INABALÁVEL

INABALÁVEL Thalissa Betineli

Resenhas - Inabalável

janis. 26/02/2024

Acho que esse livro é um dos que mais me fizeram mergulhar nos sentimentos dos personagens e da trama. Camira e Miguel são dois fenômenos da natureza, daqueles bem turbulentos sabe? Entender a dor, a tristeza, o rancor, a mágoa e principalmente entender o amor deles foi algo surreal. A medida que a leitura vai fluindo você consegue ficar mais íntimos deles e nossa esse livro é muito emocionante e eu devo dizer que fiquei tão abalada em umas partes que eu chorava que nem sentia.
Amo os livros da thalissa betineli, com esse não foi diferente. A escrita dela realmente é algo que me encanta e que eu realmente gosto muito. Super indico Inabalável!

Carol 09/02/2024

É até difícil começar a expressar as minhas impressões sobre a história de Camira e Miguel.
Sofri, chorei, me apaixonei e amei a história destes dois! Basicamente o livro conta a forma como o primeiro amor de Camira e Miguel surgiu, como foi a descoberta de sentimentos e sensações, a luta para ficarem juntos, os sofrimentos e desencontros e também a certeza que uma paixão avassaladora dura a vida inteira.
Além da história perfeita a leitura se torna ainda mais significativa pela gentil e profunda a forma como temas sensíveis e dolorosos são tratados pela autora!

Gabi 28/06/2023

Sorrisos alegram, dão vida à alma, mas não curam feridas.
A Thalissa não é uma das minhas escritoras preferidas atoa, é impressionante o quanto em cada livro ela se supera e me faz amar mais a sua escrita.

Em Inabalável, entendemos que à família vai além da biologia, sobre o quando é difícil romper círculos viciosos e que nem sempre o que sonhamos quando jovens se cumprirá,

Eu amo como todos os personagens da autora sempre são humanos fadados a erros e muitas vezes quebrados. O rancor do Miguel e a mágoa da Camira com a tragédia da perda da filha me devastou, e a cada página lida fui vendo o tamanho da dor deles e as consequências do luto.

Nunca tinha lido um livro de uma personagem com TOC, achei incrível o tamanho da sensibilidade e cuidado ao ser retratado aqui, e como foi importante a aceitação da Camira da doença e do tratamento e o apoio do Miguel porque sabia que sem ajuda ela não conseguiria.

Eu derrubei tantas lágrimas com esse livro, mas o plot acabou comigo.

Mas depois de tanto sofrimento e perdas, o amor inabalável do Miguel e da Camira com eles mais maduros pode finalmente ser vivido juntamente com a Pax deles??

dessavii 20/05/2023

Quando realmente o amor é inabalável....
Quando eu vi a Thalissa falando que esse livro era mais uma vibe bem triste do que os outros livros, eu não achei que seria tantoooo. Mas assim que terminei o livro fiquei uns minutinhos só querendo guardar a Camira, o Miguel e a Pax em um potinho longe de todo mal.

A verdade é que vi poucos livros que retratassem tão bem como uma pessoa que sofre de transtornos psicológicos e sofrem abusos vivem. Mas ainda bem que todos os que li foram bem realistas e muito bem escritos e agora esse da Tha entra para lista.

Confesso que é bem doloroso ler a situação da Camira e ver como ela aguentou tanta coisa em mais de 20 anos. Mas também é de esquentar o coração ver como o Miguel insistiu na Camira e lutou para vê-la bem e lutou pelo relacionamento.

A história deles começa a pouco mais de 20 anos atrás, quando eles se apaixonaram em seus 14 e 15 anos e várias coisas aconteceram. Uma tragédia aconteceu e eles se separaram. Miguel 'fugiu' e se distanciou e Camira continuou morando com seu pai na mesma cidade. Até que 20 anos mais tarde, Miguel volta para está cidade e acreditando que o passado não interfirá no seu presente, até ele ver a Camira.

