O Fim da Morte

O Fim da Morte Cixin Liu

Resenhas - O Fim da Morte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

mpettrus 31/12/2022

?Lembranças do Passado da Terra?
?Finalmente, a última resenha do ano de 2022 é do último livro que li esse ano, o terceiro volume da Trilogia ?Remembrance of Earth's Past? do escritor chinês Cixin Liu: estou falando do aterrorizante sci-fi ?O Fim da Morte?. A minha mente foi achatada, colapsada e então explodida a um ponto de dimensão zero nesse romance que considero o mais épico da trilogia, abrangendo centenas de anos em várias eras de existências.

E esse gancho dos saltos de anos e eras nos trouxe outra protagonista feminina, uma brilhante engenheira aeroespacial que acorda de uma hibernação artificial meio século no futuro. Cheng Xin é uma protagonista forte, que trabalha como parte de um projeto, o Staircase Project, que tem a missão de enviar um ser humano ao espaço para servir como diplomata quando se encontrar com a frota trissolariana, os alienígenas Trissolaris.

A história do terceiro volume começa após cinquenta anos da batalha do Juízo Final. Os Trissolarianos e a Terra estão presos numa Era de Dissuasão, depois que Luo Ji provou que o Universo é na verdade uma ?Floresta Sombria?, em que qualquer centelha de vida inteligente será extinta por outros seres para proteger seus próprios interesses.

Luo Ji, o protagonista do livro dois, um sociólogo sem grandes ambições na vida, foi capaz de conceber a verdade da natureza do Universo afirmando que não é um lugar onde a vida humana seria feliz coexistindo e crescendo naturalmente com outras espécies de vida, muito pelo contrário, o Universo é uma grande floresta sombria, onde cada civilização age como caçador silencioso. Luo Ji testa sua revelação, a confirma e encontra uma solução para proteger o Planeta Terra da destruição de Trissolaris.

Embora tenha um enredo denso, complexo e, para quem não está familiarizado com literatura sci-fi e fantasia, é uma história especulativamente brilhante e altamente imaginativa, mas acima de tudo, apesar de toda a ideia rebuscada do autor, elas são realmente possíveis de acontecer. O autor conseguiu me convencer de suas ideias pelo simples fato de apoiar seus conceitos nas intricadas teorias científicas já elaboradas pelo homem. O volume três é excessivamente cheio de jargões científicos, tornando o seu texto denso e, muitas vezes confuso quase parecendo um livro de física ou de cosmologia.

O excesso de informações pode deixar o leitor menos atento completamente perdido, sem saber exatamente para onde o autor quer nos levar. No decorrer do livro temos capítulos sucessivamente longos - onde não têm diálogos ou quebras de parágrafos - somente explicando ciência, como se fossem destinados especificamente para cientistas e àqueles que são realmente bem versados nos tópicos. Mas eu entendi a intenção do autor para ajudar o leitor leigo a compreender melhor suas ideias científicas e aproveitar melhor a experiência de ler seu livro.

Embora complexo, eu consigo pontuar três pontos importantes desse romance: o Staircase Project, a batalha espacial entre duas naves o Gravidade e o Blue Space e a estrela que Yun Tianming comprou para Cheng Xin. Esses três pontos significam tudo para a sobrevivência da raça humana em que cada um deles desempenha um papel fundamental e sob o cuidadoso domínio das marionetes pelas mãos do autor, cada enredo se desenvolve de maneira dramática e imprevisível.

Considerei o livro três o mais épico da trilogia porque além de abranger centenas de anos em várias eras existenciais, a trama avança se expandindo do mundo ao sistema solar, culminando finalmente em um grande drama intergaláctico onde o destino de todo o Universo está em perigo. Gostei da premissa de que apenas um único Universo não é suficiente e que possam existir outros mais. E que eles sejam ameaças uns aos outros para sua sobrevivência.

E, a ideias de colocar pequenas histórias dentro da história central?! Sim, existem inúmeras histórias dentro da principal, incluindo uma sequência de contos de fadas fabulosas que mostram o virtuosismo na narrativa do autor nos mostrando um contraste cintilante e muito necessário com o tom pesado e terrivelmente desesperançoso da história. Dentro dessa estrutura intrincadamente estruturada, incrivelmente cósmica e que contorce a realidade, ele tece todos os conflitos pessoais e filosóficos que semeou ao longo do caminho em um final retumbantemente orquestrado.

