A Guardiã - A Caverna de Cristal

A Guardiã - A Caverna de Cristal Gabriel Gouvêa

Resenhas - A Guardiã

Taina429 02/08/2020

A guardiã
Eu li esse livro como recomendação da @kabook e mais do que nunca falo que ela tem um bom gosto incrível.
Livro brasileiro e muito bem desenvolvido, com uma escrita fluída e que realmente te faz entrar na pele dos personagens, com um universo muito bem desenvolvido e com uma base que vai dar ótimos livros no futuro.
Um livro sobre universos paralelos, que no fundo trás muitas críticas e reflexões. Um livro que realmente superou minhas expectativas, leitura de uma sentada só, em que tudo que você quer fazer é saber tudo o que vai acontecer.
Gosto muito da principal por ter seus objetivos nítidos e ser super focada neles, mas a parte que eu mais amei foi que ela não tinha aquele clássico comportamento de "esconder o jogo", ela não escondia dos seus amigos o que estava acontecendo e por isso todos conseguiram evoluir como um time, achei lindo.

Ps: eu realmente queria que ele desenvolvesse mais a grande guerra, eu sinto que tem mais coisas lá do que se está sendo dito...

Luhran 21/09/2020

A maior responsabilidade vem de si
Ishtar desde que fez catorze anos de idade, começou a presenciar coisas estranhas em seu dia-a-dia. Coisas que iam e viam, uma força um pouco além do normal e vultos quase completos em formas de pessoas reais.

E é no seu último dia de aula que a garota acaba por quase atropelar de bicicleta um homem misterioso que surgiu em sua frente segundos antes de seguir o seu caminho. O mesmo, avisou Ishtar que um perigo a rondava e prometeu encontrá-la em breve, mas sem explicações específicas do que estaria acontecendo.

Atacada por um vulto em forma de aranha gigante e quase sufocada por ter sua energia sugada pelo presente demônio, a garota é salva mediante o desespero por Asim, um guardião que saiu de uma pequena rachadura feita no ar e expeliu a forma que lhe atacava.

Com demônios que vêm da dimensão negra escapando da barreira antes criada para separar os mesmos da civilização inocente, Ishtar é a primeira comum a atrair um demônio com seu maná ainda desconhecido por si mesma. Com uma energia fora do comum, Asim convida a garota a estudar no Colégio dos Guardiões, onde poderá desenvolver suas habilidades através de sua enorme quantidade de maná.

Mas seu tempo para decidir é curto e um ataque direcionado a sua casa muda os rumos e os caminhos que Ishtar poderia escolher. Com sua mãe vítima direta de um demônio e sua pouca força ainda não desenvolvida, a garota trava uma briga com um ser maligno e termina acordando no Templo de Cura da cidade de Médita.

E é a partir daqui, diante de um mundo extremamente novo e com espécies que nunca imaginou existir, que Ishtar começará seu treinamento para se tornar uma guardiã. Desde a evolução da sua capacidade energética até armaduras feitas de maná, a nova realidade da primeira comum presente em Médita é cheia de desafios e descobertas.

Com amigos novos de mundos diferentes, a empatia por novas culturas e o aprendizado desejado floresce na protagonista de A guardiã que contará com cada um deles para evoluir mais e mais. Mas enquanto desenvolvem suas habilidades a rachadura na barreira continua a crescer e uma grande catástrofe está para acontecer.

A guardiã é uma fantasia intimidadora e muito bem explicativa sobre o universo criado nestas páginas. Gostei do desenvolvimento do enredo, mas assim como todo livro que possui continuação, ele é uma introdução enorme para que fiquemos familiarizados com o universo.

Ishtar é forte e determinada demais para alguém com catorze anos o que me surpreendeu bastante. Fiquei com um leve desejo de que seus amigos fossem mais aprofundados, mas creio que isso virá em seus próximos títulos.

Fernanda1156 22/05/2022

Tem partes um pouco massantes
Gostei muito do mundo de Médita e da alusão a metaverso falando de várias dimensões, sim a terra está em uma dimensão mas não é a única existente e a cidade de Médita está em uma dimensão que foi criada para defender todas as outras de uma certa dimensão negra, onde tem os piores seres vivos, muito maléficos e que tem apenas um objetivo: destruir todas as outras dimensões. Pelo menos esta foi minha analogia e comparação hehe.
Recomendo a leitura, na criação do mundo o que já foi desenvolvido está bem legal, mas falta muita evolução deste mundo, sobre os personagens também gostei muito do desenvolvimento e da criação de vários personagens e tem também muito o que explorar ai viu, enfim se gosta de fantasia vai fazer como eu, vejo tantas possibilidades de explorar este mundo totalmente novo que espero algumas continuações viu.

