A Madona e a Vênus Catarina Muniz

Resenhas - A Madona e a Vênus

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amanda 20/08/2020

Um futuro desconhecido devido a um grande amor do passado!
Eu amo um bom romance de época e já há algum tempo vinha enrolando com ?A Madona e a Vênus? e esse livro me surpreendeu de muitas formas. A própria sinopse me passou uma ideia diferente do desenvolvimento, eu esperava um triângulo amoroso muito mais envolvente do que foi e eu acabei torcendo para um casal em específico.
A história nos apresenta Francesca di Boscoli, uma camponesa de uma cidade interiorana da Itália. Francesca é noivo de seu vizinho, Giane, um jovem trabalhador que alega amá-la, mas após colocá-la em uma situação comprometedora, a deixa sozinha e não tem coragem de assumir sua parte. Sozinha e de coração partido, Francesca parte com pouco mais do que a roupa do corpo, consegue uma carona para Florença e parte sem olhar para trás.
Chegando lá ela enfrenta várias dificuldades e acaba trabalhando em regime escravo em uma taberna. Um dia, ela encontra Vicenzo de Mantovani, um artista em ascensão que se interessa em pintá-la. Devido a seus preconceitos e medos, ela recusa e vai embora, mas após quase morrer por desnutrição, ela lembra do jovem pintor e pede seu auxílio. Assim, Francesca entra na vida de Vicenzo e um ponta do nosso romance está formado.
Vicenzo de Mantovani é um artista em ascensão, mentorado pelo grande Bellini, amigo de outros artistas que estão se tornando grandes como Botticelli e Leonardo da Vinci, ele busca seu espaço. Filho de um comerciante, ele nunca recebeu muito apoio do pai, até que um amigo da família viu um de seus desenhos e o recomendou a Bellini. Assim, hoje ele não é ainda reconhecido, mas consegue alguns trabalhos no ateliê que montou em uma residência cedida por seu pai. Quando vê Francesca, ele sente grande inspiração e apesar de só querer pintá-la, acaba não resistindo a doce e inocente camponesa que sofreu tanto no passado.
Em outra ponta somos apresentados a Alessia Sforza, duquesa de Milão, que é apresentada a Vicenzo por amigos em comum e por indicação do pai dele. Ela se interessa por seus quadros, mas principalmente por sua beleza e o convence a pintar uma obra em seu palácio de Roma. Mesmo sem querer deixar Francesca, Vicenzo parte para esse trabalho que pode significar uma mudança de vida e lá chegando ele se deixa seduzir pelo reconhecimento e admiração de todos. Até que uma farsa é descoberta e ele precisa escolher entre seu amor e dignidade ou seguir as escolhas que fez inconscientemente.
Já deixo claro que eu detestei a duquesa, mulher egoísta, sem propósito e invejosa, apesar de ter tudo, não parou enquanto não teve o que desejava. Já Vicenzo é tão romântico (no sentido ilusório da palavra) que beira a ingenuidade, o que me espanta visto a sua formação. Enquanto Francesca tem uma sina pela sofrência que é impressionante. Eu torci o tempo inteiro por ela, mas muitas coisas acontecem e somos surpreendidos por escolhas e destinos. Eu gostei demais e só não dei 5 estrelas porque achei que algumas pontas ficaram um pouco soltas. Adorei a descrição dos lugares, pessoas e a própria linguagem usada, nota-se muita pesquisa por parte da autora, muito bom mesmo!
Catarina 25/08/2020minha estante
Muito, MUITO obrigada pela leitura, pela avaliação e pelas palavras, Amanda. Fico muito feliz que tenha gostado.

Lana Biase 20/01/2021

A Madona e a Vênus
O livro conta a história de Francesca,uma jovem que vive em San Gimignano onde vive com seu pai e seu 3 irmãos mais velhos. Seu maior desejo é casar com o noivo Giane e viver feliz ao seu lado. Contudo, após uma situação complicada, ela é expulsa de casa pelo seu pai e seus sonhos são destruídos, ela descobrirá da pior forma como é se sentir sozinha, abandonada, tendo apenas a si mesma como amparo. Então aconselhado por seu irmão ela vai embora, pra tentar uma vida, já que pra casa não pode voltar!
Chegando em Florença, a cidade conhecida como o ?berço do Renascimento?, Francesca encontrará humilhação, sofrimento, fome, mas também conhecera o amor Vincenso.
Um jovem pintor, bonito que tem as mulheres aos seus pés, cheio de sonhos.
Ambos irão se apaixonar perdidamente. Mas como na vida nem tudo são flores a vida mis uma vez pregara uma peça na vida de Francesca. E também na vida de Vincenzo após a chegada da Duquesa Alessia Sforza.

* É uma história bem escrita e vc não consegue parar de ler..

