O Predecessor

O Predecessor A. A. Ganassim

Resenhas - O Predecessor

Literatura Presente 25/07/2019

O PREDECESSOR
William é um jovem ateu que está sempre desafiando seu professor de Teologia. Após um sonho bastante estranho, ele sofre um acidente de bicicleta e logo depois tem um encontro com um sujeito esquisito no banheiro da faculdade. O homem começa a questionar o jovem sobre o sonho que ele teve e também consegue ler seus pensamentos. Revela a William que ele se tornará o Predecessor de Aquários, um hipócrita, o maior deles.

Após aquele primeiro encontro com o “demônio”, ele ainda é visitado algumas vezes e por fim, faz “o pacto”.

“Naquele instante, entendi o que ele queria dizer. Não, ele não apenas lia meus pensamentos. Podia coloca-los em mim. Então, eu pude adora-lo e não precisavas nenhuma prova sobrenatural.
– Como vai ser a minha vida a partir de agora? – perguntei, enfim.
– Como você quiser.”

William seguiu sua vida. Iniciou um namoro com Joanne, se formou na faculdade, alguns anos depois se casaram e tiveram um filho. Tudo transcorria bem até que um dia William recebe um convite para um almoço de negócios com o Sr. Ernesto Ambrósio. O convite seria para dirigir um projeto. A criação de um robô com inteligência artificial capaz de ganhar um Oscar de melhor roteiro original.

Diante deste desafio toda a vida e estrutura familiar de William começa a mudar. Agora ele vive para este projeto, deixou a família de lado, começou a se relacionar com outra pessoa e por fim, se separou de Joanne.

Durante todo o livro o narrador apresenta parábolas e vários trechos das Sagradas Escrituras seguidas de questionamentos e desconstruções sobre eles. Nos capítulos finais do livro, o autor traz alguns fatos que poderiam ser facilmente confundidos com a nossa realidade.

“Era uma época de retrocesso político. Os conservadores ascendiam ao poder e, embora não fossem maioria no parlamento, o presidente eleito havia se erguido a partir deles. Seu único problema foi aderir à solução a consciência artificial para ganhar popularidade entre os eleitores, devido aos escândalos do governo anterior, conhecidos como o período da falsa estatística. A ideia era usar aplicativos como Ariel para a produção de dados oficiais.”

O Predecessor aborda vários temas importantes como religiosidade, homossexualismo, inteligência artificial, relações familiares e política. No entanto, achei que o autor foi superficial na abordagem dos temas. Creio que se tivesse focado em um ou dois temas de forma mais aprofundada, a trama teria ficado menos confusa. De qualquer maneira gostei de conhecer mais esta obra de um autor nacional. Se você se interessa por algum desses temas citados, irá gostar da leitura. Além do que, vale pela crítica escancarada à política atual do Brasil.

“Eu venci as eleições, tendo comparecido a apenas um debate.”

site: https://literaturapresente.com/resenha-o-predecessor-a-a-ganassim/

Libera 01/01/2020

O livro traz a historia de Willian, um rapaz com depressão, que se diz ateu. Willian adora desafiar seu professor de teologia, a ponto de fazê-lo perder a paciência com seus questionamentos. Após um acidente de bicicleta e um sonho muito estranho, Willian tem um encontro com o que ele acredita ser o próprio demônio, e o mesmo, faz uma proposta para Willian.

Depois daquele encontro, Willian segue a sua vida sem entender bem qual o propósito daquela figura que o abordou. Willian se casa com Joanne, uma moça muito católica, e desde o namoro passa a frequentar a missa. Eles tiveram um filho e seguem sua vida, até Willian conseguir uma oportunidade de trabalho em uma grande empresa. Eles criariam uma inteligência artificial capaz de ganhar um Oscar.
Sua carreira seguiu em ascensão mas seu casamento foi se acabando, até que Willian trai sua esposa e em seguida a abandona com seu filho. No começo da história, Willian não sabe bem como ser o grande hipócrita que deve ser, mas sim, ele conseguiu, com suas atitudes em relação a sua família.
"O Anticristo será designado como chefe dos hipócritas, porque este homem tão perverso recorrera , sobretudo, a hipocrisia para seduzir."
O livro aborda vários temas como religião, política, inteligência artificial, homossexualismo. Mas por ser um livro com poucas páginas, o autor não conseguiu focar em nenhum desses assuntos. Acredito que a história poderia ter sido mais interessante se o autor focasse mais no tema principal, pois mesmo não sendo religiosa, o personagem não conseguiu colocar dúvidas em minha cabeça, a respeito do que penso sobre Deus e demônio. Infelizmente, nenhum dos temas apresentados pode ser aprofundado para dar mais esclarecimento ao leitor.

O tema me deixou muito curiosa a princípio, mas não supriu nada dessa curiosidade quando terminei a leitura. Mesmo com alguns aspectos que nos trazem a realidade, O Predecessor poderia ter sido um ótimo livro. Depois que terminei a leitura que descobri se tratar de um conto. Contos tendem a serem inconclusivos, mesmo assim, senti falta de um enredo mais elaborado e com menos temas abordáveis.
Recebi a edição em ebook da editora Ler e, por se tratar de ebook, não tenho muitas ressalvas - gostei muito da capa e sinopse, por esse motivo pedi o livro para resenha.
"Era uma época de retrocesso político. Os conservadores ascendiam ao poder e, embora não fossem maioria no parlamento, o presidente eleito havia se erguido a partir deles. Seu único problema foi aderir à solução a consciência artificial para ganhar popularidade entre os eleitores, devido aos escândalos do governo anterior, conhecidos como o período da falsa estatística. A ideia era usar aplicativos como Ariel para a produção de dados oficiais.”

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2019/08/resenha-o-predecessor-aa-ganassim.html