Revolution

Revolution Jennifer Donnelly

Resenhas - Revolution

Danny 04/01/2018

From Roses blood , lilies grow
Um dos livros mais maravilhoso que já li, encontrei ele em winnipeg por 3$, enquanto eu vasculhava a livraria esperando meu café na Starbucks. Me arrependi muito de ter demorado tanto pra ler. 3anos?
Ótima história, bem desenvolvida, uma imersão na revolução francesa, uma volta a França do século 18 e um passeio na franca do século 21. Além da música, a história do por trás das influências musicais
Uma volta ao passado, a autora consegue fazer com quer mergulhemos na história do diário, sentimos as angústias das personagens, ambas, são duas.
Andi, garota do século 21, e Alex garota do século 18.
Alex está na franca durante os anos que antecederam a revolução francesa e durante o movimento e está narra sua jornada num diário, contando sua história.
Ano que está passado por problemas, cercada pela dor, perda, depressão, acha o diário d eu andi e se senti hipnotizado pela história de Alex, que se parece tanto com a andi, ela lê o diário, tentando descobrir o que acontencue com Alex, esperando pelo final final feliz dela e andi acaba fazendo uma descoberta histórica e mal sabe ela que Alex vai salvar andi de si mesma.

Nii. 16/06/2011

"Life’s all about the revolution, isn’t it? The one inside, I mean. You can’t change history. You can’t change the world. All you can ever change is yourself."

Esse livro foi mais um que assim que chegou corri para começar a leitura. Desde que eu li a sinopse eu fiquei curiosa sobre a idéia do livro. Ainda não tinha lido nada da autora, mas já tinha ouvido bastante sobre os livros dela... Livros como “The Tea Rose” (“O Chá do Amor aqui no Brasil) e o YA “A Northern Light” (que já está entre os meus desejados) são super aclamados pela crítica e agora depois de ler “Revolution” eu posso entender o ‘porquê’.

O livro trás a história de duas garotas. Que apesar de partilharem anseios, medos e várias outras coisas estão separadas por séculos. Andi, no presente, é uma garota que tem uma boa posiçao social (Um pai que ganhou um Nobel!), mas uma família desestruturada pela ausência do pai e principalmente depois da morte do irmão, Truman. Diante dos problemas, Andi acabou se tornando uma pessoa fechada, mau humorada e reduzindo seu mundo a música. Fora seu professor, Nathan e o seu melhor amigo, Vijay ela não é de se relacionar muito. Já Alexandrine (ou apenas Alex) Paradis, que viveu na França revolucionária, se esforça para viver em meio às mudanças da revolução e literalmente como o “pão que o diabo amassou” (não tem frase melhor).

Por não está indo tão bem na escola e precisar escrever sua tese final o pai de Andi a leva em uma viagem para Paris (quero receber esse ‘castigo’ também). Ela ficará hospedada na casa do amigo do seu pai, G, que é um grande estudioso da revolução francesa. Inclusive ele e o sei pai estão trabalhando juntos para identificar se o coração que data do período da revolução é realmente de Louis- Charles. (o que realmente aconteceu) E é lá na casa de G e Lili que Andi encontrará o elo entre ela e a frança revolucionária, um diário escrito por uma jovem, Alexandrine. A história dela vai ser tornar uma verdadeira fixação para Andi.

‘The pages you now hold in your hands are no Fiction.’ Pg 107

E ao lado da pesquisa para sua tese sobre o músico Amadé Malherbeau, Andi vai decobrir um outro lado da revolução aos olhos de Alex e com esse olhar na vida de Alex acabar mudando a visão que ela tem da sua própria vida.

O Livro é incrível, mas tem que gostar de ficcção histórica e está preparado para uma leitura densa e que deve ser apreciada, nada de correr. Eu leio super rápido, mas tive que fazer algumas paradas longas antes de continuar a leitura. Mas vale muito a pena. A divisão do livro em “inferno”, “purgatório” e “paraíso” foi genial. As inúmeras referências tanto a música clássica ( Bach, Beethoven...) quanto a contemporânea(Led Zeppelin, Coldplay, Radiohead...) Toda a história da Alex em forma de diário também. Esse é um livro daqueles YA que além da problemática que todos nós estamos acostumados a ver no gênero tem conteúdo. Música e História preenchem as páginas e até a forma que a autora tratou os “clichês YA’s” tornou o livro diferente.

Tem romance, mas não é meloso ou melodramático. Existem as dificuldades de relacionamento e os problemas na família, mas estes foram tradados da forma mais real possível, nada de viverão felizes para sempre e só.
Os personagens são incríveis. Até mesmo os coadjuvantes são maravilhosos. Por exemplo, o Vijay, eu rir muito das ligações entre ele e a Andi, e lógico, a mãe dele que sempre vinha reclamar do porquê dele está perdendo no telefone tempo no lugar de estudar. Ela me lembrou a mãe do Howard de “The Big Ben Theory”. Também amei o Virgil, o par romântico da Andi, ele é a coisa mais fofa do mundo!

"Who knew that listening to a guy sleep could be so much deeper than sleeping with a guy."
{os momentos entre ela e o Virgil são únicos. Maravilhosos. Nada clichê}

Um livro completo, sem dúvida. Um livro com conteúdo. Se você gosta de “YA’s” e quer um livro que vai além dos conflitos que o gênero aborda, “Revolution” é a opção!

mais em:http://fazparte-ni.blogspot.com/
RH 22/02/2012minha estante
Ótima resenha, se meu inglês fosse bom leria o livro.

Nii. 09/03/2012minha estante
Obrigada =)