Fabi | @ps.leitura 23/09/2020

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Já imaginou ser abordada por um desconhecido e descobrir que possui poderes? Em A Guardiã: A Caverna de Cristal, publicado pelo Gabriel Gouvêa, vamos conhecer uma história de fantasia e mistério.

Ao completar 14 anos, a nossa personagem principal, Ishtar, percebe que alguns eventos estranhos começaram acontecer ao seu redor, mas ela não sabia o que era. Como sempre teve uma imaginação fértil, para ela, tudo isso não passava de fruto da sua imaginação. Porém, tudo começa a fazer sentido quando ela é atacada por um monstro e percebe que existem outras dimensões e espécies.

Após o ataque desse monstro, Ishtar descobre que possui poderes! Essa sua energia é capaz de atrair demônios, mas também é o que a tornará uma guardiã. Por isso, a jovem é convidada para fazer parte do Colégio dos Guardiões em Médita. Lá ela conseguirá desenvolver seus poderes da melhor forma e estudar sobre esse universo.

Mas assim como qualquer nova jornada, ela encontrará perigos no seu caminho e terá que fazer o possível para sobreviver.

Com uma narrativa em terceira pessoa, conhecemos uma personagem forte, corajosa e determinada para a sua idade. Tudo isso foi bem trabalhado ao longo dos capítulos, fazendo com que o leitor conhecesse melhor todos os dilemas e questões apresentadas para a Ishtar.

É incrível como histórias infanto-juvenis conseguem conquistar o leitor, né? Nos envolvendo e nos fazendo viajar por dimensões das quais a gente também nunca imaginou ser possível. Foi assim que me senti com a leitura de A Guardiã: A Caverna de Cristal. O autor criou uma história cheia de mistério, onde encontramos uma personagem descobrindo um novo mundo e até mesmo os seus poderes.

Logo nos primeiros capítulos, já conseguimos nos envolver com a personagem e entender toda a sua trajetória. Com uma riqueza de detalhes, o Gabriel Gouvêa nos apresenta universos únicos, fazendo com que a gente vivencie aquela jornada junto com a Ishtar. Apesar de me ambientar ao contexto da história, em alguns momentos senti dificuldade com as mudanças de cenários, o que afetou um pouco a minha experiência com a leitura.

De qualquer forma, o autor possui uma escrita muito boa e A Guardiã: A Caverna de Cristal é o primeiro livro da série, o que leva uma grande introdução à vida da personagem e todas as dimensões. Vamos entender como tudo começou para Ishtar, como os poderes e a escola funciona, e acredito que nos próximos livros, o autor vai trabalhar em mais informações sobre as dimensões e encontraremos muitas respostas.

Então se você gosta de fantasia, com um toque de aventura, recomendo que conheça essa obra. Os próximos livros prometem uma grande reviravolta!

site: https://www.psamoleitura.com/2020/09/resenha-a-guardia-a-caverna-de-cristal.html

Yasmim Braga 18/09/2020

Indico para fãs de fantasia
Nesta fantasia, acompanharemos a famosa ?jornada do herói?, onde temos como foco a protagonista Ishtar. Esta jovem menina, no auge dos seus 14 anos, descobre sobre seus poderes e a existência de uma outra dimensão, com seres diferentes - chamados de guardiões - e demônios, que, por alguma razão, querem prejudicá-la.

Gostei da escrita do autor, flui com facilidade. O maior desejo de Ishtar é aprender a proteger as pessoas que ama, por isso, seu esforço para treinar e desenvolver os poderes é admirável. Ela é persistente, controlada, focada, possui um bom coração e ainda consegue ser meiga. Gostei das amizades que ela acaba fazendo, mas nenhum deles se destacaram, em minha opinião.

Em alguns momentos, a narrativa torna-se um pouco cansativa, visto que temos toda a apresentação daquele novo universo e sobre como funciona o colégio dos guardiões. É necessário sim, explicar tudo, porém o autor usou algumas das aulas da Ishtar - no colégio - para explicar tudo e, não sei se essa forma funcionou bem comigo. Gostaria de ter tido mais cenas de ação ou situações emocionantes que prendem o leitor. Não consegui me conectar ou identificar com os personagens, mas talvez deve ter acontecido pois estou numa faixa etária diferente dos personagens.

