O oráculo da noite

O oráculo da noite Sidarta Ribeiro

Resenhas - O oráculo da noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pequeno Johnny 17/04/2024

Rever o nosso modo de viver
Esse é um daqueles livros essenciais. Impossível não fazer paralelo com "A Queda do Céu" e a cultura yanomami. Mais do que um trabalho científico sobre o sonho e o modo de sonhar, como sonhar, esse livro é sobre rever o nosso modo de sonhar. Mais do que isso, rever o nosso modo de viver.

A leitura demorou. Foi um livro que precisei ler capítulo por capítulo. Digeri para continuar. Foi uma jornada intensa e que valeu a pena. Em determinadas partes, a leitura foi mais técnica e científica, mas é essencial que seja assim, para entendermos como funciona a nossa mente.

A mente é reflexo de como vivemos, de certa forma.

Saí dessa experiência mudado. Vou até pegar um caderno para anotar cada sonho meu. Espero conversar muito sobre tudo o que li.

Obrigado, Sidarta.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/04/2024

Os sonhos desempenharam papel central na história ,tanto nas narrativas mitológicas das primeiras grandes civilizações -Suméria , Egito ,Babilônia , Assíria , Pérsia ,China e Ìndia- quanto na trajetória de governantes e líderes religiosos .No mundo contemporâneo, no entanto, a intimidade com eles têm sido bem menor

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535932171

João Pedro 20/03/2024

Lirismo científico dos sonhos
A leitura de "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho" me impactou bastante e me dei conta de que ainda não tinha escrito nada sobre minha experiência. O livro, escrito pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, é uma fabulosa viagem sobre o mundo dos sonhos.

Sidarta consegue, em uma linguagem acessível, falar sobre a ideia de sonho na ancestralidade, na história e na ciência, abordar detalhes sobre os processos biológico e químico que ocorrem durante o sono, traçar um espetacular panorama sobre sonho e loucura, dentre outros variados assuntos. Tudo isso de um jeito que soa como prosa e com uma sensibilidade tão peculiar que só os mais apaixonados pelo seu próprio objeto de estudo conseguem fazer.

Extremamente rica em conteúdo, é válido ter em mente o que já consta no título da obra: a HISTÓRIA e a CIÊNCIA do sonho. Embora alguns capítulos sejam bem históricos, outros são bastante científicos e técnicos, mas isso não desabona em nada a leitura se você estiver de mente aberta para a experiência. Além disso, Sidarta pontua as coisas de um modo tão bonito que, por vezes, me vi diante de um lirismo científico.

"Foi através das narrativas sobre o passado e o futuro que acumulamos e disseminamos a cultura humana, essa maravilha monstruosa em franca evolução, imensa força do saber que nos tirou das cavernas em poucos milhares de anos e ameaça nos levar a Marte sem que tenhamos ainda aprendido a habitar nosso planeta em paz." (p. 318)
Ana Sá 20/03/2024minha estante
João, está na minha lista faz tempo, agora você aumentou minha curiosidade! :)

João Pedro 21/03/2024minha estante
Aah, Ana, que bom saber disso! hehe Recomendo muitíssimo, é um mergulho em conhecimento.

Diogo518 15/02/2024

Terminar um livro cheio de descrições de experimentos e querelas científicas apontando pra um retorno ao pensamento ameríndio, iogue, tibetano, não capitalista, como fonte de conhecimento é uma abertura para outros saberes que traduz a atitude intelectual do Sidarta ribeiro. Nenhuma forma de conhecimento de sustenta por si, se abrir pra outros é sinal de riqueza intelectual e intuição. Sonho como devir de outros mundos possíveis.

