Uma Jornada na Graça

Uma Jornada na Graça Richard Belcher

Resenhas - Uma Jornada na Graça

Taiane.Anhanha 02/05/2024

Doutrina calvinista expressa de uma forma didática
Eu nunca fui muito de ler livros de teologia. Na verdade, tinha uma certa aversão. Sempre preferi ver vídeos, alguns artigos soltos, mas livros? Não.

Atualmente estou frequentando uma igreja de doutrina calvinista. Um tema que eu sempre tive interesse, mas nunca procurei estudar mais. Eu sabia o que era, suas ideias gerais, mas nada que me espantasse ou causasse muito interesse. Porém, essa perspectiva mudou frequentando tal igreja e tendo ideia de que eu DEVERIA saber com propriedade sobre essa doutrina caso me tornasse membro oficial da igreja. Pois bem, o pastor me falou sobre esse livro e logo depois me presenteou, dizendo que ele era ótimo.

Com essa recomendação comecei a leitura e me surpreendi do início ao fim. Basicamente, conta a história de um jovem pastor que iria começar a pastorear sua primeira igreja, porém uma das perguntas feita pelos entrevistadores foi: "você é calvinista?" ele nem sabia o que era!!! começou a pesquisar, pesquisador e é a partir daí que vamos também descobrindo o que é o calvinismo e também: o que NÃO é. Ira (nome do jovem pastor) é inteligente, persistente e sagaz. Eu adorei essa personagem e sua construção.

No decorrer do livro a gente vê Ira se apaixonando (Terry é muito legal, amei ela tbm), se decepcionando com a igreja, com as pessoas, amigos e professores. Mas acima de tudo, a gente vê ele aprendendo a doutrina, sabendo se expressar e explicar sobre. É com ele que começamos e terminamos essa jornada, de forma didática e interessante, justamente porque mescla seus dramas, problemas com a explicação da doutrina. É uma ficção, uma história inventada, mas Richard (autor) teve a sabedoria vinda de Deus para tornar uma leitura agradável e teológica.
O autor não fugiu de tratar sobre hipercalvinismo, demonstrando que algumas pessoas podem cair nesse mal (Mitchel é uma personagem odioso, Deus que me dibre) e também de pessoas que não sabem o que é calvinismo, mas pregam contra como se soubessem.

Enfim, encerro indicando muito essa leitura! Em alguns momentos ela cai na questão de ritmo, mas nada que desabone essa excelente jornada de conhecimento.

Guilherme 18/02/2019

Conflitante
O livro confronta o senso comum sobre questões bíblicas.

Sidney.Muniz 11/07/2017

Uma Jornada na Graça
Esse livro explica de uma maneira bem clara e prática sobre as doutrinas da graça

Barrabás 23/04/2012

Uma novela com mensagem relevante
Livro excelente contando em formato de "novela" sobre como um determinado pastor ouviu falar sobre o calvinismo e todas as suas reações, passando pela rejeição inicial natural e todo o estudo e confrontação para enfim chegar a uma conclusão.. Muito bom mesmo!!

Yka 01/04/2011

Excelente livro para se entender um pouco mais
de teologia, em termos simples e com uma linguagem
tranquila. Muito bom (;