Ana Taffy 26/01/2021

História bonita
Gostei bastante do livro, é uma história bonita, mesmo sendo cheia de drama. A Francesca é uma moça inocente tentando sobreviver em uma cidade grande após ter que fugir de casa. Vincenzo é um moço livre, cheio de experiências que se encanta com a beleza e inocência da moça e os dois vivem um grande amor, que é atrapalhado por maldades e intrigas de gente com caráter duvidoso. A escrita é bem fluida e por isso garante uma leitura prazerosa, mesmo com tantos acontecimentos tristes.
É uma história muito bonita, recomendo para quem gosta de romance. A única coisa que não gostei foi a impressão, o papel do livro parece aquele papel de cartela de bingo de igreja.

site: https://www.passeandoemlivros.com.br/2021/01/a-madona-e-a-venus-resenha-do-livro-de-romance-de-catarina-muniz.html

Lendo e Cantarolando 19/01/2021

É bom
O livro é bom, uma história gostosa de romance mas achei que poderia ter dado uma contextualizada melhor, pareceram conflitos atuais e não da época. Tem resenha no meu canal quem quiser conferir - https://youtu.be/zgJR541cPWM

Juliana 06/01/2022

A Madona e a Vênus
Uma leitura que serve para entretenimento, mas confesso que não me prendeu muito. Tanto que demorei para terminar.

Annalisa 29/04/2021

A Madona e a Vênus

Nhée, ainda estou na dúvida de como opinar sobre essa história. É um romance de época, todo o contexto se passa na Itália (Florença, Roma, Toscana...) em 1481. Temos todo o roteiro montado: paisagens singulares, berço do Renascimento, amantes apaixonados, problemas familiares, grandes figuras famosas como Leonardo da Vinci e Botticelli. Mas fiquei com a sensação que tudo foi organizado demais, roteirizado demais, caricaturado demais, sabe?

Francesca é a personificação da mocinha tonta, nascida e crescida nas cidades do interior, não sabe ler e nem escrever, só teve um único amor de infância e está prestes a se casar com ele quando toda a reviravolta na história acontece, extremamente ingênua, nada sabe sobre a vida, personalidade nada destacável, parece que estava pedindo para ser enganada, rs

Por outro lado temos Vincenzo que era para ser o mocinho da história, porém não consegui sequer soltar um suspiro por ele, não verdade não consegui nem sequer formar uma imagem mental dele de tão esquecível que ele é.

O envolvimento e nascimento do romance dos dois acontece e você nem percebe, quando vê já estão pelados na cama (oi?), e fiquei aquela sensação de que você gostaria mais de tentar se envolver no amor dos dois, de sentir um pouco mais o que eles estavam sentindo, e criar uma ansiedade e expectativa por eles, mas não dá tempo, a história precisa a correr e acontecer, e fica só por isso mesmo. Existe uma leve química entre eles, mas não consegui me conectar com a historia, a todo instante parecia que estava lendo mais um roteiro de como um romance de época deveria ser do que lendo a própria história em si.

Para fechar o triângulo amoroso, que na verdade não é triângulo nenhum, temos a entrada da Duquesa Alessia, já aparece destilando ódio e rancor de graça, e você sequer consegue sentir raiva dela por simplesmente não fazer sentido nenhum toda aquela arrogância sem motivo, outra caricatura pronta, na certa precisávamos de um vilão para impedir o amor dos pombinhos, e ela foi feita moldada nesse arquétipo e pronto.

Preciso deixar então uma observação que por mais que eu não tenha me conectado nada com a história, é um livro leve e de rápida leitura, bom para quem quer passar um tempo e não gastar neurônios, foi quase um final à la Romeu e Julieta, mas que no fim acaba não dando tão errado assim. É perceptível que a Catarina Munis realizou uma grande base de pesquisa e informações, todos os lugares citados, as descrições, a escrita e diálogos "condizem" com a época, todos os famosos introduzidos na história (Da Vinci, Botticelli, Ghirlandaio, Pico della Mirandola, os Médicis, etc.) realmente deveria está nessa época rodando por essas cidades italianas (sim, eu fui pesquisar as datas de nascimento e morte deles para ver se todos esses famosos realmente viveram na mesma época, rs e inacreditavelmente eles estavam todos juntos andando pela Terra e nas mesmas cidades, talvez por isso essa época a arte e cultura ficou tão em destaque.

"[...] todo artista necessita ter a habilidade de desvendar mesmo aquilo que ele ignora. Saber enxergar além da íris de cada olhar. Saber ouvir o que o outro não diz. Conseguir ler o que nem sequer foi escrito. Todo artista é na verdade um explorador... Um pioneiro, um desbravador! Alguém que se atreve a ir até os confins da própria alma. Um artista nunca tem respostas. É um devotado ouvinte do inaudível e um observador do invisível."

