Estrela Vermelha Sobre o Terceiro Mundo

Estrela Vermelha Sobre o Terceiro Mundo Vijay Prashad

Resenhas - ESTRELA VERMELHA SOBRE O TERCEIRO MUNDO

Paulo_Duque 20/03/2024

Tem uma escrita fluida e desenvolve bem a influência da Revolução Russa sobre os movimentos comunistas no Terceiro Mundo.
Valeu a pena a leitura, pois ajuda no conhecimento de diversos movimentos socialistas que surgiram logo após a revolução de outubro. Esse é o ponto mais interessante?
Apesar de realizar uma crítica à união soviética, o autor acaba indicando que esta se tornou um exemplo para os países do terceiro mundo. Acredito que esta seja uma afirmação exagerada e uma defesa sem fundamento do stalinismo. Além disso, o livro não aprofunda tanto sobre as experiências históricas, mas acaba passando de relance por tais experiências.
Apesar desses problemas, é válida a leitura para entrar em contato com diferentes realidades e o desenvolvimento da militância em locais pouco conhecidos.
andermaster 20/03/2024minha estante
Se quiser compartilhar os argumentos em defesa do estalinismo seria massa. Mas, se não for te tornar muito tempo, é claro.

Sobsob 18/03/2024

Leitura simples, textos bem contextualizados com referências, bem interessante.
É um livro interessante pra quem tá começando a estudar sobre as revoluções e os acontecimentos desde o começo, o foco principal é bem na união soviética, sinto que faltou um pouco dar um panorama maior nos outros países, mas para um livro curto ele explica de forma satisfatória certas coisinhas, legal pra se iniciar em contextos históricos.

Emilly 25/02/2024

Apesar de ser um curto livro ele narra a história da onda de esperança que a URSS desencadeou em países do sul global, apesar de não se aprofundar muito no tema mostra um pouco de cada, a caçada a comunistas, o colonialismo, a guerra fría, e os erros que levaram a queda da URSS e como foi visto isso no sul global.
Ótimo livro introdutório, para se ler e descobrir o quanto não contam sobre a história real.

Mateus 24/01/2024

Tem muita gente disposta a mudar o mundo
Meu olhar sobre as influências que a Revolução de Outubro de 1917 teve sobre o mundo com certeza foi alterado, não é sem motivos que o bloco imperialista chefiado pelos EUA teve medo de sua ascensão e inspiração que deu a todo o mundo, principalmente aos povos colonizados, oprimidos e destruídos por uma lógica capitalista perversa. "Estrela Vermelha sobre o Terceiro Mundo" demonstra o poder da esperança por um mundo melhor e revela, quase gritando para nós, que essa luta ainda não acabou e que mais do que nunca ela é necessária.

Jocaquin 24/11/2023

Leitura absurda, necessária e inspiradora.
?Quem carrega essa bandeira vermelha? Mulheres e homens corajosos que acreditam em uma causa, que é maior do que seu interesse próprio, que acreditam que, sejam quais forem os erros cometidos ao longo do século passado, o sonho do socialismo continua vivo e bem. Essas bravas mulheres e homens olham para o céu e veem a estrela vermelha sobre o mundo deles.?

?Vijay Prashad

Jucilene.Xavier 01/07/2023

Uma leitura bastante necessária sobre o papel que a URSS teve para o mundo. O livro trás várias exemplos de como a experiência soviética desencadeou ondas de esperança em trabalhadores de todo mundo, sem romantizar os erros cometidos é possível ver o papel que URSS teve, o vazio que deixou e o quanto que a história mal contada produz ignorância sobre uma das experiências de revolução mais bonita.

Isabelle.Jaguszewski 31/05/2023

Um livro extremamente didático, curtinho e de fácil compreensão. tem várias indicações dentro dele pra aprofundar, e eu recomendo muito que anotem os nomes que ele cita para procurar depois.
uma explicação perfeita, ainda que as vezes superficial, da influência da Revolução de Outubro no terceiro mundo. além da análise minuciosa e certeira sobre fascismo/colonialismo, desnudando o capitalismo como ele é.
Vijay tece críticas duras e verdadeiras sobre a URSS mas nos deixa com uma imagem de esperança, de vontade de ir à luta. a estrela vermelha não está apagada, camaradas ??

