O Fenômeno Gaslighting

O Fenômeno Gaslighting Stephanie Sarkis

Resenhas -

Andréia 17/09/2020

Necessário
O livro aborda o tema Gaslighting, um fenômeno de forma de violência psicológica, na qual o (a) manipulador (a) utiliza-se de distorções, omissões e mentiras com o intuito de testar a sanidade mental e as convicções de alguém.
Um dos exemplos clássicos citados no livro, são os relacionamentos abusivos, onde a intenção do agressor é fazer com que a vítima se torne extremamente dependente dele e nos discursos de ódio, a vítima é completamente desmoralizada pelo outro, tudo isso no intuito de se ter o domínio psicológico.
Resumindo, quem pratica Gaslighting, pode ser qualquer pessoa próxima a você, um namorado controlador, um amigo que não admite que você esteja melhor que ele, ou até mesmo um colega de trabalho que quer levar o crédito de algo que não foi ele quem realizou, a intenção do agressor é sempre minimizar a segurança da vítima para que esta enxergue a realidade de uma maneira deturpada.

Duchesse 24/08/2022

Só o início vale a pena
O livro começa promissor: a autora alerta sobre os gaslighters, pessoas patologicamente manipuladoras que buscam influenciar e controlar os outros através de informações contraditórias, levando suas vítimas a duvidarem de si mesmo e das suas próprias percepções.

A palavra Gaslight vem de um filme de 1944 onde um marido tenta enlouquecer propositalmente sua esposa e, para isso recorre, dentre outros métodos, aos lampiões de gás (o gaslight do título original).

No entanto, o livro continua em uma generalização onde absolutamente tudo é visto como gaslighting. A própria autora parece ter sido vítima de gaslighting político. A partir daí o livro vai ficando cada vez mais irrelevante.

No entanto, vale pelo alerta para essa patologia mental. Espero que em breve surjam livros mais profundos e menos tendenciosos sobre o assunto.

Priscilla Tôrres 12/10/2023

Essencial pra saúde mental
Ótimo livro. É importante que todos leiam isso, para abrir os olhos às manipulações que não temos noção quando estamos inseridos no paradigma. Ativou muitos gatilhos meus e foi difícil ler, mas não me arrependo. Me ajudou muito pra saúde mental.

Germana 28/08/2020

Livro interessante e esclarecedor. A edição brasileira perde um pouco por manter pontos que se direcionam exclusivamente à realidade dos EUA, como mecanismos de defesa judicial e ordens de restrição. Penso que ganharia em adicionar adendo sobre os procedimentos legais na realidade brasileira.
Andréia 31/08/2020minha estante
Realmente

Priscila 29/08/2020

Ótimo
Melhor livro que li sobre o tema até o momento. O livro consegue trazer diversos exemplos em várias áreas de nossa vida em que podemos encontrar essas pessoas manipuladoras, além de dar conselhos de como lidar em cada um deles.

Luciana.Rodovalho 27/03/2021

Não gostei pois em certos capítulos, a autora repete a mesma coisa que já foi dita 100 vezes

Flávia Menezes 20/11/2019

O Fenômeno Gaslighting
A autora tem uma linguagem fácil, e traz o tema de forma bem detalhada. Confesso que para mim, achei um tanto cansativa pelo excesso de repetições. Outra situação é que as frases dos casos verídicos mencionadas no capítulo são tão curtas, que algumas eu senti mais como sugestiva, do que realmente ligada ao caso tratado no capítulo.

Lysa 12/01/2022

A perfeita descrição de muita gente ao nosso redor!
Esse livro vai fazer você identificar muita gente aí seu redor como Gaslight: políticos, amigos, chefes? mas o mais importante, ele vai te ensinar a lidar com cada um deles.
Quer saber o que é gaslight? Já sabe mais quer entender melhor? Leia. Sem medo. Até mesmo pessoas que estão sofrendo com esse tipo de manipulação se sentem acolhidas, entendidas e até mesmo amparadas. Ouvi falar desse tipo comportamental na terapia e fui em busca de conhecimento. Então esse foi o melhor encontro que tive em 2021! Se está em dúvida, pule do trampolim agora mesmo. Depois me conte o que achou!

Fábio Perrucci 11/10/2020

Ótima leitura
É um livro instigante, perturbador e provocador de reflexão. Sua principal abordagem é a manipulação, a violência psicológica através da acusação e da transferência de culpa. Recomendo para quem gosta de ler assuntos relacionados a comportamento e psicologia.