Eu amei a protagonista, Cheng Xin. Gostei muito da sua relação com seu ex-colega de universidade, Yun Tianming, bem como da sua amizade que floresce com seu companheiro igualmente brilhante, o astrônomo Ai AA. O ex-diretor da CIA, fumante de charutos, Thomas Wade, é um grande contraponto para Cheng, personificando a corrupção e o individualismo do capitalismo ocidental.

Outro personagem favorito é Sophon, um diplomata androide que é controlado pelas partículas Sofóns e serve como um elo de comunicação entre os humanos e os Trissolares. Confesso que fiquei extremamente emotivo ao me despedir Sophon e isso me pegou de surpresa.

? Para finalizar, devo dizer-lhes que a trilogia ?Remembrance Of Earth?s Past? é simplesmente majestosa, sombria e com muitas reflexões sérias sobre o lugar da humanidade no mecanismo metafísico da existência, gritando por uma pequena luz no fim do túnel para esclarecer suas dúvidas e sanar seus medos.

Essa é a história da meditação sobre tecnologia, progresso, moralidade, extinção e conhecimento que funciona como um thriller de cosmos em equilíbrio, embora me pareça um tanto exagerado o destino de todo o Universo está nas mãos de Cheng Xin. Mas o autor conseguiu me convencer, de alguma forma, ou eu quero acreditar que ele me convenceu.

Surpreendentemente criativo, ousadamente ambicioso, impressionante em sua finalidade e grandeza, supera as visões mais grandiosas de qualquer épico espacial já concebido. E, no entanto, é tão pessoal e íntimo quanto o diário de um amante; trágico, profundamente filosófico, poético e cruelmente belo.

Surpreendentemente original em enredo e execução, cheio de reviravoltas alucinantes, demonstra que ainda há arte no mundo. Mesmo com toda a sua destruição, as lembranças do passado da Terra nos guardam o melhor que a humanidade tem: não são nossas fraquezas emocionais, a nossa natureza imperfeita e nem nossos preconceitos inerentes a nossa existência, mas sim a nossa empatia, o amor e a humanidade que temos uns com outros.

? Mesmo com as falhas encontradas no decorrer da trilogia, tenho amado muito essa série e acho que grande parte se deve ao fato de ela incorporar totalmente o espírito da ficção científica. A ficção científica, mais do que qualquer outro gênero, explora os aspectos sociais e tecnológicos da humanidade e pondera sobre suas consequências. É uma literatura de ideias.

Cixin Liu brinca com essas ideias através de metáforas, onde ele se destaca não apenas em usar essas ideias, mas também em desenvolvê-las em um grau nunca antes visto e transformá-las em um grande conto épico. É realmente uma façanha para experimentar. Ele é a prova de quão longe a sua própria imaginação o levou: para muito além das fronteiras de seu país fincando sua literatura chinesa para sempre no cânone da ficção científica.
Nilsonln 31/12/2022minha estante
Resenha magnífica! Já havia me interessado por esta trilogia, mas sei da complexidade do texto e isso tem me afastado. Porém tua resenha me instigou a fazer uma tentativa no futuro. Obrigado por compartilhar!

mpettrus 01/01/2023minha estante
Oi, Nilson!!! Obrigado pelo feedback ??

Que bom que minhas singelas palavras reacenderam as chamas de sua vontade de tentar conhecer essa que eu considero uma das melhores e maiores histórias da literatura sci-fi. Sensacional!!!

Espero de verdade que você se dê essa chance ???

SAnchez.Sillero 02/02/2024minha estante
Increíble, sin duda la guinda a este maravilloso pastel de trama física que te deja pensativo y sin palabras. He de reconocer que al principio me costo entrar, no lo vi tan interesante pero a partir de la mitad no deja de sorprender. Me lo he COMIDO literalmente. Muy muy bueno, una saga perfecta, con mucha ciencia y poca(?) ficción? Nunca lo sabremos pero de verdad que cada dato, cada deducción ed pura lógica y ciencia. Encantada! No pararé de recomendar.

