Inteligência pra que?

Inteligência pra que? Pedro Dulci

Resenhas - Inteligência pra que?

dani 26/09/2021

Fazei tudo para a glória de Deus
Neste livro, Pedro Dulci nos lembra que todo o nosso viver desse ser movido por Deus e para Deus. Ele confronta a visão atual de mundo de muitos cristãos que dividem a vida em caixas e, usando de vários servos fiéis que estudaram e meditaram sobre a filosofia, a teologia e a ortopraxia cristã, nos guia no raciocínio para movermos toda a nossa inteligência para a glória de Deus, não de forma orgulhosa, mas de maneira humilde, à imagem de Deus.

Lua 06/01/2022

Uma livro pra reler
Está leitura foi um grande aprendizado.
Pedro Dulci não utiliza uma linguagem pesada, explica com calma e citações. Expõe e simplifica.
É uma leitura que com certeza, terei que refazer por ser tão importante e existir tanto a absorver!

@aprendilendo_ 20/03/2020

Inteligência pra que? De Pedro Dulci, propõem-se a explicar as necessidades do uso da intelectualidade pelo cristão e mais que isso, mostra sua importância em um mundo tão dominado pelo secularismo e, como dito pelo próprio autor, afundado em um profanamento do evangelho.

De forma polida e direta, o escritor desenvolve seu raciocínio com propriedade e apresenta diversas conclusões, desde como relacionar fé e ciência até a necessidade de uma contraproposta cristã à dominância de um pensamento cultural tão afastado de Deus. Tudo isso, sem fugir das bases bíblicas ou mesmo se perder na idolatria da teologia .

Com um tema de notável pertinência em um tempo o qual cada vez mais jovens cristãos adentram nos cursos superiores(situação essa a qual nos da uma oportunidade gigantesca de evangelização) e são expostos à uma cultura e intelectualidade deturpadas, Inteligência pra que? consegue abordar com simplicidade e incisividade o assunto o qual infelizmente é pouco abordado nas igrejas e em discipulados para jovens.

Thiago 15/03/2020

Minhas impressões sobre "Inteligência, pra que?
Pedro Dulci é um teologo brasileiro que tem contribuido muito ao reino de Deus através de sua intelectualidade.

Boa parte da igreja brasileira despreza o mundo intelectual e vem perdendo espaço no debate publico, o autor nos leva a refletir se estamos usando a inteligência que Deus nos deu para gloria Dele mesmo.

Será que podemos influenciar a sociedade, revelar o reino de Deus através da inteligência que ele nos Deus?

Viviane.Dias 24/04/2020

Instigante!
Esse livro do Pedro Lucas Dulci discute uma das coisas mais importantes hoje: o uso dos nossos recursos intelectuais. Se tem um motivo de empobrecimento da fé e prática cristã na contemporaneidade é a queda brusca da sede por conhecimento, tanto bíblico quanto histórico e cultural. Os crentes, em algum momento da caminhada, decidiram que viver pela fé é apenas crer e isso não é real. Viver pela fé é saber em quem temos crido, é entender a sociedade, tanto cultural quanto filosoficamente, para conhecermos a quem Deus ama. Jesus pede para que amemos a Deus e ao próximo e eu gostaria de saber quando foi possível amar verdadeira alguém sem fundamentos e conhecimento dessa pessoa. Fica então minha dica pra que você pense mais a respeito do que Deus te deu e que arrepia os cabelos de todo e qualquer cientista: seu cérebro.

Abraham 22/02/2023

Leitura essencial
Pedro Dulci é uma daquelas mentes que você precisa ouvir e ler o que ele produz. O autor já vem há algum tempo abençoado a igreja brasileira, e com essa obra não foi diferente.

O autor destaca dentro de poucas páginas a integralidade da vida cristã na vida intelectual. Pondera sobre questões essenciais a relação fé, sociedade e Academia nos fazendo perceber mais além; em como a produção do conhecimento está ligada não apenas a métodos científicos, mas ao coração.

Dulci ainda nos traz alertas importantes sobre a apologética e seu uso ao nos relatar a relação de Schaeffer e Karl Barth;  e como a resposta de Barth muda a visão de Schaeffer em relação ao trato com opositores.
A obra se destaca em vários outros pontos que merecem ser lidos relidos. O autor nos presenteia com uma ótima dinâmica de pensamento nos ajudando a levar nossa mente e inteligência cativa a Cristo, para a Sua glória. Super indico!

