O palhaço e o psicanalista Christian Dunker
Cláudio Thebas

Resenhas -

w i l l . 07/01/2021

? Escutar o outro é escutar o que realmente ele diz, não o que nós , ou ele mesmo, gostaria de ouvir. ?

Recebi esse livro como indicação de uma amiga psicóloga, e curti tanto ao ponto de praticamente devora-lo.

Leitura gostosa que, mesmo se tratando de ter sido elaborada por um psicanalista, não te bloqueia com muitos termos científicos ou palavras difíceis.

Foi de grande valia pra mim toda a reflexão e a percepção de que nós realmente não sabemos escutar o outro, por mais estranho que pareça.

Enfim, Leiam e tirem suas próprias conclusões. Recomendo !
Gaja Rocha 23/08/2021minha estante
Tam li, e vc me incentivou a reler.

Vênus_Alice 23/04/2023

O palhaço e o psicanalista
É um livro de fácil de ler, tranquilo de entender os assuntos (mesmo que alguns possam ser difíceis porque são delicados ou não querer ouvri sobre).
É um livro bom para quem está estudando ou é psicólogo/psicanalista e até mesmo para quem está interessado na comunicação, que começa a partir da escuta.

O quemais e intrigou não foi as técnicas e recomendações de escuta e comunicação, mas foi os relatos do palhaço, até hoje, aos 23 anos, tenho fobia de palhaços, mas essa leitura me fez querer compreender meus medos e a ver o palhaço como uma forma de arte e numa perspectiva humana.

Mendonca_mai 13/01/2023

Quotes
?Escutar-se é desconhecer-se, despir-se do conhecido e das inúmeras versões que fazemos e refazemos de nós mesmos, a que a psicanálise chama de narcisismo.?

?O vazio é antes de tudo um lugar oferecido ao outro para que ele habite. Quando você escuta o outro está dizendo para ele: eu tenho um lugar para você em mim.?

?Afinal, a verdade sobre nós mesmos é que inventamos mentiras. A verdade sobre nós mesmos é que nos enganamos, criamos ilusões, nos orientamos por fantasias e nos deixamos levar por enganos que são apenas respostas a força de nossos desejos.?

Aline 18/02/2024

?Ao contrário da simpatia, que acontece de forma espontânea, a empatia costuma exigir empenho, trabalho e dedicação. Dependendo do caso, boas doses de suor, paciência, coragem para conhecer bem de perto o mais íntimo das experiências de dor e sofrimento. Tanto trabalho só se justifica caso se tenha algo anterior e essencial, que é o desejo genuíno de escutar o outro. E isso não significa ter o desejo de vir a concordar com ele.?

Maria4556 19/11/2021

Um livro muito bom pra leigos, estudantes ou até mesmo profissionais já experientes da área, cheio de reflexões e humor
mauragabs 23/11/2021minha estante
me empresta!

Maria4556 24/11/2021minha estante
Eu li no kindle unlimited amiga

ealveselis 10/10/2023

?É o gesto pequeno que faz o respeito ser grande?
?Entenda que este jogo é você contra você mesmo. Toda vez que você perde a paciência, desiste de responder, bate boca ou apenas luta para encaixar mais um golpe, você perdeu.?

?Os melhores argumentos são aqueles que agem na solidão do travesseiro.?

A arte da escuta, quem se sente escutado, se sente relevante, pertencente, importante, se sente incluído. Ou seja: colaboração não se conquista com um memorando, colaboração se conquista escutando.

Leitura maravilhosa!!!

A história do relógio me tocou muito!!
Saber ouvir transforma tudo! ??

Ana Tambara 31/03/2021

Uma leve paulada no ego
De início o livro não me pegou, mas tipo não mesmo. Acho que eu não tava na vibe de ler ele... Mas enfim. Depois de umas 60 páginas comecei a ver coisas interessantes nele. Especialmente, questões interessantes para eu analisar em mim e mudanças que eu já havia feito em relação a escuta dos outros. Eu recomendo o livro para àqueles que tem interesse em uma análise subjetiva da psicanálise e está aberto a isso. Se tu é muito racional ou seila, talvez tu ache o livro bem chato. É isto.

Maria 11/02/2020

Livro maravilhoso para psicólogos e não psicólogos também. Comprei por ser fã do Dunker e o livro não decepcionou!
Sthefany 25/08/2020minha estante
O seu veio sem erro de impressão? O meu veio cheio de erros, estou tentando trocar há um tempo, mas sem sucesso

Maria 30/08/2020minha estante
Sim, veio tudo certo

Naiara 22/07/2023

Foi uma boa leitura, a forma que foi escrito é gostosa de ler, com bom humor..
Nao é um conto, nem estoria, o livro fala basicamente sobre como ouvir o outro e faz varias comparaçoes com o psicanalista e o palhaço.
Gostei porque é de autoria brasileira, foi um tema ok...

