Uma Verdade Indigesta

Uma Verdade Indigesta Marion Nestle

Resenhas - Uma verdade indigesta

Michelly 16/11/2023

O lado obscuro da ciência alimentar: muito além do "Danoninho vale por um bifinho"
Este é um livro excelente. Aprecio as teses da autora e o esforço que ela faz em questionar certezas que foram implantadas em nós pela indústria. Há algum tempo, venho explorando uma literatura relacionada à saúde alimentar para analisar algumas das teses mais difundidas no imaginário popular. Muitas dessas teses sempre envolvem o argumento de que o processado X é benéfico para o sintoma X, Y, Z. Como resultado, o alimento in natura, essencial desde tempos imemoriais, muitas vezes é disfarçado como o lobo mau, sendo cada vez mais esquecido e substituído por veneno em caixa (de plástico ainda por cima).

Não é preciso mencionar as consequências de uma ciência que, aliada à indústria, tende a sucumbir ao discurso publicitário. Quanto mais polêmica a inverdade, maior a probabilidade de a mídia lucrar com base nos cliques, transformando-a em um fato popular de tanto ser comentado por aí. Estamos ou não estamos em apuros? A saúde está em frangalhos, e o clima está fora de controle.

E ainda existem profissionais e pesquisadores de renome, não apenas nos EUA, mas também no Brasil, que persistem em se alinhar em prol da desinformação por uma taxa gordinha, também muitas vezes magrinha, viu? Eu sabia que havia um patrocínio da indústria alimentícia por trás da desinformação para favorecer produtos ricos em gordura saturada, sal, conservantes diversos e outras formas criativas de veneno. No entanto, me surpreendeu um pouco que essas pesquisas publicitárias ocupassem um lugar de destaque em revistas científicas de renome mundial.

Além disso, grandes pesquisadores, com currículos impressionantes e financiados por essas indústrias, não só realizam propaganda científica a favor delas, mas também ocupam cargos de liderança em grandes organizações alimentares, responsáveis, sobretudo, pela formação popular. Isso me leva a pensar — obrigada Marion Nestle — que o processo de destruição dos pobres e marginalizados, e não só deles, está progredindo muito bem, obrigada. Dessa vez, porém, munido da arma mais poderosa que temos: a ciência.

Emi 22/10/2023

Realmente concordo que é meio repetitivo o livro e isso vai deixando a leitura cansativa. É tb difícil acompanhar o raciocínio com tantos nomes e organizações que não conhecemos, com nomes estranhos pra gente... A parte que mais gostei foi o posfácio que comenta como o livro se enquadra na realidade do Brasil.
Nada novo sob o Sol, mas é bom ler sobre o assunto pra se manter crítico..

guimpinheiro 01/07/2022

Como a ciência funciona na prática
Marion Nestle, que não tem relações com a empresa Nestlé, escreve um livro muito importante sobre nutrição. Sobre como são financiadas pesquisas da área, resultados são influenciados, marketing é confundido com ciência e como somos influenciados de maneira que nem percebemos.

É um relatório de uma vida trabalhando nessa área e lutando por uma causa de transparência e ciência pela ciência, passando pelos órgãos públicos e privados e empresas. Muito do que ela explana vem de casos que ocorreram com ela mesma, até situações embaraçosas, a fim de enfatizar a dificuldade que se é lidar com este tema.

Não obstante, seu livro traz à tona uma discussão fundamental que é como o dinheiro privado em busca do lucro causa sérios prejuízos na saúde pública através de meias verdades, investimentos em pesquisas parciais, influência financeira forte nos profissionais da saúde, criando vínculos, favores etc. Isso pode ser extrapolado para diversos segmentos como farmacêutico, por exemplo, e como devemos ficar desconfiados de achados, principalmente associados a uma vitamina específica ou um componente dos alimentos.

Fundamental para quem trabalha na área acadêmica e para as mais diversas discussões de ética na ciência, Uma Verdade Indigesta é um livro fundamental em uma era que as fake news tomam conta e somos influenciados por pesquisas financiadas com certos propósitos capitalistas acima de tudo.

Iasmin 03/01/2021

Ótimo para quem busca maior autonomia alimentar e para quem quer entender o funcionamento da indústria alimentícia, a influência dela no marketing e nas recomendações nutricionais que parecem imparciais. Comida não é só comida, é política também

indi.sass 08/09/2020

Bom, porém repetitivo.
O livro é bem empolgante no início, com muitas referências bibliográficas de todos os conteúdos informados, mostrando com diversas evidências a influência da indústria nas pesquisas de nutrição nos Estados Unidos, bem como sua importância nas políticas públicas.
Entretanto, apesar da Marion Nestle dividir os capítulos por temas de alimentos, as indústrias e órgãos que estão por detrás das estórias são quase sempre os mesmos, o que torna a leitura um pouco repetitiva, além de bem regionalista.
O capítulo adicional pelo Joio e o Trigo é fundamental para entender melhor o que acontece em nosso país.
Acredito que o livro tenha melhor proveito para quem é da área da Nutrição, mas para nós "pessoas que comem", ele cumpre bem o papel de nos alertar sobre o que consumimos e de que maneira somos influenciados.

Lua 01/06/2020

Resenha da Lua
É o melhor livro que se pode ler para se informar sobre as relações de conflito de interesse na pesquisa, principalmente na área da nutrição.
Com certeza abriu meus olhos para diversas questões, me informou sobre coisas que eu nem imaginava em relação a esses conflitos, eu realmente não sabia a extensão da ação da indústria na pesquisa.
E sobre o Brasil? Fiquei chocada enquanto lia, se eu não sabia sobre os casos no cenário internacional, imagina no Brasil!!
É um livro muito bom para se ler por todo o público, .as principalmente para nutricionistas (e profissionais de saúde em geral), pesquisadores e jornalistas!

Mia 19/04/2020

O livro é bom, ótimo pra você tirar referências pra trabalho científico. Mas é maçante, ela se prolonga bastante, demorou a ser lido por mim.

Malu 24/05/2019

Devemos comer o que nos apetece , não o que tentam nos impor
Após a leitura deste livro mara, aprendemos o quão estamos nas mãos dos marqueteiros dos alimentos ultraprocessados, das fórmulas e cápsulas miraculosas do momento. Mts das msgs que vêm nas embalagens, especialmente se taxadas como suplementos q dispensam o selo ANVISA, são pura propaganda, uma vez q a eficácia do q publicam é duvidosa e, se existe alguma comprovação "científica", tais pesquisas são promovidas e financiadas pelas empresas envolvidas na comercialização de tais produtos, algo comum nos EUA e Europa.
Leitura super recomendada para aqueles q querem realmente cuidar de sua saúde não pelo modismo e recomendação de alguns profissionais da área de saúde ou dos "sábios" das academias, mas pela consciência e certeza de saber o q realmente contém tais produtos.