Pesadelos e Paisagens Noturnas II

Pesadelos e Paisagens Noturnas II Stephen King...

Resenhas - Pesadelos e Paisagens Noturnas - Vol. 02

1 | 2 | 3 | 4

Rosangela Max 20/07/2021

Bom, mas bem abaixo dos outros livros de contos do autor.
Os contos deste volume são OK, não são tão interessantes quanto os do primeiro volume. Mas, mesmo assim, recomendo a leitura porque, na minha humilde opinião, não existe conto ruim de S.K.
O meu preferido aqui foi ?A Casa de Maple Street?.
Joao 20/07/2021minha estante
Nossa, concordo demais. Nem se compara com o volume I e muito menos com os outros volumes de contos que ele lança rsrs. Nesse volume gosto em particular de Crouch End e de As pessoas das dez horas.

Rosangela Max 20/07/2021minha estante
Verdade! Mas, pra quem é fã, o que autor publicar a gente lê. Só assim pra fazermos essas comparações, né? ??

Joao 20/07/2021minha estante
Exatamente Rosângela!! E o King tem muita coisa boa. Adoro os contos dele e a maioria dos romances.

Pedro Sucupira 12/01/2021

2021 LIVRO 2 - Pesadelos e Paisagens Noturnas II, Stephen King.
Originalmente, esse livro de contos desse famoso escritor de terror, ficção sobrenatural e suspense, foi publicado em apenas um volume. Na edição brasileira, optou-se por publicar em dois volumes, e todos já sabemos a resposta para isso – money, money, money...

Em Pesadelos e Paisagens Noturnas II, nem todos os contos têm essa pegada de terror e suspense. Aqui conhecemos outro lado de Stephen King, mais pessoal, vulnerável, real e menos fictício e isso, por si só, mereça toda nossa atenção.

Na introdução, na qual Stephen King descreve um pouco da sua vida, eu já fui cativado. Conhecer esse lado pessoal de um grande autor é fantástico. Aqui eu deixo uma parte dessa introdução que resume a minha vida como leitor e me deixou emocionado:

“O que é bem escrito, as boas histórias, são o precursor da imaginação e, creio eu, a finalidade da imaginação é nos proporcionar consolo e proteção em situações e passagens da vida que, de outro modo, seriam insuportáveis. É claro que só posso falar por minha própria experiência, mas, para mim, a imaginação que tantas vezes me manteve acordado de pavor quando criança me fez, como adulto, vencer alguns encontros terríveis de dura realidade alucinante.”

Eu acho difícil ter que avaliar um livro de contos. Alguns contos nós amamos e outros nem tanto, o que é normal. Mas uma coisa deve ser exaltada nesse livro de SK, todos os contos, não importa a temática, são muito bem escritos.

King escreve cenas de suspense com uma maestria sem igual. Quem é fã já conhece. Eu já iniciava cada conto com a expectativa de um plot twist inesperado, e todos os meus anseios foram atendidos. Até os mais simples me surpreenderam pela simplicidade. Alguns são de arrancar o fôlego, me deixaram tenso do início ao fim – Desculpe, Número Certo, Crouch End e Estação Chuvosa. Outros possuem um tom de suspense, porém mais leves – O Caso do Doutor, A Casa da Rua Maple, As Pessoas das Dez Horas e A Quinta Quarta Parte.

Meu Cavalinho Bonito e Abaixe a Cabeça foram os que menos me cativaram, o que não os exclui de serem lidos.

Se a intenção do autor era de mostrar outras perspectivas de sua escrita e de suscitar em nós sentimentos diversos, essa foi alcançada com sucesso. Espero que mais contos de SK sejam publicados soon.

Publicado originalmente em pedrosucupira.com
Vanessa.Cristina 06/02/2021minha estante
Despertou vontade de ler.

Pedro Sucupira 07/02/2021minha estante
Super indico Vanessa. ;)

Francisco 27/03/2021

Muitos pesadelos...Cthulu, sapos, homens-morcego, fantasmas e lançamentos de foguetes
Esse é a terceira antologia de contos de Stephen King desde "Tripulação de Esqueletos" (1985), vindo a ser publicada em 1993, incluindo uma novela, um ensaio e um poema. Dentre tais histórias:

ESTAÇÃO CHUVOSA (Rainy Season)
O jovem casal John e Elise Graham vieram de St. Louis e alugaram uma casa de fazenda em Hempstead Place, a oito quilômetros da pequena cidade de Willow, no Maine. Eles são avisados por moradores locais de que a cada sete anos no dia 17 de junho (inclusive anos bissextos) ocorre a "Estação Chuvosa" durante a madrugada, uma chuva de sapos que possuem dentes e são violentos. O casal não acredita, mas verão que isso lhes trará graves consequências.

