Ayn Rand e os devaneios do coletivismo

Ayn Rand e os devaneios do coletivismo Dennys Garcia Xavier

Resenhas - Ayn Rand E Os Devaneios Do Coletivismo

Elton.Oliveira 24/12/2023

Bom em partes !
Bem , antes de ler esse material biográfico de Rand eu tinha uma visão apenas dos heróis de seus dois principais livros , Roark e Rearden, com toda luta objetivista tão representativa para mim !

Gostei de ver, de onde surgiu, sua revolta do coletivismo , enraizado das teorias comunistas da União Soviética. Consegui lincar sua história de vida com seus livros !

Agora , esse livro em específico, trouxe a visão de vida , a realidade do objetivismo, sem as firulas dos romances , aí foi que eu não curti tanto ! Acabei de ler um livro de Mises e tanto ele quanto ela , para mim são utópicos demais ! Não querem saber de social e ainda são contraditórios no intuito de querer que o estado exerça um poder punitivo e que viva de doações..... Infelizmente, caiu um pouco a admiração que havia por ela .... Ela é uma ultra direita!!!

Pra quem quer conhecer um pouco mais sobre Rand , recomendo.

akio 22/08/2023

Quer conhecer Ayn Rand?
Ayn Rand definia sua filosofia, o Objetivismo, da seguinte forma: "o conceito do homem como um ser heroico, com sua própria felicidade como o propósito moral de sua vida, com a realização produtiva como sua atividade mais nobre e a razão como seu único absoluto".

Ao defender que o homem é um fim em si mesmo, e não um meio para os fins dos outros, devendo priorizar a satisfação de seus próprios interesses, sua obra foi injustamente associada à ganância sem limites, ao desprezo ao próximo e ao hedonismo. Um caso típico de "fake news", bem antes de se popularizar o uso desse termo.

Na verdade, não se trata de fazer "só o que eu quero, porque eu quero", pois isso seria subjetivo e irracional. A identificação do que se deseja deve ser moralmente baseada na razão, por meio da qual compreendemos o mundo real e definimos os nossos valores.

Esse livro é um verdadeiro achado para quem quer ter uma boa introdução a esse pensamento. Começa com uma pequena biografia da filósofa, que passou fome na época da Revolução Russa, emigrou para os EUA e se tornou uma das pensadoras mais influentes da atualidade. Em seguida, vêm artigos de diversos autores sobre os principais pontos da filosofia, sem muito aprofundamento e cumprindo bem o papel de despertar o interesse por novas leituras.

Faz parte da coleção Breves Lições, que tem o nobre intuito de nos trazer as principais ideias que podem ser úteis no mundo de hoje, provenientes de autores do espectro liberal, de modo a preencher uma grande lacuna no mercado editorial brasileiro.

Instagram: @akio.com.livros

Zeantonio 24/07/2023

Primeiro livro que eu leio da Coleção ?Breves Lições? de Dennys Garcia Xavier. Achei uma ótima edição onde é contado tanto a história de Ayn Rand, contém alguns textos frutos de pesquisa sobre a filosofia dela e o último capítulo faz um apanhado de tudo isso com o apêndice de suas obras. Uma pensadora que viveu tanto o coletivismo forçado quanto a liberdade da América, acabou passando toda a sua vida estudando o objetivismo e o egoísmo como manifestação da razão. Uma obra indispensável para entender o século XX e XXI.

?A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.?

Carlos531 11/02/2023

Wo is John Galt?
O título da resenha faz referência a obra prima de Ayn Rand escrita na primeira metade do século vinte o "A Revolta de Atlas", o segundo livro mais lido nos Estados Unidos, o primeiro é a Bíblia, o qual todos deveriam ler. Neste da qual estou fazendo este comentário é em primeiro lugar uma rápida biografia de Ayn Rand depois uma coletânea de artigos escritos por alguns intelectuais sobre os trabalhos de Rand, a Filosofia do Objetivismo. O objetivismo ensina sobre o individualismo e o egoísmo, não aquele que o egoísmo sobrepõem ao individualismo do outro. Rand exalta a meritocracia, a propriedade privada, o capitalismo que é o único meio de promover o desenvolvimento humano. Combate também o assistencialismo, as "ações sociais", as cotas enfim as diversas formas de altruísmo. Combate em suas ideias a excessiva intervenção do estado na vida das pessoas. Quanto ao altruísmo tem um ditado que diz "de a um altruísta todo o poder e em pouco tempo se tornará o pior dos tiranos" nos já temos diversos exemplos disso aqui nas Américas e aqui no Brasil estamos caminhando rapidamente para isso. Enfim os comentários dos intelectuais a respeito dos estudos de Rand e também trechos de seus escritos vale muito a pena ler. Outro ponto interessante a se destacar é qual a razão do trabalho dessa autora ser minimamente comentado em nossas universidades ou entre nossos "intelectuais", este silêncio talvez expliquei nossa atual situação.

