Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Zélia Gattai

Resenhas - Jardim de Inverno

Erica 19/02/2023

O entusiasmo e o deslumbre com o regime socialista vão acabando e refletindo na forma de contar a história.
Aqui ela já não brilhou tanto quanto nos primeiros...

Maria Tereza 23/08/2021

Inverno
Jardim de Inverno, que delícia te conhecer!
Esse é um dos livros que nunca pensaria em ler, não fosse a indicação convincente da bibliotecária da minha cidade. Agora não vejo a hora de agradecer a ela pelas noites prazerosas que passei acompanhando essa história leve, divertida e também muito sensata e cheia de dados de realidade.
Zélia e Jorge se aproximaram de mim com senso de humor, se humanizando e se revelando em seus questionamentos e ideais. Achei bastante lúcida a forma como são descritos os fatos e as dúvidas consequentes que pairam sobre todos em tempos tão difíceis.
Pelas reflexões pertinentes e pelos relatos despretensiosos: Obrigada, Zélia Gattai.

Trilha Sonora: Inverno - Antonio Vivaldi

Geysla 08/12/2020

Jardim de Inverno
A escritora Zélia Gattai, saiu do Brasil em 1948 rumo a uma Europa no pós-guerra, para exilar-se na França, com o marido Jorge Amado e o filho João Jorge. Porém em 1950 a família teve que se retirar também do território francês, e foram morar na Tchecoslováquia, no castelo dos escritores tchecos. Zélia mostra seu cotidiano, sempre muito bem frequentado por pessoas muito interessantes, famosas ou não. Também conta das coisas que descobriu da cultura tcheca, e como eram os costumes das pessoas. Durante a estadia no castelo, ela e Jorge também visitaram outros lugares, como a viagem que fizeram até a China acompanhados de Pablo e Matilde Neruda. A segunda filha do casal, Paloma, nasce nesse período. Em 1952, a família retorna ao Brasil.
Zélia Gattai tem uma escrita muito dinâmica, que prende a atenção. Em seus livro é possível se sentir parte da família Amado e suas aventuras.

Neila 04/09/2020

Memórias.
Jardim de inverno é um livro de memórias de Zélia Gattai, mais especificamente do período que ela,Jorge Amado e o filho passaram em Praga.

Giuliana.Fiori 26/04/2020

Um belo relato da vida de Jorge Amado e Zélia Gattai no exílio.
Eduarda 22/09/2022minha estante
É bom gosto de como ela relata os detalhes sobre o frio e a época em que estavam

Laura Regina - @IndicaLaura 09/04/2019

Um livro sobre a Vida Real
Neste livro, como continuação do “Senhora Dona do Baile”, Gattai continua narrando a vida de sua família exilada política na Europa, agora vivendo na Tchecoslováquia, com duas crianças pequenas e sem conhecer a língua local.

Como sempre, uma lindeza as descrições e narrações de Zélia, quando sentimos que estamos conversando e descobrindo sobre peripécias desta senhorinha, seu esposo, filhos e amigos.

É fascinante também saber mais sobre a vida na Europa na década de 1950, principalmente nos países do bloco socialista, suas contradições e belezas. Para entendermos como estas sociedade se entendiam no mundo da Guerra Fria, como acreditavam que era melhor viver.

E como o Brasil mantinha os artistas e políticos que não concordavam com o governo brasileiro eram expulsos, postos a própria sorte num continente estranho.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

Tay 01/09/2018

Biografia
Hoje a nossa personalidade: é escritora, esposo escritor, amada pela Bahia e conta suas memórias durante o período que viveu longe do Brasil.
?Zélia Gattai
?VOCÊ SABIA?
?Jorge foi eleito deputado, porém seu registro foi cassado em 1947. Sofreu perseguições e por isso foi embora do Brasil; exilando na França.
? Zélia não acompanhou Jorge inicialmente, pois João Jorge tinha apenas um mês de nascido.
? Viveram em Paris quase dois anos. Logo depois, foram expulsos do país e tinham 15 dias para deixar a França.
?Durante 16 anos foram proibidos de entrar no país; mas graças o escritor Guilherme Figueiredo, foi revogada nos começos de 1965.
?Viveram em exílio na Tchecoslováquia.
? Com apenas 2 anos João Jorge falava com desembaraço o francês e o português, e começava a falar o tcheco.
?Zélia tinha uma bicicleta azul-celeste, na qual chamava de " Sonho de valsa"
? Foi primeira página do jornal de Londres como " Bela Espiã Russa Desembarca em Londres"
? Quando sua filha Paloma nasceu, achou que fosse aleijada.
? Em 1952, realizou o seu maior sonho conhecer a China.
? Em Janeiro de 1952, Jorge decidira que deveria regressar ao Brasil.
" qualquer regime, seja ele qual for, sem liberdade não passa de uma ditadura "
? Hoje ficamos por aqui, com a história de mais uma mulher, onde podemos também conhecer o outro lado da sua vida. E aproveitando, essa também foi uma leitura bem recente, avalio o livro com uma boa nota.

Celso 19/10/2014

Bom livro de memórias
Já tinha lido um livro de Zélia Gattai e gostei muito do seu estilo, livro de memórias contado de forma suave e despretensiosa.

Este livro me interessou bastante por contar a vida de Jorge Amado no exílio, principalmente na Tchecoslováquia, durante a Guerra Fria.

Bit 14/03/2011

Depois de dois anos de exílio em Paris, Zélia Gattai e Jorge Amado são obrigados a se mudar para a Tchecoslováquia. 'Jardim de inverno' narra os anos de desassossego e aflição, mas também de descobertas intensas, vividos pelo casal entre 1949 e 1952.

Ely Varella - terapias que iluminam 12/02/2010

Sabe aquela amiga que chega para uma visita, e você prepara um café gostoso e dale um papo gostoso onde ela está contando as peripécias de sua ultima viagem? Então esse livro é assim. Zélia contando como se estivesse na sua sala. E você se encantando com suas "aventuras". Gostoso de ler.