A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Aletsiram 05/12/2021

Ainda estou na página 130, pq não leio todo dia, quero chegar ao final, mas tá difícil, não é um livro que prende a gente. Achei que o autor descreve mais experiências pessoais dele, um pouco fora do padrão de muitas pessoas que leem sobre esse tipo de assunto e totalmente fora da realidade da maioria dos brasileiros. O mundo das maravilhas que não existe, meio utópico, parece cheio de mentiras e delírios, parece que ele vive em outro planeta...
Um exemplo, a parte onde ele escreve: "A vontade de ter e de ostentar posses está sendo
rapidamente substituída pela vontade de viver e de compartilhar experiências" acho totalmente falso, pois os que as pessoas mais gostam de fazer é ostentar, até mesmo o que não possuem..
Outra parte que não pertence ao nosso mundo, pelo menos não na minha cidade: "Grandes apartamentos com varanda gourmet, quatro ou cinco suítes estão sendo substituídos
por imóveis muito menores" e "Garagem? É item opcional." Não condiz com o que vejo, pessoas buscando residencias cada vez mais completas e com mais de uma vaga de garagem"
Os estilos de vida que ele cita, são totalmente fora da realidade para a grande parte da população
Infelizmente, muito pouco pode ser aproveitado como dicas para se por em prática

Mari 26/04/2021

Muito míope
Felizmente faço parte do grupo privilegiado que pode efetivamente usufruir de ideias interessantes sobre o minimalismo, refletir sobre o que traz felicidade autêntica e focar esforços (financeiros, de tempo, etc) nisso.
No entanto, o autor está a todo tempo flertando com uma ideia de meritocracia que é utópica e equivocada. Como em um trecho - e eu cito - em que ele escreve que ?a sociedade tende a ver o morador de uma comunidade carente como alguém relegado pela sociedade, mas ele também tem uma parcela de responsabilidade (ou melhor, de irresponsabilidade) em suas escolhas?. Sem contar no discurso de supremacia quanto aos migrantes nordestinos para o Sudeste e Sul.
Enfim, eu adquiri o livro devido a uma gratuidade na loja Kindle, mas não recomendaria a compra se alguém me perguntasse...

Mari 10/06/2021

Um leitura leve e sem promessas mirabolantes, na verdade não tem nenhuma promessa.
Na verdade foi exatamente isso que mais gostei, a ausência de uma lista de "coisas para fazer e aí você vai ter dinheiro".
O livro é uma analise de coisas que podem ser feitas, e que foram feitas pelo autor, para conseguir uma vida melhor...
Achei válido. Recomendo.

Fabiano 07/06/2020

Livro fácil de ler, gosto da maneira que o Cerbassi escreve. Se você quer um livro mais prático, recomendo outro livro. Livro bom para refletir sobre nossas escolhas, como temos gastado nosso dinheiro e onde pretendemos chegar. Gostei de várias frases desse livro, por isso selecionei uma frase por capítulo.

Capítulo 1 (O que é preciso para prosperar)
Gostei desse capítulo, pois o autor fala sobre os ricos sem dinheiro, pobres com pouca margem de escolha e a classe média. Depois fala sobre o padrão de vida que escolhemos (consciente ou não ?), a dificuldade de economizar, explica que investir é para todos (mas existe um processo) e muito importante, ter consciência de suas limitações. Como pedido pelo autor: PARE E PENSE. O que você tem feito com o resultado de seu aprendizado, de seu trabalho, de seu suor, da energia diária que carrega a cada noite de sono? Você está evoluindo na vida ? Ou apenas seus gastos evoluem ?
Frase desse capítulo: "No fundo, acabamos por abandonar hábitos excessivamente racionais porque, sem nos darmos conta, nosso cérebro entende que é melhor estar endividado e feliz do que endinheirado e entediado." (Página 22)

Capítulo 2 (Quando o método tradicional não funciona)
Gostei desse capítulo, pois o autor começa mencionando os argumentos e objeções da maioria das pessoas que falham ou não tentam o método tradicional (i.e. parar, pensar, organizar as contas, traçar um plano e colocá-lo em prática). Tem uma tabela simples explicando como melhorar isso e depois o autor explica muito bem sobre planos, tem umas partes bem interessante: planos não foram feitos para dar certo, quando os planos não ajudam e bons exemplos para diferenciar planos de ilusões. O autor também destaca a importância entre ajustes nos planos e mudança de planos. Finaliza o capítulo explicando como blindar os planos contra imprevistos (e.g. reserva de emergência). Achei interessante que o autor diz que se o seu plano de 5 anos der tudo certo, você está sendo muito conservador e deveria ter corrido um pouco mais de risco.
Frase desse capítulo: "Oportunidades não aparecem, elas são caçadas por quem se prepara."