@escritadecabeceira_ 09/04/2021

A Madona e a Vênus, nos traz um romance de época, que se passa em 1481, na belíssima Florença!

Francesca, é uma moça recatada, mas pelas insistentes investidas de seu noivo, acaba sendo flagrada aos amassos por seu pai!

E em meio ao ódio, negou abrigo a sua filha, a expulsando de sua casa e também queimando suas coisas!

Perdida e sem rumo, ela necessita tentar recomeçar em uma nova cidade, mesmo sem conhecer ninguém, possui, apenas, suas habilidades para oferecer em troca de um abrigo e de alimento!

Mas, logo Francesca percebe como é tratada com desdém, e precisa evitar as investidas de outros homens que a falta com respeito!

Sendo mal alimentada e descansando pouco, Francesca logo adoece, e se encontra fraca e desnutrida, novamente sem rumo, sua sorte parece mudar quando conhece Vincenzo!

Um jovem pintor que deseja retrata-lá, e parece ser uma alma boa, que realmente quer ajuda-lá!

Com a convivência, estabelecem uma relação de confiança, e Francesca acaba se entregando a ele, mas o que eles não esperam é que se apaixonem!

Mas, esta relação esta fadada ao fracasso, ainda mais quando uma Duquesa começa a interferir, e prometer realizar os grandes sonhos desse aspirante a pintor!

Separados por ela, Vincenzo esta em Roma a trabalho, mas Francesca se sente desamparada sem receber notícias de seu grande amor!

Enquanto Vincenzo, se encontra sem saída, arriscar a chance de sua como pintor, e finalmente, ter seu grande reconhecimento, ou arriscar perder o amor de sua vida!

Em meio a mentiras e falsas promessas, este casal precisará de mais do que, apenas, amor, para que provem que de fato desejam ser o parceiro da vida um do outro!

Uma história envolvente, que te emociona!

site: www.instagram.com/escritadecabeceira_

Lilian 19/03/2021

Com certeza e um livro de leitura rápida e leve...tem toda aquele clichê de romance, da mocinha sofrida e tal...vale para passar o tempo.

Juliana 13/08/2021

A Madona e a Vênus
A Madona e a Vênus é uma história tão bem escrita que me fez parar algumas vezes para pesquisar se os fatos eram reais ou não.
O livro conta a história de Francesca e Vincenzo e se passa em Florença no ano de 1481.
Francesca é uma menina que se vê expulsa de casa pelo pai e fica sem rumo, pois nunca conhecera outro lugar que não fosse San Gimignano. Sem outra opção, acaba pegando carona e andando quilômetros até parar em Florença. Na nova cidade, parte em busca de um emprego e um lugar para ficar. Nesse meio tempo, enquanto tentava se adaptar à nova vida, acaba conhecendo Vincenzo, um pintor em início de carreira que resolve chamar a bela Francesca para ser modelo de suas obras.
Mini SPOILER! *Entre idas e vindas da história, o final de incomodou um pouco, afinal o personagem tinha tanto talento e paixão pela arte que acho que dava sim para ter continuado.*

Quem gosta de romance de época vai adorar conhecer um pouco desse romance italiano escrito por uma brasileira.

Por fim, adorei a história. Fiquei com aquele vazio que dá quando terminamos um livro e temos que deixar os personagens para traz.
Catarina 26/08/2021minha estante
Juliana, muito obrigada pela leitura, e especialmente por suas palavras generosas. Fico feliz que o livro tenha lhe tocado. Mil Beijos!

Giulietta 13/04/2022

A Madona e a Vênus
A história acontece na Itália renascentista, narrando o romance do artista Vincenzo e da camponesa Francesca, que por obra do destino acabam se encontrando. Vincenzo deseja se tornar um artista famoso, e por conta disso entra em situações desagradáveis que o separam de Francesca. A garota, deseja apenas paz e tranquilidade depois de tanto sofrimento em sua vida. Com o passar do tempo e das circunstâncias, eles vão perceber que o amor que sentem um pelo outro não é frágil.

ESSE LIVRO É PERFEITO. É como dar uma volta por Florença, a riqueza de detalhes dos ambientes, os diálogos e expressões em italiano que me fizeram buscar o tradutor para entender, tudo nos faz sentir como se estivéssemos na Itália. Além disso tem as excelentes referências a arte italiana, incluindo pinturas e a arquitetura.

É uma leitura leve e gostosa, com os acontecimentos marcantes e envolventes que te prendem até a última página, na esperança de saber o desfecho. É sim, um clichê de romance, porém aqueles gostosos que deixam o coração quentinho.

O desenvolvimento dos personagens é muito bom, nos faz chorar, sorrir e ter raiva cada um, dependendo do momento. Particularmente, achava que ia ser sobre um poliamor, o que me decepcionou um pouco, porém o desenvolvimento do romance foi bom a altura.

