Porta Para o Infinito

Porta Para o Infinito Carlos Castaneda

Resenhas - Porta Para O Infinito

michelline.munique 27/09/2021

Porta para o infinito
Nesse livro Dom Juan está dando seu ensinamento final sobre o mundo dos feiticeiros,digo até que achei bem complicado a parte do tonal e do nagual. Gostei da despedida, foi muito bonita e a maneira que eles falam da terra emociona."A tristeza pertence apenas àqueles que detestam aquilo mesmo que abriga seus seres." Acho que sempre vou lembrar disso ao ficar triste. Vale sim a pena ler o livro.

Michele Alberton 10/11/2022

Esperava muito mais...
4º livro de Castaneda narrando suas vivências com Don Juan, mas não se compara ao 1º livro. Agora começo a pensar que os próximos (são 12) não se comparam mesmo...

Tive extrema dificuldade em entender (e acho que não entendi, na verdade) as descrições sobre nagual e tonal. As falas me pareceram extremamente repetitivas e o livro todo me pareceu arrastado.

Porém, como eu tinha percebido em Viagem Para Ixtlan, a parte final é a mais interessante.

Não sei se lerei o próximo tão cedo...

Jonatan 14/09/2023

Leitura cansativa
Neste livro, encontrei uma história que parece se desdobrar de maneira intrigante, mas em alguns momentos me deixou com a sensação de que estava sendo arrastada sem um propósito claro. Dom Juan e Dom Genaro muitas vezes adotam uma postura sarcástica, rindo em situações que parecem sérias para Carlos. Diferentemente do primeiro livro, as plantas ritualisticas estão ausentes aqui.
A narrativa às vezes se afasta do plano físico, mergulhando em uma jornada que desafia a lógica, tornando difícil acompanhar as mudanças súbitas. A questão dos sósias é intrigante, com Carlos alternando entre interações com Dom Genaro e seu próprio sósia, por exemplo. Além disso, a distinção entre o Tonal e o Nagual, representando o mundo "físico" e o reino das "irracionalidades", adiciona complexidade à história.
No entanto, é importante mencionar que algumas cenas do livro parecem repetitivas, o que torna a leitura cansativa. Espero que os próximos volumes da série ofereçam uma abordagem mais envolvente e dinâmica, pois esta obra deixou a desejar em alguns aspectos.