Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

ana 31/12/2023

Nós somos a Capital ????????/5
Lendo esse último livro de jogos vorazes eu percebi que a Suzanne quis mostrar que nós somos a capital. Por exemplo, o motivo de não gostarem desse último livro/filme é pela falta dos jogos. Nós não tivemos um jogo, ou seja, não tiveram entrevistas com os participantes, onde conhecíamos eles e suas histórias, não tivemos aquela ansiedade pré sorteio, onde ficávamos ansiosos para saber quem competiria no próximo jogo, não tivemos vestidos mirabolantes, planos de quem ia matar quem, novas amizades em meio aos jogos, romance no meio dos jogos, não tivemos nada disso e por isso muitos não gostaram desse último livro. Exatamente como o público da capital, nós também ficávamos ansiosos pelos jogos e nos entretínhamos com eles. A grande crítica do livro é essa, como essas futilidades nos entretêm e desvia o foco do mal que acontece ao nosso redor (principalmente levando em consideração a motivação da autora para escrever os livros, que foi na época da guerra no Iraque em que quando ela ligava a televisão ouvia sobre as tragédias da invasão no Iraque mas assim que mudava de canal, se deparava com diversos reality shows extremamente ridículos e fúteis).

iswbel 30/12/2023

And if we burn, you burn with us
Sabe aquela sensação de terminar um livro e ficar encarando o teto pensando "e agora o que eu vou fazer da minha vida", é assim que eu me sinto depois de terminar essa trilogia.

senti tantas emoções durante essa leitura, senti toda dor da katniss que é só uma adolescente e passou por coisas inimagináveis, sendo usada de ambos os lados de uma guerra com lados igualmente cruéis.

senti raiva. raiva do gale, por ter as falas mais infelizes, em momentos completamente inapropriados; raiva do snow por ser um vilão cruel e que não sente um pingo de remorso por tudo que fez; senti raiva da própria katniss.

senti dor. dor pela katniss que perdeu aquilo que ela tanto queria proteger, que iniciou toda essa história; dor pelo peeta que perdeu toda familia, foi torturado e perdeu todo calor que tinha sendo o bread boy; dor pelo haymitch, dor pela annie, dor pelo finnick.

senti felicidade. felicidade por uma katniss que se deixou continuar a viver, felicidade pelo peeta que reaprendeu a amar a pessoa que a capital tanto tentou faze-lo odiar.

essa trilogia foi uma experiência magnífica. eu já assisti os filmes, eu sabia tudo que iria acontecer mas a sensação de ler essa história não tem igual.

eu, de verdade, não entendo porque eu vejo tantas pessoas falando que esse livro é chato porque para mim foi o que eu devorei mais rápido.

a melhor trilogia que eu li esse ano, favoritado, com certeza.

cifonauta 29/12/2023

Vai ser na mesma linha do livro anterior de reler pra enfim começar a cantiga dos passaros e serpentes e como pode ser tão bom??? eu gosto muito de como suzanne conclui a história.

Mariana 24/12/2023

Incrível. O único final possível, e ainda falar sobre a guerra de um jeito tão relevante?.

Eu achei fascinante muitas camadas desse livro, do jeito que todos foram absolutamente jogados sem escolha nenhuma e como isso afeta eles, até o sofrimento sem fim - o que pra mim fez desse o livro mais difícil de ler da série.

Enfim, apenas Suzanne Collins para mostrar o quão errado os dois lados estão em uma guerra e na violência sem fim.

myn 23/12/2023

Eu absolutamente amei essa saga, como já sabia que iria ser desde as primeiras página do primeiro livro, porém, poderia ser ainda mais.

No segundo livro eu já tava ficando cansada do triângulo amoroso da Katniss, Peeta e Gale, nesse último, eu já não aguentava mais. Não é essa a proposta do livro e eu sinto que isso tirava o foco da ideia real.

Houve cenas de guerras, de conflito, de discussões que estavam realmente dentro da crítica social do livro, que passavam super rápido (como a destruição da montanha), o tempo que poderia ter sido usado para que elas tivessem sido mais impactantes, foi usado nesse arco de ?quem a Katniss ama?? Ou fora o que passou rápido, poderia ter trazido mais pautas à mesa, se não fosse mais páginas sobre Katniss x Gale x Peeta.

Isso não é uma reclamação contra o livro, não quer dizer que é ruim. Novamente, AMEI Jogos Vorazes, e pra ideia de ser infanto-juvenil, ele é perfeito, é uma ótima história para começar a desenvolver o pensamento crítico de uma forma leve. Porém, poderia ser ainda mais grandioso sem esse triângulo amoroso e com um olhar ainda mais apontado para a ideia de governo, ditadura, razão, enfim, toda a distopia do livro e a crítica que vem com ela.

