O oráculo da noite

Resenhas - O oráculo da noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabio Henrique 05/01/2020

Sensacional
Orgulho ver que a ciência brasileira produz esse tipo de pesquisador.
Pri 20/03/2020minha estante
No caso desse pesquisador, não foi só a ciência brasileira!

Fabio Henrique 21/03/2020minha estante
Isso mesmo. Certamente uma referência internacional na área.

Isis 08/04/2021minha estante
Estou apaixonada por esse livro.

day 29/07/2023

Maravilhoso!
Conheci o livro através de uma sessão de terapia com minha psicóloga.
A tempos que tenho muitos sonhos reais e muito reveladores sobre mim, e nessa conversa ela me falou sobre o Sidarta ribeiro que estudava sobre a ótica da ciência os sonhos .
Comecei a ler o livro e me perdi com tantas referências científicas e tanto conhecimento milenar de povos antigos que interpretam os sonhos cada um a sua cultura e maneira.
E um livro riquíssimo,nos faz ficar cada dia mais apaixonados pela ciência e tudo que ela vem revelando e confirmando.
Gostei tanto que já comprei outro livro do sidarta ribeiro.

AmandaRabelom 11/01/2023

O sapiens da neurociencia
Eu fiquei apaixonada no livro, o assunto é muito interessante e exposto de forma mistura de neurociencia com história, antropologia e outros assuntos. Eu adorei a exposição dos temas. Apesar disso, o livro não deixa de ser muito científico e talvez a leitura para pessoas muito leigas na neurociencia não seja uma leitura tão fluida. Mas recomendo para todos com interesse pelo assunto.
trix 11/01/2023minha estante
nossa, quero muito ler esse livro.

AmandaRabelom 14/01/2023minha estante
Vale a pena!

Tati- Leitora 16/06/2020

Apaixonada
O livro é muito bom o autor brasileiro traz vários relatos de sonhos que impactaram a história e ao mesmo tempo mostra pesquisas científicas relacionadas ao sono e sonho. Simplesmente amei!

João Pedro 20/03/2024

Lirismo científico dos sonhos
A leitura de "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho" me impactou bastante e me dei conta de que ainda não tinha escrito nada sobre minha experiência. O livro, escrito pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, é uma fabulosa viagem sobre o mundo dos sonhos.

Sidarta consegue, em uma linguagem acessível, falar sobre a ideia de sonho na ancestralidade, na história e na ciência, abordar detalhes sobre os processos biológico e químico que ocorrem durante o sono, traçar um espetacular panorama sobre sonho e loucura, dentre outros variados assuntos. Tudo isso de um jeito que soa como prosa e com uma sensibilidade tão peculiar que só os mais apaixonados pelo seu próprio objeto de estudo conseguem fazer.

Extremamente rica em conteúdo, é válido ter em mente o que já consta no título da obra: a HISTÓRIA e a CIÊNCIA do sonho. Embora alguns capítulos sejam bem históricos, outros são bastante científicos e técnicos, mas isso não desabona em nada a leitura se você estiver de mente aberta para a experiência. Além disso, Sidarta pontua as coisas de um modo tão bonito que, por vezes, me vi diante de um lirismo científico.

"Foi através das narrativas sobre o passado e o futuro que acumulamos e disseminamos a cultura humana, essa maravilha monstruosa em franca evolução, imensa força do saber que nos tirou das cavernas em poucos milhares de anos e ameaça nos levar a Marte sem que tenhamos ainda aprendido a habitar nosso planeta em paz." (p. 318)
Ana Sá 20/03/2024minha estante
João, está na minha lista faz tempo, agora você aumentou minha curiosidade! :)

João Pedro 21/03/2024minha estante
Aah, Ana, que bom saber disso! hehe Recomendo muitíssimo, é um mergulho em conhecimento.

Paulo 22/09/2020

Uma viagem através do sono e dos sonhos
Trata de uma abordagem enciclopédica sobre o sono e os sonhos, repleto em citações tanto de histórias da importância do sonhos entre os ancestrais até as pesquisas mais recentes nesse campo.
Recomendo ler na cama antes de dormir ou logo após acordar. Me incentivou a adotar um ?sonhário?

Igor (@igormaneiro_) 28/11/2020

Um dos melhores livros de divulgação científica. E com certeza o melhor sobre sono e sonhos.
Eu estou totalmente embasbacado e sem palavras pra descrever o que esse livro me causou.

Logo depois eu mando mais pq agora estou em choque

Iasmin.Dutra 31/12/2022

Maravilhoso, estupendo, incrível!
Esse livro é MUITO, MUITO, mas MUITO BOM!!! Sério mesmo, ele cumpre com o que promete! A cada página lida era como esse livro explodisse a minha cabeça de admiração, e não é à toa que entrou para minha lista de favoritos. Sua abordagem temática sob uma ótica histórico-científica perpassa vários meandros sem se distanciar do fio condutor dos sonhos. Vários aspectos são abordados, todos convergindo para uma maior compreensão e enriquecimento cultural do leitor! É uma obra de valor inestimável, vale a pena dar uma chance! * - *

Pequeno Johnny 17/04/2024

Rever o nosso modo de viver
Esse é um daqueles livros essenciais. Impossível não fazer paralelo com "A Queda do Céu" e a cultura yanomami. Mais do que um trabalho científico sobre o sonho e o modo de sonhar, como sonhar, esse livro é sobre rever o nosso modo de sonhar. Mais do que isso, rever o nosso modo de viver.