Amelie 04/03/2022

Puro conhecimento, puro ensinamento da práxis, uma aula de história mais que completa. Pra descrever bem esse livro, mostro esse trecho: "Hoje, em muitas partes do mundo, apesar do colapso da URSS, a bandeira vermelha permanece no alto dos nossos movimentos. (...) Bravas mulheres e homens olham para o céu e vêem a estrela vermelha sobre o mundo deles."

yongguksoft 30/01/2022

A estrela vermelha sobre o terceiro mundo
"Independentmente da verdade quanto à responsabilidade direta pela eclosão da guerra, uma coisa é certa a guerra que produziu este caos é o resultado do imperialismo, da tentativa de parte das classes capitalistas de cada nação de promover a sua ganância pelo lucro, por meio da exploração do trabalho humano e dos tesouros naturais de todo o globo"

Viviane.Kaori 21/08/2021

perfeito
Não é porque a URSS desapareceu que significa que não teve méritos. Ela nos forneceu a garantia de que um Estado operário e camponês pode existir, que pode criar políticas para beneficiar as massas populares, em vez de apenas os ricos, que pode curar e educar em vez de simplesmente fazer morrer de fome e matar.

Pacaterra 16/08/2021

Livro fundamental
Estrela Vermelha sobre o Terceiro Mundo aparece como um livro fundamental para discutir a dimensão que a Revolução Russa teve durante todo o Século XX. Para aqueles que já possuem algum conhecimento sobre a historia do Século XX e do movimento comunista, o livro não apresenta uma tese inovadora, e nem é "um estudo abrangente", como ressalta o autor. O livro se destaca justamente por possuir, segundo Prashad, "uma grande esperança": lembrar o papel fundamental que a revolução social iniciada na Rússia desempenhou nas lutas de todos os trabalhadores e povos oprimidos pelo mundo, lutando em cada canto contra o colonialismo, o fascismo e o imperialismo.

Prashad consegue em poucas páginas sintetizar como a Revolução de Outubro elevou a moral dos povos que lutavam por independência, mostrando que era possível a construção de uma nova sociedade, dando concretude ao sonho de uma sociedade que não estava assentada na exploração do homem pelo homem. Camponeses pelo mundo vislumbraram a possibilidade de libertarem-se de laços feudais e da exploração cruel vivenciada em diversos países. Povos que conviviam há décadas ou séculos sob brutal domínio colonial, como a Índia e a China, puderam se inspirar na luta dos bolcheviques em busca de libertação. Em resumo, a URSS demonstrava que "não havia espaço no marxismo para a ideia de que certas pessoas precisavam ser governadas porque eram inferiores racial ou socialmente" (p. 99).

O marxismo-leninismo se transformou assim na mais poderosa arma na luta contra o imperialismo, pois golpeava as bases da ideologia colonialista. Foi, por isso, determinante nas diversas lutas por libertação nacional nos países africanos, como Moçambique, Angola, Burkina Faso, Argélia etc., na luta contra o fascismo antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial, desde a Espanha franquista, passando pela derrota do nazismo, e sendo crucial para a vitória de outras revoluções sociais, como China, Vietnã e Cuba.

Assim como Domenico Losurdo, Prashad faz um balanço crítico do Século XX fugindo da leitura dominante que predominou desde a derrota do campo socialista na década de 90: sem negligenciar a importância de um olhar crítico sobre o socialismo real, consegue demonstrar como a vitória de 1917 abriu o caminho para que trabalhadores de todo o mundo pudessem encontrar naquela experiência lições para levar adiante suas lutas por emancipação.
Ricardo Santos 17/08/2021minha estante
Ótima resenha. Estou lendo Balas de Washington. Estrela Vermelha tá na minha lista de próximas leituras.

Lari 25/05/2021

Maravilhoso estudo sobre a URSS
Dutt apontou que a ?revolta contra a ciência?prepara o terreno para ?todas as mentiras e charlatanices, chauvinismo, teorias raciais, antissemitismo, avós arianas, suásticas místicas, missões divinas, homens fortes e salvadores, e todos os absurdos através do qual o capitalismo hoje pode tentar manter seu domínio por mais tempo?. O racismo, a raiz do colonialismo e do fascismo, não era ?insano?, escreveu Dutt, mas ?completamente racional e calculado?.

Victor.Albuquerque 19/03/2021

Curto e incrível
Prashad tem a incrível capacidade de abordar temas complexos em poucas páginas. Seus livros são ricos em histórias bem amarradas.
Esse livro é surpreendente, desmistifica muitos mitos e abre nossa mente para os movimentos e revoluções do terceiro mundo e dos povos oprimidos pela sua emancipação

Ramon 21/07/2020

Excelente!
Prashad faz uma excelente abordagem sobre a influência da revolução da URSS sobre os países do terceiro mundo. O livro pode ser encarado como uma ótima porta de entrada para o entendimento dos processos revolucionários.

A ótica analisada por Vijay expõe a nocividade das politicas fascistas e colonialistas e releva a importância da análise política regional.

Ainda expõe em sua conclusão alguns pontos cruciais que levaram a URSS ao colapso.