Os dois guardam sentimos ruins a muito tempo: Camira com sua culpa e mágoa e Miguel com seu ódio e rancor. Mas com o decorrer do livro, segredos vão sendo revelados que muda totalmente a visão dos dois de anos atrás. Nesse processo, Miguel descobre sobre as crises e manias de Cami, e foi onde achei que ele não notaria ou não ligaria pra isso, mas a cada capítulo só vemos em como o Miguel lutou e fez de tudo ao seu alcance para que tudo desse certo para a Cami e para que ele conseguisse mantê-la em segurança.

Realmente vemos nesse livro que as vezes mesmo com o tempo, o amor continua inabalável.
Por mais dolorido que foi em vários momentos, eu amei demais conhecer a história deles! ?

LAvia108 18/05/2023

Quanto tempo dura o amor?
"Quanto tempo dura o amor? Talvez uma crise. Talvez apenas uma tempestade. Ou o tempo que um oceano demoraria para secar completamente. Fugiria da nossa compreensão e da nossa noção de tempo. E o meu amor ainda permaneceria."

Inabalável é um livro ímpar, trata de assuntos tão sérios de uma forma realista e sensível. Camira e Miguel sem dúvidas um exemplo de superação, mostrando que por mais que o tempo passe se tiver amor, paciência, fé e perseverança podemos vencer qualquer obstáculo.
A autora foi sensível em falar sobre TOC, depressão, ansiedade e violência doméstica. Fazendo você mergulhar na mente da personagem, e sentir todos os seus anseios e medos.
É um livro para se refletir, sobre os valores, respeito e família. E acima de tudo é um livro de superação.

Vanêssa 09/05/2023

Ótimo
Em algumas partes, eu podia jurar que sentia a dor da protagonista. Alguns trechos é agonizantes. Não dá pra falar mais sem dá spoilers.
Apenas leia!

Rana le livros 13/12/2022

Olha se eu já amava a escrita dessa mulher agora então nem se falar? vou endeusar dona Thalissa ?????? Pq PQP que livro QUE LIVRO??????
Que história de amor linda, gente o Miguel o perfeito sem defeito nenhum e a Camila que mulher forte.
Já quero o livro físico pra mim

Su_rribeiro 16/07/2022

Um amor sobrevive diante da tragédia, do tempo e da mágoa?
Uma história emocionante sobre o primeiro amor, tragédia, perdas, mágoa, reencontro e recomeço...
Eu fiquei completamente imersa nessa leitura, me envolvi demais com os personagens e suas dores.
Esse livro foi escrito com muita sensibilidade, Thalissa foi muito cuidadosa na descrição dos sintomas do TOC, eu senti na pele a angústia da Cami com seus rituais e suas compulsões, em muitos momentos me senti dentro da mente dela.
Além disso, toda a trama é muito bem construída e nos desperta diversas emoções.
Eu amei a descoberta do primeiro amor, como Miguel sempre foi intenso e se entregou completamente, enquanto Cami tinha dificuldades com isso e era mais "pé no chão", mas o amava totalmente.
Sofri demais com a tragédia deles e me ressenti da atitude do Miguel, porém analisando o contexto e tendo em vista que ele era um garoto perdido, que já tinha passado por muito sofrimento na vida, podemos compreender sua decisão. Além disso, ele não tinha maturidade para entender a dinâmica do relacionamento da Cami com o pai e nem percebeu os sinais do transtorno dela. Mas, ele se redimiu no futuro quando entendeu a dimensão de tudo. Ele se tornou um pai incrível e amadureceu muito, foi forte e paciente e soube ser um porto seguro pra Cami.
O que falar sobre Camira? Que mulher forte, resiliente, sensível e bondosa. Apesar de todas as dificuldades, ela não desistiu. Encontrou em Miguel e na pequena Pax a força e a esperança que precisava para quebrar círculos, buscar tratamento e se esforçar pra melhorar e superar seus traumas. Não é fácil reconhecer que está doente e dar o primeiro passo em busca de ajuda, mas ela conseguiu.
E a pequena Pax foi um bálsamo tanto pra Cami quanto pra nós leitores. Uma menina cativante que finalmente encontrou sua Lilo!
Os personagens secundários também são muito bem construídos. Alguns dão "ranço" e outros me conquistaram completamente como Nicoll e Johnny! Mas, todos tiveram papéis essenciais na trama.
Eu que sou fã de romances dramáticos, me apaixonei completamente por essa obra-prima da Thalissa e recomendo demais a leitura!!!
Venha conhecer a força desse Amor INABALÁVEL!

