As garotas Madalenas

As garotas Madalenas V.S. Alexander

Resenhas - As Garotas Madalena

Renata.Grasiele 19/12/2020

Penitentes
As lavanderias de Madalena foram só mais uma forma em que a igreja Católica encontrou de moldar as pessoas para seu bem próprio benefício, jogando para ela pecados que nunca cometeram, só por serem quem são.

Simone de Cássia 07/08/2020

Não é ruim, mas esperava mais. Valeu como informação de mais um abuso cometido em nome da religião, mais um absurdo de desumanidade que foi presente na história, mas como romance achei fraco. Talvez porque eu não curta personagens juvenis/adolescentes, talvez porque tenha algumas passagens que considerei "viagens", coisa que também não gosto. E o final, pra mim, foi meio apressado e fantasioso. Então, só dou estrelas pela parte que é baseada em fatos (tristes) e merecem o meu respeito; do restante não gostei.

Estante do Papai 14/07/2020

Triste história real
Se você "ainda" é católico, vale a pena uma lida nessas 278 páginas para que se possa compreender um cisco do horror que a igreja causou para muitas mulheres.

Patricia 30/06/2020

Uma história que precisa ser conhecida
Aí está uma coisa que eu não sabia que existiu: os asilos de Madalena. Eram instituições que funcionaram entre os séculos XVIII e XX, e para lá eram mandadas mulheres: com deficiência mental, mães solteira, as que fossem bonitas demais e pudessem "provocar desejos", prostitutas, que faziam qualquer ato considerado rebelde e de "caráter duvidoso", e, pasmem, até vítimas de estupro.

Temos duas personagens principais: Teagan e Nora. Teagan tem 16 anos e foi mandada para um desses conventos porque foi acusada de tentar seduzir um padre (o padre que nem queria ser padre, para começo de conversa, ficou interessado nela, mas para os homens a culpa é dela). O pai dela é extremamente machista e a abandonou nesse lugar sem querer ouvir nada da menina. Nora chegou logo depois, seus pais a jogaram lá por terem a visto com o namorado.

Eu li o outro livro do autor, Um banquete para Hitler, e confesso que não gostei muito porque ele passou demais da linha da licença poética e colocou coisas muito inconsistentes na história. Então dei uma pesquisada sobre o assunto desse (as lavanderias de Madalena), realmente ele foi fiel às crueldades e injustiças que essas mulheres passaram, só não tenho certeza quanto a parte de como fazia pra sair daquele local.

O que eu descobri numa pesquisa rápida: a primeira instituição dessa foi fundada em 1765 com a intenção era "reabilitar" as mulheres consideradas um problema para a sociedade (que absurdo). Mas como se isso já não fosse errado o suficiente, a partir do século XX viraram uma verdadeira prisão, com punições físicas, trabalhos exaustivos e humilhação. O último asilo funcionou até 1996 e estima-se que 1/4 da população feminina da Irlanda passou por essas lavanderias. Em 2011, a ONU solicitou que o governo irlandês instaurasse um inquérito para investigar as denúncias de torturas e tal inquérito confirmou que o país foi conivente com trabalho escravo.

Eu recomendo demais a leitura, essa é uma história que precisa ser conhecida.

site: instagram.com/a_bookaholic

Luana.Bodart 15/06/2020

Livro bom
O livro conta a história de Tiernan e Nora, que vão parar no convento,como " Madalenas", pois de alguma forma elas levaram perante a igreja ou conforme julgamento de suas famílias.
A história é narrada em terceira pessoas, mas intercala entre os pensamentos e acontecimentos de Tirnan e Nora. Juntas, elas tentam escapar desse convento, já que elas são maltratadas, pelas irmãs.
Esse convento é administrado pela irmã Anne, que acredita que faz tudo o que faz, pois ama as meninas, e acredita que com as penitências e com o trabalho essas meninas vão ser perdoadas e alcançaram o paraíso.
A leitura do início do livro é beeeem devagar, e para mim ela só engaja mesmo, quando as duas personagens vão para o convento.
Outro ponto que eu não gostei, porém é uma opinião, é do final da personagem de Nora, que fez com que eu diminuísse um pouco mais a nota do livro.
É um livro bom, com uma história pouco explorada, que infelizmente foi real para muitas mulheres e meninas em um passado não muito distante.

Prih 11/04/2020

As Garotas Madalenas
Comprei esse livro com grandes expectativas não vou negar, mesmo sempre sabendo que grandes expectativas literárias é a receita para decepção, ainda assim comprei.

A história é ambientada em um local onde garotas com problemas são enviadas, e quando digo problemas, não se trata de delinquentes, mas garotas que a igreja por algum censo moral ridículo da época repudiava.

