O palhaço e o psicanalista

O palhaço e o psicanalista Christian Dunker
Cláudio Thebas

Resenhas -

Raquel958 24/04/2024

"Se de médico e louco todo mundo tem um pouco, de palhaço e psicanalista todo mundo tem um bocado"

elske 03/04/2024

Uma mistureba
O livro não conseguiu decidir o seu assunto: num momento é sobre comunicação interpessoal, no outro é sobre escuta psicanalítica, em outro resolve que é sobre como perceber o humor dos outros, e por vezes quer dar dicas para empresas sobre como ser legal com seus funcionários para poder continuar explorando-os. Há algumas passagens bonitas e há muitas passagens ridículas. O texto está cheio de erros de edição, às vezes tem palavras que não deviam estar ali, ou palavras faltando, e o leitor tem que completer as frases como achar melhor. Os erros de digitação e edição fazem parecer que o livro foi feito às pressas, o que nunca é um bom sinal. Parece que os autores escolheram, sem muito critério, uma série de frutas e outros alimentos que não combinam, jogaram tudo no liquidificador, fizeram uma mistura estranha, azeda e supostamente inovadora, e nem se preocuparam em colocar um açúcar pra disfarçar o gosto. O suco ficou, em parte, nutritivo. Mas deve ser imediatamente suplementado com outras bebidas, porque depois de tomá-lo, você talvez sinta um pouco de enjoo, e vai continuar com sede.

Paula1735 02/04/2024

Muito bom o livro, me ajudou muito em relação a minha escuta clínica e a forma que eu vejo o processo psicoterápico. Acredito que não é um livro apenas para profissionais, mas pra quem quer se tornar mais humano também.

Maick 30/03/2024

O Palhaço e o Psicanalista
No início ,conteúdo e mais conteúdo de um tema só : a escuta , algumas partes foram bem destaques para conhecimento porém na minha humilde opinião faltou mais entretenimento.
O final foi bastante intuitivo mas quando empolguei terminou...

Gabriella.Anderson 14/03/2024

Dunker e Thebas
Este livro fala sobre escuta. Leve e bem humorado, Dunker e Thebas discursam sobre a escuta. Como escutar? Como escutar os outros? Como se escutar?
É importante aprender a escutar, para que possamos nos transformar.

Carla.Parreira 02/03/2024

Terminei de ler o livro O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas (Christian Dunker, Cláudio Thebas). Melhores trechos: "...O ganha-pão dos psicanalistas baseia-se no fato de que escuta não é apenas acolher incondicionalmente o que o paciente diz em toda a sua inteireza, apreciando-o como uma obra de arte, completa e organizada em si mesma, por suas próprias regras e razões. Escutar não é, definitivamente, funcionar como um espelho gratificante apreciando tudo que o outro diz, batendo palmas para qualquer manifestação e aceitando o que quer que seja, única e exclusivamente, porque procede daquela pessoa. Palhaços e psicanalistas são pagos para dizer o que as pessoas não querem ouvir, ainda que digam o contrário... Escutar com qualidade é algo que se aprende. Depende de alguma técnica e exercício, mas também, e principalmente, de abertura e experimentação. É uma arte difícil de dominar porque seus efeitos visíveis acontecem no outro em um tempo real e segundo as leis do improviso: o riso, a metamorfose, o humor, a mudança de atitude com relação a si mesmo, ao mundo e aos outros... Tiramos uma conclusão importante para a arte da escuta. Ela começa pela atitude de renunciar a exercer o poder que nos é atribuído. Para escutar, é preciso, como fazem o palhaço e o psicanalista, suspender o exercício de poder. Daí que a escuta seja uma atitude ética e política... O palhaço é um louco sábio que sabe que toda vida é uma loucura e tenta tirar as pessoas das suas próprias loucuras loucas... Nossa loucura é outro nome que damos para a vulnerabilidade, condição essencial e matéria prima de nosso trabalho, mas, também, meio e caminho para que algo diferente seja criado. Escutar o outro é concorrer para que sua loucura produza algo mais e além de mais loucura... Escutar é abrir-se para a experiência, acolhendo a vulnerabilidade e a contingência na qual ela nos coloca. Escutar é jogar, representar e viajar... Fazer da escuta uma 'experiência' é deixar que as palavras e os corpos nos cheguem, nos afetem, nos atravessem. Requer estarmos vulneráveis e dispostos para a aventura... Por isso a escuta também é a arte de nos tornarmos outros para nós mesmos, e deixar que o outro se torne um habitante de nós..."