A leitura demorou. Foi um livro que precisei ler capítulo por capítulo. Digeri para continuar. Foi uma jornada intensa e que valeu a pena. Em determinadas partes, a leitura foi mais técnica e científica, mas é essencial que seja assim, para entendermos como funciona a nossa mente.

A mente é reflexo de como vivemos, de certa forma.

Saí dessa experiência mudado. Vou até pegar um caderno para anotar cada sonho meu. Espero conversar muito sobre tudo o que li.

Obrigado, Sidarta.

Diego 21/01/2021

Quando estava na iniciação científica perguntei ao meu orientador por que ele não escrevia um livro, ele me disse que não tinha nada a contribuir. Esse livro mostra que sempre há uma contribuição a ser feita. O professor Sidarta é um excelente comunicador científico, entremeia história e ciência e consegue fazer o elo entre a academia e a sociedade. O livro faz o leitor compreender os sonhos através dessas visões. Um ponto positivo é que Sidarta é muito contido em suas opiniões, embasa bem os argumentos sem ser um louco fervoroso como vemos por aí. O livro é super atual e também político. Super recomendo essa leitura, valeu muito a pena.

waltercruz 11/01/2020

O livro faz um retrato caleidoscópico do significado do sonho e do ato de sonhar para a humanidade, passeando por vários aspectos dentre os científicos: o evolutivo (porque a evolução tornou propício que animais sonhem? Quais as vantagens disso?), os psicológicos (sobre os significados pessoais dos sonhos, transtornos), a parte química e fisiológica (como nosso cérebro processa sonhos e aprendizado em geral), tudo isso entremeado com relatos de sonhos de diversas culturas (sonhos dos índios dos EUA e do Brasil), alguns sonhos históricos (Constantino e o seu famoso 'com esse sinal vencerás', entre outros) e passando também por um bocado da experiência em primeira pessoa do autor, tanto como sonhador como no papel de pesquisador e cientista. É um relato leve e instigante, o Sidarta é um grande contador de histórias, me lembra um pouco das coisas do Oliver Sachs. Recomendo.

Ale 11/09/2021

Um marco para a ciência brasileira
É muito interessante o fato de encontrar um livro de pesquisador brasileiro. Muito mais por se tratar de um pesquisador numa área tão complexa como a neurociência e o estudo onírico.

No Oráculo da Noite, Sidarta faz todo um apanhado sobre a história do sonho e sua influência na nossa sociedade, começando pelos próprios aspectos evolutivos que levaram ao sonhos, e como o próprio ato de sonhar pode ter influenciado na sequência evolutiva. A influência dos sonhos nas decisões políticas, religiões e tantas coisas também são trazidas.

Além disso, o livro em muitos momentos parece um imenso artigo científico, onde o autor ao longo de todo contexto trás relatos de pesquisas, estudos e descobertas de diversos cientistas ao longo dos anos a respeito dos sonhos, elucidando cronologicamente como chegamos no que sabemos hoje e as perspectivas futuras a respeito das pesquisas nessa área, bem como as dificuldades enfrentadas.

Comecei lendo o livro por sugestão do meu psicólogo. Permaneci lendo por interesse e curiosidade, embora por algumas vezes o livro se tornasse, nas minhas palavras, enrolado demais, se atendo a detalhes ao meu ver pouco importantes, apesar de que poderia ser uma tentativa do autor de se aproximar do leitor casual, não acostumado com artigos científicos e detalhes técnicos. Após um ou dois capítulos mais arrastados, a leitura novamente se tornou agradável, pois os capítulos finais trazem um panorama atual da pesquisa onírica e perspectivas futuras.

Por fim, é um livro que eu recomendo dos curiosos aos cientistas. A leitura por vezes pode se tornar difícil, complexa e se arrastar por páginas. Mas não desista. Ciência, e ainda por cima brasileira, merece seu valor e esse livro é uma boa tentativa de aproximar o que se faz de pesquisa no país do público leigo.

KaroL 01/07/2021

Não é uma leitura fácil
Não leria novamente! Foi arrastado, difícil e enfadonho. Mas me recuso a dar menos de 3 estrelas, pois é percetível a dedicação do autor, os estudos, análises etc. Foi uma obra construída com muito estudo, sem dúvida. Talvez o problema na leitura tenha sido somente meu, não sei. Mas te digo que foi sofrido terminar e pulei algumas páginas no meio da leitura.

Murilove 21/02/2022

Descobri esse livro em uma live onde o D2 conversou com Sidarta sobre maconha, seus efeitos benéficos e adversos, mas sinceramente não sabia o que me esperava com a leitura? Livro riquíssimo em referências bibliográficas e me deixou ainda com muitas dúvidas sobre o tema de sonho e mente.
Para quem não é da área de biológicas é fácil boiar em muitos capítulos porém nada que deixe o livro entediante.

Sidarta obrigado por essa contribuição e trabalho incrível!

1 | 2 | 3 | 4 | 5