No geral, achei um bom começo para a série. Apesar das minhas ressalvas - que, lembrando bem, são pessoais - deem uma chance para o livro, pois cada pessoa é diferente e terá uma experiência única com A Guardiã.

Caso você goste de fantasia, tem altas chances de curtir essa história. Ou caso pretenda iniciar no gênero, super recomendo também.

Matthew Bates 22/08/2020

TUDO O QUE UM LEITOR DE FANTASIA PODE GOSTAR
Aqui nós somos apresentados à Ishtar, uma jovem que desde seus 14 anos passa por situações... complicadas... Digamos assim.
Objetos voam apenas com a irá dá personagem, copos se quebram apenas com o toque, outros objetos voam até suas mãos...
Até que nossa protagonista é atacada por um demônio. Uma fera medonha que vai atrás da energia dos seres vivos.
Para proteger nossa amada Ishtar, surge um guardião. Uma pessoa que trabalha defendendo seres de todas as dimensões. Sim. DIMENSÕES.
E é aí que tudo começa. Ishtar é levada para o colégio dos guardiões. Onde será treinada para ser uma guardiã. Isso em outra dimensão.
Nesse livro somos apresentados a uma narrativa em terceira pessoa, o que nos proporciona a visão de todos os aspectos.
Ishtar irá conhecer seres de outra dimensão, fazer amizades, e descobrir planos malignos.
Não venha ler esse livro esperando um livro levinho para passar a tarde. Aqui você vai encontrar muitos detalhes sórdidos onde tudo se encaixa e a trama cresce cada vez mais. Aqui, tudo pode acontecer!

Glaucia @blogmaisquelivros 09/09/2020

Mundos paralelos, demônios e uma guerra entre o bem e o mal são os principais ingredientes da fantasia infanto-juvenil A Guardiã, escrita pelo autor nacional, Gabriel Gouvêa.

Ao completar seus 14 anos, Ishtar percebe que eventos estranhos começaram a acontecer ao seu redor. Ela quer acreditar que tudo não passa de sua imaginação fértil, no entanto, ao ser atacada por um demônio, sua noção de realidade é completamente alterada e ela descobre que seu mundo, é apenas um dentre diversas dimensões existentes no universo, que além da humanidade, existem outras civilizações e espécies, e que uma dimensão negra aprisiona demônios que constantemente tentam atravessar as fronteiras protegidas pelos guardiões.

Após sobreviver ao ataque, Ishtar descobre que sua energia é equivalente ao necessário para se tornar uma guardiã, mas também para atrair demônios. E é por esse motivo que a adolescente é convidada a ingressar no Colégio dos Guardiões na cidade de Médita (capital eleita como símbolo de união entre as raças) e dessa forma, estudar e desenvolver potenciais poderes que ela nem imaginava possuir.

Nessa nova realidade, Ishtar conhecerá costumes e seres de outras dimensões, fará amizades que ultrapassarão as barreiras entre raças e compreenderá mais das responsabilidades e perigos de se tornar uma guardiã.

Primeiro volume de uma trilogia, A Guardiã é um livro introdutório, e o autor não economizou nos detalhes para ambientar o leitor nesse novo universo, o que pode deixar a leitura um pouco mais lenta em alguns pontos, mas nos permite ter a sensação de imersão total na obra. Além de construir uma personagem feminina forte, corajosa e decidida, gostei também da forma como a crítica racial e os preconceitos foram inseridos no contexto da história, levantando reflexões sobre o tema e mostrando que independente de idade, precisamos combatê-los, em qualquer dimensão.

Por se tratar de um primeiro volume, algumas pontas ficam soltas, mas acredito que o autor trabalhará mais essas questões nos próximos livros, então fica a expectativa de encontrar além de respostas, mais informações sobre novas dimensões.