areh 01/03/2024

É um livro bom, aborda tópicos importantes, tem ensinamentos bem interessantes tbm, mas ele não me prendeu muito e eu achei ele cansativo e repetitivo em muitas partes, tanto que demorei muito pra terminar e teve momentos em que eu praticamente me obriguei a continuar lendo pra terminar KKKK

Juju 28/02/2024

Média 4
Reparei que a maior parte das pessoas qualificaram esse livro com a nota 4,0, e eu as compreendo! Ao mesmo tempo que esse livro é cheio de detalhes e riquezas, você sente que falta algo? algo que te conecte ao livro!
Entre vários pontos positivos, uma das coisas que me incomodou (e me fez enrolar um pouco na leitura), foi a quantidade de informações/palavras que pareciam não se conectar em uma mesma página, foi preciso paciência e calma para não esquecer o que havia lido, frente a um novo capítulo com um foco novo/distinto do anterior (não sei se é possível compreender o que quero dizer?).
Tirando isso, esse livro trás diversos pontos e reflexões muito válidas, que podem ser aplicados e observados no nosso cotidiano, e é inegável a quantidade de experiências vivenciadas pelos autores, fato esse que me incentivou a terminar a leitura.

enzolisboa 25/02/2024

Importância de escutar as pessoas.
Acho interessante como os autores enfatizam desde o início do livro que não é um manual de "como escutar". Mas acontece que há tantas experiências que nutrem a leitura, que só de você se identificar e estar entendendo os ensinamentos é como se estivesse lendo um manual. Um livro perfeito que eu até demorei pra terminar, mas digo que é uma leitura essencial, tanto para futuros psicólogos e palhaços em formação, quanto para qualquer sujeito.

Camis :) 20/02/2024

Eu gostei
Não sei dizer do que eu mais gostei, se foi o jeito que a história me tocou o tanto que aprendi, livro que indico a todos.

Aline 18/02/2024

?Ao contrário da simpatia, que acontece de forma espontânea, a empatia costuma exigir empenho, trabalho e dedicação. Dependendo do caso, boas doses de suor, paciência, coragem para conhecer bem de perto o mais íntimo das experiências de dor e sofrimento. Tanto trabalho só se justifica caso se tenha algo anterior e essencial, que é o desejo genuíno de escutar o outro. E isso não significa ter o desejo de vir a concordar com ele.?

__thaysfonseca 14/02/2024

A arte de saber escutar.
Um aprendizado do início ao fim. Para qualquer pessoa que se propõe a conviver com o outro. Gosto das histórias que o psicanalista conta, é um bom livro, me fez refletir bastante sobre a forma como escuto as pessoas e como quero que elas me escutem

Leh 13/02/2024

Borboletário 09/02/2024

Dupla boa
Acho que todo estudante de psicologia/psicanálise deve ler esse livro, é muito bom e me deixou alguns insights e momentos que sei que levarei para clínica.

Jandielson Neves 31/01/2024

A necessidade da escuta
?Escutar é abrir-se para a experiência, acolhendo a vulnerabilidade e a contingência na qual ela nos coloca. Escutar é jogar, representar e viajar.?

Um livro divertido e cheio de dicas para desenvolver a arte da escuta com qualidade. É necessário aprender a se escutar para conseguir escutar os outros.