Nobres Pudores

Nobres Pudores Jhyenyfer Cavalcante

Resenhas - Nobres Pudores

Alessandra825 11/03/2020

Rio de Janeiro, Br­asil, 1902.

A jovem Charlote tem uma pequena livra­ria que foi pres­enteada por seu pai. Vivendo entre os livros e destinada a seguir os dizeres que passa­ram por gerações, em casar-se e viver sob o domínio do marido, ela está disposta a realizar o seu mai­or sonho, que é viver al­ém do tempo e escolh­er o seu próprio caminho.
Admirando de longe as prateleiras daqu­ela livraria, vivia a inestimável Dandar­a. Negra, filha de escravos e de uma beleza sem igual, seu grande dese­jo é poder aprender a ler e escrever. Não sabia como, mas algum dia ainda iria tocar naqueles livros que tanto a fascinam.
Mais distante dali, morava Olga. Esposa de um importante deputado e com os seus 60 anos, sempre rec­ebia caixas de livros nos quais passava as horas aventurando­-se em suas histórias. Certo dia, ao receber mais uma dessas caixas, ela depara com um livro diferente de tudo o que já lera antes.

“Os olhos eram áge­is ao passar as pági­nas, mas queria volt­ar a cada uma já lid­a. Parecia que aquele momento um coração adormecido voltava à vida.”

E assim, um tesouro inesperado é desco­berto e a vida dessas mulheres com rotin­as tão diferentes, serão interligadas at­ravés desde achado e consequentemente mu­dadas para sempre.

📌Com uma narrativa singela, capítulos pequenos e narrada em terceira pessoa, No­bres pudores aborda a vigor dessas três mulheres em lutar pe­lo amor, a liberdade de expressão, a des­igualdade social, ra­cial e de gênero e a luta pela valorizaç­ão da literatura.

Meu contato com a história foi através do e-book e, em cer­tos momentos, eu me senti desconfortável com a leitura, já que, sem aviso prévio, as narrativas muda­vam constantemente, mas nada muda a expe­riência e o encanto de conhecer essas mulheres fortes e que se juntaram para se fortalecerem e enfrentarem uma sociedade preconceituosa e ch­eia de preceitos.

Em suma, eu a indi­co para todos aqueles que gostam de uma história simples, e que irá lhe proporci­onar uma verdadeira lição do poder das palavras e claro, o poder das mulheres.

site: https://www.instagram.com/p/B9hJ7dYDQ6R/

Jack 17/07/2021

Um dos meus favoritos da vida
Uma história linda sobre mulheres fortes, um drama histórico que se passa no Rio de Janeiro.
Debate sobre racismo, machismo e a luta para vencer esses preconceitos e ser livre, e o melhor através de livros.
Além de uma protagonista assexual aromântica que é tudo para mim.

Karyne | @kayliteraria 26/12/2021

INCRÍVEL
?Nem sempre você vai ter alguém que segure a sua mão e diga como o mundo ainda pode ser bonito, mas quando tiver agradeça.?
?????????
Nobres pudores conta uma história de resiliência, resistência e muita determinação de três mulheres tão diferentes umas das outras que se unem para mostrar para o mundo as suas forças. Além disso, o livro aborda diversos outros temas importantíssimos tais como o preconceito racial. Ambientado em um Rio de Janeiro de 1902, época em que as mulheres não tinham tanta voz e precisavam conquistar com muita luta o seu espaço, conhecemos Charlote, uma jovem mulher que tem como refúgio a sua livraria.
?????????
?No entanto, apenas Charlote sabia o significado daquele pequeno lugar, o sentimento de liberdade ao passar horas sem ser incomodada pelas matronas da cidade ou cortejada pelos homens
que só a viam como mais uma pomba.?
?????????
Os caminhos de Charlote se cruzam o de Dandara, uma mulher negra, filha de escrava e que mora na parte pobre da cidade e logo essas duas juntam e precisam lidar com comentários maldosos a respeito dessa amizade, simplesmente por Dandara ser negra, para as pessoas, Charlote aceitar que Dandara trabalhasse com ela era um absurdo.
?????????
?As pessoas que entravam ficavam só olhando aquela mulher que parecia tão errada naquele ambiente. O falatório começou pelas redondezas e o povo ficou vindo olhar a livraria, fingindo interesse nos livros. Parecia arder nos olhos dos nobres ver as duas mulheres tão diferentes parecendo duas donzelas.?