Capítulo 3 (Planos novos para quando os velhos fracassam)
Gostei desse capítulo, pois o autor fala sobre ambição (impacto direto nos planos) logo no início e então descreve a diferença entre padrão de vida (gastos inevitavéis) e qualidade de vida (gastos com cuidados pessoais, lazer, educação avulsa, descompressão da rotina,...). Interessante que o autor propõe inverter a ordem (para formular planos bem elaborados e mais ricos), ou seja, primeiro defina os gastos com qualidade de vida e depois defina seu padrão de vida.
Frase desse capítulo: "O que normalmente falta para alimentar a ambição é a capacidade de elaborar bons planos, ou de fazer boas escolhas que tornem viáveis planos bem elaborados."

Capítulo 4 (Você tem opções)
Enriquecer dá trabalho, por isso você terá que fazer muitas escolhas (consciente ou não), por isso gostei desse capítulo porque o autor apresenta 4 técnicas para tomar decisão. Depois tem um exemplo em como uma família poderia reduzir o padrão de vida com diferentes opções. Tem até uma parte sobre morar em outro país.
Frase desse capítulo: "Escolhas não devem ser feitas apenas com base em números. Eles contam, mas é fundamental entender o que você busca dos números em sua vida".

Capítulo 5 (A riqueza da vida simples)
Gostei desse capítulo, pois o autor começa falando dos extremos (favelas e ricos), depois explica o efeito cascata dos gastos e vantagens/desvantagens de se morar no campo ou cidade grande. Fala um pouco sobre status e a dinâmica da conquista (dividir objetivos de longo prazo em objetivos intermediários que estejam alinhados).
Frase desse capítulo: "Sem cuidados pessoais e sem verba para sair da rotina, sua vida ficará menos interessante."

Capítulo 6 (Autoconhecimento gera autenticidade)
Gostei desse capítulo, nesse capítulo o autor fala um pouco sobre a sociedade, viver o sonho do outros, para então explicar o desafio do autoconhecimento (o mais difícil dos aprendizados) e finalizar com a fonte da felicidade.
Frase desse capítulo: "Devagar para divagar." e "Autenticidade tem a ver com quebra de padrões."

Capítulo 7 (No mínimo, a essência)
Aqui já tem uns pontos que não concordo totalmente com o autor, não sou tão positivo como o autor em achar que a sociedade está melhorando gradualmente as escolhas financeiras e mudando alguns hábitos mas quem sou eu ? Depois tem uma explicação legal sobre minimalismo.
Frase desse capítulo: "Gasta-se menos com o que não terá utilidade para concentrar os gastos naquilo que terá mais utilidade".

Capítulo 8 (Protótipo da vida futura)
Gostei desse capítulo, o autor explica algumas mudanças comportamentais na sociedade, depois uma boa explicação da relação entre estudo e trabalho e o conceito da economia circular.
Frase desse capítulo: "Dos itens do orçamento, o que considero mais importante, ou menos flexível certamente é o gasto com educação. Afinal, é o investimento que seguramente promove evolução na empregabilidade, na renda e nas condições de custear uma vida de conforto crescente e realização de sonhos."

Capítulo 9 (A casa inteligente)
Achei esse capítulo deslocado no livro, eu até entendo a intenção do autor mas isso ainda está muito longe da realidade brasileira. Achei o capítulo muito interessante, pois explica o conceito de uma casa sustentável/inteligente e o Cerbassi explica os projeto de sua casa para água, esgoto, lixo, geração de energia, muito legal.
Frase desse capítulo: "O que é ser sustentável? Não é sair no domingo e abraçar uma árvore, nem contribuir com R$ 10 para que uma ONG plante mudas em um lugar qualquer. Ser sustentável é, acima de tudo, não ser um ônus oara a sociedade."

Capítulo 10 (Blindando a aposentadoria)
Gostei desse capítulo, tem algumas dicas para fazer um plano que se sustenta e fala também sobre casa própria ou investimento ? co-living e riquezz viável.
Frase desse capítulo: "O futuro nada mais é do que uma evolução de nossos vários atos presentes".

Capítulo 11 (Riqueza essencial)
Gostei desse capítulo, já começa com uma frase forte: "Pare de se enganar. Acumular recursos e conquistas não irá fazer de você uma pessoa mais feliz se você não souber o que é felicidade ...". De uma maneira bem resumida o autor solidifica os conceitos apresentados no livro e termina com a seguinte frase: "Não complique seus planos. Simplifique sua vida. Ou melhor, viva !"
Frase desse capítulo: "Inteligência financeira é você sacar que o grande barato dos planos está na construção, e não exatamente na concretização."
Helder 24/07/2020minha estante
Adorei a tua resenha. :)

Talita 30/05/2020

Recomendo
Gustavo Cerbasi arrasa em tudo o que faz. Eu sou particularmente uma fã desse autor desde quando li o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos e desde então já li praticamente todos os livros. E entre todos esse é um dos meus favoritos.

aulitska 11/09/2020

Cumpre o propósito
Achei que cumpre o propósito de apresentar um viés de economia voltado a uma vida mais simples, dando exemplos de trocas e repriorizações possíveis. Achei raso trazer o conceito como aplicável à realidade de qualquer renda, pois na maioria dos exemplos refere-se a realidade de classe média. Achei desnecessário um capítulo inteiro detalhando a reforma da casa de campo, não agregou tanto saber tantos detalhes técnicos sobre a reforma.

Carla Livraes 12/07/2020

Interessante
Achei um livro bom, com dicas pertinentes. Mas algumas dicas e exemplos são fora da realidade de um brasileiro ou de uma vida simples.

Solano 02/05/2020

O tema é riquíssimo, contudo o autor minimiza o livro a opiniões sobre políticas públicas, reforma de uma residência com valores totalmente discrepantes e teorias comportamentais. Tudo isto sempre forçando situações para ganchos, de insistência irritante, para os outros livros do autor.

fev 15/10/2021

Acreditei que seria uma leitura agregadora, mas infelizmente foi bem aquém daquilo que esperava. Há sempre aquele problema de rico dando conselho para pobre e esquecendo de analisar o conjunto. Enfim, dá para tirar alguma dica, mas não me apeteceu.

Jonathas 18/04/2020

Convite a uma vida sustentável
Diferentemente do conceito mais difundido de sustentabilidade, o autor apresenta como uma vida simples pode ser mais rica, sustentabilidade e eficiente. A sociedade no geral vive sob a necessidade de ostentar, de manter o status percebido dos seus pares. O livro convida a uma reflexão sobre esse modelo e apresenta (de forma bem detalhada) um novo caminho a ser seguido, com a adoção de novos hábitos que possam garantir a riqueza de uma vida simples.

Rafaela.Garcia 11/04/2020

Faz a gente repensar as nossas escolhas de vida, mas achei um pouco cansativo no final.

Bruna Procópio 22/07/2020

Bom mas sem novidades
O livro é muiti bom em sugerir mudanças de como economizar através de uma vida mais simples e priorizando o lazer e atividades que dão prazer ao invés de cortar tudo e a pessoa economizar mas sofrendo. Porém, como consumo muitos livros com esse mesmo tipo de conteúdo, não vi nada de novo neste livro, são soluções que muitos autores já haviam sugerido. Para quem está iniciando neste tipo de tipo de tipo de leitura é um livro muito bm mas para quem já consome é "mais do mesmo".

Carlos Rossas 29/03/2020

Escolhas
Esse livro nos faz pensar em nossas escolhas. Naquilo que realmente é importante e relevante para cada um.
Nos ajuda a pensar em nossos objetivos maiores sem esquecer de objetivos intermediários para nós dar alegrias e motivação ao longo do caminho.
Nos ensina também que devemos construir planos futuros sem abrir mão de viver o presente.
Nos mostra alternativas para uma qualidade de vida sem necessariamente comprar tudo que desejamos.
Um boa reflexão para a vida. Agora é mãos à obra para revisar meus planos com base nesses ensinamentos.

Silvia 04/12/2020

"Riqueza é não faltar o que é importante para nós. Minimalismo é ter abundância do que mais precisamos. A dificuldade de muitos não está em ter ou não ter, mas sim em saber o que é preciso ter."