MEU CAVALINHO BONITO (My Pretty Pony)
Nos anos 1960, Clive passa um tempo com seu avô George Banning, que está em seus últimos dias de vida em sua propriedade em Troy, Nova York. Enquanto fuma cigarros conta ao garoto o quanto o tempo passa devagar em alguns momentos da vida e ao tempo ele o chama de "Meu Cavalinho Bonito".

DESCULPE, NÚMERO CERTO (Sorry, Right Number)
Esse é escrito no formato de um roteiro. Katie Weiderman está falando ao telefone com sua amiga Lois quando alguém liga chorando pedindo ajuda. Katie imagina que seja sua irmã Dawn e decide ir ajuda-la e para tanto leva seu esposo Bill, um famoso escritor de novelas de horror. Posteriormente verificam que Dawn não lhes ligou.

AS PESSOAS DAS DEZ HORAS (The Ten O'Clock People)
Em Boston, Brandon Pearson trabalha no The First American Bank. Passa então a ver em algumas pessoas com cargos importantes com troncos normais e cabeças de monstros semelhantes a morcegos, homens-morcego e mulheres-morcego: seu chefe, alguns colegas de trabalho e o próprio vice-presidente dos Estados Unidos. Pearson denomina os fumantes "As Pessoas das Dez Horas", devido à sua costumeira pausa do trabalho para fumar às dez horas. O misterioso Duke Rhinemann o acalma e o leva a um grupo onde há outras pessoas que conseguem ver as pessoas-morcego, o que está relacionado aos seus hábitos de fumante. Mas uma surpresa o aguarda.

CROUCH END (Crouch End)
No distrito de Crouch End, em Londres, os policiais Ted Vetter e Robert Farnham estão em um plantão noturno na delegacia quando Doris Freeman, uma turista americana de origem paquistanesa denuncia o desaparecimento de seu esposo Lonnie após ser atacado por um monstro com tentáculos nas ruas de Crouch End enquanto caminhavam até a casa de um amigo. Esse conto possui explícita referência à Howard P. Lovecraft, o reinventor das histórias de terror do início do século XX.

A CASA DA RUA MAPLE (The House on Maple Street)
Na cidade de Titusville, Indiana, os quatro irmãos Bradbury (Trent, Laurie, Melissa e Brian) veem a violência e negligência de seu padrasto Lewis Evans com sua mãe Catherine. As crianças descobrem que a casa está pronta para lançamento como um foguete após encontrarem aparatos aeroespaciais no porão. Então planejam prender Lewis na casa no momento do lançamento.

A QUINTA QUARTA PARTE (The Fifth Quarter)
O criminoso Jerry Tarkanian busca vingança pela morte de seu amigo de prisão Barney por seus amigos de crime Sargento, Keenan e Jagger após roubarem um carro forte e enterrado o dinheiro na região litorânea de Carmen's Folly. Cada um dos criminosos tem o pedaço de um mapa indicativo do local onde está o dinheiro roubado.

O CASO DO DOUTOR (The Doctor's Case)
O inspetor Lestrade leva Sherlock Holmes e Watson a uma cena de um crime onde do rico Lorde Hull foi assassinado após ter lido seu novo testamento para toda sua família. Holmes deverá utilizar seus dons investigativos para elucidar esse crime.

O ÚLTIMO CASO DE UMNEY (Umney's Last Case)
Nessa novela acompanhamento o investigador particular Clyde Umney que se passa em Los Angeles durante os anos 1930. Ao acordar uma manhã e sair para o local onde trabalha, percebe que toda a sua vida está "desmoronando". Seu amigo Peoria Smith, um jovem jornaleiro cego tornou-se rico quando sua mãe ganhou na loteria em Tijuana e poderá voltar a enxergar ao realizar um processo cirúrgico, mas irá embora. O local onde Umney fazia suas refeições diárias, o Blondie's fechou. Por fim e para piorar, seu velho amigo ascensorista Vernon Klein está se aposentando devido a um câncer e Candy Kane, sua secretária e namorada o abandonou. Em seu escritório, Umney recebe a visita de seu criador, Chandler utilizando outro nome, o que se sucede uma discussão entre ambos e o autor faz com que Umney acorde no ano de 1994 em um mundo totalmente diferente do que está acostumado a viver: violento e com muitas doenças. Chandler toma sua vida nos anos 1930 e passa a viver sua ilusão.

