Três Leitoras 18/01/2020
Resenha: As Garotas Madalenas - Quem poderá salvá-las?
Este é o tipo de livro que te faz refletir, que com certeza mexerá com as suas emoções e mudará algo dentro de você. Durante a leitura, precisei parar algumas vezes para respirar fundo e de alguma forma me acalmar.
O autor ganhou um pedaço especial na minha vida de leitora, justamente por trazer histórias que retratam situações que realmente aconteceram.
A história se passa na Irlanda e tem como cenário no convento das Irmãs Sagrada Redenção administrada pela Irmã Anne, que recebe o apoio de outras irmãs e juntas elas operam as Lavanderias de Madalena da cidade.
As "trabalhadoras" são meninas/mulheres que pecaram, não seguindo os preceitos da Igreja Católica, envergonhando as suas famílias e comunidade e por esta razão precisam ser reformadas. Mas o que vemos, não é um lugar de acolhimento e apoio, mas sim um reformatório onde além de fazê-las cumprir um trabalho forçado, são maltratas de várias outras formas.
É para lá, que nossas personagens principais são enviadas, de forma completamente injusta, mas ninguém as ouviu, apenas julgou e condenou-as a viver neste lugar que só cumpre com uma tarefa: sugar a vida de todas que lá se encontram.
Teagan, aos 16 anos, se viu envolvida em uma situação com um jovem padre. Nora, com a mesma idade, era meio rebelde e queria se ver livre da sua vida familiar. As duas se conhecem no convento, acabam se tornando amigas e possuem um único objetivo: fugir daquele lugar.
Devido aos seus comportamentos e algumas tentativas de fuga, as duas acabam sendo perseguidas pela Madre Superiora, sofrem diversas punições e aos poucos vão descobrindo o quanto é triste a vida de uma mulher com a reputação manchada.
Toda a dor que elas sentiram, foi passada sentida por mim enquanto leitora. O autor com certeza minimizou (mas não romantizou) as situações vividas e o pouco que ele mostra já nos é completamente repugnante.
A sua escrita é completamente envolvente, narrando fatos históricos sem tornar a leitura enfadonha ou cansativa, com lições primorosas de amizade, companheirismo, coragem, solidariedade e amor. Um livro que recomendo para que todos conheçam detalhes da história que não nos foi ensinado na escola, de forma crua e verdadeira, mostrando o quanto é importante não nos calarmos diante das injustiças, pois uma coisa é fato, a história dessas meninas poderia ter sido completamente diferente se a verdade houvesse sido dita.
site: http://www.tresleitoras.com.br/2019/08/resenha-as-garotas-madalenas-quem.html