A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Sabrina 26/03/2021

Escolhas
"CONHECIMENTO NÃO É APENAS UM DOS CAMINHOS. ELE 'É' O CAMINHO".
Um livro que tem esse tipo de frase, com certeza, merece ser lido.
Só choque de verdades e realidades.
Faça escolhas que melhorem sua vida em todas as áreas.

Mariana.Cavesso 25/04/2020

Aprenda a fazer boas escolhas
Livro muito bom que vai além do básico fazer poupança e nos estimula a pensar sobre fazer boas escolhas.

Frankcimarks 29/06/2020

Sobre obviedades e mais do mesmo
Li recentemente um livro do autor e gostei. Infelizmente não posso falar o mesmo desse aqui. Cerbasi ganhou status de guru financeiro no Brasil, talvez por isso criei muitas expectativas em relação a esta obra. Vamos falar dos pontos positivos primeiro e depois dos negativos.

Positivos:
1- leitura fácil, ágil e agradável;
2- temática interessante e relevante para a sociedade de consumo a qual estamos inseridos;
3- a tentativa de incentivo à vida minimalista.

Negativos:
1- superficial. Se você procura um livro que te ensine algo sobre economia propriamente, esse livro não servirá. O autor fala, fala, mas não ensina nada realmente prático, nunca se aprofunda.
2- auto referente. O autor fica recomendo a si mesmo o tempo inteiro, o que cansa e passa a imagem de que não há mais ninguém relevante no assunto além dele. Cita suas próprias frases e recomenda seus próprios livros. Isso poderia ser feito no final do livro.
3- clichê. Se você nunca leu nada do tipo, pode ter uma experiência boa. Se tem o costume de ler, provavelmente não encontrará nada de novo ou que acrescente algo de valor, pois o livro gira em volta do mesmo círculo.
4- tive a impressão de que o autor quis preencher lacunas deixadas em seu último livro, depois de ter recebido algumas críticas, como por exemplo, como uma pessoa de classe c pode economizar se não lhe sobra nada? Daí teve a ideia deste livro aqui, que a meu ver, continua se destinando apenas a certas classes sociais mais abastadas, o que fica evidente quando ele cita uma reforma feita em sua casa de passeio no interior de São Paulo, que usa para fins de semana com a família, casa essa transformada em smart house, ou seja, auto suficiente, com energia solar, tratamento de água e esgoto, etc. Novamente, uma pessoa de classe c não terá como colocar em prática as sugestões de vida mais simples, ora vejam, que o autor insiste em sugerir.

Tenho certeza que os fãs do Cerbasi adoraram esta obra. Continuarei lendo seus livros, tentando extrair deles o que me é possível vivenciar.

Andre.Souza 08/09/2020

Bom livro, nada demais
Achei interessante alguns conceitos sobre minimalismo mencionados no livro, porém algumas sugestões para economizar são realmente impensáveis até mesmo para os mais pobres, minha visão é de um livro escrito para pobres, por uma pessoa que não viveu a pobreza.
Apesar disso algumas partes são inspiradoras.

Pâm 11/09/2020

Um tanto fora da realidade
Pelo histórico do autor, esperava que o livro entregasse mais. Boa parte passa citando outros livros dele e noutra tece considerações de uma "simplicidade" irreal pra maioria da população. Por exemplo, passa quase um capítulo inteiro falando da reforma da casa de campo (com detalhes maçantes sobre o projeto e obra), enquanto de "simplicidade" não tem muito, já que foi um reforma longa e cara, numa casa de campo que também não é acessível pra maior parte da população. Em resumo, um livro escrito para pessoas simples mas sob o olhar de alguém que não tem uma vida simples e barata.

Yasmin 03/02/2022

Apesar das diversas vezes que o escritor cita seus outros livros e seu curso, é um livro interessante que dá dicas para viver a vida de uma maneira mais simples e investir nas coisas que realmente importam.

A_Sarah_Soares 09/07/2020

ESTRATEGIA DE MARKETING E AUTOPROMOÇÃO DEFINEM ESSE LIVRO.
Promete trazer edução financeira para a classe baixa com poucas opções de escolHa porém, foca na vida sustentavel de pessoas financeiramente estaveis com dicas chulas em ex: Como valorizar sua resídencia com comprando dos comerciantes locais, ou como ter uma casa de fim semana sustentavel pode ser um grande investimento. O fato de falar o tempo todo sobre suas obras anteriores sem necessidade dificultou a leitura mostrando o quão supercial é o conteudo desta obra. Fugindo totalmente do tema proposto, se torna um a leitura cansativa.