ABAIXE A CABEÇA (Head Down)
Nesse ensaio, há uma série de jogos de beisebol em que Owen King joga no Bangor West Side afim de decidir qual time participará da Liga Juvenil do Distrito 3 de 1989.

AGOSTO NO BROOKLYN (Brooklyn August)
Poema sobre alguns aspectos do Brooklyn durante o mês de agosto.

Avaliar um livro de contos é tarefa deveras difícil, pois há alguns bons e outros não tão bons assim. Os que mais gostei foram "Estação Chuvosa", "Desculpe, Número Certo", "As Pessoas das Dez Horas", "A Casa da Rua Maple" e "Crouch End". Os que menos me agradaram foram "Meu Cavalinho Bonito" e "O Caso do Doutor". Apesar de seus altos e baixos, essa não é uma leitura ruim, mas há livros de contos de King melhores como "Sombras da Noite" e "O Bazar dos Sonhos Ruins".

Instagram: @leitor_eduardo 25/07/2022

Pesadelos E Paisagens Noturnas II
- Título: Pesadelos E Paisagens Noturnas II
- Autor: Stephen King
- Ano: 1993
- Nota: 1/5

1.Estação Chuvosa: um conto que narra sobre uma chuva de anfíbios. Não deu medo. E a idéia central não faz muito sentido pra mim.

2. Meu Cavalinho Bonito: a breve narrativa de um avô que dá instruções ao seu neto sobre a passagem do tempo. Nada de extraordinário nem assustador nem angustiante.

3. Desculpe, Número Certo: um conto em formato de script de TV. Não é a primeira vez que eu leio algo nesse formato e não curto. É estranho ver algo com uma ideia brilhante sobre contatos telefônicos ser estragada pelo formato de texto de Script para TV. Não gostei do conto, de um modo geral, apenas a ideia central que é interessante.

4. As Pessoas Das Dez Horas: que conto ruim. Nunca li nada tão viajado. Pessoas que se transformam em morcegos mutantes e convenções desses bichos? Achei o conto um saco de parágrafos desconectados e incoerência. Um dos piores contos que já li na vida.

5. Crouch End: não curti muito este conto. Não há nada interessante nele e você se sente perdido com tantas informações sobre as ruas de Londres.

6. A Casa da Maple Street: até agora o conto que eu mais gostei. Bem escrito, amei o enredo, dava um bom romance, e é bem viajado estilo clássico de Stephen King. Eu amo quando ele coloca crianças no centro da história. Acho que esse conto dá muita abertura para temas como relacionamentos tóxicos, alienação parental e violência contra crianças.

7. A Quinta Parte: não curti muito este conto. Não há nada interessante nele e você se sente perdido. Eu nunca li nada tão ruim.

8. O Caso do Doutor: um conto muito ruim sobre Sherlock Holmes. Muita informação, muitas falas, não entendi o enredo e você acaba se perdendo.

9. O Último Caso de Umney: a ideia central é bem confusa... O conto começa interessante, mas depois se enreda numa teia de vários personagens e você acaba perdendo o fio da meada. Não entendi bem o que SK quis dizer com este conto, pra mim foi bem confuso esse lance de Deus, escritor inventado por um ser, criança preta cega vendedora de jornal, personagens aparecendo do nada e voltando para la... nota zero.

10. Abaixe a cabeça: é apenas um ensaio, tipo um diário, não é um conto, é bastante sem graça e para quem não entende de 'basebol', não fará sentido nenhum. Muito ruim.

11. Agosto no Brooklyn: é apenas um leve pequeno conto sobre o tema anterior dedicado a alguém importante.

12. O Mendigo e o Diamante: repaginação de um conto indiano. Legalzinho.

1/5

#PesadelosEPaisagensNoturnasII
#LiteraturaEstrangeira
#StephenKing

Andrea 16/02/2022

Que pesadelo, viu....
Demorei para ler, os contos são chatos, nada "arrepiantes", enfadonhos, com um tipo de escrita do King que não parece o King. Um ou outro acabam se salvando, como "Desculpe, número certo" ou o da chuva, mas o resto....nossa...