site: https://www.instagram.com/p/CE7C2mXj4w6/

Leiturasdamarina 05/09/2020

A guardiã- A caverna de cristal
Nesse livro, vamos conhecer Ishtar, uma jovem menina que tinha uma vida normal: morava com a mãe, estudava, tinha poucos amigos...Mas, quando ela completa 14anos, começa a se sentir estranha, como se alguma coisa estivesse pra acontecer...e ela não poderia estar mais certa!
No último dia de aula, quando ela resolve passar um tempo com alguns colegas da escola, Ishtar é atacada por uma "coisa" que ela nunca tinha visto antes.
Após uma série de acontecimentos, ela descobre muitas coisas: que esse mundo que vivemos é apenas uma de várias dimensões existentes; que cada uma dessas dimensões tem um povo diferenciado, com aparências e costumes diversos; que existe uma dimensão negra, onde demônios estão aprisionados...e que existem guardiões para defender a fronteira dessas dimensões. E, sim, Ishtar é uma dessas guardiãs.
Na minha opinião, a história tem algumas semelhanças com Harry Potter e eu adorei isso! Ishtar é uma adolescente, que de uma hora pra outra descobre ter grandes poderes e, consequentemente, grandes responsabilidades. Literalmente atravessando um portal, ela chega à cidade de Médita, onde fica o Colégio dos Guardiões, lugar onde ela irá adquirir todo conhecimento de que precisa para ser uma verdadeira guardiã. E assim como acontece em HP, Ishtar logo faz novas e valiosas amizades; curiosamente, seus amigos são aqueles excluídos pela maioria, assim como ela mesma. Ishtar, Andrômeda, Aldebaran e Lacheish juntos vão viver algumas aventuras e, claro, encarar a clássica luta do bem X mal.
Esse é o primeiro livro (acredito que o Gabriel irá escrever outros; aliás espero que escreva!rsrs), então pra mim foi uma grande Introdução: os conceitos de energia, as espécies, as armas utilizadas, etc..
Pra quem gosta de fantasia, recomendo que conheçam e se encantem por este novo universo!

Lorenna Hana 31/05/2020

Fantasia super divertida
Confie em sua intuição, é a única defesa que você terá
Aos 14 anos, Ishtar teve sua vida - e toda a sua noção de realidade ? completamente modificadas. Já não bastassem os acontecimentos estranhos em sua vida desde o seu último aniversário, um inesperado ataque de um monstro levou-a ao convite que mudaria a sua vida: tornar-se estudante no Colégio dos Guardiões, onde poderia desenvolver poderes incríveis que nem ela mesma sabia possuir.
Vivendo agora em uma cidade estranha, onde acaba conhecendo seres de dimensões paralelas, ela terá de aprender a lidar com seus poderes e essa nova realidade, contando com a ajuda dos amigos que fará nessa jornada de aprendizado.

O livro foi divertido, no início demorei pra acostumar com a leitura, tenho certa dificuldade em fluir com leituras de terceira pessoa, mas foi questão de tempo em alguns capítulos já estava totalmente envolvida com a história e torcendo pelo futuro como guardiã da Ishtar e seus amigos, outra coisa que tive dificuldade foi com os nomes, cada um mais estranho que o outro. Porém foi exatamente isso que deu o ar de culturas diferentes por livro. Amei a escrita do autor e me envolvi bastante com sua fantasia.? O universo criado pelo o autor foi mágico, estou acostumada com fantasia mas não com essa ideia de escola para todas as dimensões, foi inovador da parte do autor.
Gostei muito de como foi trabalhada a mana e todos os poderes dos personagens, me sentir em um jogo de RPG, gostei muito de conhecer várias raças e amei a maioria dos personagens, e o final?? Maravilhoso.
A Caverna de Cristal é o primeiro volume da série A Guardiã, e irá agradar aqueles que gostam de livros de fantasia.

Kellsin | @blogumaamanteliteraria 20/06/2020

fantasia indispensável aos amantes do gênero
"A guardiã" é uma fantasia nacional, escrita pelo autor Gabriel Gouvêa.

Aqui nessa história, somos transportados para um mundo diferente e totalmente original, onde iremos acompanhar a jornada da jovem Ishtar.

Ao completar quatorze anos, Ishtar começa a notar mudanças ao seu redor, como aparição de figuras estranhas se movimentando nas sombras e "pessoas" surgindo do meio do nada.
Isso a deixa pensativa e receosa, mas somente quando passa por uma situação extrema em que conhece Asim, é que Ishtar irá tomar conhecimento de coisas que ela jamais imaginou serem reais.

Asim é um guardião, seu papel é manter o equilíbrio entre as dimensões e protege-las de criaturas terríveis.
Ele vê em Ishtar algo que jamais imaginou, uma humana dona de uma luz capaz de atrair criaturas para seu mundo. Uma jovem humana com muito potencial para se tornar uma guardiã.
Asim convida Ishtar a estudar para se tornar uma guardiã, mas claro que para isso ela teria que deixar por ora a vida que conhece, isso incluiria deixar sua mãe por um tempo.

