A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Ahta_Cristina 17/02/2024

Escolhas e possibilidades
Minha visão sobre os livros do Cerbasi é que cada um deles são para determinados momento da vida.

Este em específico é um livro para quem deseja mudar o estilo de vida, desde que entramos na faculdade somos levados a pensar de que só é possível arrumar trabalho nas grandes cidades, porém ninguém conta que nas grandes cidades o custo de vida é absurdamente caro, e o estresse é surreal.

Mudar de cidade, principalmente interior da um medo, requer coragem, planejamento e o mais importante querer levar uma vida mais leve e tranquila afinal, nem todos querem essa vida.

Mas além disso o livro de mostra o poder que as escolhas feitas tem na nossa vida e que mesmo na cidade grande é possível ter uma vida simples, para conseguir focar no que realmente importa.

Particularmente gostei muito do livro, pois serviu exatamente para o meu momento de vida atual e com as minhas perspectivas de ter uma vida longe das grandes cidades.

Pdener77 13/02/2024

Um dos melhores
Um livro sensacional, com uma riqueza de conceitos sem igual, sempre indico essa obra prima para todos.

Agneli 11/02/2024

Excelente
O livro nos mostra o que deveria ser óbvio: Riqueza não se trata apenas de dinheiro e posses, é possível ser rico levando uma vida simples.
É claro que também traz muito conteúdo útil sobre finanças, poupança e redução de gastos, mas a lição que fica é: "Ser rico é ter fartura daquilo que é importante pra você".
No final tem algumas páginas com explicação técnicas sobre energia solar e saneamento que eu achei desnecessário, mas de forma geral o livro é excelente. Recomendo a todos que querem levar uma vida simples e com sentido.

pedro_madeira22 08/02/2024

Legalzinho
O livro traz alguns insights bem maneiros de planejamento financeiro e investimentos de modo simplista, vale a pena pra quem quer uma leitura leve e tem curiosidade de conhecer outros métodos de planejamento. Não dou uma avaliação alta porque senti que, depois da metade do livro, era mais uma repetição afirmativa do que já tinha sido falado antes e, também, parecia um ?livro publicitário? para venda de outros livros do Cerbasi. Mas no geral, achei legalzinho.
faelmsm 11/02/2024minha estante
Mentira

Lídia 27/01/2024

O livro vai muito além do assunto dinheiro
Esse foi o segundo livro do Cerbasi que li e com certeza irei ler os demais. A forma de escrita adotada é tão leve que leria o livro muito mais rápido, mas são tantas reflexões a cada página que me permiti pausar para pensar sobre. A leitura é imersiva, com muitas ideias e visões fora da caixa, diria também que é um livro disruptivo.

Diferentemente de muitos livros sobre finanças, me fez refletir sobre padrão de vida, felicidade, sustentabilidade, carreira, educação, contribuição social (aquela para aposentadoria e a relacionada às pessoas que convivemos) e vários outros pontos que me fizeram abrir a mente para pensar melhor sobre felicidade e riqueza.

Recomendo esse livro a todos que têm sede por se tornar uma pessoa melhor!

Erica NF 23/01/2024

Riquezas
Este livro literalmente nos proporciona e nos faz entender o porque de fazermos as perguntas certas na hora de comprar algo.
As vezes somos aleatórios demais, consumistas demais e não pensamos no amanhã.
Este livro nos faz compreender e entender a importância de mantermos as nossas próprias riquezas.
Uma leitura super recomendada, você ficará reflexivo sobre suas atitudes e planejamentos.

Dea 11/01/2024

Ter menos, experimentar mais?
Ótimo livro. Eu penso de forma bastante semelhante ao autor. Não gosto de ostentação, mas gosto de uma conta bancária bem gordinha. Dá para viver muito bem fazendo escolhas sábias, a menos que você goste de ficar se exibindo com artigos de luxo (e horrorosos blocos de boleto para pagar).