Dida 15/02/2024

I have a dream...
O início do discurso que se tornou tão famoso do grande Martin Luther King Jr fala do sonho como um desejo, o que todos nós podemos entender e se identificar bem, pois estamos constantemente envoltos em nossos "sonhos" de ser/ter/fazer algo, como uma meta que poderá ou não ser atingida.
Aqui, o neurocientista Sidarta Ribeiro nos apresenta o sonho para além dos desejos - mas não fugindo deles - , como algo biológico, extremamente complexo mas de ampla aplicação e influência social ao longo dos tempos, desde nossos ancestrais mais antigos até nós mesmos, e por que não, do futuro também. O sonho está presente em todas as civilizações não como um mero processo biológico, mas para alguns povos ele vai além, servindo como guia fundamental para o funcionamento do grupo e suas interações sociais.
Sidarta nos traça um longo e bastante amplo panorama de como o sonho se desenvolveu - social e cientificamente -, sua influência, e como passou várias vezes por algo extremamente importante que nos possibilitou desenvolver ferramentas sociais utilizadas até os dias atuais a algo desacreditado, voltando a ser estudado e descredibilizado muitas e muitas vezes ao longo da história da humanidade e da ciência.
Apesar de em alguns momentos o conteúdo do livro ter uma base biológica que pode ser um pouco mais complexa de entender para leigos, o autor tem uma didática impressionante no que trata de explicar conceitos de fisiologia e afins para que a assimilação do conteúdo se torne dinâmica e mais fácil. Ele também recheia o livro de diversos exemplos históricos, e/ou de vários grupos atuais, para então explicar o contexto científico por trás dos fatores tratados entre esses últimos de uma forma simples e eficaz.
Você aprende muito e se questiona muito na leitura deste livro. Assim que iniciei a leitura, comecei a registrar um "sonhário", que o autor sugere no primeiro capítulo. Indico a quem ler que também o faça, pois irá se surpreender com a melhora da memória dos sonhos que tem e com a capacidade que irá ter de sonhar melhor ao longo dos dias. Estou adorando a experiência.
Recomendo também o episódio com o autor no podcast Mano a Mano, onde ele fala um pouco também de sua pesquisa com sonhos e sobre o livro.

Valesi 13/02/2024

Mais antropologia do que neurociência
Não se apeguem à nota, apenas acho que vim para este livro com expectativas equivocadas. Eu esperava um tratado de neurobiologia (e sim, uma pequena parte da obra aborda esta ciência), mas a maior parte do que encontrei trata-se de antropologia e psicanálise.
O autor escreve de maneira não tão simples para um divulgador científico, abusando um pouco do rebuscamento, e na minha opinião exagera muito nos exemplos (que não acrescentam muito à argumentação). Gostei da inclusão de várias referências pop típicas da minha geração X, porém algumas delas estão simplesmente jogadas lá para dar um ar mais "cool" ao texto.
Para mim, foi uma leitura difícil e pouco proveitosa. Mas tenho certeza de que alguém com o objetivo afinado com o do autor vai se interessar.

emanoelle.santos1 13/11/2023

Oráculo da noite
Esse livro é sensacional para quem quer aprender mais sobre a ciência onírica.
Não se engane, essa não é uma leitura rápida, pois apresenta muitos termos técnico e muita história.
O Sidarta tem uma escrita envolvente de se lê.

Ana 12/08/2023

"Não acredito que esteja sonhando agora, mas não posso provar que não estou". Nesse livro temos uma visão dos sonhos desde as suas bases científicas, estudos no tema, e seu histórico cultural, como influenciou decisões e acontecimentos históricos. Uma leitura muito interessante para quem se interessa pelo assunto.

day 29/07/2023

Maravilhoso!
Conheci o livro através de uma sessão de terapia com minha psicóloga.
A tempos que tenho muitos sonhos reais e muito reveladores sobre mim, e nessa conversa ela me falou sobre o Sidarta ribeiro que estudava sobre a ótica da ciência os sonhos .
Comecei a ler o livro e me perdi com tantas referências científicas e tanto conhecimento milenar de povos antigos que interpretam os sonhos cada um a sua cultura e maneira.
E um livro riquíssimo,nos faz ficar cada dia mais apaixonados pela ciência e tudo que ela vem revelando e confirmando.
Gostei tanto que já comprei outro livro do sidarta ribeiro.

GiArgia.Gschwendtner 21/06/2023

Uma viagem onírica histórica e transcendental
Finalizar essa obra foi um processo de caminho junto com minha amiga. A troca das percepções enriqueceram a experiência, afinal o conteúdo é denso e nos transporta para outras direções.

Sidarta é um escritor que costura uma narrativa complexa, completa, porém tão acessível que me deixou atônita. Como seria possível traçar um panorama histórico tendo como base os sonhos?

