Homens e Deuses

Homens e Deuses Rex Warner

Resenhas - Homens e Deuses

julia5110 10/01/2024

Nós somos deuses ou a sua criação?
É o primeiro livro de mitologia grega que trousse aqui, mas tenho que admitir que é um dos meus vícios. O livro é muito bem escrito, com traduções de nomes para romanos, para quem não curte tanto ou vai ser o primeiro livro de mitologia grega, indico ver alguns vídeos sobre antes e ler um outro livro que vai ser minha próxima resenha, ele e mais leve, didático e curto para um iniciante nesse gênero.
O livro trás historias clássicas que vai ser didático por conter um dos primeiros mitos da mitologia. Se você já tem interesse no tema e leu outros livros sobre, pode se tornar repetitivos, porque provavelmente alguns mitos você já vai ter visto!!

- Jully

Andreia Santana 17/10/2011

Um eficiente manual para não iniciados em mitologia
Homens e Deuses, de Rex Warner, é um ótimo livro para introduzir os não iniciados na complexidade e riqueza da mitologia grega, mas pode decepcionar um pouco aquele leitor mais exigente e que tenha conhecimento aprofundado do tema. No entanto, mesmo os mais experientes, encontram um certo prazer em reler as histórias narradas com grande competência e fluidez pelo autor. Sua prosa avança página por página, sem tropeços e obstáculos, com a força de um rio, livre, transparente e sem juncos para nos amarrar às margens.

Algumas das lendas recontadas no livro são velhas conhecidas, como as de Teseu e o Minotauro, Perseu e a Medusa, Hércules e seus doze inglórios trabalhos, ou as infelicidades vividas pelo desventurado Édipo. Não faltam ainda as histórias de Narciso, Perséfone e seu rapto por Hades, o deus do submundo; Dédalo e Ícaro ou mesmo a lenda de Aracne (uma das minhas favoritas). No final do volume, há ainda um pequeno glossário, onde os nomes dos heróis e dos deuses aparecem nas suas formas tanto grega quanto romana.

O que mais chama atenção neste pequeno volume de pouco menos de 300 páginas é a capacidade de Rex Warner de se encantar com as lendas que reproduz, daí, o livro ganhar pontos no quesito estimular o leitor: é sempre mais fácil ler algo que foi escrito quando o próprio autor também estava se divertindo ao escrever.

Talvez, numa visão mais crítica, falte um pouco mais de detalhamento nas histórias. Mas, o poder de síntese deste escritor pode ser um ponto a favor para aqueles leitores que não gostam ou não conseguem se concentrar em textos muito longos ou tramas muito intrincadas. Esse recurso ajuda ainda aos leitores mais novos, adolescentes, que começam a tomar contato com a mitologia de uma forma mais prazerosa do que nos compêndios de História Geral da escola.

Rex Warner, nascido na Inglaterra no começo do século XX, em 1905, além de escritor, foi um eminente tradutor de grego e latim, além de especialista nos textos clássicos antigos. Apesar do currículo notável, Homens e Deuses não é um livro pedante. A linguagem do autor está longe de ser didática em excesso ou mesmo carregada de academicismos.

Visão mágica do mundo – A maneira peculiar como os antigos explicavam a vida e os fenômenos da natureza mantêm sua força nas páginas de Homens e Deuses. A sabedoria intuitiva dos mais velhos, a audácia e a coragem dos mais moços com seus apaixonados e destemperados atos de heroísmo, os caprichos dos voluntariosos elementos, dominados cada um por um deus que tinha mais de humanidade do que de divino em sua essência, tornam a mitologia grega tão fascinante ao longo dos séculos.

O mais interessante ao ler um livro como este é traçar paralelos e perceber que muito do que é feito hoje em dia, na chamada mitologia moderna, que inclui, por exemplo, Harry Potter e outras histórias contemporâneas, bebe na fonte dessas velhas lendas contadas ao pé do fogo, na aurora do tempo. Por sua simplicidade, Homens e Deuses bem se parece exatamente com isto: uma noite de histórias contadas sob a luz de uma fogueira.

Duda015 17/08/2022

É um ótimo livro para quem gosta de Mitologia Grega. Contendo várias histórias incríveis, citando alguns deuses gregos e contando histórias de mortais que sofriam ou eram ajudados pelos deuses a conseguir certas coisas.
Mas pode ser um pouco decepcionante, para quem espera histórias apenas de grandes deuses e suas conquistas.