Sobre lutas e lágrimas

Sobre lutas e lágrimas Mário Magalhães

Resenhas - Sobre lutas e lágrimas

Marcelo Leite 16/12/2023

Recordar é viver!
Os historiadores costumam dizer que para fazer uma boa análise histórica, é importante ter uma certa distância do tempo histórico que é objeto de análise.
Fico imaginando, se o autor soubesse como foram os quatro anos seguintes, se manteria a expressão que descreve em seu livro " o ano que o Brasil flertou com o apocalipse".

Mas, Mário Magalhães não é um historiador, e sim, um jornalista/ cronista. E como um cronista descreve os eventos, nos passa a sensação que os fatos ocorrem quase que em tempo real em que são escritos

E logicamente, os fatos foram no mínimo preocupantes. O cenário sociopolítico que é descrito é um prenúncio do caos, que hoje sabemos, o país se tornou.

Particularmente, não me recordo de tantos absurdos ocorridos em um mesmo ano, até 2018. Desde agressões contra macacos, movimentos antivacina, a legitimação de comportamentos fascistas... Infelizmente a descrição sobre a violência contra maiorias minorizadas, como mulheres e negros, também relatadas, obviamente preocupam, mas, não me surpreenderam. O Brasil tem um largo histórico que corrobora com este quadro. Acredito que neste ponto, o que mais surpreende é que politicamente esse tipo de comportamento volta a ser normalizado nos discursos políticos.

A obra tem muitas outras facetas que foram observadas. Vale a pena fazer essas descobertas. Refletir sobre esses eventos tão próximos de nós se faz sempre relevante, para que tempos como estes nunca sejam repetidos.

Estar com o alerta ligado ainda é necessário. Os valores e ideias que compactuam com tudo que foi exposto ainda estão bem vivos e entranhados na sociedade, e o momento segue cheio de malucos com voz política endossando o discurso extremista. Como a tuberculose, a bactéria do extremismo está incubada dentro de muitas pessoas, e só aguarda um momento oportuno para ser ativada.

Milla131 20/03/2023

Acabou com a minha saúde mental, ou seja, 5 estrelas. O livro consegue tratar do ano de 2018 (um dos piores anos) de uma forma coerente, aborda assuntos muito sérios e pesados de um forma fluída. Sem dúvidas uma leitura extremamente necessária a qualquer brasileiro.

TiaSay 30/12/2022

Já era
Livro difícil de ler, sufocante em vários momentos. Por vezes, senti a mesma sensação de quando vivia os fatos relatados. Vivemos décadas de retrocessos nos últimos 4 anos. Mas, lê-lo hoje, a dois dias do fim das trevas, ajuda a ter uma boa dimensão do que vivemos e do quanto a vitória foi importante! ??
A esperança venceu. ?

@umapaixaochamadalivrosblog 02/10/2022

Relembrar é fundamental
Resolvi ler o livro, comprado há um tempo, agora porque era importante relembrar o último ano eleitoral (sim, nossa memória é falha). E que bom que só o terminei ontem. Porque a raiva, a indignação e o pavor que eu senti não foi maior do que minha esperança atual. Muito bem escrito, em forma de crônicas jornalísticas, o autor aborda todos os acontecimentos importantes daquele ano.

#sobrelutaselagrimas #record #politica #sociologia #naoficcao

Vinícius 24/04/2022

Um livro indigesto, porém extremamente necessário!
Mário Magalhães, autor da biografia de Marighella, é também autor de mais um livro essencial: a biografia do ano de 2018.
Ao contrário do que Zuenir Ventura fez sobre o ano de 1968, Mário Magalhães foi ainda mais corajoso: escreveu um livro diretamente do olho do furacão. Ao reconstituir fatos recentes por meio de suas colunas no @theinterceptbrasil, projetou com maestria as consequências dos ocorridos no ano em que definitivamente flertamos com o apocalipse. Acertou em todas, eu diria!
Eu tinha 37 anos em 2018. Vivi aquele ano intensamente. Vi, como espectador da história que se fez diante dos nossos olhos, os impactos do assassinato brutal de Marielle Franco, da prisão do ex-presidente Lula e da eleição presidencial que levou Bolsonaro para a cadeira mais importante do nosso país. Ler o livro de Mário Magalhães me trouxe de volta o gosto amargo do horror que foi aquele ano, além de memórias pessoais do que eu estava fazendo naquela época.
Apesar de ser uma leitura que incomoda, precisamos ler sobre 2018 para que não cometamos os mesmos erros em 2022. A leitura do livro de Mário Magalhães é mais do que uma dica: é um apelo! Leiam, se informem, procurem saber. Para que o apocalipse não se concretize?
#2018 #sobrelutaselagrimas #umabiografiade2018 #mariomagalhaes #record #forabolsonaro #forabolsonaroesuaquadrilha