Ao entrarem neste local, elas são obrigadas a abandonarem seus nomes, sua estética e qualquer ideal que um dia já tiveram, sabendo que pelo restos de suas vidas terão de lavar roupas em condições deploráveis.A grande vilã dessa história é a Madre Superiora,irmã Anne essa mulher desde o inicio demonstra esconder algo de todos, algo tão pesado que faz com que ela desconte sua frustração ao torturar meninas que para ela apresentem mal comportamento.

Nora, Teagan e Lean são as que mais sofrem em suas mãos.Tudo porque apesar de suas diferenças, não se deixaram apagar em um local sem esperança.

Preciso dizer que esperava mais,comprei este livro pensando no quanto ele abordaria um tema que ainda hoje é pouco tratado, como se tivesse sido apagado. Esquecemos que a poucos anos atrás mulheres que engravidavam antes do casamento ou que simplesmente pensavam de forma não tão recatada para época eram tratadas como escórea e jogadas em locais onde eram obrigadas render trabalhos forçados com o mínimo de alimentação, seus cuidados básicos eram negligenciados e o pior tudo em nome de Deus. Serio vocês não sabem o quanto isso ainda me traz indignação.

Porem apesar do titulo e ate mesmo a sinopse demonstrar que iríamos analisar e debater tal tema, ele é simplesmente negligenciado por um romance clichê e bem cansativo.Tudo é extremamente óbvio do começo ao fim. Talvez se o seu interesse não for somente no romance leve, seja um livro muito bom, talvez se você não tiver tantas expectativas como eu tive também goste...como falei, o meu problema é a expectativa...hahaha

site: @prihmont_

Paulascrap 14/03/2020

Enriquecedor!....
.....📝A intolerância religiosa da Igreja Católica, em relação à mulheres consideradas fora do padrão aceitos pela sociedade conservadora, deu origem aos Asilos ou Lavanderias de Madalena em 1758 e ativos até 1996. Alguém sabia da existência deles? ......................📝 Em um romance baseado em fatos históricos o autor contará a história das internas Nora , Teagan e Lea .................📝 Os motivos para internação das mulheres perdidas : ser bonita de demais é um risco de sedução para os homens , gravidez fora do casamento, distúrbios mentais e simples envio pelos pais ........................................................................📝Dentro do convento trabalhavam exaustivamente confinadas em uma lavanderia sem condições nenhuma de trabalho, comiam e dormiam pouco e eram submetidas a castigos cruéis para redenção de seus pecados pelo período em que viveriam como penitentes........,........................................................................📝 As reclusas grávidas após o parto encaminhavam obrigatoriamente seus filhos para a adoção, mas em 1993 uma vala foi encontrada em uma lavanderia de Dublin com crianças enterradas, mas a polêmica entre crime e ações reabilitadoras realizadas nesses instituições nunca foi encerrada................................................................................📝Como no livro anterior o autor traz um romance que nos faz querer pesquisar mais sobre o assunto , embora não ache uma escrita muito fluída, e o tema seja um pouco cansativo foi uma boa leitura , personagens bem construídos e nos prende para saber cada vez mais como essas mulheres irão escapar ou não desse inferno em vida , acho que você nunca mais irá ver uma freira da mesma forma !!

Paty 09/03/2020

Impossivel ler sem sentir nada.. impactante e doloroso, transmite os sentimentos de forma real.

Carol Vidal 02/03/2020

Uma história potente e sombria
Uma história potente com personagens muito bem construídas. O autor soube diferenciar bem as vozes das personagens, dependendo de qual ponto de vista estava sendo narrado. Apesar de haver um elemento na história que achei conveniente demais pra criar o clímax, é uma leitura que indico muito, especialmente por ser baseado em uma história real, o que torna tudo ainda mais sombrio.

Andrea.Allegrini 19/02/2020

Gostei muito
Valeu muito a pena a leitura. Recomendo... Doloroso e muito real.

KARLA 17/02/2020

As Garotas Madalenas
É um livro que aborda as personalidade de uma mulher, e que na época que se passa estoria é vista como pecadora, e não uma mulher de espirito livre. Vale a pena ler esse livro

Nana 11/02/2020

Aprendi mais um pouco sobre a igreja católica!
Gostei! Um livro de ficção que tem como pano de fundo os "asilos de Madalena" que realmente existiram entre os séculos XVIII e XX, onde eram colocadas as mulheres consideradas "perdidas" pela sociedade. As mais rebeldes, as mães solteiras que os pais por vergonha e incapacidade de aceitar na família colocavam nesses locais.
Lá elas deveriam se reabilitar para voltar ao convívio da sociedade, só que na verdade eram maltratadas pelas freiras, obrigadas a trabalhos forçados, punidas como se estivessem em uma prisão.
Para quem gosta de livros que além de contar uma boa trama, ainda nos ensina sobre a história, este é uma boa opção!