A menina sente que tudo isso é uma loucura, mas promete pensar nessa proposta. Mas algo acontece naquela mesma noite, e a jovem acaba indo parar em Métida (a cidade dos guardiões) e nesse lugar repleto de surpresas e seres maravilhosos, que Ishtar começará a entender sobre esse mundo do qual não tinha conhecimento.

Mas ela acaba aceitando a proposta, e inicia seus estudos no colégio dos guardiões, onde ela irá aprender muita coisa, principalmente sobre si mesma e sobre o que é capaz de fazer.

O ponto forte da história para mim foi a forma que o autor trabalhou a amizade na trama, algo que chamou muito a minha atenção, principalmente na construção da personagem ao longo da história, onde pude acompanhar suas inseguras, receios, e a forma como ela foi capaz de acreditar em si mesma, diante das dificuldades.

Ao lado de seus novos amigos, Ishtar irá embarcar em uma jornada repleta de aprendizados, será ela capaz de lidar com a sua nova realidade?
Essa é uma história repleta de magia, seres incríveis e uma trama que se sustenta a cada novo capítulo.

A ambientação que somos apresentados é incrível! Impossível não se imaginar no meio da história e vivenciando cada experiência da qual Ishtar irá passar. .
Ao longo da história, o autor consegue amarrar as pontas soltas e isso me deixou bem satisfeita, claro que o final deixa gancho para uma continuação (sendo esse o primeiro volume da série), mas não fiquei com aquele sentimento de vazio ou mesmo esperando que tudo fosse ser revelado no próximo livro, achei isso muito interessante e inteligente por parte do autor.

Eu só sei que quero ir para Métida agora mesmo! Principalmente para comer os bolinhos hahahha! .
E quero a continuação na minha mesa já!!! Quero saber como a história irá se desenrolar nos próximos volumes.

Nay 07/08/2020

A Guardiã
Antes de mais nada, só preciso dizer: QUE HISTÓRIA INCRÍVEL!
Em A Guardiã, conheceremos Ishtar, uma jovem que era completamente normal, até coisas estranhas acontecerem com ela, depois do seu aniversário de 14 anos.

Vários pequenos fenômenos vinham acontecendo com ela, como puxar um lápis para sua mão, sem o tocar. Além de sonhos e sensações estranhas, que muitas vezes a deixou paralisada de medo.

Foi em um desses fenômenos estranhos que Ishtar conheceu Assim, um guardião. E desde esse momento, sua vida tomou rumo completamente diferente.
Pouco tempo depois de conhecer o guardião, a garota foi atacada por algo horrível, que ela nunca tinha visto, e foi salva por Assim.

Ele explicou que sentia muita energia vindo dela e que isso também estava atraindo demônios. E a convidou para fazer parte do Colégio dos Guardiões, onde ela iria aprender sobre toda energia que ela possuía e desenvolver suas habilidades, até então adormecidas.

Ishitar prometeu pensar, mas em uma outra situação de perigo, ela foi obrigada a fugir para um lugar que ela nunca tinha visto, a cidade de Médita.

É em Médita que Ishitar irá começar a entender tudo que ela é. Fará amigos inseparáveis e enfrentará grandes perigos.
Eu acabei de ler o livro e já vim fazer essa resenha, e sinceramente ainda não sei como passar em palavras, o que senti lendo A Guardiã.

Eu sou fascinada por fantasia e esse com certeza é um dos melhores que já li e entrou para lista de favoritos.

A história nos faz lembrar de Harry Potter, que é minha saga preferida da vida, mas podem ficar tranquilos, lembra, mas não é em nada igual.

Gabriel Gouvêa criou uma história única, muito rica em detalhes e que me prendeu do início ao fim.

Por falar em fim, nos últimos 80% da história, eu não conseguia me desgrudar do livro. Que história incrível. Eu estou encantada!

Não temos só uma fantasia aqui, temos uma história que fala sobre amizades, preconceito entre raças, como é aceitar o diferente.

Eu não vou me prolongar mais, só preciso que vocês entendam como esse livro é incrível.

Estou apaixonada pelo universo criado, os personagens, as batalhas. TUDO!

Está mais do que recomendado!