Gustavo.Borba 04/10/2021

Sobre gatilhos de angústia
#LivrosQueLi

Sobre lutas e lágrimas: Uma biografia de 2018, de Mário Magalhães. Ed. Record, 2019. 302 páginas. O autor, jornalista, se dedica aqui a listar e comentar um conjunto de eventos que marcaram o ano de 2018, numa apoteose de más notícias para o país e para seu povo. Quando ninguém achava que poderia ser pior que 2016, ano do golpe, somos lembrados que tudo pode piorar. Na obra, somos lembrados que, naquele fatídico ano, Marielle Franco seria assassinada e Lula seria preso no mais escandaloso processo de lawfare já visto. O Museu Nacional, instalado no antigo palácio que abrigou a família real portuguesa que fugiu de Napoleão em 1808, foi totalmente destruído, acabando com um gigantesco acervo antropológico, de história natural, fósseis, obras de arte, paleontológico, botânico. Some-se a tudo isso o coroamento do ano com a eleição de Bolsonaro e a ascensão da extrema direita no país. É evidente que não é possível elencar aqui todas as atrocidades relatadas no livro. Mas fica a recomendação, com o aviso de gatilho, pois em muitos momentos sofri na leitura, revivendo cada um dos eventos descritos, elevando em mim os sentimentos de angústia, indignação, desamparo e desesperança. Um triste país, o nosso, que se meteu em um fosso civilizatório e parece não saber encontrar o caminho de volta.

#livros #igliterario #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #instalivros #livrosemaislivros #instaliterario #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #literaturabrasileira #historia

Marina.Encinas 25/08/2021

Extremamente importante e necessário
Esse livro é incrível, eu vivi intensamente em cada página, foi muito importante pra mim poder ler essa visão sociológica do impacto que 2018 teve e terá por muito tempo no nosso Brasil.
É muito difícil falar do que eu senti com essa obra do Mario Magalhães, porque o principal sentimento foi muita raiva e impotência por não poder mudar o que aconteceu.
Parei algum tempo pra refletir, e cheguei a conclusão de que sem essa obra tão esclarecedora sobre os acontecimentos de 2018, eu nunca teria entendido completamente os ocorridos, e ficaria em uma ignorância tremenda.
Em 2018 eu não acompanhava a política como acompanho hoje, eu não tinha quase nenhuma noção do que estava acontecendo e mesmo assim eu sabia que eleger o bolsonaro era a mesma coisa que entregar o brasil na mão de um sádico, preconceituoso e repugnantemente ignorante.
Acho que nunca me senti tão impotente quanto no dia que ele foi eleito e ler tudo que ocorreu novamente, só me esclareceu que eu estava certa em temer o que ele poderia fazer.
Recomendo muito esse livro pra quem quer sair da ignorância do tamanho da manipulação que aconteceu no Brasil em 2018.

Dude 19/08/2021

2018
Ano fatídico é narrado com maestria por Mario Magalhães. Os eventos são relatados em ordem cronológica e se você tem estômago para reviver esse ano, vale a leitura.

Marcianeysa 28/03/2021

O ano que o Brasil flertou com o apocalipse
O livro trata de um conjunto de artigos do ano de 2018 publicados no site Intecept Brasil.
Incrível ver como se deu a ascensão do governo atual e como tantas coisas foram relevadas a fim de se eleger o atual presidente.
Edson 28/03/2021minha estante
2018, literalmente foi o ano em que o Brasil morreu!

Marcianeysa 28/03/2021minha estante
Exato

Edson 28/03/2021minha estante
E o pior disso, é que não há a menor perspectiva de melhora! Daí pra frente, tudo é só desgraça, medo e ódio! Se realmente existe o fim do mundo, o Brasil está de cabeça mergulhado nele!