Carissa 26/06/2022

O amor é INABALÁVEL mesmo
Que livro foi esse?? Abalou minhas estruturas.. sério mesmo!!!
Ainda estou tentando encontrar palavras para dizer o quanto amei esse livro e desejei um final feliz pois eles sofreram demais.. a culpa o ódio o rancor a raiva e por fim o amor conseguindo vencer todos esses sentimentos

No decorrer do livro viajamos na história de Miguel e Cami e de uma tragedia que abalou a vida dos dois e os fez ficar separadosnpor 20 anos VINTE ANOS! Mas mesmo assim depois de todo esse tempo o amor ainda estava lá e mesmo com tanta coisa acontecendo o amor foi se mostrando aos poucos e mostrando que é INABALÁVEL! Que a tragedia, os transtornos, as mentiras não seriam mais fortes que o amor!
Ainda estou com ódio do Nelson, o final dele para mim não foi o suficiente apesar de entender que ele também era uma pessoa doente.
Gostei muito do Nicoll depois senti um ranço enorme dele e depois amei demais! Como é possível? Kkk
A Pax trouxe realmente paz para Miguel e Cami, ela foi o norte que os guiou e apesar de ter 5 anos sabia o real significado de Ohana!
Miguel virou meu amorzinho, apesar de ter errado no passado mas se mostrou uma pessoa que ama profunda e verdadeiramente o único amor da sua vida e que em todas as batalhas ele estaria ali, não iria mais embora.
A Cami foi uma guerreira, não tenho palavras para descrever a força dessa mulher, chorei e sofri com ela em vários momentos, as vezes queria entrar no livro e fazer ela entender a doença dela mas tudo aconteceu no momento certo e percebi que mais que ninguém tinha que partir dela a vontade de se tratar para ser feliz!
Enfim o final do livro foi lindo demais e não poderia ter sido mais perfeito! O círculo foi finalmente quebrado!

Nanda 07/05/2022

"Porque juntos, tínhamos um amor inabalável."
Primeiro livro que li dessa autora e me fora uma belíssima surpresa! Achei a escrita muito boa e instigante. O livro em si é muito denso, tanto que demorei bastante para terminá-lo, mas o plot é "de milhões"! Gostei bastante dos personagens, muito bem escritos! Trouxeram emoções reais para mim, o que me destacou ainda mais o poder do quanto um livro bem escrito pode impactar em nossa vida! Esses, me fizeram refletir o quão importante é termos apoio nos nossos momentos mais difíceis e a necessidade de se dar o primeiro passo, por mais complicado que seja, para enfrentarmos os "monstros embaixo da cama"! Amei! ?

Karina 06/12/2021

Drama e recomeços
A estória tem muito potencial, começou instigando mas no decorrer acabei achando um pouco cansativo, na minha opinião não era necessário tantas páginas! Foi um enredo recheado de muito drama e sofrimento, a tragédia que acompanha o casal realmente é muito triste! Não concordei com a forma como Miguel lidou com a situação na época mas depois ele se redimiu completamente! Camira possui Toc, pânico e ansiedade como sequela da tragédia e nesse quesito a autora está de parabéns, deu uma aula sobre Transtorno obsessivo compulsivo, o sofrimento mental que é ser portadores dessa doença!
A estória é triste e tem muito sofrimento, mas é muito bonita e tem um gostinho de redenção que vale a pena a leitura!

