A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Deborah.Garcia 06/07/2019

Esse é um livro sobre escolhas e sobre como essas escolhas podem te levar para mais perto ou para mais longe da vida que você busca. Comecei lendo com algumas ideias já instaladas na minha cabeça, como por exemplo se sacrificar no presente para garantir um bom futuro, e essa leitura bagunçou muito daquilo que eu antes pensava como certo, me fez repensar certas coisas. Não há um futuro feliz se o presente não for feliz, mas então como conciliar os dois? Quando se tem um sonho, acredito que essa seja uma das partes mais difíceis, pois não podemos viver apenas para o momento e esquecer de colaborar para a construção dos sonhos, mas também não restará nada para aproveitar quando chegarmos lá se tivermos nos dedicado loucamente sempre olhando para o futuro com a esperança de que ele compensasse o presente. Então, Cerbasi tenta mostrar como fazer escolhas mais sábias, tanto financeiramente como da vida, a fim de que esse dilema possa ser resolvido. Ainda estou longe de todas as respostas, mas certamente isso me ajudou a olhar para essas questões de uma maneira mais saudável.

Thaís 01/08/2020

Muito bom!
Livro fantástico, que recomendaria a todos sem exceção. Um livro que nos faz refletir sobre atos simples que podemos realizar tornando a vida 'simples' como propõe o livro, sem deixar de levar em consideração a qualidade de vida e a felicidade.

clebersan 08/09/2020

É possível ter uma vida "minimalista" financeiramente
Gustavo Cerbasi demonstra com exemplos e experiência de vida que é possível viver uma vida mais simples para ter uma vida financeira saudável.

olavodecarvalho 07/07/2020

Bom livro
Esse livro lembra muito os livros anteriores dele. O legal é o capítulo da casa inteligente ?

Thais Pereira 16/04/2020

Dispensável
O início do livro é ok, apresenta algumas ideias interessantes.
No entanto, do meio pro final fica parecendo mais um relato sobre a casa de campo do autor do que propriamente um livro de autoajuda em finanças. Não vou nem comentar sobre o capítulo do sistema de água e esgoto, no qual o autor lista diversas curiosidades e características e benefícios e benfeitorias e diversidades do projeto.
Enfim, praticamente um manual pra quem quer montar sua casa de campo e viver uma vida "simples".
Israel.Musy 23/04/2020minha estante
Confesso que pulei esse capítulo ao perceber isso.

Paula 16/08/2020

Uma mini aula
Excelente livro do Cerbasi. É uma mini aula de como viver em equilíbrio (financeiro, estilo de vida e meio ambiente)

Mariana.Cavesso 25/04/2020

Aprenda a fazer boas escolhas
Livro muito bom que vai além do básico fazer poupança e nos estimula a pensar sobre fazer boas escolhas.

Paulo 06/09/2020

Abre a mente
Achei bem interessante, pois nos mostra a importância do equilíbrio entre trabalho e viver. Muitas vezes, trabalhamos demais e esquecemos de coisas mais importantes e muitas vezes nao percebemos isso.

Frankcimarks 29/06/2020

Sobre obviedades e mais do mesmo
Li recentemente um livro do autor e gostei. Infelizmente não posso falar o mesmo desse aqui. Cerbasi ganhou status de guru financeiro no Brasil, talvez por isso criei muitas expectativas em relação a esta obra. Vamos falar dos pontos positivos primeiro e depois dos negativos.

Positivos:
1- leitura fácil, ágil e agradável;
2- temática interessante e relevante para a sociedade de consumo a qual estamos inseridos;
3- a tentativa de incentivo à vida minimalista.