Patrick.Borges 06/06/2023

Uma jornada ao fim da morte
"O tempo é a força mais cruel de todas"

Após A Floresta Sombria, minhas expectativas para a conclusão da trilogia estavam extremamente elevadas, e posso afirmar que O Fim da Morte é um encerramento incrível para essa jornada épica. O livro começa com eventos logo no início da crise trissolariana, apresentando um projeto secundário da humanidade para enfrentar os invasores: o projeto Escadarias, com objetivo de enviar um representante humano ao encontro da frota trissolariana. Tianming, um indivíduo solitário, é selecionado para a missão, que inicialmente parece fadada ao fracasso, mas acaba sendo uma das ações mais cruciais para a sobrevivência da humanidade no futuro.

Nesse início também é apresentada a nova protagonista da história, a cientista Cheng Xin. Levei um tempo para compreender suas motivações, o que pode ter prejudicado minha empatia inicial por ela, mas na metade do livro já estava totalmente envolvido na história dela, e torcendo para que ela sobrevivesse aos eventos da crise. Ao longo do livro ela passa por um crescimento pessoal, se tornando a Portadora da Espada, sendo responsável pela defesa da humanidade contra os Trissolarianos, o que acaba sendo uma responsabilidade enorme. As consequências de suas escolhas são verdadeiramente aterrorizantes, mudando totalmente rumo da civilização humana.

Com o desenrolar da trama, o livro se aprofunda cada vez mais em dilemas éticos e em todas as complexidades do contato entre a humanidade com uma civilização alienígena. São exploradas as questões filosóficas e científicas desse contato, onde uma espécie aprende e se desenvolve com a outra. Assim como no volume anterior, tem muitas intrigas políticas, desenvolvimento tecnológico e mudanças na sociedade, tanto em questões culturais como no âmbito religioso. Formas de governo surgem e caem, novas religiões se disseminam durante as décadas que são apresentadas no livro.

O Fim da Morte é o livro mais contemplativo da trilogia, o que pode ser uma decepção para quem esperava mais "ação ", mas para mim é perfeito. Faz você refletir sobre o universo, sobre a vida e morte, e sobre o papel do ser humano na vastidão do cosmos e do tempo. Para quem não tem familiaridade com a ficção científica, o livro pode parecer ter uma leitura muito aprofundada em termos e conceitos científicos, mas não encontrei nenhum problema em relação a isso. O Cixin Liu explica tudo de forma bem detalhada, tanto em questões que são realidade hoje, quanto em temas muito abstratos.

O único ponto que me incomodou um pouco foi que o final poderia ser mais aprofundado, os eventos acontecem de forma muito rápida, sendo apresentadas novas informações muito importantes sobre o universo, mas não teve tempo de se aprofundar nelas. Entendo por ele querer concluir a história em uma trilogia, e o livro tem quase 800 páginas, mas para mim poderia facilmente ter mais um livro kkkkk. E o Cixin Liu fez um final que Interstellar não teve coragem de apresentar kk.

Bom, O Fim da Morte é um desfecho incrível para a trilogia. É um livro fundamental para quem gosta de ficção científica, explorando temas profundos, refletindo sobre as mudanças que ocorrem na humanidade perante uma ameaça. Recomendo muito, e merece mais algumas releituras.
Moringan 06/06/2023minha estante
"E o Cixin Liu fez um final que Interestelar não teve coragem de apresentar".

O quê que esse homem coloca no final desse livro?
Me senti particularmente impactada kkkkkk (pois lembro do estado em que fiquei da primeira vez que assisti Interestelar)

João 06/06/2023minha estante
Muito boa resenha cara. Só ouvi elogios sobre essa trilogia.

mpettrus 06/06/2023minha estante
Kakakakakkakaa casquei de tanto rir com a frase ?fez um final que Interstellar não teve coragem de apresentar?

Acredito que pelo autor Cixin Liu realmente amar a ficção científica, jamais se permitiria por um final no estilo Christopher Nolan onde tudo ficou resumido no amor kkkkk

Resenha perfeita ????????

Patrick.Borges 06/06/2023minha estante
Assim Moringan, Interstellar me impactou muito mas nunca curti a parte final onde o Cooper volta do buraco negro e encontra a filha, para depois ir atrás da Amelia. Aqui o Cixin Liu tem uma abordagem mais niilista. Sem entrar em muitos spoilers, tem uma situação similar ao filme, e quando vai acontecer o reencontro de duas pessoas acaba dando muito errado, e as consequências são enormes, fiquei muito surpreso. Enfim, esse livro é uma doidera do início ao fim kkkkk

Patrick.Borges 06/06/2023minha estante
Valeu João, é uma trilogia incrível. Tem seus pontos negativos ao longo dos volumes, mas é uma experiência de leitura única, Cixin Liu tem uma criatividade absurda de imaginar cenários e brincar com o desenvolvimento da humanidade nessas situações.

Patrick.Borges 06/06/2023minha estante
Valeu mpettrus, bem isso cara, Cixin Liu foi cirúrgico aqui kkkk eu amo Interstellar, mas essa parte do amor no final não me desceu bem kkkkk

Denise.Pereira 06/11/2020

Perfeito
Depois de toda as aventuras vividas nos volumes anteriores e nesse, o final é perfeito. Amei essa trilogia!
Wallace Nunes 22/12/2021minha estante
Qual é o nome da trilogia?

Lucas | @luagonoslivros 02/01/2023

Eu sou um ser consciente e..
Eu tenho a plena consciência de que não terei melhor experiência de leitura com outro livro. Foi o melhor livro e a melhor trilogia que já li em minha vida.

Escrevo esse texto em prantos, e o motivo é a seguinte passagem: "O destino de todos os seres inteligentes sempre foi tornar-se grandiosos como seus pensamentos."

O Cixin Liu consegue racionalizar e descrever coisas inimagináveis. Eu não consigo descrever o sentimento que é ler esse livro.
Você encara o universo, encara seu papel, suas preocupações, sua vida... Você sente o Cosmo passando por você. E não há reação. Só é o que é.

Dificilmente lerei algo que mexa tanto comigo nesse nível. É a obra da minha vida. E tudo que eu queria era que mais pessoas encarassem o Cosmo através dessas páginas também.

Cixin Liu é o maioral!

Wagner47 05/04/2021

O universo é grandioso, mas a vida é maior
QUE FINAL!!!
Aconteceu várias coisas que parece que estou lendo há meses de tanta coisa intrincada em outra.

A primeira protagonista feminina da série e já morri de amores por ela ser tão... Frágil.
Responsabilidades e mais responsabilidades determinadas por outras pessoas e a pobre carregando a culpa por todas elas.

E que passagem contemplativa nos últimos capítulos. Um livro incrivelmente inteligente que utiliza de vários desdobramentos a partir de regras e leis criadas dentro da própria história de uma forma super natural.

Só tive ressalvas a respeito do desenvolvimento de AA. Era uma personagem presente a todo momento, mas quase sem camadas

E falando em camadas, o Universo tem de sobra. Eu simplesmente não consigo descrever a genialidade desse livro.

Sem dúvidas uma das melhores leituras do ano.

Qnat 29/01/2020

Um desfecho inesperado e original.
O livro retrata bastante a física atual, incorporando coisas como a teorias das cordas , quântica e pluridimensões.

É interessante ver esse avanço, pois muitos livros do estilo ainda se utilizam de conceitos antigos da física e astronomia. Espero que esse livro seja de inspiração para novos autores estudarem um pouco mais as novas teorias, portanto.

O livro é mais longo, com muito mais informação que os demais. No entanto, os personagens são secundários e rasos. O foco é totalmente na ficção científica e na humanidade, como um todo.

É interessante que o autor trouxe à luz vários colegas chineses da ficção científica, deslocando um pouco o eixo dos Estados Unidos e Inglaterra para outros países.

(ps: a única crítica a este livro é a dicotomia sexista que ele cria... Poderia passar sem).
Jorge 29/01/2020minha estante
Tenho interesse. Mas tenho receio tbm.