Nati | @encalhadosnaestante 06/02/2020

null
Primeiro livro do ano terminado. Menos um na minha longa listinha.
Vou admitir que gostei e senti raiva na mesma proporção enquanto lia esse livro. Todos os absurdos cometidos por "pessoas de bem", toda a hipocrisia que vemos em tantos "religiosos" e muito machismo junto me deixaram louca da vida, mas todo o amor que pode ser conseguido mesmo em situações tão ruins me fez querer continuar lendo até o final.

Três Leitoras 18/01/2020

Resenha: As Garotas Madalenas - Quem poderá salvá-las?
Este é o tipo de livro que te faz refletir, que com certeza mexerá com as suas emoções e mudará algo dentro de você. Durante a leitura, precisei parar algumas vezes para respirar fundo e de alguma forma me acalmar.

O autor ganhou um pedaço especial na minha vida de leitora, justamente por trazer histórias que retratam situações que realmente aconteceram.

A história se passa na Irlanda e tem como cenário no convento das Irmãs Sagrada Redenção administrada pela Irmã Anne, que recebe o apoio de outras irmãs e juntas elas operam as Lavanderias de Madalena da cidade.

As "trabalhadoras" são meninas/mulheres que pecaram, não seguindo os preceitos da Igreja Católica, envergonhando as suas famílias e comunidade e por esta razão precisam ser reformadas. Mas o que vemos, não é um lugar de acolhimento e apoio, mas sim um reformatório onde além de fazê-las cumprir um trabalho forçado, são maltratas de várias outras formas.

É para lá, que nossas personagens principais são enviadas, de forma completamente injusta, mas ninguém as ouviu, apenas julgou e condenou-as a viver neste lugar que só cumpre com uma tarefa: sugar a vida de todas que lá se encontram.

Teagan, aos 16 anos, se viu envolvida em uma situação com um jovem padre. Nora, com a mesma idade, era meio rebelde e queria se ver livre da sua vida familiar. As duas se conhecem no convento, acabam se tornando amigas e possuem um único objetivo: fugir daquele lugar.

Devido aos seus comportamentos e algumas tentativas de fuga, as duas acabam sendo perseguidas pela Madre Superiora, sofrem diversas punições e aos poucos vão descobrindo o quanto é triste a vida de uma mulher com a reputação manchada.

Toda a dor que elas sentiram, foi passada sentida por mim enquanto leitora. O autor com certeza minimizou (mas não romantizou) as situações vividas e o pouco que ele mostra já nos é completamente repugnante.

A sua escrita é completamente envolvente, narrando fatos históricos sem tornar a leitura enfadonha ou cansativa, com lições primorosas de amizade, companheirismo, coragem, solidariedade e amor. Um livro que recomendo para que todos conheçam detalhes da história que não nos foi ensinado na escola, de forma crua e verdadeira, mostrando o quanto é importante não nos calarmos diante das injustiças, pois uma coisa é fato, a história dessas meninas poderia ter sido completamente diferente se a verdade houvesse sido dita.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2019/08/resenha-as-garotas-madalenas-quem.html

Lusia.Nicolino 09/01/2020

De muito, apenas silêncio e trabalho
Não ignore a história real que é pano de fundo nesse romance. A verdade da Igreja Católica é feia em vários aspectos e aqui nos deparamos com mais um, menos conhecido do que os escândalos sexuais, mas também abominável.
Estamos em Dublin, 1962, e Alexander nos apresenta uma trama de amizade com um misto de esperança e desencanto de meninas retiradas da sociedade por seus comportamentos inadequados: mães solteiras, as que cometeram pequenos delitos, algumas prostitutas e até mesmo inocentes vistas de maneira distorcida pelos que tem conduta ilibada.
Por trás dos portões do Convento das Irmãs da Sagrada Redenção as freiras fazem dinheiro com o trabalho análogo à escravidão com a Lavanderia de Madalena. Pouca comida, pouco descanso, nenhuma liberdade. De muito, apenas silêncio e trabalho.
O que reserva o destino de cada uma das três meninas que se tornam amigas, Teagan, Lea e Nora? Entre padres, namorados e a verdade sobre o passado você vai sofrer com elas, mas a leitura vale a pena!

Quote: “As mentiras nos protegem. Acho que Deus sabe que as mentiras são frequentemente necessárias, apesar do que Ele pensa delas. Eu não seria um bom padre se tivesse de contar a verdade toda vez que surge um problema.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole