Garoto Devora Universo Trent Dalton

Resenhas -

Bonnie Moon Berry 22/02/2024

Esse foi um livro que eu comprei por puro impulso na Amazon e quando descobri que uma serie dele tinha sido lançada, eu decidi dar um chance e ler.

Me arrependi, não me conectei com o livro, não me conectei com os personagens, achei confuso e acabei não gostando. Fica o aprendizado de não fazer compras por impulsos.

Suliane Araújo 19/05/2023

Garoto devora universo
Me apaixonei pela escrita detalhada, e por cada intrigante personagen e suas nuances, sua dualidades, bom e mau certo e errado. Quem pode dizer, se não nós mesmos. Saber que foi inspirado na infância do autor deixou ainda mais interessante.

Vitor 12/03/2023

Garoto Devora Universo
NOSSA FOI INCRÍVEL!!! Eu não tava dando nada e nem tinha muitas expectativas de ser bom, juro, porque não vejo ninguém falando sobre ele, ou talvez eu tenha perdido o hype se já teve algum. Porém eu quebrei muito a cara e paguei com a língua, porque foi uma leitura ótima, emocionante (sim, eu chorei em algumas partes) com muita informação e bom desenvolvimento. A história além de me fazer chorar, me fez rir e pensar bastante. Foi incrível e mágico! A história de Eli é sem dúvidas, uma história cheia de dificuldades. Vive numa família nadinha convencional, mas, mesmo diante de tantos problemas ele consegue, do seu jeito superar as dores. A amizade entre os irmãos, é de uma cumplicidade e beleza totalmente invejáveis. O amor que a mãe de Eli distribui aos filhos também é lindo de se ver.
Uma maravilhosa história de irmandade, de um amor verdadeiro, de segundas chances e família . Garoto devora universo é a história de um adolescente prestes a descobrir que tipo de homem ele vai ser. Com certeza favoritadissimo!

Maria.Barreto 05/03/2023

Garoto devora universo.
O livro retrata uma família desajustada onde crianças convivem com a violência e com o tráfico de drogas.
Essa história nos mostra que o amor é a união familiar podem superar traumas .

Pamela 03/09/2022

FODAAA!! ESSE CARA É FODA, A GENTE TA FALANDO DA ELITEEEEEEE
Eu amo livros estranhos, amo os filhos únicos que alugam um triplex na minha cabeça. Comecei não entendo nada e derrepente eu tive plena certeza que August Bell realmente sabe de tudo.
Seu fim é um passarinho azul morto.

Adriana492 10/06/2022

?Talvez todos os homens sejam ruins às vezes e todos os homens sejam bons às vezes. É só uma questão de momento.?

Leticia 23/02/2021

Não desista
No fim tudo vale a pena.

Não vou esquecer a sensação desse livro, a viagem é uma dor, mais a sensação de aprendizado que o livro trás é muito satisfatória.
Leia, o livro te lembra que a vida não é nada bonita, mas mesmo assim pode ser bonito viver.

Ester 03/11/2020

Amei a história! Apaixonante e chocante, não tem como não se envolver com a história e relacionamento dos irmãos. Um quê de misticismo (na medida certa) e muita história local da Austrália. Excelente!

Rafael Mussolini 23/03/2020

Garoto Devora Universo
Garoto devora universo (Harper Collins, 2019) é o livro de estreia do escritor australiano Trent Dalton. É um romance onde o autor revisita acontecimentos importantes e memórias da infância para contar uma história cheia de simbolismos e discussões sobre o bem e o mau, sobre o que fazemos com nosso tempo e o que é o tempo, sobre amizade, sobre a violência como âncora e como berço de problemas que podem impactar vidas.

Grande parte da narrativa de "Garoto devora universo" é inspirada em acontecimentos reais. Na história Trent Dalton se transforma em Eli Bell, um garoto que vive com a mãe, seu irmão August, o padrasto Lyle e um grande amigo de toda a família chamado Slim Halliday. Essa seria uma configuração de família comum se não fosse o caso de sua mãe e seu padrasto serem grandes traficantes de drogas e de o próprio Slim ser um famoso ex-presidiário condenado por assassinato de um taxista e ser um recordista de fugas espetaculares da prisão de Boggo Road. As fugas de Slim o alçaram a quase uma personalidade, uma lenda.

Os grandes protagonistas são Eli Bell e August. Eli tem apenas doze anos no início da história e Gus, seu irmão, é um ano mais velho. Por algum motivo August fez um voto de silêncio e só se comunica escrevendo palavras no ar, desenhando com o dedo indicador. A vida dos irmãos Bell entra em ebulição quando encontram uma sala secreta na casa em que vivem, onde está escondido  um telefone vermelho e a voz de homem faz revelações enigmáticas sobre a vida e o futuro da família demonstrando conhecer a intimidade de cada um deles.

O escritor Trent Dalton conseguiu criar uma história com doses muito bem medidas de violência e fantasia. Os irmãos Bell são garotos especiais que se vêem obrigados a aprender a olhar para a vida de uma maneira diferente. Por estarem imersos em uma realidade difícil, de vulnerabilidade social e de perigos iminentes à espreita por conta da ocupação dos pais, é como se os dois garotos tivessem criado uma realidade paralela para lidar com o desconhecido, com o medo, com a dor e a violência. Trent deixa a cargo do leitor a escolha pelo que vai acreditar. A violência está posta e é bem palpável, pois conseguimos fazer inferências com histórias muito próximas e bem recorrentes nos jornais. A magia também está sob a mesa e eleva o livro a uma narrativa deliciosa onde acompanhamos a força do amor entre irmãos e a intensidade do desejo de proteção das pessoas amadas e da família.

Garoto devora universo faz reflexões incríveis sobre o bem e o mau ao nos apresentar cada personagem. Isso é ilustrado através das relações de afeto de Eli e Gus com as pessoas que os rodeiam. A ideia de que ninguém é só bom ou só mau é um prato cheio da história. Elie olha para seu padrasto, que é sua figura paterna de referência e uma pessoa que o cria como se fosse filho biológico e se pergunta o que é ser mau. Olha para Slim, amigo que ama profundamente e que dedica horas de conversas e aconselhamentos ao garoto e se pergunta o que leva uma pessoa a tomar decisões erradas.  Em certa conversa Slim diz a Eli "Luz e sombra garoto. Não dá pra fugir da luz e não dá pra fugir da sombra."

Entramos numa reflexão sobre a existência humana e questionamos normas e definições de comportamento. Estamos diante de um livro que fala sobre condição social e o que pode levar uma pessoa a  trilhar um caminho fora da curva e que as colocam à margem de uma sociedade que está sempre a postos para julgar. Elie Bell usa muito a própria história da sua mãe para tentar entender o desenho de vida de uma pessoa. Como diz no livro, é preciso uma investigação de qual foi a "gota no lago", ou seja, aquilo que provoca todas as ondulações na vida de alguém e no caso da vida da mãe dos irmãos Bell a gota no lago foi o abandono do pai quando ainda era criança.

Eli e Gus partem em uma busca pela proteção da própria família e também numa jornada por respostas sobre a linha tênue que separa o bem e o mau, uma vez que as pessoas que mais amam estão longe de serem um exemplo de retidão e honestidade. Lendo Garoto devora universo entramos em reflexões sobre as diversas nuances, violentas como o decepar de um membro e sutis como uma discussão familiar, que podem definir a trilha de como a vida será seguida. Os garotos devoram o universo porque querem respostas e um novo caminho a seguir e  a gente devora o livro porque nos encontramos com nós mesmos e o nosso possível outro lado da moeda.