Qnat 14/02/2020minha estante
receio? rsrsrs

davidplmatias 11/03/2022

Conclusão ok
Liu conclui sua grande obra com mais uma enxurrada de ciência o terceiro e último livro da trilogia. Apesar de ser ótimo e beber da genialidade do segundo livro, o terceiro peca no final. Não gostei. Mas ok. O o importante é a jornada, e a jornada já valeu toda a obra do autor.

Paulote 10/11/2020

Idéias magnificas de um autor de técnica fraca
Desde o Problema dos Três Corpos, passando, já de forma arrastada pelo segundo volume, Floresta Sombria e culminando com esse infindável e arrastado O Fim da Morte, só me resta admirar a criatividade do escritor, mas criticar sua técnica como tal. É, para mim, exatamente, um engenheiro que resolveu se tornar escritor.
Falta aquele toque de um Asimov, de um Arthur C. Clarke.
Na verdade eu cheguei a ler o primeiro volume, até a metade, há uns dois anos atrás, aí não aguentei, muito confuso, e larguei.
Recentemente, depois de ler que os produtores de Game of Thrones vão começar a trabalhar na série "O Problema dos Três Corpos", me enchi de coragem e terminei o primeiro volume.
Mal sabia eu que Floresta Sombria é muito louco. Num bom sentido, até. Mas ali, também, Cixin Liu alterna boas idéias com momentos confusos e até romantização desnecessária. Mesmo assim terminei o segundo volume e parti para o terceiro.
Como leio em Kindle, não notei que O Fim da Morte tem 800 páginas.
Não que eu não esteja acostumado com isso. Li Game of Thrones inteiro, os cinco volumes. Li diversos livros com cerca de 1000 páginas, como por exemplo os melhores livros de Ken Follett.
Talvez eu não esteja acostumado com o estilo Hard Sci-fi do autor, mas, para mim o problema é a falta de ritmo dele.
Boas idéias, execução a desejar.
É como um jogador de futebol que faz mil embaixadinhas com a bola, mas na hora que o jogo começa ele some.
Graças a Deus ? consegui terminar, porque acredito que, com as idéias do maluco bem trabalhadas, a série televisiva poderá ser bem melhor que o livro, o que seria um caso raro.

Moringan 25/08/2023

"O universo é grandioso, mas a vida é maior. Vamos nos encontrar novamente"
A trilogia como um todo é um dos melhores hard fiction que já li. Este livro em especial é tão bom quanto os outros, mas é cheio de problemas; é infestado por eles, quero deixar isso claro.

Poderia ser melhor, muito melhor.

Não sei o que pensar desse final e prefiro não chegar a uma conclusão também. Não porque ainda esteja assimilando a obra e sua composição, mas porque simplesmente resolvi desistir.

Fazendo acaso com a realidade, o universo aqui não poderia ser mais frustrante. Apresentado na pior das vertentes, joga um balde água fria na ideia de magia emanada, do novo, do futuro, nutrido pela nossa imaginação em relação ao espaço.

O universo/tempo é só uma caixa dentro de outra caixa guardada numa caixa escura nos confins do tempo/universo, até que este próprio deixe de existir.
Bruno 30/08/2023minha estante
mas o universo ser frustrante é justamente o universo que a matemática tenta descobrir, se as leis da física de fato seguirem pra isso que o cixin liu propõe o universo é algo dentro de algo dentro de algo dentro de algo e esquecido nos confins de sei lá o quê;

Bruno 30/08/2023minha estante
acho que pessimista? sim, crise existencial? muitas, horrível, mas não acho isso um demérito do livro; só é bem pesado e frustrantw mesmo

Moringan 30/08/2023minha estante
Também não acho que seja um demérito do livro, na verdade, eu gostei bastante dessa perspectiva, pq parece ser mais real, não aquela coisa idílica que estamos acostumados a ler/assistir sobre o espaço.

O livro é incrível, um puta hard fiction, com 5 estrelas.

A única coisa que me desagradou profundamente, foi só a falta de desenvolvimento do Cixin com os personagens, de certa forma, afetou bastante a história ao meu ver.