Depois de quase 400 páginas a gente redescobre as formas de vida na Terra (sim, são múltiplas e diversas) e repensa muita coisa. Fica com vontade de sonhar mais e majs. De saber o quão valorosa é essa prática e que precisamos seguir em resistência com ela e seu potencial de transformação e imaginação do futuro.

Indispensável a quem ama ler, sonhar e se questionar sobre a existência com boas doses de contexto histórico e científico. Uma pesquisa legível, com todo respeito.

Lênin 22/05/2023

Do que são feito os sonhos? Eles servem para alguma coisa? Revelam algo sobre aquele que sonha? Sobre o futuro? Por muito tempo, essas e outras questões a cerca dos sonhos foram descartadas por pensadores e cientistas modernos que consideravam o sonho aleatório e desprovido de significado, mas o avanço das tecnologias de pesquisas relacionado à ciência do sono têm feito progressos notáveis e nas ultimas décadas, ideias propostas por gigantes da psicanálise como Freud e Carl Jung, demonstram espantosa relevância. Para entendermos essas e outras correntes de pensamento marcantes ? e muitas vezes opostas ? o autor e neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro constrói uma linha do tempo extensa que explora o papel do sono desde o surgimento das primeiras formas de vida, passando por nossos ancestrais e parentes próximos e chegando ao ser humano moderno. Defendendo o papel central exercido pelos sonhos no nosso desenvolvimento cultural e a influencia que as experiências oníricas tiveram no curso da historia, o autor apresenta uma infinidade de exemplos que apesar de interessantes, cansam o leitor pela repetição e por vezes exigem longas contextualizações que fogem do tema central proposto pelo livro. Apesar desses excessos e da extrapolação de algumas hipóteses, cientificamente a obra é bastante solida e consegue em linguagem acessível elucidar o que as descobertas mais recentes da biologia do século XXI têm a nos dizer não só sobre o sonho, mas sobre as memórias, o aprendizado, e o cérebro como um todo. Ao aliar a coragem e imaginação necessárias para especular, ao afinco cientifico de descobrir, temos uma narrativa perspicaz e instigante que nos convida a explorar por meio dos sonhos alguns mistérios da consciência humana que pareciam sem respostas e nos permite sonhar com novas perguntas.

Rafael.Burg 18/04/2023

Infeliz compra
Quis o destino que eu tivesse a infelicidade de comprar este livro, sem começo nem meio nem fim. Com palavras rebuscadas, o autor de falha miseravelmente em transformar o complexo no simples, e se usa de palavras rebuscadas e frases longas para deixar o leitor perdido e confuso.

Fiz questão de ir até o fim para poder atestar sem dúvidas de que, no lugar em que colocar na minha estante, ali perecerá.

Criis.Souza 18/03/2023

Legalzinho
O livro é uma referência bibliográfica para a história dos sonhos e como ele afetou na vida acordado. Achei bacana de início, até a página 200, mas notei que o autor poderia ter finalizado o livro muito antes. Tem
ideias novas, com pesquisas científicas de última geração, mas senti falta no final da ligação de ideia e ficou muito prolixo.

Natália 10/02/2023

Que baita livro! Interessante, bem escrito e nada maçante ou que afaste pessoas leigas na área. Conheci a obra de Sidarta Ribeiro assistindo a uma palestra online e fiquei muito curiosa para saber mais sobre o assunto. Valeu a pena em cada página. Mesmo os capítulos mais densos e mais científicos são muito tranquilos de ler. Aprendi muito com a leitura e, acredito que não por acaso, estou sonhando muito esses últimos dias!!

Caio 04/02/2023

Espetacular
O Oráculo da Noite descreve o que nosso cérebro faz quando dormimos, e mais importante, quando sonhamos. Um estudo científico lotado de referências, o que faz da sua leitura uma experiência completa, uma viagem na Neurociência, onde aprendemos conceitos, desconstruimos conceitos e observamos as evidências que Sidarta Ribeiro põe na mesa através de seus estudos.

Enquanto sonhamos, o cérebro age como um organizador de memórias, um algoritmo que observa o que já vivemos e se prepara para o que ainda vamos viver. Descrito de forma precisa pelo autor, o mecanismo onírico nada mais é do que um Oráculo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5