???
English:

I absolutely loved this series, as I knew I would, from the first pages of the first book. However, it could have been even more than it was.

In the second book, I was getting tired of the love triangle involving Katniss, Peeta and Gale. In this final book, I couldn?t stand it anymore. This isn?t the book?s proposal and I feel it diverted from the real purpose.

There were scenes of war, conflict and discussions that delved into social critique but were very brief (like the destruction of the mountain in District Two), the time that could have been used to make those scenes more compelling, was spent on the arc of ?Who does Katniss love??. Apart from those cases of wasted, brief moments, there could have been more meaningful discussion if not for the pages and pages dedicated to Katniss x Gale x Peeta.

This is not a complaint about the book itself, I?m not saying it?s bad. Again, I LOVED Hunger Games, and it?s perfect for the young adult novel concept, wonderful for starting to develop critical thinking lightly. However, it could have been a bigger hit without the love triangle, with more attention to the ideas of government, dictatorship, reason, and so on, all the dystopia of the book and the critique that follows it.

Cris 20/12/2023

Tiro, porrada e bomba!
Eu reli a trilogia Jogos vorazes quase 10 anos após ler a primeira vez e o que mais me impressionou foi como eu gostei mais dos livros depois do que na época que li, quando já tinha gostado muito da história então.

Fiz a releitura através de audiobook, e se você tiver facilidade com o idioma inglês, eu recomendo muito os audiobooks desta trilogia disponíveis na Storytel, que são perfeitos. Mas já tem também a versão em português.

Já li o livro do Snow, mas antes de postar a resenha sobre ele, queria deixar registrado neste espaço alguns comentários sobre a finalização desta obra prima que é a trilogia original.
Este acho que é o mais sombrio dos três livros, temos muito drama, personagens traumatizados e torturados, guerra, tiro, porrada e bomba. Muitos personagens importantes e queridos acabam morrendo nesta jornada.

Katniss, que só queria paz, acaba sendo o rosto da revolução, e a responsabilidade dela nesta rebelião é imensa.

Sobre o final, ficou a mesma sensação da primeira vez que li. É belo, feliz e triste ao mesmo tempo. É um final que não te deixa com o coração em paz, parece que a ameaça continua ali na esquina.

E isto é incrível! A capacidade da Suzanne de nos deixar imersos na história e de sentir as emoções dos personagens é um negócio de louco. Foi uma ótima finalização para uma história incrível.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

luisa806 18/12/2023minha estante
acho q não aconteceram não

yasmina.jasmine 12/12/2023

Um livro de muitas camadas
Acho engraçado e ao mesmo tempo genial como que a suzane consegue fazer a gente normalizar um bando de adolescente indo pra guerra; ou ainda como ela nos faz debater mais sobre ships de casais do que sobre "o verdadeiro inimigo".

Só pra não perder o costume...
Katniss lenda!
Tadinha, sofreu muito. Eu só queria colocar ela num potinho e dizer q ela estava tudo bem... mas não estava ??

10/12/2023

Long story short by taylor swift
Finalizei a releitura do 3º livro e sempre fico pensativa com o epílogo desse livro. É simplesmente avassalador e perfeito. Eu amo essa história e acho que todas as pessoas do mundo deveriam ler

Dora 05/12/2023

Que saga maravilhosa

O final foi triste, surpreendente e maravilhoso!
O que eu mais amo nessa serie é que a autora não tem medo de dizer como todo esse ciclo de violência é horrível e literalmente destrói tudo e todos!

Vou sentir saudades da Katniss ?

Losrena 03/12/2023

Foi perfeito do início ao fim?
Não sei como tem gente que ainda defende o gale ou que não entende o pq q foi necessário matar a coin, tudo foi exposto como um grande tapa na cara.

O snow levou mt a sério a expressão morrer de rir

Ju 29/11/2023

5 estrelas
Na primeira vez que eu li a trilogia, tinha dado 4 estrelas pra esse livro e 5 pros outros dois, e olha eu não sei o que eu tava pensando, esse livro é tão bom quanto os outros e é a conclusão perfeita pra essa trilogia maravilhosa

sscorpiuskingg 25/11/2023

And it burns
Eu reli esse livro dps de 10 anos e sinceramente, envelheceu bem demais! A Katniss depois de td que passou descreve o que vê de um jeito tão sarcástico que eu ri em momentos muito brutais. 10/10