In Nomine  Dei

In Nomine Dei José Saramago

Resenhas - In Nomine Dei

Vini 03/03/2024

In Nomine Dei
Essa foi minha sexta leitura de Saramago e a primeira no formato peça. Achei desafiador principalmente por conta dos nomes. Em muitos momentos acabei me confundindo com as personagens.
Apesar de ser um formato diferente de leitura, percebemos facilmente a forma de escrita do autor ao longo dos diálogos.
A história é impactante e retrata os limites de ação da humanidade retratados em meio ao fanatismo religioso, de forma que os homens passam a distorcer as pregações da palavra de Deus para justificar suas próprias ambições.
Com um texto intenso, Saramago volta a retratar aspectos religiosos em suas páginas, trazendo aquela mesma intensidade que vemos em O Evangelho Segundo Jesus Cristo (um dos meus favoritos do autor).
Leiam Saramago!

"Aonde você vai Sam?" 10/12/2022

Religião é escuridão!
Um homem sem religião é como um peixe sem uma hidrelétrica a lhe bloquear o caminho.

Saramago não é um escritor polêmico que dedicou sua verve a atacar a religião.
Ele é um escritor lúcido que nunca fez mais do que mostrar o absurdo, o obscurantismo e terror desse flagelo da humanidade que, pra cada vida que supostamente salvou, tirou, torturou e trucidou centenas de outras na sua missão maldita de fazer miserável toda a existência.

Viva Saramago!
Abaixo a religião!

Leandro.Battu 22/12/2020

Fanatismo religioso
Como o ser humano pode se tornar irracional quando ele resolve seguir distorcidas crenças religiosas e também seus desejos mais sórdidos. Há intolerância e violência em ambos os lados dessa história.

Juliana JRS 05/06/2020

Reflexão importante
Leitura interessante para refletir em épocas em que as pessoas praticam atrocidades "em nome de Deus".

gabrielrjf 26/04/2020

Minha primeira obra de Saramago
Eu esperava mais viu.. fui com expectativas altas para meu primeiro livro do Saramago

Trata de uma história verídica, que merece aplausos pela adaptação em uma peça de teatro, contudo por vezes fiquei um pouco confuso (devido os nomes alemães também)

O livro irá trazer as consequências do radicalismo religioso e fiquei de cara como acontece o decorrer da história no quesito de: cada um interpreta a Bíblia da maneira que quer e acha que isso é uma verdade absoluta, muitas vezes morrendo literalmente por ela. Poucas páginas passam e essa verdade já se torna outra e vai gerando muitas confusões

Livro rápido de se ler

Jose.Maltaca 19/04/2018

A fé move pessoas
In Nomine Dei, como o título já demonstra, é uma obra que expõe como em nome de Deus as pessoas se autorizam a praticar todo tipo de atrocidades, em que quem sempre sofre são as pessoas ignorantes de fé cega e obstinada. O livro é uma peça que narra a história da cidade de Münster no século XVI que foi tomada por protestantes anabaptistas, os quais exigiam uma reforma na fé das pessoas. A princípio, as razões são justas e críveis, e seus líderes são pessoas que creem na melhoria material das pessoas em função de uma melhoria espiritual por meio da crença em Deus. Posteriormente, essa mesma fé é deturpada por pessoas com interesses diversos, e as maiores atrocidades são cometidas usando o nome de Deus e passagens esparsas da Bíblia Sagrada.

É um livro árduo, difícil de ser lido, mais pela crueza narrativa das desgraças que transcorrem do que pela linguagem de Saramago, o qual, por se tratar de uma peça, abstém-se de suas longas divagações e parágrafos alongados. Isso torna a leitura interessante: os temas usuais do autor - a crueldade humana, as justificativas divinas para ações nefastas, a situação extrema que traz o pior nas pessoas - aqui são trabalhados de maneira diversa, mais objetiva, mais dura, mais cruel, sem rodeios. Isso dá uma agilidade à cadência narrativa, o que mergulha o leitor em um enredo em que as catástrofes vão ocorrendo de maneira acelerada, cada vez embrenhando mais as personagens humildes e crentes em uma espiral de decadência e penúria. Há personagens dignos de pena, dignos de ódio, dignos de asco, mas a principal personagem não tem falas: são as pessoas que simplesmente foram envolvidas no meio de toda essa balbúrdia por sua simplicidade e sua fé, e que tiveram um amargo fim sem terem o poder de manifestação.