Mick 01/07/2013

Pesadelos e Paisagens Noturnas Vol II - "Ótimo, bom e ruim num mesmo livro!"
Pesadelos e Paisagens Noturnas Vol II é o segundo e último volume dessa coletânea de contos de Stephen King. Esse livro é composto por 13 contos, e posso dizer que, apesar de ter ótimos contos, o primeiro volume é de longe melhor que esse segundo livro!

o primeiro conto: "Estação Chuvosa", conta a história de um casal que resolve passar umas férias na cidade de Willow, Maine. Alguns habitantes tentam avisar-lhes que logo uma "estranha chuva" que acontece de sete em sete anos vai cair. O casal não acredita e resolve seguir em frente assim mesmo… É um conto mediano, poderia ter sido melhor.

A segunda história "Meu Cavalinho Bonito" é um conto filosófico em que um velho tenta ensinar ao seu neto os segredos do tempo, agora que sabe que o seu próprio é curto. Se não fosse prolixo, apesar de não ser terror ( tema central do livro), até que seria bom, mas, considero um conto fraco.

No terceiro conto "Desculpe, Número Certo" uma mulher recebe uma estranha ligação que se transforma num mau presságio e se constitui em esforços para que o pior não aconteça à sua família. No início eu não estava gostando dele, principalmente pelo formato: "Script de cinema", mas no decorrer das páginas acabei gostando! É uma boa história!

O quarto conto: "As Pessoas das Dez Horas", essa foi uma boa história! Stephen King aborda nesse conto o mundo está sendo invadido por uma estranha forma de vida que somente as "Pessoas das Dez Horas" são capazes de identificar. Nessa história o protagonista se depara com algo assustador... Muito interessante, só não foi ótimo porque achei que em alguns trechos SK tornou a história um tanto prolixa, se prendendo a fatos desnecessários...

Quinto conto: "Crouch End": uma mulher desesperada chega à polícia londrina dizendo que ela e seu marido se perderam no subúrbio de Crouch End, onde coisas sobrenaturais aconteceram... Ela narra sua história, pedindo ao mesmo tempo por ajuda para encontrar seu esposo. Será que os policias acreditarão nela? Na minha opinião, o melhor conto até agora! Eu tinha uma espectativa muito grande sobre esse conto, pois já o tinha assistido na série de tv: Nightmares and Dreamscapes: From the Stories of Stephen King e gostado muito! Essa foi a mais sobrenatural e perturbadora história até agora!

O sexto conto: "A Casa da Rua Maple", foi uma das histórias que mais gostei até agora! Nesse conto quatro irmãos descobrem que sua casa está se modificando lentamente numa coisa metálica. Eles resolvem usar isso a seu favor, quando planejam uma vingança contra seu padrasto violento.

O sétimo conto: "A quinta quarta parte", também um ótimo conto! Eu estava ansioso para ler este, pois, assim como Crouch End, já o havia assistido na série de tv: Nightmares and Dreamscapes e gostado muito! Este conto narra a história de um homem que sai atrás de um mapa que foi dividido em 5 partes. Algumas partes estão com os assassinos de seu colega, que lhe informou sobre o mapa. O homem planeja vingar seu amigo e recuperar o tesouro a qualquer custo.

O oitavo conto: "O Caso do Doutor" é muito bom! Me lembrou os livros de Ágatha Christie! Stephen King poderia se sair muito bem se se aventurasse a escrever histórias policiais! Essa história é protagonizada pelo mais famoso detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes e "seu caro" Watson. Mas nesse conto é o Watson quem resolve o crime. Não é terror, nem suspense, não tem monstros ... só um assassinato com um resultado um tanto diferente.

O nono conto: "O Último Caso de Umney": uma das melhores histórias do livro! Na história, que acontece nos anos 30, o detetive Umney começa a presenciar coisas estranhas acontecendo no seu mundo. Seus amigos se comportam de modo diferente do habitual, e até mesmo a paisagem parece mudar... Umney irá descobrir que alguém muito inusitado irá querer tomar o seu lugar...

