O Fenômeno Gaslighting

O Fenômeno Gaslighting Stephanie Sarkis

Resenhas -

Clarissa130 17/04/2024

O fenômeno gaslighting - manipulação nas relações
Comprei esse livro com bastante curiosidade, além de ter sido recomendada por amigos e leitores que admiro muito! O termo ?gaslighting? faz alusão a uma peça teatral, ?Gas light?, na qual um homem reduzia a intensidade da luz a gás, como estratégia de manipulação, para fazer a esposa acreditar que estava ficando louca. Nesse sentido, o termo passou a designar um fenômeno de manipulação que pode ocorrer em vários tipos de relacionamentos, inclusive familiares ou profissionais, com repercussões diversas para as vítimas.
Distribuídos em tópicos, a autora exemplifica contextos de manipulação, ajudando o leitor a reconhecer e lidar com o gaslighter. Particularmente eu tenho dificuldade com esse tipo de leitura, acabo demorando mais para finalizar livros em formatos de tópicos. Apesar disso, achei uma leitura interessante e que, de fato, me ajudou a reconhecer episódios e relações nas quais foram usadas estratégias de manipulação e invalidação de minhas emoções como forma de direcionar minhas ações -ou até mesmo ações minhas que poderiam ter como finalidade uma manipulação de terceiros?
É um livro voltado para leigos e que, portanto, executa bem sua função de esclarecimento e identificação desse fenômeno.

Boa leitura!

Keylla_023 12/01/2024

Necessário
Útil, porque ajuda a identificar essas pessoas, como a lhe dar com elas e como sobreviver a elas.

Priscilla Tôrres 12/10/2023

Essencial pra saúde mental
Ótimo livro. É importante que todos leiam isso, para abrir os olhos às manipulações que não temos noção quando estamos inseridos no paradigma. Ativou muitos gatilhos meus e foi difícil ler, mas não me arrependo. Me ajudou muito pra saúde mental.

Sâm 11/01/2023

Um bom livro informativo
Num geral achei um bom livro com informações importantes a cerca do assunto que apresenta, explicativo e detalhado em algumas partes, o que eu não curti foram as repetições em alguns capítulos, a forma que falam de um determinado comportamento e fixam como se fosse defitivamente "gaslighting" quando pode ser também diversas outras coisas.
Demorei meses pra ler, porque perdia o foco por não achar tão interessante mas captei algumas coisas e guardei outras que são úteis, por exemplo: os diversos tipos de terapias e seus métodos. O livro poderia ser bem menor e mais compacto. Não chega a ser um livro ruim, acho que possuem informações válidas que vale a leitura.

"Se os gaslighters forem pegos com a ?boca na botija?, vão olhar nos seus olhos e dizer que não fizeram nada. Isso faz com que você questione sua própria sanidade. Talvez eu não tenha visto de fato o que pensei que vi. Isso é o que eles querem: que você se torne dependente da versão da realidade que eles oferecem. Eles podem até ir mais longe e dizer que você está enlouquecendo."

"Os gaslighters vão tentar enviar mensagens para você por meio de outras pessoas, principalmente quando você tomar a atitude corajosa de cortar relações com eles."

"Eles dizem aos outros que você tem um parafuso a menos. Os gaslighters vão criar discórdia entre você e as outras pessoas das maneiras mais variadas e inteligentes."

"Não há maneira mais e eficaz de desacreditá-la do que dizer às pessoas que você é meio louca. Você passa a ser vista como uma pessoa frágil e instável."

"Eles pisam em quem já está no chão. Não satisfeitos em puxar o tapete das pessoas, os gaslighters continuam a agredir aqueles que já foram abatidos. Eles sentem um prazer doentio quando veem o sofrimento alheio."

"Eles não admitem os problemas que causam. Os gaslighters dirão que você, ou as pessoas ao seu redor, são irracionais e fazem tudo errado, quando, na realidade, estão evitando ter que explicar ou assumir a responsabilidade pelas próprias ações."

Duchesse 24/08/2022

Só o início vale a pena
O livro começa promissor: a autora alerta sobre os gaslighters, pessoas patologicamente manipuladoras que buscam influenciar e controlar os outros através de informações contraditórias, levando suas vítimas a duvidarem de si mesmo e das suas próprias percepções.

A palavra Gaslight vem de um filme de 1944 onde um marido tenta enlouquecer propositalmente sua esposa e, para isso recorre, dentre outros métodos, aos lampiões de gás (o gaslight do título original).

No entanto, o livro continua em uma generalização onde absolutamente tudo é visto como gaslighting. A própria autora parece ter sido vítima de gaslighting político. A partir daí o livro vai ficando cada vez mais irrelevante.

No entanto, vale pelo alerta para essa patologia mental. Espero que em breve surjam livros mais profundos e menos tendenciosos sobre o assunto.

Ste 13/04/2022

Excelente livro mas que deve ser lido com cuidado e entender que o Gaslighting se dar por meio de vários comportamentos de manipulação e não apenas em algumas ocasiões. Além disso, a autora não é generalista e sempre propõe maneiras de agir, de forma segura.

Lamanda.Marques 24/03/2022

O livro é incrível, mas denso.
O livro é incrível: ele ensina alguns conceitos que talvez você nunca tenha ouvido falar. Além disso, a autora se preocupa em colocar vários exemplos, e não estranhe: você pode se identificar com vários deles. Porém, uma observação precisa ser feita: o livro é DENSO! Então não é uma leitura simples e descomplicada, mas é necessária (principalmente ao pessoal da psicologia/Direito).