Heshi 09/01/2023

Minha opinião
pra quem quer começar a ler os livros da Ayn Rand esse daqui é PERFEITO, além de você conhecer a história dela, ele da meio que um resumo dos outros livros e das opiniões dela.
muito bom pra ser o primeiro!

gleysonWHO 27/11/2022

Rand, uma mulher contra o autoritarismo.
Tanto quanto é possível em se tratando de uma autora como a russo-americana Ayn Rand, que teve a enorme ousadia de construir um sistema filosófico inteiro para orientar a conduta humana e sua posição perante a existência ? pois é, ?só? isso -, o volume da coleção dedicado a ela consegue sucesso nessa tarefa. A maior parte dos principais temas do pensamento abrangente da filósofa e romancista está presente nos ensaios, juntamente com uma série de recomendações de obras e fontes a partir das quais o interessado poderá se aprofundar no estudo de suas ideias e sua trajetória.
Mais do que isso: a filosofia de Rand aí está devidamente inserida no contexto de sua vida. Depois de um texto inicial elucidando o propósito do trabalho como um todo e sua pertinência diante das adversidades e deficiências do universo acadêmico brasileiro, passando por uma apresentação em que o doutor em Direito e História Alexandre Walmott Borges louva muito merecidamente o esforço de Dennys Xavier, o corpo do texto se inicia com uma biografia fartamente ilustrada da personagem central do livro.

Éllen Marianne 07/11/2022

?Não há valor se a liberdade não se faz presente.?

Defensora do capitalismo e da liberdade. A história de quem viveu o regime opressor russo e trouxe ao mundo o raciocínio lógico de que onde não há liberdade, não há indivíduos.

M. K. Nascimento 05/11/2022

Tema tabu na política atual
É uma ótima introdução da vida de Ayn Rand para quem pretende conhecer sua contribuição na filosofia.

Faz uma breve biografia e um bom resumo da contribuição de Rand.

Objetivismo é o que lotou pra defender e fez o possível para provar seus benefícios para sociedade.

Bom, para uma opinião melhor sobre esse assunto, precisa conhecer as principais obras e verificar como seria a implementação de tal filosofia em nossa realidade atual.
Se você não for uma pessoa radical em sua filosofia de vida, recomendo urgente.

Assuntos que são mascarados pelos algoritmos das mídias digitais, geralmente são importantes para massa consumidora.

Jonas Martins 09/10/2022

Excelente cosmovisão
O professor Dennys Xavier expõe vários pensamentos de Ayn Rand a favor do capitalismo e a racionalidade contra o coletivismo que impõe na sociedade o abster de um pensamento ou uma ação autônoma, isso no meu ponto de vista é louvável.

Talita.Lobo 22/09/2022

Objetivismo Racional. O livro é um compilado de estudos e papers acadêmicos que visam analisar, explicar e defender a proposta da filosofia elaborada por Ayn Rand.
É um bom livro para ter uma ideia geral sobre os conceitos criados pela filósofa. É uma leitura que norteia, que esclarece e que tenta facilitar a compreensão de ideias um pouco mais complexas e não tão conhecidas pelo público geral.

Tha 20/05/2022

Fantástico
O livro trás de forma didática e simplificada as lições que Ayn Rand, durante toda a sua trajetória, apresentou em suas obras, suas palestras e entrevistas. É muito bacana que o livro começa com a biografia da autora, o que nos aproxima ainda mais das suas ideias. Ela viveu na Russia comunista, sendo obrigada a ver seus pais perdendo suas propriedades pelo governo com o discurso do coletivismo. Depois se mudou para os Estados Unidos e pode vivenciar a diferença para o capitalismo e com isso combater ideias e pensamentos comunistas nos EUA. Depois passamos em detalhes pela sua filosofia, o Objetivismo, que nos coloca para pensar nas várias falácias que são pregadas na sociedade. São trazidos os comparativos entre Racionalismo x Subjetivismo, Individualismo x Coletivismo, Egoísmo x Altruísmo. Esse último, principalmente, me impactou bastante, muitas ideias novas. Incrível!

Richarla.Lopes 23/03/2022

Vale a leitura...
... para conhecer uma nova e recente filosofia. Li o livro em um clube de leitura e a conversa foi bem produtiva.

Tatiana455 12/03/2022

Após Ayn Rand vivenciar dois mundos opostos como o comunismo soviético e posteriormente após se mudar para os Estados Unidos, o capitalismo americano, trouxe um tratado filosófico que arrebatou seguidores em todo mundo por seu caráter inovador e direto, quase ofensivo ao explorar que seria a forma ideal vivenciar a humanidade. As melhores realizações humanas, para Rand são feitas quando quem as executa está pensando em primeiro lugar, em seu próprio interesse e satisfação.

Bruna 24/02/2022

Entender o comportamento humano em sociedade é matéria de pensamentos filosóficos desde os primeiros registros feitos pelo homem. Mesmo assim, Ayn Rand, após vivenciar dois mundos opostos como o comunismo soviético e posteriormente após se mudar para os Estados Unidos, o capitalismo americano, trouxe um tratado filosófico que arrebatou seguidores em todo mundo por seu caráter inovador e direto, quase ofensivo ao explorar o que seria a forma ideal de vivenciar a humanidade. Ayn Rand é a pensadora por trás do objetivismo, corrente que orienta ao egoísmo racional, ao indivíduo que busca a própria felicidade e é dono de suas ações e também consequências. Avesso ao vitimismo e assistencialismo, o objetivismo entende o Estado sem nenhum direito e apenas deveres, assegurando ao indivíduo o seus direitos básicos de segurança e manutenção de propriedade. Ayn Rand é uma potência. Entender e interpretar seu pensamento pode ser perigoso.