Negativos:
1- superficial. Se você procura um livro que te ensine algo sobre economia propriamente, esse livro não servirá. O autor fala, fala, mas não ensina nada realmente prático, nunca se aprofunda.
2- auto referente. O autor fica recomendo a si mesmo o tempo inteiro, o que cansa e passa a imagem de que não há mais ninguém relevante no assunto além dele. Cita suas próprias frases e recomenda seus próprios livros. Isso poderia ser feito no final do livro.
3- clichê. Se você nunca leu nada do tipo, pode ter uma experiência boa. Se tem o costume de ler, provavelmente não encontrará nada de novo ou que acrescente algo de valor, pois o livro gira em volta do mesmo círculo.
4- tive a impressão de que o autor quis preencher lacunas deixadas em seu último livro, depois de ter recebido algumas críticas, como por exemplo, como uma pessoa de classe c pode economizar se não lhe sobra nada? Daí teve a ideia deste livro aqui, que a meu ver, continua se destinando apenas a certas classes sociais mais abastadas, o que fica evidente quando ele cita uma reforma feita em sua casa de passeio no interior de São Paulo, que usa para fins de semana com a família, casa essa transformada em smart house, ou seja, auto suficiente, com energia solar, tratamento de água e esgoto, etc. Novamente, uma pessoa de classe c não terá como colocar em prática as sugestões de vida mais simples, ora vejam, que o autor insiste em sugerir.

Tenho certeza que os fãs do Cerbasi adoraram esta obra. Continuarei lendo seus livros, tentando extrair deles o que me é possível vivenciar.

Andre.Souza 08/09/2020

Bom livro, nada demais
Achei interessante alguns conceitos sobre minimalismo mencionados no livro, porém algumas sugestões para economizar são realmente impensáveis até mesmo para os mais pobres, minha visão é de um livro escrito para pobres, por uma pessoa que não viveu a pobreza.
Apesar disso algumas partes são inspiradoras.

Maria Paula 17/07/2020

A riqueza da vida simples
"Riqueza é não faltar o que é importante para nós. Minimalismo é ter abundância do que mais precisamos. A dificuldade de muitos não está em ter ou não ter, mas sim em saber o que é preciso ter."
.....................................................................................................................................................
- Temática: 4,5
- Escrita: 4,0
- Conteúdo: 4,5
- Capa: 3,5
Helder 24/07/2020minha estante
Legal as notas. Como você avalia?

Vivi 02/06/2020

Um vida mais simples pode te fazer mais feliz
O livro traz algumas ideias úteis que podem melhorar a vida das pessoas. Ele também relata algumas das decisões que tomou ao longo da sua vida e carreira. A leitura traz também reflexões e ensinamentos sobre dinheiro, felicidade e como a vida mais simples pode ser mais rica e prazerosa.

Janaína 30/06/2020

A riqueza da vida simples
Com certeza meu preferido dele até agora.

A forma como ele escreve dá aquela vontade na gente de colocar tudo em prática, tão didático e simples. Mais um pouquinho de riqueza que levo pra minha vida.

Paloma 15/04/2020

Vida simples com mais qualidade
O livro fomenta práticas de desenvolvimento pessoal e nutrir a motivação para não desanimar na tentativa de alcançar seus objetivos. Além de gastar menos com o que não tem utilidade, escolher de forma equilibrada e sustentável, a fim de conquistar mais qualidade de vida. Focar no que é genuinamente importante e comprar conscientimente:
Quero? Preciso? Posso?
Cerbasi conta sua experiência no projeto "casa inteligênte" nome que ele deu para o consumo inteligente e sustentável da água e energia em sua casa no Campo de São Roque:
Energia fotovoltaica, tratamento da água, eliminação de esgoto e geração de biogás para cozinhar, tudo produzido na própria casa. O livro preza pelo funcional e utilitarista levantando a bandeira de uma vida mais simples.

Pâm 11/09/2020

Um tanto fora da realidade
Pelo histórico do autor, esperava que o livro entregasse mais. Boa parte passa citando outros livros dele e noutra tece considerações de uma "simplicidade" irreal pra maioria da população. Por exemplo, passa quase um capítulo inteiro falando da reforma da casa de campo (com detalhes maçantes sobre o projeto e obra), enquanto de "simplicidade" não tem muito, já que foi um reforma longa e cara, numa casa de campo que também não é acessível pra maior parte da população. Em resumo, um livro escrito para pessoas simples mas sob o olhar de alguém que não tem uma vida simples e barata.