Paloma 15/04/2020

Vida simples com mais qualidade
O livro fomenta práticas de desenvolvimento pessoal e nutrir a motivação para não desanimar na tentativa de alcançar seus objetivos. Além de gastar menos com o que não tem utilidade, escolher de forma equilibrada e sustentável, a fim de conquistar mais qualidade de vida. Focar no que é genuinamente importante e comprar conscientimente:
Quero? Preciso? Posso?
Cerbasi conta sua experiência no projeto "casa inteligênte" nome que ele deu para o consumo inteligente e sustentável da água e energia em sua casa no Campo de São Roque:
Energia fotovoltaica, tratamento da água, eliminação de esgoto e geração de biogás para cozinhar, tudo produzido na própria casa. O livro preza pelo funcional e utilitarista levantando a bandeira de uma vida mais simples.

Janaina 30/06/2020

A riqueza da vida simples
Com certeza meu preferido dele até agora.

A forma como ele escreve dá aquela vontade na gente de colocar tudo em prática, tão didático e simples. Mais um pouquinho de riqueza que levo pra minha vida.

Maria Paula 17/07/2020

A riqueza da vida simples
"Riqueza é não faltar o que é importante para nós. Minimalismo é ter abundância do que mais precisamos. A dificuldade de muitos não está em ter ou não ter, mas sim em saber o que é preciso ter."
.....................................................................................................................................................
- Temática: 4,5
- Escrita: 4,0
- Conteúdo: 4,5
- Capa: 3,5
Helder 24/07/2020minha estante
Legal as notas. Como você avalia?

Vivi 02/06/2020

Um vida mais simples pode te fazer mais feliz
O livro traz algumas ideias úteis que podem melhorar a vida das pessoas. Ele também relata algumas das decisões que tomou ao longo da sua vida e carreira. A leitura traz também reflexões e ensinamentos sobre dinheiro, felicidade e como a vida mais simples pode ser mais rica e prazerosa.

Daniel 23/09/2022

Mudanças
Um livro leve e muito didático, o escritor domina a linguagem fácil e objetiva.

Na obra podemos potencializar tudo que já sabemos que precisamos fazer para principalmente ter uma aposentadoria tranquila e prazerosa.

Mas também muito importante o que ele deixa bem claro, aproveitar e curtir todo o processo de construção de uma vida próspera e feliz.

A obra é focada principalmente nas questões financeiras familiares, tem
muitos exemplos de formas de rever gastos, poupando essa nova margem.

O autor usa sua própria família, suas mudanças de hábitos e forma de investir naquilo que realmente é importante/necessário.

Ponto negativo que percebo são algumas formas de economia pouco viáveis, alguns tipos de compartilhamentos, produção de alimentos para subsistência, não que seja impossível, mas um pouco utópico.

Trata da questão do minimalismo/essencialismo, desmistificando seus conceitos.

Percebemos na obra que é possível sim economizar, agora, deixando o consumismo inconsciente de lado e focando naquilo que é realmente importante e que traga prazer, não para os outros, mas para você e sua família, para num futuro breve desfrutar das suas boas escolhas.

Uma boa leitura, certamente vai agregar.

Rodrigo 10/04/2021

A riqueza da vida simples
Livro maravilhoso, super recomendo. Várias dicas e idéias de como construir sua riqueza bem como começar a se programar para a aposentadoria.
E nos conta de forma mais detalhada sobre sua casa de campo sustentável.
Maravilhoso, sensacional, banho de inteligência.

rrodolfo.lima 07/08/2021

Cerbasi descreve no livro como enriquecer é questão de escolha, através de decisões que levam a uma vida mais simples, onde se prioriza o futuro e a realização dos planos (sem grandes sacrifícios para isso).

Ele mostra que devemos organizar o orçamento para o futuro, depois para nossa qualidade de vida, e então mensurar nosso padrão de vida pelo restante.

Um dos melhores livros que já li, com linguagem simples, assim como deve ser levada nossa vida
Guilherme_Messias 08/08/2021minha estante
Diferente de muitos livros sobre finanças, esse realmente é prático para o estilo de vida do brasileiro.