discussões, o contexto histórico, a companhia de teatro como plano de fundo. Terminei esse aqui com a sensação de ter uma amiga falando comigo, me deixou com o coração quentinho, e bem reflexiva.

Patty 22/01/2023

Eu sabia que ia amar esse livro já pela sinopse, tem livros que eu termino e penso "que foda/criativo alguém ter escrito uma história assim" eu simplesmente amei a protagonista Vivvie do começo ao fim, no início não me apeguei tanto, mas depois queria terminar logo para saber o final.

dannnda 09/01/2023

Sobre Vivian
Em uma carta, a partir do ano de 1940 Vivian Morris conta ao leitor sua jornada de vida por Nova york.
Ela por lá descobre todo o glamour que as ruas movimentadas e o teatro de sua tia, Peg, pode ter. Em meio a coristas, atores, musicos e a plateia Vivian aprende sobre juventude e principalmente figurinos!
Ao longo do livro, acompanhamos a vida toda de Vivian e todas as coisas que ela passou e presenciou.

Personagens incríveis, muito bem construídos e com assuntos pertinentes sobre classes sociais, privilégios, erros, guerra e muito mais!

Favoritei demais, foi totalmente diferente do que eu imaginava. Quando pensei que se trataria apenas de peças de teatro e roupas bonitas tudo tomou um rumo diferente, um balde de água fria num dia bem quente.
Um livro pra alguém que precisa de um ponto de vista diferente sobre a vida e apreciar os pequenos (e grandes) momentos.

Incrível

Biafort.Meireles 09/01/2023

História sobre uma mulher à frente de seu tempo
Elizabeth Gilbert é autora de amar, comer e rezar. E é autora de Cidade das Garotas. Conta a história de Vivian, uma moça que precisa mudar para Nova York e viver no mundo deslumbrante do teatro. Isso causa um impacto definitivo na sua vida, que é retratada desde moça até a velhice.
É fácil de se envolver com os personagens já no início do livro. Tive uma dúvida que pairou durante a leitura e só foi desvendada no final. Em vários momentos eu achava que a história poderia acabar ali, mas felizmente tinha mais.
Virei fã da autora, vou querer ler os outros livros.

N A T 06/01/2023

Bando de gente chata sendo chata o tempo inteiro
Vamos lá: tenho muitas coisas ruins pra falar sobre esse livro.
Primeiro de tudo: literalmente qualquer outra pessoa dessa história seria mais interessante para contar uma história do que a Vivian. Ela é chata. Só isso mesmo, chatíssima. Pontos de vista sem sentido, cria problemas onde não tem, se faz de vítima o tempo inteirinho e passa o livro inteiro se lamentando. Em relação aos outros personagens, só dois realmente me interessaram: Peg e Marjorie. Os outros são caricaturas que eu já vi iguais um milhão de vezes em outros livros, com atitudes iguais, pensamentos iguais, mas que ainda assim tem histórias de fundo zilhões de vezes menos tediosas que as da Vivian.
Em relação à escrita, fiquei incomodada o livro inteiro. Um MONTE de páginas sem sentido algum, sem qualquer propósito pra construção da história, com motivação nenhuma pra vida da Vivian. Literalmente, ao menos metade desse livro serviu só pra encher linguiça, parece que a autora queria muito escrever um livro grande, mas sem ter conteúdo nenhum. Monólogos internos e parágrafos gigantescos, um diálogos fora da casinha que ninguém nunca teria na vida real, sem condições. A narração TODA fragmentada, um monte de corte dentro de uma mesma cena, que a autora escolheu dar enter pra continuar no mesmo ponto dois parágrafos depois, sem lógica nenhuma. O enredo também me incomoda: a Vivian começa contando uma história pra alguém que aos olhos do leitor NÃO EXISTE. Não se sabe quem é essa tal Angela, não tem sentido nenhum as coisas que estão sendo contadas sem saber quem é essa fulana (depois que se descobre continua sem graça). Até a pagina 150 acontece exatamente uma coisa que é a Vivian sair de casa. Depois dessa enrolação gigantesca começa a grande história que dá nome ao livro e dura um total de 20 páginas (num livro com mais de 400). Nada acontece. A gente só vê a vida dela passando com a Vivian se fazendo de coitada o tempo inteiro, sem eventos relevantes, contando uma sub histórias inúteis e apresentando personagens sem pé nem cabeça. Zero apego por ninguém, todas as passagens que deveriam ser emocionantes pro leitor, são completamente desprovidas de sentimento porque o desenvolvimento das sub histórias da Vivian e da personalidade de alguém além dela é tão incrivelmente raso, que às vezes tem que se fazer um esforço até pra lembrar quem é tal pessoa.
Enfim, uma decepção total. Livro ruim, ruim mesmo. Dei uma estrela e meia porque, afinal de tudo, eu terminei de ler, muito embora tenha querido abandonar esse livro diversas vezes. E é isso, só não leiam.
N A T 06/01/2023minha estante
Crítica bônus: Evelyn Hugo teria dado um tapão na Vivian se topasse algum dia com ela.

Paty Gazza 04/01/2023

Vivian Morris se daria muito bem com Evelyn Hugo
Eu amo histórias centradas nos personagens, ainda mais quando são imperfeitos e não têm vergonha de admitir, e isso Vivian Morris faz muito bem. Ela nos conta sua vida a partir dos 19 anos, quando se muda para Nova York para morar com sua tia, diretora de uma companhia de teatro. Vivian logo se vê enredada na boemia e no glamour nova iorquino da década de 1940, até que comete um erro que pode arruinar sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Vivian era uma mulher à frente do seu tempo, que viveu de forma considerada controversa para os padrões da época, mas sempre fiel a quem era de verdade e consciente de seus atributos, defeitos e privilégios. Ao olhar para trás e refletir sobre os caminhos que a levaram até ali, ela encara até as partes mais obscuras de sua história e faz as pazes consigo mesma.

O tempo que Vivian passou com a companhia de teatro é uma delícia de ler, ao ponto de parecer que estamos assistindo a uma peça em vez de ler sobre ela. Também temos como pano de fundo o período da Segunda Guerra Mundial e como ela impactou diretamente nossos personagens.

Consigo imaginar Vivian e Evelyn velhinhas, tomando uma xícara de chá e compartilhando mil histórias, das mais dramáticas às mais escandalosas.

Caroline Foletto 27/12/2022

Melhor do ano!
Como esse livro não é um sucesso??? Simplesmente amei!

É uma história adorável! Daqueles em que nada de relevante acontece, mas mesmo assim a gente não consegue largar.

A narrativa é uma carta e só descobrimos quem é o destinatário no final, o que torna a história ainda mais interessante, pois suspeitamos de todos o tempo todo.

O tempo todo senti como se estivesse falando com uma amiga no telefone, onde ela me conta tudo que está acontecendo e eu só fico dizendo ?ah? ?sério?? ?Não acredito!?. Foi adorável ler esse livro! Tranquilo, calmo, aconchegante! Amei, vou ler de novo com certeza! Ainda sinto vontade de abraçar os personagens ?

Beca 18/11/2022

Igual Hevelyn Hugo?
Me interessei pelo livro quando falaram que era o mesmo estilo de escrita da Taylor Jenkins e realmente, se você se apaixonou por Evelyn Hugo e as outras personagens da autora, vai gostar de Cidade das Garotas também!

Só não sei se os ultimos 20% me agradaram tanto, me incomodou um pouco o foco na relação dela com o personagem masculino, achei a construção e a evolução da personagem muito boa pra ser colocada nessa situação ao final do livro. Mas a leitura é muito gostosa e fluida.