Carol 25/11/2021

Brilhante! Pedro Dulci é brilhante e certamente sua inteligência é usada para a glória de Deus! Reflexões profundas com aplicações realistas.

Roberth 22/10/2021

O livro em si já é uma bela demonstração do que se propõe!
Dulci consegue dialogar com outros grandes pensadores, de Nietzsche à Schaeffer, glorificando a Deus, por meio da aliança de um coração cativado, regenerado, que movimenta a intelectualidade de forma intencional.

Este exercício de metalinguagem é bonito, porque percebe-se na prática, enquanto se lê, os conceitos sendo demonstrados na maneira como o próprio autor desenvolve a obra.

Fiquei muito animado com a possibilidade de seguir aprendendo com aqueles que vieram antes de mim.

Dentre tantos, destaco a centralidade de um coração transformado, o "amo para conhecer" de Smith, e a ortodoxia dos relacionamentos como pontos que me impactaram muito.

Ana 20/09/2023

Reflexão
Livro excelente e que recomendo para todos que buscam conhecer mais de epistemologia cristã e para qualquer jovem cristão que esteja entrando na faculdade.

O pouco do que somos vem de Deus e deve glorificá-lo, inclusive nosso intelecto.

juliafinamore 07/03/2021

uma longa trilha de obediência
pedro dulci identificou um problema urgente na realidade da igreja: nossa falta de capacidade de utilizar nosso intelecto para glória de Deus. mas, esse não é um problema superficial e não possui uma solução simples, é um problema de base. tudo começa no que a Bíblia chama do centro do ser humano: o coração, sem um coração verdadeiramente regenerado não é possível ter uma visão de mundo consistente com a Verdade, não é possível nem mesmo defender a nossa fé. o autor conclui com um convite a redescobrirmos as nossas confissões de fé históricas baseadas nas Escrituras, lutar pelo resgate da catolicidade (universalidade) da Igreja de Cristo e deixar a nossa mente ser moldada pelo verdadeiro Evangelho do nosso Senhor Jesus. isso exige uma longa trilha de obediência, submissão e esforço. que Deus nos ajude e nos dê graça para não desanimarmos nessa missão.

obs.: muitos conceitos do livro ainda estão pairando na minha cabeça, não tenho capacidade pra entender a obra em sua totalidade, foi uma leitura cansativa e exigiu muito de mim. apesar disso, consegui compreender o conceito geral e creio que cumpriu com o debate proposto no título.

Italo.Medeiros 14/04/2020

Glorificando ao Senhor com a intelectualidade
Esse livro é fundamental para os que se dedicam à pensar a vida de modo intelectual e apregoado ao cerne acadêmico, não somente aos teólogos, se faz fundamental para todo aquele que decide pautar sua vida através da dimensão da racionalidade e do desenvolvimento da inteligência.

O autor nos conduz pelo caminhar de alguns filósofos e teólogos que nos ajudam a conceber a vivência cristã do "ser inteligente", ou seja, visando a glorificação de Cristo, através de nosso cérebro!

Apesar de rico em referências, preciso e agradável, sua escrita não é tão acessível à alguns, recomendo um "demorar-se" mais em alguns capítulos. Friso, porém, que esperava mais desenvolvimento de alguns aspectos, para a edificação segura e fundamental da virtude que se almeja alcançar com o livro, a saber: o uso do cérebro para a glória de Deus.

luplim 16/04/2020

Tudo na vida cristã dependerá da nossa devoção diante de Deus, inclusive nossa inteligência. Quanto mais, o uso da mesmo para a glória de Deus. Uma vida regada de oração e bíblia farão nossa inteligência ser usada de maneira sábia e correta, glorificando a Deus, edificando a igreja e despertando os não-alcançados. Sejamos crentes inteligentes nas diversas gamas da sociedade, onde estivermos inseridos. Não sejamos um universitário crente, mas um crente universitário. Que o Evangelho em nossas vidas seja visto de maneira primordial em nossos ciclos sociais! Excelente leitura!

Felipe.Teixeira 27/06/2020

Pensando para a glória de Deus
Pedro Dulci escreve sobre como podemos utilizar nossa inteligência sem dissocia-la de nossas convicções. Apesar da linguagem objetiva é um texto denso, portanto, é necessário meditar nele por um bom tempo. Aborda um tema extremamente pertinente no desenvolvimento de uma vida cristã holística.