Luana 21/03/2021

Retrato de um passado recente
"Sobre Lutas e Lágrimas: Uma biografia de 2018" é um livro difícil. O retrato de um passado de apenas três anos atrás dói por ser o reavivamento, por meio da leitura, de um ano que já foi difícil demais de viver. Ler a obra de Mário Magalhães agora, três anos depois, se torna ainda mais difícil por já saber de algumas das terríveis consequências de 2018 (muitas outras ainda estão por vir). A obra cumpre o que se propõe: não é uma tentativa de entender o que levou aos eventos de 2018 ou dos anos subsequentes, mas uma narrativa contatada no calor dos episódios vividos. Ao mesmo tempo em que ocorrem alguns equívocos, é interessante cronologia dos fatos vividos. A leitura, ainda que parcelada, é essencial para montarmos o quadro do nosso passado recentes. Entendê-lo é a única maneira de mudar o futuro, eu diria.

Lipe 19/02/2021

Obra sofrida e angustiante de Mário Magalhães, premiado autor e jornalista brasileiro, que narra acontecimentos marcantes do apocalíptico ano de 2018, voltado principalmente para o assassinato de Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada no centro do Rio de Janeiro junto com seu motorista; prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - petista - fazendo apontamentos e reflexões da "arbitrariedade e teatro jurídico" no julgamento e execução da pena. E vitória presidencial da extrema direita por meio de Jair Bolsonaro, na época ligado ao PSL.
Rememorar esses acontecimentos junto ao obscurantismo que nos cerca é um verdadeiro "martírio literário".

Bruno Sodré 22/12/2020

Difícil
Uma das leituras mais difíceis de prosseguir.
O ano de 2018 pode ser considerado um caminho apocalíptico.

Jota 05/11/2020

Maravilhoso
Esse livro só é maravilhoso do jeito que é porque foi escrito por um dos melhores, mais brilhantes e premiados jornalistas, elogiado e respeitado por colegas do seu nível. Mário Magalhães teve passagens pelo "Tribuna da Imprensa", "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo". É autor da biografia "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo".

Vamos ao livro.
O ano de 2018 teve tantos absurdos, tantas desgraças, que, com o tempo, esquecemos de algumas e/ou ficamos com uma ideia errada sobre algum acontecimento. Por isso, Mário Magalhães, ao longo de 43 capítulos, narra os principais acontecimentos segundo sua visão de mundo.

Narra o assassinato da vereadora do PSOL, Marielle Franco, e seu motorista, em março. Se já não bastasse o crime, grupos de extrema-direita espalharam mentiras sobre Marielle - esposa de chefe do Comando Vermelho, eleita com ajuda do tráfico, que ela protegia bandidos, entre outras idiotices. Uma dessas mentiras foi compartilhada por uma desembargadora (!!!!).

O livro vai abordando absurdo após absurdo - de filho de candidato ao cargo de presidente falando em fechar STF; do grande esquema para espalhar mentiras sobre a esquerda, como kit gay, mamadeira de piroca (!!!!); da prisão do candidato que liderava as pesquisas, condenado pelo juiz que se tornaria ministro do candidato mais beneficiado por aquela condenação; da chegada da extrema-direita ao poder; do crescimento da onda de ódio que se espalhava pelo país; do discurso de combate à corrupção durante a campanha, enquanto explodia denúncias de corrupção - rachadinha envolvendo flavio, queiroz e até dinheiro depositado na conta da futura primeira-dama.

Um ano terrível para nossa democracia, para nosso país, para nosso povo. Um livro maravilhoso para tentar entender melhor todo aquele cenário.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

Josy.Stoque 23/07/2020

Sofrido e angustiante
Revivi todo o tormento do ano 2018 e a ascenção da extrema direita no Brasil. Mas foi uma fonte de conhecimento. O autor faz referências sensacionais e dá informações amplas para entendermos o que aconteceu.

VinAcius9 20/07/2020

Um livro de não-ficção que me emocionou
Com crônicas com alto rigor jornalístico, linguagem fluida e citações e alusões muito bem pensadas, Mário Magalhães mostra o que foi o ano de 2018: um ano tão triste para quem preza pela democracia. Super recomendo. Minha única ressalva é que em época de tantas fake news, as informações usadas no livro poderiam vir todas em notas de rodapé, como faz a Cia. das Letras. No mais, é um livro sensacional, 5 estrelas porque não posso dar mais!