Soberania Divina e Responsabilidade Humana

Soberania Divina e Responsabilidade Humana D. A. Carson

Resenhas - Soberania Divina e Responsabilidade Humana

Victor, the Reader 25/11/2020

A realidade da tensão é bíblica
Posso dizer que tenho estado fascinado pelo tema, ou melhor, pela tensão entre a soberania divina e a responsabilidade humana. Confesso não ser um tema de fácil compreensão, quiçá até aceitação. Não é, porém, questão de compreensão ou mera aceitação, trata-se do que a Bíblia nos apresenta. Tal tensão, como D. A. Carson nos apresenta em seu livro, permeia todas as páginas da Escritura e, inclusive, escritos apócrifos.

Gosto demais dos livros do D. A. Carson, mas este livro soou um tanto técnico demais, acadêmico demais. Talvez tenha sido por ser um material adaptado de sua tese de Doutorado. No demais, sua escrita é clara e objetiva. Super recomendo para os interessados sobre o tema/tensão.

Gilmar.Melo 25/07/2019

A grande tensão das Escrituras
Uma grande e excelente contribuição do Dr Don Carson à esse histórico e polêmico debate entre a soberania divina e a responsabilidade (liberdade) do homem. Como Carson se propõe desde o início, a idéia não é trazer uma solução para o problema, que é impossível, mas explorar essa tensão chamada por ele de "tensão soberania-responsabilidade". E isso ele faz com maestria e habilidade que lhe é peculiar.

O autor explora e expõe essa tensão nos escritos do Antigo Testamento, nos escritos judaicos intertestamentário e no evangelho de João. No fim ele traz as suas reflexões teológicas acerca dessa tensão. A sua conclusão é a mais honesta, humilde e bíblica possível: não tem como fugirmos dessa tensão. É necessário reconhecer, explorar e fugir dos reducionismos na análise e nas conclusões acerca do assunto.

Mais uma excelente obra disponível em nossa língua portuguesa e um excelente material e fonte de consulta para este tema difícil, mas tão importante e presente na teologia e nas Sagradas Escrituras.

Tonny 29/08/2022

Penso Que Tenho Vontades
Soberania Divina e Responsabilidade Humana é um livro bem denso. Não é aquele tipo de livro de se ler a toa, em horas vagas, mas sim, com anotações e de mente bem aberta e tranquila.
Há muitas referências, muitos textos de rodapé, citações e analogias de ensino de outros autores. Carson traz temas profundos, compara textos bíblicos com base naquilo que o homem é, prova o plano divino diante de uma vontade soberana por muitas vezes mal interpretada.
É um dos livros que tenho como propósito de ler novamente, nem que me leve meses para o término.
Sendo Deus soberano, como podemos falar da vontade humana?
Tais tensões não podem ser resolvidas, mas Carson deixa a nossa mente fervilhando com os ensinos trazidos no presente livro.

Giselle Melocro 03/03/2023

Leitura densa
O autor discute na sua tese de doutorado de forma bem extensiva a tensão entre soberania divina e responsabilidade humana. Percorre exemplos do AT e NT, bem como literatura intertestamentaria. Leitura densa, com pegada bem técnica da teologia Bíblica e sistemática.

Henrique.Pereira 20/01/2023

"tão vastos são os propósitos de deus que a mente humana pode somente esboçar listas deles como tese e antitese, nunca, nesta vida, alcançando a síntese;
J.I. Parker

JA_MaxL 15/04/2024

Muito proveitoso. O tema é em si complexo, mas o D.A Carson vai mostrando posições teológicas e dissertando elas com base na sua própria perspectiva. É um convite ao leitor refletir sobre a profundidade do tema.