Japa 01/01/2024

A riqueza da vida está no percurso
A leitura do livro é bem fluída, bem fácil. cerbasi trás ideias interessantes e reflexões sobre a priorização de escolhas para uma vida mais rica, e como ele traz, riqueza não significa apenas um acumulo de riquezas financeiras. Recomendo bastante a leitura a partir dela podemos refletir melhor sobre escolher aquilo que é mais importante para nós e a partir disso tomar as decisões com base nessas prioridades para tonar a vida mais feliz e rica daquilo que é prioridade para você.

Leonardo.Brizida 31/12/2023

O livro possui bons insights sobre a simplicidade e como fazer bons investimentos, sem comprometer a felicidade. Além disso, Cerbasi ressalta boas práticas do minimalismo, que faz com que dediquemos mais tempo e dinheiro ao que realmente nos faz feliz, deixando de lado a ostentação e a gastança desenfreada de bens materiais que não nos traz nenhum valor sentimental.

Débs 25/11/2023

Comece a se organizar
O livro traz experiências de vida e boas maneiras de se organizar para ter uma vida simples, sem se preocupar em ser melhor do que os outros ou ter status. Você pode encontrar a riqueza em pequenos momentos. Nem sempre o que é importante para você é importante para o outro.

Gilvania4 21/10/2023

Sonhar, planejar e criar.
Planejar, rever seus conceitos, criar uma realidade que se adequa a seu padrão de felicidade. Mas antes de tudo isso, você deve descobrir o que realmente te deixa feliz e ir atrás ou melhor criar meios de fazer mais do que te faz feliz.
Esse é o resumo desse livro, o Cerbasi, fala de economia, padrão de vida, minimalismo e realização de sonhos, mas a verdade é que tudo se resume na pergunta, o que realmente te traz felicidade?
O que realmente importa?
Isso me fez refletir e faz continuar buscando esse norte.
Bom livro, recomendo!

dim_e_oslivros 21/10/2023

A riqueza da vida simples
Neste livro Gustavo Cerbasi nos presenta ideias e exemplos, de que devemos priorizar os nossos sonhos e para isso precisamos analisar nossos gastos e padrão em que vivemos.

O autor nos mostra que ao invés de mantermos um padrão de vida incompatível com nossa realidade, podemos focar no que realmente é importante para nós, reduzir custos fixos e adotar o minimalismo e ter em abundancia apenas as coisas que são realmente importantes para nós, para isso nem sempre é necessário abrir mão da qualidade de vida e sim se readaptar a um novo dia a dia para que lá na frente se possa alcançar os resultados desejados .

O foco é a analise e redução de gastos para que possa se viver bem sem abrir mão daquilo que realmente é importante para nós.

site: https://www.instagram.com/p/CewMij1L4AU/

Natália 11/06/2023

Viva o mais simples
Adorei o livro, pois me fez reativar alguns conceitos que acredito e busco, mas por mudanças de vida e rumo acabaram ficando em segundo plano.
Viver com menos e aproveitar mais as experiências e o tempo com quem vivemos, está é a essência principal do livro que busca através de relatos mostrar ao leitor que é possível economizar de forma inteligente e ainda aproveitar a vida com escolhas mais conscientes.

pedroalvesgu 30/05/2023

Didático e interessante
Ele diz sobre inúmeras situações e vertentes da vida, gostei de suas perspectivas de sempre resolver os problemas da vida de forma ?inusitada? e de modo que quase ninguém faria. Provavelmente revisitarei para pegar algumas dicas kkkkkkkk mas não gostei muito da parte de ele ficar citando quase que toda hora seus próprios livros.

Agatha 13/05/2023

Não indico
Foi uma leitura particularmente difícil pra mim, o autor é bom e apresenta muitos exemplos pra diferentes níveis de renda, apesar disso eu não considerei a leitura como necessária.

Achei muitas parte utópicas, muitos comentários repetitivos, muitos exemplos de como solucionar as questões da nossa sociedade.

Acredito que criei expectativas a partir do título do livro, o autor foca em adequar sua realidade a sua renda e projetar seu futuro sem abrir mão do presente e das experiências que você mais valoriza.

Achei interessante o foco em educação e nas demonstrações de como ela é o fator de transformação da realidade.