Daniely.Cruz 03/08/2020

Dimensões, monstros, e muito mais
Esse livro chamou minha atenção por ter diversas dimensões.
Achei o livro muito bom, bem fluido, e rápido de ler.
Acho que a continuação que virá, já que o próprio livro 1 faz menção a um 2 livro, com grandes chances de um crescimento e um amadurecimento da personagem principal e uma expansão da trama, podendo explorar mais a parte política da interação entre as dimensões.
Contudo tem alguns pontos que para mim poderia ter um pouco mais de atenção:
A personagem decide ir visitar a mãe um dia e descobri que é preciso marcar uma hora para poder visitá-la e nem pensar em marcar uma próxima visita e passar muito tempo sem vê a mãe dela. Sinto que a trama correu tanto as vezes que deixou esquecido um pouco a mãe da personagem.
Toda a turma recebeu a tarefa do prof de colocar os dons deles em prática sobre o que eles tem mais afinidade, isso o tempo inteiro. O que eu sentir falta na personagem, já que, por exemplo ela não precisaria se descolar da cama para pegar o tablet na mesa, pois ela pode materializar ele em sua mão. Sentir falta de ela pondo no dia a dia as habilidades dela.
Já um ponto que me gerou incômodo, foi no final do livro quando os amigos dela conseguem seguir ela, sendo que criar um portal atrás dela seria extremamente difícil, como foi descrito pra ela conseguir abrir um portão para ir resgatar sua amiga, já que ela nunca tinha estado naquele lugar anteriormente.

Dani 13/02/2020

Uma boa fantasia infantojuvenil
A Guardiã é uma série de fantasia, e A Caverna de Cristal é o primeiro volume. O livro nos apresenta Ishtar, uma adolescente de 14 anos que começa a sentir e ver coisas estranhas acontecerem a partir de seu aniversário. Ao sofrer um ataque, ela é salva por um Guardião responsável por patrulhar a dimensão dela e descobre que possui uma grande quantidade de energia (mais do que humanos normais possuem), que existem várias outras dimensões, Guardiões que as protegem e até um Colégio para a formação dos mesmos. Devido ao seu potencial de energia tê-la tornado um alvo para criaturas malignas, ela é convidada para estudar no Colégio dos Guardiões e viver em Médita.
Gostei bastante do Universo criado neste livro, as diversas dimensões, a cooperação e integração entre raças, mesmo que ainda vejamos ideias de supremacia em pessoas que parecem não ter aprendido nada com sua própria história. O Colégio dos Guardiões, sua estrutura, instalações, as aulas, o uso de cristais e portais, as diferenças culturais, toda a parte tecnologicamente mais avançada e a História de Médita também foi muito interessante, assim como acompanhar Ishtar fazendo amizade com pessoas de dimensões diferentes, ver essa amizade florir e acompanhar como íam se desenvolvendo até chegar ao clímax da narrativa, onde todos foram postos à prova.
A leitura foi fluida, me fez amar e torcer pelos personagens, e despertou minha curiosidade sobre o futuro de Ishtar e o que a aguarda, pelo que li ela tem um grande potencial, que pode determinar os rumos e o destino de todas as Dimensões. Já estou ansiosa pela continuação, prevista para esse ano.

Syl 14/03/2020

A descoberta de uma nova dimensão
Ishtar é uma menina de quatorze anos que passa por diversos acontecimentos estranhos, que culminam com um convite para estudar no Colégio dos Guardiões, onde ela foi aprender a desenvolver seus misteriosos poderes que nem sabia que possuía, e também conhecer seres de diferentes dimensões. Embora seja uma humana e diferente de todos, ela encontra uma amizade com eles que não conheceu em sua vida "normal". Isto é muito importante para ela, que está tentando descobrir seus poderes e se adaptar a essa nova vida fantástica. E Ishtar não acredita em tanto potencial que tem, e em como ela é uma menina incrível, e vai encontrar o seu valor. Seu trabalho é aprender a usar a sua força para poder abrir portais e proteger a entrada da Caverna de Cristal. Mas grandes perigos aguardam.

Este é um livro com um toque de fantasia, distopia, de muita imaginação e criatividade. O que é bem legal nesse livro é o olhar de uma menina comum, perante dimensões, portais e tudo o que é diferente de sua realidade. Ishtar faz você imaginar e viajar com ela, em tudo o que ela vai passar de perigos, alegrias, conhecimentos. Eu adorei a personagem, uma heroína genial que tem algo de especial, que só lendo você pode encontrar.

Este é o primeiro volume da série A Caverna de Cristal. A leitura flui muito bem. É ótimo para quem gosta de uma boa história de aventura.