A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Alvazir de direito 27/05/2021

Muito bom!
O livro contém ótimas recomendações e ideias de como viver inicialmente com o básico e saber tirar o melhor proveito desta fase, rumo à uma economia recheada de futuros investimentos! Uma obra básica, mas essencial para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Carla Carolina 19/05/2021

Excelente livro, a mais recente obra do autor Gustavo Cerbasi, no qual ele relata através de exemplos e de experiências próprias sua filosofia que pode ser resumida na sua principal frase "Enriquecer é uma questão de escolha"

Juliene 19/05/2021

Excelente
O livro tem uma leitura fácil e mostra como se organizar e otimizar seus gastos para concretizar seus sonhos e planos sem ter que abrir mão de aproveitar os pequenos momentos da vida.

Criadora de conteúdo 12/05/2021

"A riqueza da Vida simples"
?? RESENHA??

Livro: " A Riqueza da Vida Simples"
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante

? Gustavo Cerbasi tem toda uma estrutura acadêmica e uma larga experiência em finanças, negócios, planejamento familiar e economia doméstica.
Com toda essa experiência Cerbasi tem 15 livros publicados sobre o assunto.

Neste livro Cerbasi propõe um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis.
O assunto mais abordado é sobre abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a sua realidade, o autor propõe adotar o minimalismo e ter fartura do que é genuinamente importante.

?? Gostei do livro, algumas ideias que ele aponta como importante, eu já introduzi na minha rotina há algum tempo e deu super certo, porém acho que algumas questões são fora da realidade da sociedade brasileira. Outras utópicas, como por exemplo uma construção feita totalmente com material e sistema sustentável. Mas para uma construção dessa, precisa-se de dinheiro e só depois conseguimos usufruir a economia, mas como uma pessoa que não tem nem comida para comer, faz um projeto desse?
Aqui você encontra ideias viáveis para população de classe média e alta, mas não achei viável para quem necessita sair da miséria.

Obra com temas bem discutíveis.

Artur.Matos 11/05/2021

Ter uma vida simplista gera uma vida rica!
O que determina nossa saúde financeira são nossos gastos. Saber o que consumir e como consumir determinará se teremos ou não dificuldades financeiras.
Consegui entender o quanto ter uma vida de comportamentos sustentáveis pode nos ajudar a construir riquezas.

Mari 26/04/2021

Muito míope
Felizmente faço parte do grupo privilegiado que pode efetivamente usufruir de ideias interessantes sobre o minimalismo, refletir sobre o que traz felicidade autêntica e focar esforços (financeiros, de tempo, etc) nisso.
No entanto, o autor está a todo tempo flertando com uma ideia de meritocracia que é utópica e equivocada. Como em um trecho - e eu cito - em que ele escreve que ?a sociedade tende a ver o morador de uma comunidade carente como alguém relegado pela sociedade, mas ele também tem uma parcela de responsabilidade (ou melhor, de irresponsabilidade) em suas escolhas?. Sem contar no discurso de supremacia quanto aos migrantes nordestinos para o Sudeste e Sul.
Enfim, eu adquiri o livro devido a uma gratuidade na loja Kindle, mas não recomendaria a compra se alguém me perguntasse...

Rodrigo 10/04/2021

A riqueza da vida simples
Livro maravilhoso, super recomendo. Várias dicas e idéias de como construir sua riqueza bem como começar a se programar para a aposentadoria.
E nos conta de forma mais detalhada sobre sua casa de campo sustentável.
Maravilhoso, sensacional, banho de inteligência.

Laura 07/04/2021

Mestre Cerbasi
com uma escrita leve, professor Cerbasi nos prende em mais um livro para (re)pensar em como buscar modos de uma vida mais simples

Peterrsm 29/03/2021

Perspectiva
É uma linguagem simples, para todos (sem necessidade de conhecimentos específicos sobre finanças).

O titulo desta resenha eu acho que é a alma deste livro. Tudo é questão de perspectiva e o que quer valorizar, focar. "Foque no que é importante para você. - a lição principal que tirei do livro.

Paula1735 27/03/2021

Uma vida rica é uma vida de experiências
Esse livro foi uma grande surpresa para mim. Como já sou meio acostumada aos livros de finanças, esperei uma fórmula que envolve sacrifício, poupança e paciência, e me surpreendi com a filosofia simplista e suficiente de Cerbasi: não faz sentido se matar e poupar para algo que só vai acontecer daqui a muitos anos e não ser feliz HOJE. Talvez sequer exista esse tal de futuro para o qual poupamos tanto.
O ponto central do livro é elaborar suas finanças pessoais começando pela parte de investimentos e de qualidade de vida. Sim, qualidade de vida! As coisas "bobas" que são as primeiras a serem cortadas de nosso orçamento (lazer, cuidados pessoais, conforto) são exatamente as responsáveis por nos manter motivados em conquistar os objetivos de longo prazo, e por isso, devem ser priorizadas. Com o que sobrar, devemos ajustar nosso padrão de vida. Aí sim, calcular gastos com moradia, transporte, educação.
Essa filosofia abrange muito mais a importância de SER e VIVER do que a tradicional, de ter e acumular. Amar as pessoas, e usar as coisas, e não o contrário. Isso nos obriga a procurar por opções que atendam ao cenário em que estamos hoje, vivendo cada momento de nossa vida.
Livro excelente, recomendo a todos!
"Maximize sua experiência de vida. Uma vida mais rica é uma vida de mais experiências.."

Sabrina 26/03/2021

Escolhas
"CONHECIMENTO NÃO É APENAS UM DOS CAMINHOS. ELE 'É' O CAMINHO".
Um livro que tem esse tipo de frase, com certeza, merece ser lido.
Só choque de verdades e realidades.
Faça escolhas que melhorem sua vida em todas as áreas.

Anny 04/03/2021

? Nesse livro, Cerbasi fala sobre fazer escolhas sa?bias e certas e sobre rever o seu estilo de vida e efetuar mudanc?as necessa?rias. Ele aponta a importa?ncia em adequar o seu padra?o de vida a sua realidade, como diminuir custos fixos e adotar o minimalismo, sem diminuir a qualidade de vida. E sempre focar no que e? necessa?rio e no que e? importante para voce?, o seu bem estar e sua felicidade. Mostra que para alcanc?ar um sonho e? preciso criar um plano e segui-lo.

? Gosto muito dos livros do autor porque acho que sa?o bem dida?ticos e no?s conseguimos aprender muita coisa.

? A sua escrita e a sua forma de explicar sa?o fa?ceis de compreender. No final, nos sentimos empolgados para colocar tudo em pra?tica.

? Eu tenho muito interesse por livros sobre financ?as pessoais e estilo de vida. Acho que e? sempre enriquecedor obter mais conhecimento e coloca?-lo em pra?tica a fim de melhorar a nossa vida.

João Moreira 02/03/2021

Simplicidade
Gustavo conta nesse livro sobre a simplicidade que a vida deve ser levada, em repensar atitudes que temos em relação a bens materiais que desejamos, a pensar em um modo minimalista que podemos levar a vida. É um um livro bem legal onde você consegue pensar mais sobre sustentabilidade e economia, e ser feliz com uma vida simples.

Adilson22 28/02/2021

Recomendo, mesmo não sendo um dos seus melhores livros, ele abordar temas de vários dos seus livros anteriores.