Olga é a mais velha das três mulheres e talvez pra mim ela seja mais sábia entre elas, muito à frente do seu tempo Olga acredita na força das mulheres e que o mundo não parece certo de alguma forma ela anseia por mudanças e passa para as duas jovens lições importantes de como se manter firme em um mundo machista.

? tinha mania de encontrar beleza onde ninguém mais via. Essa era aclamada liberdade para Olga, quando não podia ser vista nem ouvida, pois não precisava esperar o marido falar nem se abster de opinar, muito menos preparar o lugar ou balançar a cabeça para o homem que não via a magnitude daquela senhora?

Vocês precisam conhecer a história dessas três mulheres e saber como juntas elas conseguiram tentar ajudar outras mulheres fazendo que elas entendam que o lugar de uma mulher é onde ela quiser! cansada das limitações essas mulheres conseguem provar e te relembrar que todos os direitos que foram conquistados até hoje não foram em vão e o mais importante: a luta continua

Victoria.Bispo 20/06/2020

IMPRESSIONANTE
O livro que conta a história de três mulheres fortes que lutaram pelos seus direitos em um momento onde nem a fala feminina era respeitada. Muito emocionante, me fez chorar no final e MUITO necessário. Além da luta dessas mulheres também mostra a história de várias outras mulheres para a construção do nosso país que foram esquecidas e deixadas de lado pelo patriarcado.

BookCall 04/06/2020

Coragem!
Charllote, filha de um grande cafeicultor, é uma jovem incapaz de se conformar com algumas convenções sociais. É dona de uma livraria, que seu pai lhe ‘deu’ como passatempo e é nesse espaço, ao lado de Dandara e Olga, que encontra um livro que pode trazer grandes mudanças para a vida das mulheres da época.

A autora apresenta, além da história das três personagens responsáveis por disseminar esse livro importante, a vivência de vários personagens secundários e as situações, mesmo as que estavam fora de seu controle, que os levaram a determinado ponto da história.

Com uma linguagem que me lembrou um pouco as novelinhas das seis, tipo Cabocla, vamos acompanhando a coragem de Charllote em mudar um pouco do seu futuro, que já deveria estar escrito pela sociedade.

Uma leitura gostosa e que traz reflexões sobre o papel da mulher como autora de sua própria história e do mundo.

O livro está disponível no Kindle Unlimited

Jack 29/12/2020

Memorável
Uma história sobre três mulheres fortes lutando contra o preconceito de sua época.
Maravilhoso, muito bem escrito, cheio de mensagens lindas. Ainda é ilustrado.
Mergulhamos em uma época bem diferente da nossa e ao mesmo tempo com preconceitos parecidos. Um livro que ensina muito

_conversaliteraria 19/10/2019

Uma obra Atemporal!
Charlote, Dandara e Olga, são as protagonistas dessa história 📚📚📚📚📚
As três mulheres, aparentemente, não têm muito em comum, pois suas rotinas, condições financeiras e idades são diferentes. Entretanto, a vontade de viver em uma sociedade mais livre e justa com as mulheres foi suficiente para o surgimento de uma linda amizade entre elas.
________________________________________________

A obra de Jhyenyfer retrata mulheres que estão à frente do seu tempo e que não se contentam com o modelo de vida patriarcal da época. A história é rica em detalhes e possui diálogos muito bem construídos, além de passagens muito interessantes que fazem com que o leitor reflita sobre a forma que a sociedade tratava as mulheres. É praticamente impossível não admirar essas três guerreiras e torcer para que tudo dê certo no final! O livro nos ensina muito sobre amizade e feminismo. Uma excelente leitura!

site: https://www.instagram.com/p/B2DXVI3jCqk/

Kah 04/03/2020

A parte bonita da vida está aí, mesmo que não possa ver
Em Nobres Pudores vamos conhecer três mulheres de classes sociais e idades diferentes, mas que encontram nos livros (em um em especial) a inspiração para mudar suas vidas e quem sabe, a de mais pessoas. Teremos mulheres que buscam um destino diferente do que foi escolhido para elas, mulheres que se apoiam, se entendem e se defendem.
Vamos ver como foi a vida de ex escravizados e seus descendentes e como eles precisaram lutar para sobreviver.