08/02/2022

Informativo, mas...
O livro é sim uma boa fonte de leitura para pessoas que realmente se encontram em tal situação, pois a todo momento é reforçado como relações tóxicas não são normais e nem aceitáveis.
Porém, o livro parece tratar com constante desespero toda a situação, entendo que para quem está vivendo isso é sim desesperador, mas a escrita parece te arrastar para uma pequena paranóia.

Lysa 12/01/2022

A perfeita descrição de muita gente ao nosso redor!
Esse livro vai fazer você identificar muita gente aí seu redor como Gaslight: políticos, amigos, chefes? mas o mais importante, ele vai te ensinar a lidar com cada um deles.
Quer saber o que é gaslight? Já sabe mais quer entender melhor? Leia. Sem medo. Até mesmo pessoas que estão sofrendo com esse tipo de manipulação se sentem acolhidas, entendidas e até mesmo amparadas. Ouvi falar desse tipo comportamental na terapia e fui em busca de conhecimento. Então esse foi o melhor encontro que tive em 2021! Se está em dúvida, pule do trampolim agora mesmo. Depois me conte o que achou!

AlvaroHorjas 19/12/2021

Muito ruim!
Se você se deixar levar por tudo o que a autora diz você vai viver com medo das pessoas, vai ter que deixar sua família amigos e se isolar no meio do mato. Você vai pensar que todo mundo é um maníaco manipulador.

Gui202 20/07/2021

Excepcional
Livro extremamente importante, não apenas para orientar pessoas que tem tendência a se relacionar com Gaslighters, mas para todo o publico, pois todos nós podemos nos deparar com pessoas com esta patologia alguma hora e, quando desinformados somos vitimas fáceis;
O livro trata de explicar o perfil de pessoas manipuladoras, persuasivas, vitimistas e agressivas. Seu comportamento pode chegar ao ponto de fazer você perder completamente a sua sanidade mental.
Elas te sugam totalmente até você estar acabado.
Fazem você se sentir mal e culpado por quaisquer coisas e quando você tenta ir embora ficam com receosas e mudam seu comportamento temporariamente e drasticamente fazendo voce ficar com pena, culpado e acabar cedendo a voltar (elas querem ter alguém como bichinho de estimação para tortura)
então, puxam você de volta para o ciclo de abusos e voltam a te pressionar, desvalorizar e maltratar. Dizem coisas ruins e o comparam com outras pessoas em desdém e podem o ridicularizar por coisas bobas.
Podem espalhar mentiras sobre você ou fazer você fazer coisas ruins como mentir para alguém que gosta, cortar relações com amigos queridos ou até mesmo expor você a uma situação/ obrigar você a algo que você deixou claro que não se sente bem ou confortável.

Acabam com sua independência emocional, autoestima e sanidade. Além de poderem conseguir o afastar de amigos, familiares ou atividades que antes você adimirava, na verdade você pode se sentir distanciado de você mesmo: é como se a pessoa tivesse destruido toda sua vida e agora você é só o que sobrou disso ou que ela roubou a sua vida e você não é a mesma pessoa de antes.
São vampiros humanos, eles roubam tudo de você: sua vida, sua sanidade, sua autoestima e sua capacidade de ser feliz e seguir em frente. Junto a isso fazem você sentir medo delas, te ameaçando com qualquer coisa que elas arranjarem pra te fazer mal. Tudo isso para ajudar que você fique preso a ela que para ela possa continuar humilhando alguém.
Vinculo baseado em Ameaças, pena, angustia e desespero.

Quanto mais o Gaslighter acaba com você mais voce se sente podre e acaba convencido de que ele está certo e você errado e que VOCE que devia mudar seu comportamento e ser mais compreensivo.

Em casos avançados as vitimas correm perigo de vida, gaslighters são capazes de tudo quando contrariados ou quando sentem que voce vai os deixar: Por isso reconheça e caia fora! Gaslighters são ótimos em inverter os papeis e fazer você sentir que você é o errado, mas não caia nessa. É sua saúde em jogo.
Na verdade, eles podem até aliciar alguém a se matar ou fazer coisas autodestrutivas.

O comportamento dessas pessoas pode, a longo prazo, realmente acabar com você e fazer você se sentir deprimido ou que você não vale nada e é um verdadeiro lixo humano, então procure ajuda especializada.

Não há vitima fácil, a vitima não é boba ou sensível demais. Gaslighters sabem direitinho como fisgar alguém, qualquer um pode ser o próximo.
Esse é um problema sério e deve ser tratado de maneira séria.

Foi de grande ajuda. Bem explicativo e com linguagem simples. Recomendo a mais leitores.

Priscila Batroff 09/06/2021

Leitura necessária!

AlvaroHorjas 10/12/2021minha estante
Exatamente ksksksksk. Comecei a ler e tirei essa conclusão também. Da pra entender porque não é um termo aceito pela academia de psicologia.

Lou Marques 11/12/2021minha estante
A gente vê o livro e pensa? esse tem tudo pra ser um livro massa, aquele que a gente não consegue parar de ler? maaaaaaas, nem tudo é como a gente quer né?! ou seríamos todos escritores! ?????

Luciana.Rodovalho 27/03/2021

Não gostei pois em certos capítulos, a autora repete a mesma coisa que já foi dita 100 vezes