Ana Luisa 13/11/2020

Muito bom para entendermos que as pessoas ruins parecem normais e não monstros. É bom principalmente para mulheres. Recomendaria para todas as minhas amigas.

Karol.Georgette 20/12/2020

Necessário
Passei por um relacionamento abusivo, e esse livro abriu meus olhos sobre diversos relacionamentos e como o abuso acontece em diversos momentos, até mesmo quando a achamos que estamos sendo amadas. O gaslighting acontece em diversas camadas da sociedade, e o que mais me impactou foi como ele pode se manifestar em um relacionamento amoroso, mas também como pode chegar as camadas sociais, em principal, a relação do presidente com os cidadãos. Dessa forma, esse livro é incrível para entender como esse mecanismo vai ser usado contra a gente, e até mesmo no ultimo exemplo que dei. Recomendo demais a todos, mas principalmente a mulheres que passaram por relacionamentos abusivo, e garanto que poderá te ajudar.

Fernanda.Avila 15/02/2021

Uma leitura que precisa de filtro
Em primeira análise eu não recomendo. E não é porque o livro não tem coisas boas. Ele tem coisas excelentes. Mas eu acho que alguns pontos são delicados. Existem pessoas manipuladoras, que são assim na vida em todas as oportunidades, com todo mundo, em todas as suas relações. Eu conheço pessoas assim. Pouquíssimas. E acho que se esse livro não for lido com muita atenção e cautela pode fazer com que pessoas vulneráveis acreditem que todo mundo que está perto dela é um manipulador. Acredito que uma pessoa manipuladora tem um conjunto de características e práticas. Uma atitude isolada, um relacionamento isolado não define necessariamente uma pessoa. E acredito que existem relacionamentos (familiares, de trabalhos, de namoro, de amizade) que são potencialmente tóxicos e onde ninguém é manipulador, as duas partes são vítimas e as duas são algozes porque simplesmente a dinâmica entre aquelas pessoas não funciona. Então só recomendo se você tiver disposição para ler com muito cuidado e filtro. Eu tentei fazer isso. Sinto que consegui.

08/02/2022

Informativo, mas...
O livro é sim uma boa fonte de leitura para pessoas que realmente se encontram em tal situação, pois a todo momento é reforçado como relações tóxicas não são normais e nem aceitáveis.
Porém, o livro parece tratar com constante desespero toda a situação, entendo que para quem está vivendo isso é sim desesperador, mas a escrita parece te arrastar para uma pequena paranóia.

romulorocha 20/02/2021

O fenômeno do gaslighting, Stephanie Sarkis - Nota 8,0/10
Como Psicólogo, há muitos anos acompanho de perto os impactos profundos que o gaslighting gera na saúde mental das pessoas. Desde que vi o anúncio da publicação deste livro em 2019 esperava por este momento de me aprofundar mais neste fenômeno e proporcionar um melhor acolhimento aos meus pacientes que sofrem com o gaslighting.
Em o fenômeno do Gaslighting, Stephanie Sarkis, Psicóloga e mediadora de conflitos de família pelo tribunal de justiça da Flórida, fornece ao leitor um conteúdo bastante profundo e elucidativo sobre o Gaslighting, termo usado para a prática de comportamentos abusivos ou de manipulação, nos quais têm, em sua maioria, as mulheres como vítimas. O termo, embora não esteja descrito no Manual de Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), tem ganhado casa vez mais espaço nas discussões em saúde mental ao redor do mundo. De acordo com Sarkis, tornou-se amplamente conhecido em 1944, com o filme - Gaslight, dirigido pro George Cukor e estrelado por Ingrid Bergman e Charles Boyer. No filme, Gregory, marido de Paula, tenta convencê-la de que ela está ficando louca, usando suas próprias palavras contra ela mesma.
O livro é bastante descritivo e cheio de trechos com relatos de vítimas de gaslighting. Talvez, essa parte muito explicativa e cheia de exemplos, me inquietou um pouco, deixando a leitura um pouco lenta. Nada que desmereça a riqueza do livro. Super indico aos interessados nos temas de relacionamentos tóxicos, psicologia e afins.

Beatriz.Milena 02/03/2021

Um bom livro, informativo para quem saber sobre o que é gaslighting e como podemos perceber as caracteristicas.