Moça quase-viva enrodilhada numa amoreira quase-morta

Moça quase-viva enrodilhada numa amoreira quase-morta Evandro Affonso Ferreira

Resenhas - Moça quase-viva enrodilhada numa amoreira quase-morta

Paulo1584 29/04/2021

O Poeta e a Musa.
Moça quase-viva enrodilhada numa amoreira quase-morta, de Evandro Affonso Ferreira, pela editora Nós, é uma obra sensacional que brinca com a relação entre o Poeta e a Musa.

Há um tempo, por meio do belíssimo Os piores dias da minha vida foram todos, conheci a escrita de Evandro, poesia que exala em meio a prosa.

Evandro consegue, por meio de um trabalho lindo com a linguagem, aqui no Moça quase-viva..., transcender a relação entre Poeta e Musa, nos colocando como observadores da necessidade da poesia. Ambos, Poeta e Musa, precisam que haja poesia. Ambos anseiam por poesia.

Na primeira parte, nosso narrador, um homem de 73 anos, converte-se em um de 37, nessa inversão que possibilita a sua libido efervescente e uma "lírica" carregada de erotismo, enquanto convoca sua musa, para reclamar a poesia nos versos do seu corpo. Nessa dificuldade, ele se encontra no subsolo, em meio ao desalento e a solidão.

Na segunda parte, a narradora passa a ser a própria Musa, quem convoca seu Poeta, "Vem! Poeta, vem!", ela o chama. A Musa se encontra no mistério. Ela vê o Poeta e sua situação, mas parece não ouvi-lo. Nós, angustiados nesse entremeio, queremos uní-los, em volta de uma amoreira, cuja cor do fruto é a mesma do sangue...

É uma escrita muito poética, como já se deu por visto, e ao mesmo tempo, consegue nos falar nas entrelinhas, nas respostas que não podemos ler, em ambas as partes.

ujuara leitor 18/02/2021

Tão curto...
Projeto "arrojado". Narradores que excluem completamente a presença do leitor. Sensação horrível, mas linda ao mesmo tempo. É talvez na nossa inexistência que cada palavra se torna mais romântica. Foi feito pra Marcela, mas poderia ser qualquer um. Inclusive eu.
Renatha Chovich Correa 27/08/2022minha estante
O bom escritor escreve para si, é uma necessidade de ser fiel ao que se é. Autores de best sellers cheios de obviedades e lugares comuns pensam sim nós leitores. Em agradar. Não quer que o leitor reflita, apenas engula. É uma catástrofe. Vejo que a obra de Evandro Affonso Ferreira faz você se remexer todo dentro de si. Com o tempo percebemos o quanto aprendemos sobre nós mesmos com toda essa discussão interna que temos. Pelo menos acredito nisto. Aconteceu e acontece ainda comigo. Você é um pensador bem independente, tive impressão. Do muito pouco que vi aqui. Só tende a evoluir.

Leanndru 01/11/2020

Uma grande declaração de amor
Muito bem escrito, Mas um pouco cansativo por ser uma loooooonnnggaa declaração de amor e uma longaaaa resposta... Rs
Mas vale a pena ler, passagens muito bonitas.