In Nomine Dei é um livro que expõe as chagas de uma humanidade iníqua, que não toma responsabilidade por suas ações, outorgando-as a um ser superior como fim de enganar pessoas e, neste processo, acumular poder. Mesmo sendo uma história escrita em 1993 sobre uma revolta ocorrida em 1534, é uma obra atual que denuncia como a fé das pessoas pode cegá-las e fazê-las ceder poder a indivíduos vis e a aproveitadores mesquinhos. Recomendo este livro especialmente para quem quer um excelente exemplo de como a fé pode servir de instrumento de manipulação e de controle das massas.

Jow 13/06/2011

Uma crítica ao fenômeno que entendemos por Fé.
"Como assim, "temer a Deus"? [...]

Como é que eu devo ter medo do que é só amor?
Perceba a cumplicidade entre espinho e flor
Quem não julga o desigual, nada vai discriminar
Se tudo é divino, tudo em Deus tem seu lugar. "
Verdade Oculta – Jorge Vercillo

Das coisas que mais me chateavam na minha infância, uma delas era ouvir um adulto me dizer: “Não faça isso, Deus Castiga!” Como pode, alguém que transborda amor, pode castigar aquilo que deveras acreditamos, Ele mesmo criou.

Este foi um questionamento que levei durante toda a minha adolescência e só vim encontrar uma resposta satisfatória, depois de uma homilia mais que espirituosa de um padre Italiano chamado Adone Favrin (do qual, tenho imenso carinho e respeito), um verdadeiro Teólogo e sacerdote e que na sua imensa sabedoria disse: “Deus não castiga ninguém! O que nos acontece é apenas um reflexo dos nossos próprios atos e escolhas. Colocamos a culpa em Deus para aliviar a nossa culpa, para reprimir a mente dos fracos, e para justificar aquilo que é injustificável. “

Acredito que Saramago compartilhe do pensamento do meu amigo padre. Saramago, um ateu por natureza, assim o foi, por não aceitar as facetas que o homem dá ao seu próprio Deus. Se Deus é divino, como pode que as suas atitudes sejam devassas, julgadores, macabras e assassinas? “In Nomine Dei” é uma peça teatral com um cunho poético/teológico marcante, que expressa constantemente a revolta de um homem que não consegue aceitar o modo pelo qual, outros homem manuseiam a palavra de Deus. Um homem que questiona o porque da subjulgação, dos flagelos corporais, da intolerância, da opressão e das guerras, que os homens querem justificar como “A Vontade de Deus.”

Para Saramago, não importa a religião. Os atos incompreensíveis que são “justificados” por uma frase retirada de um Livro Sagrado e que é distorcida, a aceitação de uma atitude radical, não merece ser tido como uma Vontade de Deus. Procurar as faltas religiosas e exaltar os seus “acertos” são maneiras abusivas e anti-teleológicas. Os “homens de Deus” ultimamente procuram mais a guerra que a paz, e buscam como o próprio Saramago mesmo diz: “Um modo ‘divino’ que justifique a maldade que há em seus corações”.

Concordo com Saramago, e vi nessa sua obra a manifestação de um homem que não é um descrente em Deus, apenas naquele que tem as rédeas de sua palavra nas mãos. E é triste ver, que esse mundão de Deus, está rumando não para a paz e para o respeito, mas sim, para a Escatologia mesquinha e intolerante, tudo isso “In Nomine Dei”...
Luh Costa 15/06/2011minha estante
Concordo plenamente.

Alan Ventura 17/06/2011minha estante
Nunca iria imaginar que esse livro pudesse despertar tais questionamentos. Ótima resenha, como sempre!

Fran Kotipelto 24/06/2011minha estante
as obras de Saramago são geniais, suas resenhas Jow, também são geniais, e meus comentários, são cada vez mais repetitivos. Não há mais nada pra dizer aqui. O que posso fazer é aplaudir de pé, e invejar. Beijos.

Ricardo Andrade 29/07/2011minha estante
olha, muito interessante mesmo, sempre pensei nesses assuntos, de uma forma bem semelhante ao que escreveu aqui, mas peco por dizer que nunca havia ouvido falar desse livro, até agora, mas graças a voce e ao site, irei busca-lo para dar uma olhada. obrigado