A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Katarina Malinauskas 26/11/2022

Esperava um pouco mais
Achei o livro um pouco fraco. Esperava que tivesse mais insights com a leitura.
Mas serve, de certa forma, ao seu propósito.

Marisbl 25/10/2022

Boas ideias para uma vida financeira saudável. O autor mostra de forma simples a aplicação dos conceitos de finanças no cotidiano.

Andrea M 13/10/2022

É difícil ser simples...
Leitura agradável e interessante, apesar que muita coisa já pratico faz tempo. Então, fico feliz de inconscientemente ter a mesma visão do autor.
Recomento a leitura.

Daniel 23/09/2022

Mudanças
Um livro leve e muito didático, o escritor domina a linguagem fácil e objetiva.

Na obra podemos potencializar tudo que já sabemos que precisamos fazer para principalmente ter uma aposentadoria tranquila e prazerosa.

Mas também muito importante o que ele deixa bem claro, aproveitar e curtir todo o processo de construção de uma vida próspera e feliz.

A obra é focada principalmente nas questões financeiras familiares, tem
muitos exemplos de formas de rever gastos, poupando essa nova margem.

O autor usa sua própria família, suas mudanças de hábitos e forma de investir naquilo que realmente é importante/necessário.

Ponto negativo que percebo são algumas formas de economia pouco viáveis, alguns tipos de compartilhamentos, produção de alimentos para subsistência, não que seja impossível, mas um pouco utópico.

Trata da questão do minimalismo/essencialismo, desmistificando seus conceitos.

Percebemos na obra que é possível sim economizar, agora, deixando o consumismo inconsciente de lado e focando naquilo que é realmente importante e que traga prazer, não para os outros, mas para você e sua família, para num futuro breve desfrutar das suas boas escolhas.

Uma boa leitura, certamente vai agregar.

jbueno2023 11/09/2022

A riqueza da vida simples
Poderia ser um livro excelente, mas achei mediano. Pensei que falaria bastante de minimalismo, mas fala mais da experiência do autor.

Davi.Paiva 14/08/2022

Leitura válida.
Link Amazon: https://amzn.to/3dvwkdE

Coloquei este livro em uma lista de livros sobre minimalismo e depois de concluir a leitura, vi que não estava tão certo assim de tal classificação. Não que ele não fale sobre a prática. Pelo contrário. Ele tem um capítulo dedicado a isso.

Creio que não acertei 100% porque não é só um livro sobre minimalismo.

Em "A Riqueza da Vida Simples", o autor faz muitas propagandas e menções a seus outros livros (um ponto negativo, a meu ver) e passar, além do minimalismo, alguns conselhos sobre investimentos de tempo, dinheiro e esforços. Tudo de uma forma muito rígida e dura de se jogar na cara do leitor, como se a culpa de sua vida ser o que é fosse só sua.

Claro que ele não chega nem perto da praticidade de um "Me Poupe!" e muito menos de uma complexidade de um "Do Mil ao Milhão". No entanto, é bom ver que mesmo do ponto de vista de uma pessoa rica como o Gustavo Cerbasi, é importante ter noção se o que você quer é realmente o que você precisa, se o que você quer agrega algo em sua vida além da posse do produto e se o que você almeja está dentro da sua cultura ou criação. No próprio livro, por exemplo, o autor diz sobre como foi criado em um lar simples do interior e como se empenhou para comprar um sítio onde pudesse criar o filho longe do caos urbano.

Em suma, "A Riqueza da Vida Simples" não é um dos melhores livros que li sobre minimalismo e educação financeira. Mas vale a leitura pelos valores que são possíveis de serem adquiridos.

Recomendo!

Cris.Santos 03/08/2022

Planos e partir para ação
Entender que não se precisa de muito para viver, que o importante e ser feliz, ajuda a criar meus planos e direcionar para onde desejo chegar.

Math 97 23/07/2022

Riqueza para quem almeja simplicidade.
O presente livro feito pelo Gustavo Cerbasi é uma obra que, baseada em suas experiências, apresentam uma ótica sobre o que é ser rico e como a riqueza é formada. O que chamou minha atenção é o fato de não estar atrelado ao acúmulo de materiais (dinheiro), mas sim, viver a vida que se quer, ou que sempre quis, sem necessariamente ter rios de dinheiro. Essa vertente chamou tamanha atenção quando me deparei que, quando temos a chance de escolher o que iremos fazer, onde iremos frequentar, os locais e pessoas que queremos estar por perto, o estilo de vida que conseguimos manter sem dificuldades é um fator de riqueza. Esse olhar agregou um tanto para quem não tem conhecimentos profundos a respeito de riqueza e padrões de vida. Contudo, é perceptível que, no meio do livro, o autor dispersa um tanto o tema e perpassa por outras esferas que, ao meu ver, não são tão pertinentes assim, mas no final, ele retoma com suas reflexões e olhar sobre a Riqueza da vida simples.

Beatriz 23/07/2022

Não lembro muitos detalhes mas não achei muito diferente de outros livros de finanças, mas bem legal reforçar essa ideia de que temos que focar nossas energias e dinheiro em coisas realmente relevantes para nós.

Thata.Romano 05/07/2022

A riqueza está na experiência
Em "A Riqueza da Vida Simples", Gustavo Cerbasi traz reflexões e ensinamentos de como a educação financeira e o auto conhecimento são ferramentas indispensáveis para conseguir alcançar seus objetivos e acima de tudo aproveitar a caminhada e as coisas boas que a vida tem a nos oferecer, e não ficar esperando pelo futuro para se sentir realizado e feliz.

A2Lan 03/07/2022

Planejamento
A definição de ser rico vai além de ter simplesmente dinheiro, e sim ter uma vida de possibilidades que te faz se sentir realizado. Ter uma vida simples é focar naquilo que realmente importa com o mínimo impacto ao ambiente ao teu redor, pensando em sustentabilidade e nos comércios locais.

brunoleomont 28/06/2022

Gustavo é um autor que explica muito bem suas ideias e transforma o nosso pensamento sobre a questão da verdeira riqueza e o que realmente importa.

Lidiane Mateus 23/06/2022

A Riqueza da Vida Simples, como muitos outros livros, trata de finanças pessoais, mas por uma perspectiva diferente. Ele traz uma forma diferente de pensar sobre a construção de riqueza, longe daquela história de nos matarmos de trabalhar para juntar bens, dinheiro etc. E nesse modelo, onde fica a qualidade de vida? E é aí que o autor mostra que aliar tudo isso é possível. O livro proporciona uma leitura fluida, bem acessível. Fala de minimalismo, equilíbrio, liberdade.... Recomendo para aqueles que estão se iniciando na organização das finanças ou mesmo para aqueles que querem parar de sofrer com o dilema: poupar x gastar, em detrimento da qualidade de vida e felicidade. Ele vai ajudar a dar um bom primeiro passo na organização das finanças.

Thays 20/06/2022

A Riqueza da Vida Simples
Excelente leitura, leve, simples de entender, esclarecedora e fácil de colocar em prática no dia a dia.

Giselle Abreu 01/06/2022

Bom livro!
Rápido de ler. Cerbasi faz uma introdução ao minimalismo, ressaltando que devemos fazer boas escolhas hoje para vivermos a plenitude do que queremos lá na frente, e isso não significa que devemos viver uma vida de privações em prol unicamente de um futuro melhor, mas sim que devemos fazer escolhas inteligentes, desde a escolha de roupas, calçados, um meio de transporte até a aquisição de uma casa.