Jana 30/07/2021

Camira ?
Nossa me senti super envolvida com os personagens e vontade de cuidar e ajudar a Camira, tadinha! Casal que precisou lutar muito pra ficar junto, foi complicado a estória deles.
Eliane.Martins 18/09/2021minha estante
Olha, comecei a ler hoje esse livro, e já estou no capitulo 15 muito agoniada!!! Não sei se continuo ou se paro! Curiosa demais pra saber o que aconteceu de tão terrível pra esse Miguel sentir tanto ódio de Camira a ponto de ir embora, abandonar ela, dizer coisas horríveis, enfim!

Livrospamor 23/03/2021

Resenha se encontra também Instagram livros.pamor
Achei impressionante como esse livro me emocionou. Uma descrição detalhada e muito significativa de um transtorno pouco falado. Na verdade o que se fala não condiz com a realidade pois a profundidade com que é relatada nessa história me tocou profundamente.
A dor e a prisão que sofrem essas pessoas me fez refletir sobre como somos ignorantes sobre o assunto.
Thalissa me surpreendeu positivamente pois esse romance fala de almas que nunca deixaram de se amar e que apesar dos erros do passado, fizeram de tudo para recomeçar.

site: @livros.pamor

priscila.wenzel 19/03/2021

Gostei, mas também não gostei rs

Bom eu nunca tinha lido um livro dessa autora, menos ainda um livro que falava sobre TOC (Transtorno Obssessivo-Compulsivo).

A mocinha da história Camira sofre desse problema, e ela lida com suas “manias” do jeito que dá, alguns dias controlando mais, alguns dias menos.
E fazendo um adendo, primeiro ponto que não gostei nessa história: Camira abandonou o tratamento e os medicamentos que tomava.

E quando Miguel aparece de volta na cidade, as coisas pioram para Camira.
Ela e Miguel foram namorados na adolescência e o término deixou traumas, marcas e cicatrizes profundas nos dois. E depois de 20 anos quando ele retorna, todas essas dores voltam à tona e faz Camira perder o controle de sua vida.
Outro ponto que não gostei: se eles namoraram na adolescência e se passaram 20 anos, os dois teriam na história 35, 36 anos. Só que na maioria das vezes eles se comportam como adolescentes ainda e isso me irritou bastante.

Por mais da metade do livro a gente não entende o que aconteceu com eles, porque terminaram, porque Miguel foi embora e toda a vez que eles se encontram, eles só sabem se desprezar, alfinetar e provocar sem nem conversar direito. Isso me irritou em duas pessoas com 35 anos ou mais nas costas.

E quando eu já estava desconfiando do que aconteceu entre eles a notícia é dada assim, de surpresa, confirmando minhas suspeitas e posso falar? Miguel foi muito FDP indo embora depois do que aconteceu, deixando Camira, que já tinha problemas de saúde, afundar ainda mais. Isso sem falar no pai dela que é um escroto, babaca e mereceu o final que teve.

Pra não dizer que não gostei de nada, adorei a pequena Pax. Filha do Miguel com outra mulher. A menina é uma graça e o relacionamento que ela desenvolve com a Camira, mesmo com Miguel sendo contra me agradou.

Mas achei que a autora abordou talvez de forma errada o transtorno da Camira. Faltou maturidade pra própria Camira, pro Miguel e até pro pai dela que tratava a filha de 36 anos, como se ainda tivesse 16.
Enfim parecia um rolo sem fim cheio de problemas.
Não gostei da Camira querer bancar a forte e só ir atrás de tratamento no final da história.