Pedro Michel 06/07/2023

Bom, mas decepcionante.
O Fim da Morte", de Cixin Liu, apresenta uma narrativa que, infelizmente, se estende demais em descrições monótonas e extensas, comprometendo o ritmo da história. As longas passagens descritivas tornam-se cansativas e acabam desviando a atenção do enredo principal, resultando em uma leitura arrastada.
Além disso, o livro sofre com um uma personagem que só toma atitudes burras e com um final decepcionante que deixa muitas perguntas sem respostas. Após uma construção meticulosa e intrigante ao longo da trama, o desfecho deixou lacunas significativas e não forneceu nenhuma explicação que trouxesse clareza.
Embora Cixin Liu tenha demonstrado sua habilidade em criar conceitos científicos complexos e envolventes, "O Fim da Morte" falha em manter o equilíbrio entre aprofundamento e fluidez narrativa, bem como em fornecer uma conclusão satisfatória.

Andre 02/10/2023

A trilogia dos três corpos é um épico de ficção científica grandioso, absurdamente ambicioso que gera expectativas altíssimas no leitor e consegue a proeza de superar cada uma delas.

O Fim da Morte é o meu livro favorito da trilogia. Ele traz novos personagens cativantes, consequências inimagináveis para ações iniciadas nos outros dois volumes, expansão da mitologia deste universo a escalas inacreditáveis e uma conclusão digna do tamanho dessa história (apesar de uma pequena frustração, que acho até que foi colocada de propósito pra mostrar que o universo não está nem aí pra nossas vontades).

A série de Cixin Liu já se tornou um clássico da ficção científica e, no meu humilde julgamento, está no mesmo patamar de obras como Duna e Fundação.

Nath Mel 31/03/2020

Fascinante e melancólico
É difícil definir com poucas palavras todos os acontecimentos nesse livro. Ele é grande e tem taantas informações empolgantes que em nenhum momento sentimos fadiga. A mensagem mais forte que percebi no livro, foi a efemeridade da vida. Tudo no Universo está dentro de um ciclo, a espécie humana, o planeta, o sistema solar e inclusive o próprio Universo: nascimento, desenvolvimento e morte. E por mais que nós, seres inteligentes queremos distanciar desse ciclo e "viver" para sempre, percebe-se, com a incrível escrita de Liu, que não é possível. A floresta sombria nada mais é que a luta contra o esquecimento. Creio que todos precisam ler esse livro para perceber a imensidão do Universo, e como nossa e todas as espécies espalhadas pelo cosmos lutam para não serem esquecidos, e que essa guerra vai pertencer em todas as vidas. Apesar de melancólico, o livro traz uma imensidão que nunca foi explorada por nós.

Lucs 31/03/2022

Fascinante
Dessa trilogia, o Fim da Morte foi o melhor dos três, com o primeiro em segundo lugar e o segundo livro mais fraco de todos.

Achei tudo maior e mais majestoso, mais criativo e mais instigante. No inici5 fiquei reticente pois eu achei que estava lendo outra enrolação sem sentido como vi no livro dois. Ledo engano, tudo tinha um propósito bem maquinado. Fiquei com raiva da protagonista por duas vezes e quem leu o livro sabe bem quais foram essas situações. Ela parece fraca e demais para a função destinada. Assim como Luo Ji do segundo livro é difícil engolir o motivo dessa escolha.  O desfecho foi épico, porém triste e bem diferente do que imaginei. O capítulo final fugiu demais do que se esperava de uma redenção para a protagonista e vai para outro rumo. Nada que estrague o livro.

Falando da trilogia como um todo há trechos fracos outros que considero desnecessário mas foi uma das ficções científicas mais surpreendentes que li.

Rodrigo Digão 30/04/2020

Sem duvida o livro mais difícil e complicado da trilogia, cheio de conceitos e descrições e com muita gordura para queimar. Poderia subtrair vários capítulos. Vale a pena ler somente para saber o desfecho da trama, porém o livro mais fraco da coleção.

Filipe 31/05/2023

Creio que a genialidade de Cixin Liu pode ser resumida pela sua capacidade de transmitir uma história ao mesmo tempo super complexa e super simples. Ainda assim, não chegaria perto de descrever a grandiosidade da trilogia dos três corpos.

Neste final eletrizante, deprimente e profundo, a trilogia é concluída de uma modo menos acelerado, porém grandioso. Uma leitura imperdível para quem quer consumir ficção científica sem clichês e previsibilidades.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6