Enfim, recomendo demais pra quem quer sair da ressaca literária mas também se divertir e se apaixonar por um livro que surpreende a cada página com reviravoltas impressionantes.

??SPOILER??
Posso dizer que amei o livro também porque a filha do Vincenzo e da Francesca no final é parecida demais comigo. Giulia, de olhos verdes e cabelo escuro (Catarina me chama pro live action) ?
Catarina 15/04/2022minha estante
Resenha linda de viver!!! Obrigada Giulia, pela leitura e pelas palavras. Significam muito pra mim! E já tá contratada pro filme! Netflix, chega aqui! XD

Aline Picanço @livrosesinopses 17/06/2020

Um romance
"A Madona e a Vênus" foi o meu primeiro contato com a escrita da Catarina e me surpreendi muito. Gostei bastante de todo o enredo em que se passa a história, que é em 1481, Florença/Itália, época do renascimento cultural italiano.

Confesso que fiquei com o coração na mão em determinadas situações em que a nossa protagonista passa durante a história do livro.
Nossa protagonista é bem determinada e guerreira. Passou por muitas provações, mas não desistiu em nenhum momento.

Já Vicenzo é um jovem sonhador, e por causa disso não percebe quando tem pessoas que querem se dar bem as suas custas. Talvez por isso, eu tenha ficado com raiva dele em alguns momentos da trama.

A trama começa em San Gimignano, local onde nascerá Francesca. Francesca é uma jovem camponesa e muito apaixonada por seu noivo Giane Donato. Os dois se conheceram ainda na infância e moravam muito próximos.

Por causa das atitudes impensadas de Giane, que invadiu o quarto de Francesca e acabou colocando os dois em uma situação constrangedora, embora nada tenha ocorrido, o pai de Francesca a expulsa de casa sem dinheiro e sem os seus pertences.

Sem ter para onde ir e a quem recorrer, Francesca parte para Florença, e por total sorte, se é que pode dizer assim, ela consegue abrigo e comida em uma taverna, em troca de trabalho. Mas a vida na taverna não será nada fácil, e por conta de uma mal alimentação, noites mal dormidas, Francesca fica doente e muito debilitada.

Francesca possui uma beleza diferente e chama a atenção de um jovem pintor, Vincenzo, que faz uma proposta para ela visitar seu ateliê e ser a sua musa.

Em um primeiro momento Francesca recusa o convite, mas após ser expulsa da taverna e sem ter a quem recorrer, Francesca procura Vincenzo e aceita a oferta de ser a musa dele, em troca de dinheiro e um teto para morar.

O romance entre os dois surge aos poucos, com a convivência. Mas essa relação está prestes a romper com o surgimento da duquesa de Milão, Alessia Sforza, que faz uma proposta irrecusável a Vincenzo e este acaba aceitando e vai para Roma deixando Francesca sozinha, na expectativa de que irá retornar.

Muitas coisas irão acontecer em Roma e por conta de vários mal-entendidos e pela maldade das pessoas, o casal poderá se separar. Será que os dois vão conseguir ficar juntos?

O nome do livro faz referência a um dos quadros que Vincenzo pintou naquela época. Essa capa é maravilhosa, o que já chamou a minha atenção, e a leitura foi muito prazerosa. Conhecer um pouco mais sobre a Itália renascentista e ver o cuidado que a Catarina teve ao acrescentar palavras em Italiano, deu um toque especial a trama.

Super indico a leitura do livro "A Madona e a Vênus" para quem quer conhecer um romance de época que se passa na Itália.

site: www.instagram.com/livrosesinopses
Ihanna (@paginaspelomundo) 17/06/2020minha estante
Amiga tô lendo ele sabe. A história parece der interessante, mas não tô conseguindo me envolver 100% na leitura, tanto que ainda tô na página 60.. mas quero terminar, quero saber como a história da Francesca e do Vicenzo vai terminar

Catarina 30/06/2020minha estante
Olá Aline! Agradeço a leitura e indicação do meu livro e fico muito feliz que tenha gostado. Suas palavras significam MUITO pra mim.

Thalita.Romolu 15/05/2021

Recebi o livro pelo clubeskoob, mas romance, realmente não é meu estilo literário.
Apesar de ser uma leitura rápida, sem enrolação, não consegui me apegar aos personagens. As cenas hot achei desnecessárias. E algumas palavras em italiano, soltas no meio das falas, me pareceram sotaque de novela das 8.
Pra quem curte um romance, vale dar uma chance ao livro, principalmente por ser de uma autora brasileira.

Joyce 11/01/2021

Gostei bastante, o livro te faz querer ler para descobrir o desenrolar da trama!

1 | 2 | 3 | 4 | 5