Outro ponto muito legal é que no início de cada capítulo, há uma pequena biografia de mulheres que fizeram história, lutaram e buscaram ter a própria voz.
É um livro curto que traz uma história incrível de mulheres que pouco tinham em comum, mas que juntas mudaram a vida e o destino dando voz as suas vontades e sonhos em um época em que mulheres não eram ouvidas.

Eu indico de olhos fechados e espero que vocês amem tanto quanto eu.

Duda 04/04/2020

Vale a leitura
Um livro com um forte contexto histórico, com uma delicadeza na construção, uma intensidade nos relatos e uma verdade incrível.
Sobre mulheres que lutaram para serem donas do próprio futuro, numa sociedade machista de 1902.
Uma busca por independente e liberdade que tanto irritava uns quanto assustava outros.
Um.preconceito racial ainda tão internalizado, tão frio e triste...
Vou destacar também, o carinho que a autora teve em cada início de capítulo, em cada mulher incrível, real e admirável que foi citada.
Uma escrita leve e dinâmica, um livro rápido e fácil de se ler (tanto que poderia ter 500 páginas e eu adoraria me aprofundar mais nessa história hehehe)
Vale muito a leitura.

Cibele @subsolodamente_ 12/05/2019

Nobres Pudores
Neste livro conhecemos três mulheres incríveis, Charlote, Dandara e Olga. Todas tem algo em comum: a vontade de mudar o modo que a sociedade vê as mulheres, regras que somente mulheres devem seguir.
Charlote tem uma vida financeiramente boa, mas é bastante pressionada para casar mesmo ela deixando claro que não há nenhum homem que lhe agrada. Seu pai muito rigoroso acha isso um absurdo, e sente que precisa casar sua filha logo, se não ninguém irá desejá-la.
Dandara é negra, analfabeta e pobre, passa por muitas provações na vida. Na sua vida quase não teve boas oportunidades, e tem que se contentar com o que recebe. Vive em condições insalubres, e com o que recebe mal consegue se sustentar.
Olga é uma mulher mais velha, casada e com boas condições financeiras. Mas vive somente para seu marido e filhos, tudo gira em torno deles. Seu filho é muito bruto, e muitas vezes não aceita as opiniões de sua mãe o que era totalmente normal para a época..
Em um dia essas três mulheres têm seus destinos enlaçados, e a partir dai vivem uma ajudando a outra, fazendo com que nasça uma bela amizade.
Em Nobres Pudores surge um livro que muda a história de todas as mulheres da cidade, e para alguns homens isso é uma barbárie. Esse livro é único, sem cópias e por esse motivo, um tesouro que deve ser muito bem cuidado.
Enfim, não posso dar muitas explicações para não perder a empolgação que é ler este livro. Recomendo muito a obra, e fiquei extremamente surpreendida. Foi um livro que me deixou pasma e me fez pensar sobre assuntos que muitas vezes não refletimos com frequência.
Como sempre, Jhyenyfer arrasou com a escrita, então só tenho elogios. Te convido a se encantar com a obra também.
Espero que tenham gostado da resenha, beijos!

site: https://subsolodamente15.blogspot.com/2019/05/resenha-nobres-pudores-jhyenyfer.html

Marih Ferreira 16/10/2019

Nobres Pudores precisa ser Lido!
Essa história se passa em 1902 no Rio de Janeiro, conta a história de três mulheres, Olga, Charlote e Dandara. Olga, uma senhora que já viveu muitas histórias e no momento vive na tranquilidade de sua casa. Charlote é filha de um cafeicultor bem tradicional, que sonha em ver a filha casada e não vivendo apenas dos livros de sua livraria. Dandara vive no cortiço do Rio de Janeiro, sendo uma mulher simples, que se encanta pelos livros, mesmo não sabendo ler. No começo teremos um pouco de cada história, porém em uma certa parte as histórias se juntam em nome da leitura. Um livro específico, junta essas três mulheres para algo bem maior.

