Inteligência pra que?

Inteligência pra que? Pedro Dulci

Resenhas - Inteligência pra que?

Matheus Alves Carmo 29/01/2020

Ótima leitura cristã
O livro é bastante edificante, nos mostrando como usar nossa inteligência de modo correto, tendo sempre uma base cristã.
Ao contrário do que possa parecer, o autor não incentiva um certo 'religiosismo', onde tudo é visto pelo ótica da religiosidade, mas, sim, que tenhamos um alicerce no cerne da cosmovisão cristã.
Também fala contra o uso da inteligência de forma soberba.

Matheus Alves Carmo 29/01/2020

Ótima leitura cristã
Também fala contra o uso da inteligência de forma soberba.

FLemos 12/09/2019

Um coração cristão que move a inteligência
Pedro Dulci começa descrevendo vários aspectos da vida intelectual, inclusive os tipos de vícios e deformações que costumamos encontrar no pensamento popular sobre como casar(ou separar) a vida intelectual da devocional. Também analisa as diferentes formas de conflito/relacionamento entre fé cristã e ciência.

Pedro, a partir do capítulo 3, explica sua tese de que a vida intelectual deve ser movida pelo coração cristão regenerado, humilde e pronto para servir e amar. Para o tratamento apologético com divergentes, aborda a vida e desenvolvimento intelectual de Francis Schaeffer a partir de sua saída do fundamentalismo e fundação do L'Abri, e defende uma apologética a partir do amor. Para quem, como eu, não conhecia a história deste teólogo, conhecer esta fascinante história é um bônus nesta parte do livro.

O livro é bem abrangente e o autor desenvolve bem sua tese e seus pensamentos acerca da vida intelectual e da necessidade de uma verdadeira conversão e vida devocional para sustentar suas atividades intelectuais.

Um ponto de melhoria a se destacar, a meu ver, é a liguagem filosófica um pouco complexa em alguns pontos e o excesso de citações de filósofos e teólogos de alto calibre. Acompanho o Pedro Dulci em algumas mídias e pregações, e sei que esse é o estilo dele, e até consegui acompanhar um pouco. Mas para quem não está acostumado, poderá achar algumas partes bem massantes, principalmente os capítulos 4 e 5.

Recomendo o livro, e fortemente para quem está com dúvidas sobre como entender os conflitos sobre como aliar fé e vida intelectual, e quem está em dúvidas se está usando sua inteligência para a glória de Deus da forma correta.
Luc Candelore 18/01/2020minha estante
Comprei por indicação sua lá no grupo do Bibotalk.