Por isso minha nota final não foi muito alta e não sei se recomendaria a leitura. Em muitos pontos ficou cansativo ler mais de 700 páginas, sendo que houve poucas, quase nenhuma reviravolta na história.
Thalissa.Betineli 19/03/2021minha estante
Olá, Priscila, boa noite.
Não costumo me importar com críticas, afinal, ninguém tem o poder de agradar a todos, então, respeito sua opinião sobre o desenvolvimento referente a atitudes dos personagens . Achá-los infantis é sua opinião pessoal, assim como se acredita que a trama é arrastada ou sem tantas reviravoltas. Assim como teve gente que adorou, se emocionou e se envolveu, tudo bem você não ter se sentido desse modo.

Contudo, aqui precisamos pontuar duas coisas: de que forma errada você acredita que trabalhei o Transtorno Obsessivo-Compulsivo de Camira? Pergunto pois fiz estudo sobre a doença e, em momento algum, busquei romantizar, agilizar o processo ou torná-lo banal. Quando tratamos de uma doença psicológica em livros, precisamos ter responsabilidade, pois há leitores que se identificam e estão passando por isso. Por que digo isso? Porque recebi feedback de leitoras com TOC, conheci outras, e antes mesmo de escrever, tive algo muito importante para poder levar para o papel: experiência. Convivi e conheço pessoas com TOC, que passaram por situações semelhantes em questão de manias, além de resistir ao tratamento. Também tive o parecer de algumas psicólogas que leram o livro e gostaram de como a doença foi levada. De que forma você pode dizer que abordei errado? É a sua luta? Seu conhecimento de causa? Pois se for, espero de coração que me aponte exatamente os erros para que eu os corrija, se eles foram feitos de forma irresponsável. Se você só está se baseando em sua opinião, repense se por acaso não está banalizando a doença.

A resistência por tratamento não acontece apenas com o TOC, mas com muitas outras. Por que expus a do TOC? Porque uma grande parte da sociedade vê o transtorno como uma simples mania, que não precisa de tratamento, que é uma frescura ou a pessoa faz porque quer. Que não sofre por isso. Exatamente por conta do quanto é difícil você aceitar que possui sim um transtorno, aceitar os remédios - que não são tão bons na fase da adaptação! -, e ter sempre o acompanhamento médico, quis abordar com Camira. Não é porque ela é mulher adulta, que ela precisa ter controle emocional, tomar somente atitudes certas e aceitar tratamento porque é a mocinha de um livro. Retrato a realidade de muitas pessoas que foram "empurrando" seus transtornos por vergonha, por medo e porque a sociedade, em sua maioria, julga e banaliza doenças psicológicas. O livro não foi desenvolvido para ter grandes reviravoltas, mas para pontuar sobre o sofrimento de quem convive e tem o TOC.

Sobre seu pai tratar Camira como uma menina... Acredito que não tenha percebido que ali também havia outro problema: dependência emocional. Pode não conhecer, mas também estudei e conheço pessoas adultas, que são tratadas como "menininhas" por seus pais, como se nunca tivessem crescido. Além de tudo, Nelson é abusivo, possui diversos problemas também, e não foi criado um enredo ao redor dessa relação apenas por criar. Cada relacionamento neste livro teve sua importância e motivo. Outra vez, é muito fácil vermos de fora um relacionamento familiar abusivo e dependente e apontar o dedo de que não estão certos. Só que, muitas vezes não paramos para pensar que quem está passando por isso, não vê. Violência doméstica não é vista de forma tão rápida!

De forma geral, se o seu estilo de leitura não é com livros que abordem transtornos de forma mais crua e real, acredito mesmo que Inabalável não é para você. Antes de desmerecer a luta da doença, pesquise sobre ela, converse com pessoas que passaram por experiências semelhantes e repense se, sua opinião baseada em uma visão distante, é coerente com as batalhas do cotidiano.

No mais, espero uma boa leitura para você.
Thalissa Betineli.