Opinião:
Esse livro me encantou mais do que eu imaginei que me encantaria, uma leitura leve e que nos faz voltar um pouquinho no tempo para 1902. Empoderamento feminino é um tema central na história, sendo que são três mulheres que não querem seguir o padrão determinado naquela época para elas. Além disso, temos a importância dos livros, as mudanças que eles podem provocar, sua importância histórica e o poder em trazer conhecimento.
Livros e mulheres empoderadas, vocês já podem imaginar o quanto eu gostei dessa história!
Uma coisa que me chamou a atenção em cada começo de capítulo foi uma pequena parte de uma mulher que foi importante para história. Gostei bastante, pois tinha algumas mulheres que eu não conhecia e acabei descobrindo.

Gi 23/03/2020

De uma sensibilidade...
Como três mulheres tão diferentes poderiam ter tanto em comum? Charlote, uma jovem bem educada, fazia de tudo para manter sua pequena livraria aberta, mesmo que houvesse quem não aprovasse. Dandara, linda que só, se sentia atraída pelos livros e nem ao menos sabia ler. Olga, uma senhora tão distinta que tinha em mãos um grande tesouro e precisou compartilhá-lo.

Essas são as protagonistas desse livro formidável. Mulheres comuns com a vida ditada pelas regras da sociedade brasileira de 1902, mas que, contra todas as chances, se uniram e foram responsáveis por fazer outras mulheres abrirem a mente sobre seu próprio papel no mundo.

Dizer que fiquei curiosa quando conheci esse livro é dizer pouco, confesso que não sabia o que esperar, mas com certeza eu não estava preparada para ele. Fui tocada de uma forma muito sublime, sendo mulher não há como não se relacionar.

Com uma escrita inteligente e uma narrativa em terceira pessoa muito bem elaborada e fiel à personalidade de suas personagens, o livro de Jhyenyfer Cavalcante me fez analisar a sociedade em que vivemos e o papel da mulher ao longo dos anos e me fez lembrar que a nossa luta se iniciou há muito tempo e que se hoje ainda é difícil se posicionar contra as injustiças imagine como não foi séculos antes.

E mais do que focar na mulher, o livro explora a mulher brasileira, enaltece nossa própria história feminina e feminista e nos enche de orgulho ao nos apresentar personagens que nunca deveriam ser esquecidas.

Um livro muito humano que recomendo sem sombra de dúvidas, que apresenta todas as nuances das mulheres em seus mais diversos momentos e formas, e lida com assuntos delicados ao público, mas de uma forma responsável e talentosa.

Uma obra que merece ser lida e compartilhada. E que mais garotas possam conhecer sua história e valorizar o caminho percorrido por outras antes delas.

Igor 23/05/2021

Livro extremamente necessário!
Para começo de conversa, é um livro extremamente necessário, que deveria estar em todas as escolas e bibliotecas e que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida.

Leitura fluída, História impecavelmente rica em detalhes de expressões, fatos históricos e arquitetônicos, além de nos mostrar um breve histórico de muitas mulheres que foram importantes na nossa história que desconhecemos ou apenas ouvimos sendo citadas em algum momento de nossas vidas.

Personagens cheios de si, muito bem construídos e com distinta personalidade entre os demais. Um ponto especial para as três protagonistas, que são essenciais com suas histórias e suas importâncias na sociedade.

Digo, sem dúvidas, que foi um dos melhores livros da minha lista de leitura deste ano. Um livro curto que repassa 100% o que a autora quis expor na trama, sem enrolação e sem pontas soltas.