Gih 11/05/2021

Fala que eu não te escuto
Um livro extremamente essencial para todos!
A escuta é a ferramenta mais potente para a aproximação do outro, para a compreensão do outro.
Quando se escuta, se abre uma porta, se abre os braços para o estranho.
Em um mundo onde a pressa, a correria do dia faz com que as palavras entrem de um lado do ouvido e saiam do outro, a escuta faz a diferença, pois acolhe, transmite segurança.
A escuta salva as pessoas.
Isso se torna muito mais perceptível quando se fala na psicologia, na área da saúde, serviço social. É muito fácil atender alguém conforme a demanda, mas e escutar aquele sujeito por trás daquela demanda? É ali que se encaixa a diferença, a qualidade.
Escutar nos torna mais humanos.

Fran Carvalho 18/04/2022

O palhaço e o psicanalista
Logo nos primeiros capítulos, contam que o primeiro encontro entre os dois se deu a partir de um convite de Thebas à Dunker para participar de um projeto chamado Escola de Pais. Em seguida, Dunker retribuiu e o chamou para um curso na Casa do Saber. Após diálogos e reflexões, perceberam que o palhaço e o psicanalista tinham mais em comum do que se pensa.

Por mais que a comparação soe estranha num primeiro momento, percebe-se que tanto o palhaço quanto o psicanalista trabalham com uma escuta empática, ou "espécie de brincadeira séria que transforma as pessoas". Durante todo o livro, os autores se intercalam na escrita dos capítulos e se aprofundam na problemática da ausência da escuta e como fazer para melhorar isso.

E por mais que a escuta pareça exclusivamente ligada ao outro, os autores falam sobre algo voltado para o interno, ao si mesmo, afinal, quem menos se escuta, mais precisa ser escutado.

Rafa 07/07/2023

Iniciei essa leitura a partir da indicação de uma professora da faculdade (curso Psicologia). Uma obra extremamente necessária para estudantes da área, mas que deveria ser lida por qualquer pessoa, enquanto forma de melhorar as relações ao longo da vida. Uma obra que li estudando (escrevendo, destacando, relacionando etc.) e que com certeza vou reler sempre que necessário. Os autores nos ensinam a pensar e vivenciar a escuta de forma efetiva (e afetiva).

Gus 22/08/2021

Esse livro é tão intenso, didático, profundo, além de várias outras coisas.
Tive que parar em alguns momentos por ter sentido a necessidade de refletir, mas foi uma das melhores leituras que fiz e tenho certeza que irei repetir em breve.
Indico para todes, não somente para palhaços e psicanalistas :)

Marcelo 22/02/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
O titulo gera curiosidade: o que um palhaço e um psicanalista tem em comum?

O tema gira em torno da capacidade de escuta, em que tanto o psicanalista precisa para trabalhar com seus pacientes e o palhaço precisa para entender a reação do seu público.

Apesar de muitas anotações valiosas para o dia a dia da clinica psicanalítica, senti que o tema do palhaço ficou meio solto no texto e parece que o texto foi escrito por um dos autores e o outro tentou pegar e adaptar para fazer caber o conteúdo do outro, então fica aquela sensação de texto remendado....

Achei que o livro trataria sobre psicanalise mas na verdade ele foca mais na questão da escuta, na comunicação não violenta, etc...

Enfim, não foi um livro que ganhou minha atenção, apesar de, como disse anteriormente, ter feito diversas anotações que auxiliam no dia a dia da clínica psicanalítica.

Camila1586 24/06/2021

Aprendendo a Escutar
"Não fomos educados a escutar o outro. Não fomos educados a tentar compreender e lidar com a forma humanamente particular, torta e atabalhoada como cada qual consegue e fracassa ao expressar tudo que sente, pois, também, como nós, não foi educado a acolher, cuidar e expressar seus sentimentos."

O exercício da escuta é realmente muito difícil, a gente quer falar o tempo todo, quando o outro esta falando já estamos pensando na resposta ao invés de ouvi-lo verdadeiramente e esse livro traz muitos ensinamentos de como aprimorarmos nossa escuta.

A arte da escutar começa por ser capaz de desnudar-se, mas também por abrir mão de si, despossuir-se.

Deixo aqui essa dica de leitura riquíssima.