Salvando a Mona Lisa

Salvando a Mona Lisa Gerri Chanel

Resenhas - Salvando a Mona Lisa

Jean Silva 23/04/2020

"Salvar um pouco da beleza do mundo"
"Salvando a Monalisa" foi uma feliz surpresa, a autora retrata de maneira concisa e enriquecedora os detalhes a respeito do trâmite dos "tesouros" do Museu de Louvre na França durante a Segunda Guerra Mundial. O livro esclarece pontos que muitas vezes passam despercebidos quando trata-se do estudo da 2° Guerra Mundial, a leitura é boa e traz um enriquecimento tanto em nível de conhecimento histórico, quanto em nível cultural.

Rafaela (@exlibris_sc) 02/09/2020

Um relato primoroso sobre o paradeiro das obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial
Em se tratando da 2ª Guerra Mundial, todos sabemos das atrocidades cometidas pelos nazistas e pelo Eixo. Judeus perseguidos, despidos de posses, pátria, famílias e até de suas vidas.

Mas, algo que os livros de história, filmes e documentários, não falam com tanto fervor diz respeito a luta de poucos heróis e heroínas que muitas vezes colocaram suas vidas em risco para salvar um tipo de patrimônio que foi amplamente cobiçado e caçado pelas maléficas mentes nazistas: as obras de arte.

Muito mais que a obra prima do italiano Leonardo Da Vinci, o leitor sairá conhecedor de alguns fatos e curiosidades que dizem respeito a própria construção, e inúmeras reformas do Louvre que, inicialmente, foi projetado para ser uma fortaleza e barrar possíveis invasões ao território francês.

A autora conta ao longo do livro, com uma base de pesquisa rica e várias fotografias que melhor situam o leitor dos ocorridos, sobre a missão hercúlea desenvolvida por curadores e diretores de museus franceses que partiram desde a catalogação por importância, codificação para evitar roubos, encaixotamento, percursos traçados e alocação das obras em depósitos, castelos e subsolos de bancos, longe da possível zona de conflito.

Foi impressionante e enriquecedor conhecer alguns dos detalhes daqueles anos da França ocupada pelos nazistas; de obras de judeus dilaceradas, um crime tão horrendo quanto o incêndio da Biblioteca de Alexandria, a inúmeras tentativas de roubo de obras consideradas arianas pelo alto escalão nazista, especialmente Göring, Himmler e Hitler.

Espionagem, resistência e a cultura dos séculos posta acima das vidas de seus cuidadores, por eles mesmos, são algumas das partes mais emocionantes narradas no livro que deve ser lido por todos porque, como dizia Tolkien, até a menor das criaturas pode mudar o rumo do mundo.

site: https://www.instagram.com/p/CDbzEK8jHG0/

Tiffany 30/04/2021

Inspirador!
Não há palavras para descrever o trabalho de Gerri Chanel neste livro, além dos anos de pesquisa, coleta de dados e fotografias, a autora escreve de forma leve e dá um parecer de toda a história francesa durante a narrativa de como um grupo de curadores do Museu do Louvre conseguiram manter, não só a Mona Lisa, mas uma série de obras de arte caríssimas e muito importantes a salvo de incêndios, mofo, umidade e, do maior dos problemas, os nazistas durante toda a Guerra.
Realmente é inspirador como o trabalho de Gerri Chanel foi orquestrado e como as pessoas se unem em causas comuns para, como diria Rose Valland, "salvar um pouco da beleza do mundo".

besillver 16/05/2022

Muito bom para aqueles que se interessam em artes e história. É um livro que mostra as obras de arte do Museu do Louvre incluindo a Monalisa que é meio óbvio por causa do nome do livro né, e oque aconteceu com eles na Segunda Guerra Mundial. Fala sobre os governos da época quando a França foi invadida pelos alemães( acho que foi eles não me lembro ;-;)e coisas do tipo e é muito bom. Recomendo
besillver 16/05/2022minha estante
se falei alguma besteira me corrige por favor !!

Guynaciria 27/06/2019

Salvando Mona Lisa é uma história envolvente, baseada em fatos reais, que relata como os curadores do Louvre e seus auxiliares se empenharam em resguardar essa e diversas outras obras de arte, durante os períodos da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

O livro se inicia com detalhes sobre a criação do Palácio do Louvre por ordem do rei Francisco, para servir de fortaleza e ponto estratégico de proteção contra a Inglaterra, passando a narrar as reformas que ocorreram no prédio e como se iniciou o acervo, sendo o mesmo ampliado por Napoleão Bonaparte, por meio de saques de obras de arte de outros países, em suas conquistas.

