As garotas Madalenas

As garotas Madalenas V.S. Alexander

Resenhas - As Garotas Madalena

1 | 2 | 3 | 4

Larissa 15/10/2022

A história em si não é real, porém o fato histórico ocorreu e é muito triste é revoltante que até 1996 existissem locais com esse! Da raiva e revolta com a igreja e com o ser humano!

dannnda 11/10/2022

derrotada
É muito triste, muito mesmo, bastante. Baseado em acontecimentos reais não torna menos triste, porque é muito triste.
Três meninas e ammigas principais, mas muitas outras sofrendo pela Igreja e aqueles que se dizem bons e boas. Nunca odiei tanto freiras em toda minha vida, na verdade nunca as entendi e depois de ler o livro piorou. É tão gostoso ver as conversas das garotas, a força e a vontade de sair dali, as tentativas e conversas de madrugada sonhando com o futuro. Eu desenvolvi um carinho enorme por elas como se fossem minhas irmãs mais novas. Tudo é chocante e revoltante, nada mais que isso.
Incrível

Marcianeysa 13/04/2022

Que livro!
A história é muito triste e saber que foi baseada em fatos reais é comovente. Três amigas confinadas em um convento por serem consideradas "mulheres perdidas",tendo que trabalhar arduamente. Tocante
Edson 13/04/2022minha estante
Instigante!

Duda 09/03/2022

Esse é um livro diferente. Não consigo colocar em palavras exatas o que senti quando o li.
Não é um suspense ou terror. Não é um romance; muito menos uma fantasia.Ele é... impossível de se colocar em uma caixinha.
Não é ruim, de forma alguma, a história é super envolvente e provoca demasiadas sensações. A leitura é tão fluida que quando vi já havia anoitecido e o livro acabado. Super recomendo

Marcia 04/11/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos!! Vocês ja ouviram falar das lavanderias dos Conventos na Irlanda? As Lavanderias de Madalena ou Asilos de Madalena? Esses conventos existiram na Irlanda, Inglaterra, Escócia, Canadá e USA.
Eu soube com o livro As garotas Madalenas do escritor V.S.Alexander, história baseada em fatos históricos.
Amigos, é uma parte da nossa história que como ser humano, na minha opinião,todo mundo deveria saber. Livro bastante emocionante e muito instrutivo. História de amizade, esperança e coragem.
Recomendo muito a leitura!
" As lavanderias eram mantidas em segredo até dois anos atrás. O caso virou escândalo na Irlanda, quando um cemitério clandestino foi descoberto no quintal de um dos conventos em Dublin. As lápides não tinham nomes. Lá, estima-se que tenham sido enterradas até 3.000 "filhas" de Maria Madalena nos últimos 35 anos"
Sinopse: Dublin, 1962. Dentro dos portões do convento das Irmãs da Sagrada Redenção opera uma das Lavanderias de Madalena da cidade. Outrora um lugar de refúgio, as lavanderias haviam evoluído para sombrios reformatórios de trabalhos forçados. É para lá que a jovem Teagan Tiernan, de 16 anos, é levada pela família, depois de ter sido transformada em personagem de uma intriga que também envolvia um jovem e belo padre. Convivendo com mulheres “em desgraça” – mães solteiras, prostitutas, menores infratoras – e garotas comuns, cujos únicos pecados se resumiam a serem bonitas ou independentes demais, Teagan faz amizade com Nora Craven, uma jovem rebelde que pensava que nada poderia ser pior do que sua miserável vida familiar. As duas jovens se tornam reféns da Madre Superiora e de suas punições cruéis – sempre em nome do amor. Entre fracassadas tentativas de fuga, Teagan e Nora vão descobrir como é árduo o mundo exterior, principalmente para jovens de reputação arruinada. Narrado com franqueza, compaixão e riqueza de detalhes históricos, As garotas Madalena é um primoroso romance sobre a vida dentro dessas polêmicas instituições da Igreja Católica. É uma história inspiradora de amizade, esperança e incansável coragem

dandara 21/10/2021

Livro muito bom que me fez refletir muitas coisas, com várias referências da igreja católica que mudaram um pouco a minha visão sobre essas instituições religiosas.

Fiquei muito triste com o final que a Lea e a Nora tiveram, mas feliz pela Teagan.

O livro inteiro fiquei com expectativas de melhorar para as meninas, mas logo acontecia algo que mudava o rumo da história.

"Você nunca mentiu porque não queria machucar alguém que amava? A verdade nem sempre é bonita."

Spolaor 04/06/2021

Algumas falas e situações não tão convincente, mas no geral é um bom livro, principalmente pelo tema baseado na realidade vivida por muitas mulheres durante muito tempo.

lipelimma 20/04/2021

É uma história um tanto longa, demorei um pouco a me conectar mas fui surpreendido de uma forma boa. Recomendo e fiquei com vontade de ler mais livros desse autor.

Vivi 09/04/2021

Muitas coisas sobre a História da Igreja Católica não somente coisas boas nas tb sobre denúncias de abusos sexuais, intolerâncias e questões financeiras. Mas poucos sabem sobre as história das Lavanderias de Madalenas. As mulheres ou ainda meninas que iam parar nesses lugares eram afastadas da sociedade por serem consideradas pecadores ou perdidas. Ela a punição que elas sofriam por serem bonitas demais a ponto de chamar a atenção ou se tentassem fugir de casa ou ter sonhos avançados para época. Sofrerem horrores nesses lugares. Abusos psicológicos e físicos. Conhecemos alguns personagens aqui mas as principais eram Teagan ( Teresa) que injustamente por maldade foi parar nesse inferno de lugar. Por causa de mentiras sua vida virou de ponta cabeça.Nora ( Mônica) que ousou sonhar em correr mundo e confiar no amor tb foi " punida" por sua familia e Lea que a única vida que conhecia era esse lugar e acabou aceitando que a vida para ela era só isso. E foi " feliz " assim.
Uma história de amor, ódio, redenção, esperança, amizade e força .
V.S. Alexander tem uma escrita fascinante com detalhes históricos incríveis a ponto de nos passar cada sentimento de todas as situações e personagens. Vou sentir saudades.