O décimo conto: "Abaixe a Cabeça": uma história de não-ficção sobre o filho de King e suas emocionantes conquistas com seu time de beisebol do colégio. Definitivamente, não sei se é porque não entendo de beisebol, ou pela leitura massante mesmo, juntamente com "Agosto no Brooklyn" um curto poema também sobre beisebol, foram as piores histórias do livro! Nem consegui terminar de ler "Abaixe a cabeça"! Não sei o que King estava pensando quando colocou esses textos num livro sobre terror e mistério!

As notas e a introdução são um show a parte, pois gosto de saber sobre fatos pessoais da vida de King e sobre quais foram as suas inspirações para escrever duas histórias... Depois das notas finais, King ainda nos apresenta a história "O Mendigo e o Diamante" aqui, este autor adapta uma parábola hindu que conta a história de um pobre homem que pede a Deus que lhe ajude... Lembra um pouquinho a história de "Lázaro da Bíblia"! Bonzinho!

Enfim, como disse no início, apesar de ter ótimos contos, é muito inferior ao primeiro volume, sendo portanto, um livro mediano tendo em vista ao potencial de Stephen King! Das 13 histórias, somente umas sete são boas, as quais poderiam certamente terem sido incluídas no primeiro volume, que também deveria perder algumas das histórias, constituindo assim, um livro mais enxuto e conciso!

iammoremylrds 10/02/2021

adorei os contos desse segundo volume-inicialmente foi publicado volume único-, embora seja minimamente inferior ao primeiro, alguns contos marcantes q mostram o talento do king

ToniBooks 13/04/2024

SK?
Neste segundo volume, a jornada pelo mundo bizarro e fascinante de um dos mais imaginativos escritores americanos da atualidade continua. "Pesadelos e paisagens noturnas, volume II", apresenta mais onze contos de SK. Histórias escritas em diferentes épocas, mas que trazem todas a marca inigualável que valeu ao autor reconhecimento mundial.

Vini87 27/12/2022

Bom, mas poderia ser bem melhor.
Gostei de alguns contos e de outros nem tanto?isso é normal, mas comparando com outros de contos que li do King essa coletânea foi a mais fraquinha.

Marcelo 20/08/2023

Esta segunda parte do livro Pesadelos e Paisagens Noturnas, tem menos terror do que a primeira, mas nem por isso histórias ruins. Aliás, as três histórias que mais chamaram minha atenção não tem nada a ver com os "pesadelos" do título.
"Meu cavalinho bonito" é uma história muito singela e bonita sobre o envelhecimento e a passagem do tempo.
"O último caso de Umney" traz uma situação inusitada. Hoje em dia é comum narrativas onde o personagem quebra a quarta parede, mas, neste caso, é o escritor quem adentra no mundo da história que escreveu.
"Abaixe a cabeça" é o único conto de não-ficção deste livro. O mais incrível é notar que Stephen King é tão competente em contar histórias, que consegue fazer um jogo de beisebol parecer a coisa mais eletrizante do mundo.
Se você procura exclusivamente terror, este livro não é para você. Caso contrário, creio que o leitor gostará bastante.

Ginete Negro 2.0 17/12/2023

A primeira parte da coletânea é melhor, mas esta vale a pena
Considerando que no Brasil essa coletânea de contos foi dividida em duas partes, achei a primeira parte melhor (livro anterior) com quatro ou cinco contos acima da média. Já esta segunda parte oscila um pouco mais, embora o conto do ataque cardíaco e o das Pessoas das Dez Horas ainda estejam flutuando na minha mente até agora. Mesmo assim, vale a recomendação.

Gustavo Rafhael 05/01/2024

Chatão esse livro. Nunca pensei que diria isso de algum livro do S. K.
Com exceção de uns três contos que são bem bons, o restante na minha opinião foi bem enfadonho.

Marcos.Alexandre 17/04/2023

Achei um bom livro de contos do King. Talvez por ser o segundo volume fiz uma leitura um pouco mais enrolada. Com boas histórias. Como todo livro de contos, tem altos e baixos.

Aécio de Paula 07/09/2022

Publicado em 1993, livros de contos do Stephen King. Alguns eu gostei. Recomendo para quem curte o autor

Wander.Santos 22/05/2023

Bem abaixo da primeira parte, gostei de verdade de uns 2 contos e o resto eu esqueci? o último serve pra mostrar com o King é foda, um assunto totalmente desinteressante pra mim, fica bom nas palavras dele.

1 | 2 | 3 | 4