Fominismo

Fominismo Nora Bouazzouni

Resenhas - Fominismo

Luly @projetocabeceira 31/01/2022

Muito bom!
A autora analisa o feminismo através de aspectos pouco vistos na literatura: feminismo e vegetarianismo que surpreendentemente andam juntos, a análise do ?pé na cozinha?, que se refere as mulheres negras escravizadas, a diferença entre as cozinheiras e os Chefs, enfim, uma série de coisas que envolvem o alimento, o ato de comer e outras aberraçoes de um machismo posto a mesa.

Juliana Gouveia 01/01/2022

Um bom começo para entender opressões sofridas por mulheres.
É uma leitura simples e rápida (114 páginas, contando com o pósfacio para a edição brasileira) para um tema amplo e complexo. Nora costura bem as relações entre todas as opressões impostas pelo patriarcado, das quais as mulheres e os animais não-humanos são grandes vítimas.
Recomendo para quem quer entrar em contato com o tema antes de se aprofundar em leituras mais densas.
Acho válido acrescentar que alguns termos foram mal traduzidos, como "anorexia mental" no lugar de "anorexia nervosa". Vale uma revisão especializada.

isa.dantas 19/06/2021

Esse pequeno livro (são menos de 120 páginas) traz dados tão importantes com linguagem simples (e muita ironia) para compreendermos como a alimentação está intimamente ligada ao machismo. Uma leitura enriquecedora (e com muito ódio a cada página virada).

Pollyanna.Rigon 17/12/2020

Um olhar inovador sobre o feminismo
O livro é um artigo científico escrito de maneira acessível, cheio de referências no rodapé e termos científicos mesmo, e aí começa os tapas na cara hahaha
Nunca reparei em questões culinárias, como os grandes chefes de cozinha, e aí a autora começa falando justamente sobre isso e a relação de sermos criadas para cuidarmos das cozinhas, mas apenas das nossas casas.
Daí ela pega ganchos incríveis sobre o feminino e as questões carnais, literalmente.
Sai da minha bolha feminista de uma maneira inacreditável.
Uma das melhores experiências de 2020.

Nycolle 19/10/2020

Sejamos foministas
Em "Fominismo: quando o machismo se senta à mesa", Nora Bouazzouni apresenta em cinco capítulos a relação entre alimentação e feminismo, abordando desde a situação das mulheres na gastronomia até o controle sobre corpo da mulher.
É uma relação pouca trabalhada e explanada na nossa realidade brasileira, por isso a leitura desse livro é tão importante.
Meu olhar em relação a alimentação e sua relação com o patriarcado se expandiu bastante.

Bia 16/07/2020

O que a gente come vai além do prato
Em um longo ensaio, a autora analisa cinco aspectos em que o tema da alimentação se cruza com o feminismo e a opressão que o capitalismo impõe às mulheres. Muito lúcida e didática, com uma escrita deliciosa de ler, daquelas que a gente ri de nervoso, pra não chorar. Excelente!