Mas a Mona Lisa foi adquirida de forma legitima, e é considerada a obra mais importante do museu, sempre tendo alto grau de prioridade em caso de evacuação, por isso é a única obra que é marcada com 3 círculos vermelhos (forma de classificação de importância).

Importante observar que foram nos períodos de guerra que mais se adquiriram obras para o país, seja através da pilhagem ou do suposto confisco, mas também foi o período que as obras mais ficaram expostas a atos de vandalismo e saques, ou até mesmo solicitações diversas de restituição aos países de origem.

Difícil entender quem realmente tinha direito nesse caso, já que pelo que entendi muitas obras que se encontram no Louvre atualmente foram adquiridas de forma ilegítima, inclusive da própria Alemanha, que estava ameaçando o confisco de todas para serem usadas no grande projeto de Hitler de um enorme museu do fuhrer.

Só posso garantir a vocês que esse livro é uma verdadeira aula de história, contendo uma infinidade de dados interessantes sobre a guerra, suas personalidade, planos, golpes, além é claro de muita informação sobre as obras contidas no Louvre.

Fabio Pedreira 29/06/2019

Salvando a Mona Lisa
[Resenha]

A França sofreu com invasões durante anos e anos, com as intermináveis batalhas que aconteceram na história, mas nenhuma delas foi tão difícil como a segunda guerra. E enquanto as batalhas aconteciam, outras menos conhecidas, mas igualmente tensas aconteciam nos bastidores. Uma delas era em relação a proteção das obras de arte francesas, principalmente as do Louvre.
Anos antes de a Segunda Guerra ser de fato anunciada o museu já se preparava, criando planos de extração de suas obras para evitar que elas fossem destruídas ou saqueadas com a batalha iminente que estaria por vir. O trabalho e a logística para isso era algo enorme. Achar locais apropriados para se guardar as peças, o trabalho de locomover algumas delas que eram enormes e/ou estavam em um estado perigoso para ser movido, além é claro da mão de obra e transporte necessário para isso.
Com a guerra a situação só piorou, pois a escassez de transporte, funcionários - que eram convocados, ou mais tarde demitidos, deportados ou capturados por serem judeus - e comida só pioraram a situação. E se vocês acham que isso era o pior estão enganados. Além de tudo isso, após a tomada de Paris pelos Alemães muitos generais do exército alemão desejavam saquear algumas peças para suas coleções pessoais - incluindo o próprio Hitler -.
Mas existia um homem que foi um verdadeiro mestre na arte de salvar, negociar e até infiltrar espiões no governo alemão. Esse cara foi Jacques Jaujard, diretor dos Museus Nacionais e responsável pelo Louvre. Jaujard conseguia negociar de forma brilhante, evitando a maioria dos planos dos alemães de saquear as obras da França. Muitas vezes ele é seus companheiros arriscaram suas vidas, seja contrariando o alto escalão alemão ou cuidando de obras enquanto bombardeios, incêndios e batalhas aconteciam na porta de onde as obras estavam protegidas.
Salvando a Mona Lisa é um livro incrível. Mostra um outro lado da Segunda Guerra e outros tipos de barbaridades que aconteciam, assim como a coragem e a esperança na luta para salvar um patrimônio. É - com o perdão do trocadilho - uma verdadeira obra de arte.

Leiam.

site: https://www.instagram.com/p/BzTSvyUjElY/

Marcelo H S Picoli 13/07/2021

Que livro!
Impressionante relato da luta para preservar as obras de arte do museu do Louvre, quando Paris foi atacada pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.
Muito interessante (e diferente), ver os relatos da guerra por essa perspectiva.

Oi Bia 03/02/2023

É um livro que foi escrito por uma jornalista, e conta a história, não só da Monalisa, mas outras obras tão valiosas quando ela, de como foram salvas na segunda guerra mundial. É um livro com relatos históricos, então não fique esperando diversos diálogos com personagens.. mas mesmo assim, é excelente. É o tipo de livro que deveria ser obrigatório nas escolas.