Sonia.Finha 30/03/2021

As garotas Madalenas
Que livro perfeito. Muito bem escrito, com forte crítica a igreja e ao patriarcado, baseado em fatos reais, levanta mais uma das polêmicas que a igreja luta por esconder e expõe mais uma das injustiças que muitas mulheres sofreram, simplesmente por terem nascido mulheres e serem sempre julgadas pela sociedade.

Achei que o escritor desenvolveu bem as personagens tanto das madres com suas variações de caráter e dedicação, quanto das garotas madalenas e suas nuances de personalidade. Foi possível ver a evolução da escrita do autor, nesse livro, ele se empenha em três protagonistas em um universo preenchido de mulheres e explora ao máximo cada sentimento, de revolta, tristeza, resignação e dor.

Mais uma faceta do mundo feminino.

Q consigamos continuar evoluindo.

Cris 22/03/2021

Convivendo com mulheres ?em desgraça? ? mães solteiras, prostitutas, menores infratoras ? e garotas comuns, cujos únicos pecados se resumiam a serem bonitas ou independentes demais, Teagan faz amizade com Nora Craven, uma jovem rebelde que pensava que nada poderia ser pior do que sua miserável vida familiar. As duas jovens se tornam reféns da Madre Superiora e de suas punições cruéis ? sempre em nome do amor. Entre fracassadas tentativas de fuga, Teagan e Nora vão descobrir como é árduo o mundo exterior, principalmente para jovens de reputação arruinada. (Sinopse disponível no site do Grupo Autêntica)

?? A religiosidade e uso do nome de Deus para cometer maldades e julgamentos. Tratar o corpo e a vida de uma mulher como uma posse, fazer o que quiser, julgar e colocar toda carga de culpa na mulher. Essas e muitas questões são tratadas na obra.
Recomendo o livro e espero que mais e mais livros tratem de escândalos e do patriarcado que anula as mulheres de tantas formas.

Renata.Grasiele 19/12/2020

Penitentes
As lavanderias de Madalena foram só mais uma forma em que a igreja Católica encontrou de moldar as pessoas para seu bem próprio benefício, jogando para ela pecados que nunca cometeram, só por serem quem são.

Simone de Cássia 07/08/2020

Não é ruim, mas esperava mais. Valeu como informação de mais um abuso cometido em nome da religião, mais um absurdo de desumanidade que foi presente na história, mas como romance achei fraco. Talvez porque eu não curta personagens juvenis/adolescentes, talvez porque tenha algumas passagens que considerei "viagens", coisa que também não gosto. E o final, pra mim, foi meio apressado e fantasioso. Então, só dou estrelas pela parte que é baseada em fatos (tristes) e merecem o meu respeito; do restante não gostei.

Estante do Papai 14/07/2020

Triste história real
Se você "ainda" é católico, vale a pena uma lida nessas 278 páginas para que se possa compreender um cisco do horror que a igreja causou para muitas mulheres.

a.bookaholic 30/06/2020

Uma história que precisa ser conhecida
Aí está uma coisa que eu não sabia que existiu: os asilos de Madalena. Eram instituições que funcionaram entre os séculos XVIII e XX, e para lá eram mandadas mulheres: com deficiência mental, mães solteira, as que fossem bonitas demais e pudessem "provocar desejos", prostitutas, que faziam qualquer ato considerado rebelde e de "caráter duvidoso", e, pasmem, até vítimas de estupro.

Temos duas personagens principais: Teagan e Nora. Teagan tem 16 anos e foi mandada para um desses conventos porque foi acusada de tentar seduzir um padre (o padre que nem queria ser padre, para começo de conversa, ficou interessado nela, mas para os homens a culpa é dela). O pai dela é extremamente machista e a abandonou nesse lugar sem querer ouvir nada da menina. Nora chegou logo depois, seus pais a jogaram lá por terem a visto com o namorado.

Eu li o outro livro do autor, Um banquete para Hitler, e confesso que não gostei muito porque ele passou demais da linha da licença poética e colocou coisas muito inconsistentes na história. Então dei uma pesquisada sobre o assunto desse (as lavanderias de Madalena), realmente ele foi fiel às crueldades e injustiças que essas mulheres passaram, só não tenho certeza quanto a parte de como fazia pra sair daquele local.

O que eu descobri numa pesquisa rápida: a primeira instituição dessa foi fundada em 1765 com a intenção era "reabilitar" as mulheres consideradas um problema para a sociedade (que absurdo). Mas como se isso já não fosse errado o suficiente, a partir do século XX viraram uma verdadeira prisão, com punições físicas, trabalhos exaustivos e humilhação. O último asilo funcionou até 1996 e estima-se que 1/4 da população feminina da Irlanda passou por essas lavanderias. Em 2011, a ONU solicitou que o governo irlandês instaurasse um inquérito para investigar as denúncias de torturas e tal inquérito confirmou que o país foi conivente com trabalho escravo.

Eu recomendo demais a leitura, essa é uma história que precisa ser conhecida.

site: instagram.com/a_bookaholic
VdeVeruska 06/04/2021minha estante