A gangue dos sonhos

A gangue dos sonhos Luca di Fulvio

Resenhas - A gangue dos sonhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Taynara142 20/09/2023

Um livro especial, sem igual !
? A Gangue dos Sonhos - Luca Di Fulvio

? Leia o mais rápido possível!

?Livro singular, te prende do início ao fim.

*Resenha sem spoiler*

A fama nem sempre é justa, caso fosse esse livro estaria na boca do povo. Me assusta ver a quantidade ínfima de leitores desta bela obra comparada a outros livros. Não comparo autores, afinal cada um escreve para um fim, colocá-los numa mesa caixa é ilógico. Eu julgo a obra, é está e sem dúvidas uma das mais especiais que eu já consegui ler. O livro chegou nas minhas mãos pelo o acaso, foi o meu primeiro "calhamaço", foi ele que me abriu as portas para o amor a leitura.
Se eu pudesse esquecer um livro para poder ler de novo pela primeira vez seria esse. Narrativa clara e envolvente, Luca Di Fulvio escreve com maestria!

A obra tem diversos personagens muito bem construídos é difícil não se apagar a eles. A história é bem estruturada, o final da obra é incrível (eu não reclamaria se tivesse mais algumas páginas... capítulos extra seria uma ideia interessante, kkk).

Pequeno resumo, sem grandes informações:

(Não vou te entregar tudo de bom de bandeja, afinal eu quero te induzir a ler esse livro, kk).

O livro retrata o sonho americana, a terra prometida. Prometida ao caos, aos imigrantes só restava o trabalho que nenhum americano queria exercer, em sua maioria, mal remunerados. Em meados de 1920, Cetta Luminita embarca para a ilusão americana com seu filho Natale. Ao chegar a essa nova terra, o menino tem seu nome traduzido para língua inglesa, ou seja, torna-se Christmas. Em uma nova vida, a Itália têm de criar e proteger seu filho que cresce na movimentada Nova York, enquanto o garoto cresce, o rádio e o cinema começa a engatinhar, enquanto a violência e as rivalidades gangues corria. É difícil manter a integridade nossa terra de pesadelos, aos estrangeiros só resta a miséria e a descriminação (Estadunidense/norte-americano se achando a última bolacha do pacote é fogo! ).

O foco narrativa está no romance de Christmas com Ruth, uma bela judia rica. Eles se encontram de forma trágica, já vou alertando, não recomendo a leitura para pessoas sensíveis

Sem mais delongas, para mais informações somente lendo. Espero ter atiçado suas lombrigas literárias.

Caso leia, compartilhe a sua experiência... Ficarei feliz em saber o que achou, espero que esse livro se torne especial para você, assim como ele tornou para mim. (Caso encontre algum erro ortográfico ficarei grata por sua correção. Errar é um fato enquanto eu respirar, por tal, enquanto meus pulmões funcionar eu tenho algo para aprender e corrigir.)

? Terceira resenha 20/09/23
Vanessa1139 21/09/2023minha estante
Já fiquei muito curiosa para ler este livro! Mais um pra lista mental kkkk

Taynara142 21/09/2023minha estante
A lista só cresce, super recomendo a leitura, é um dos melhores livros que eu já li, kk

Francisco.Martins 23/09/2023minha estante
Deu até vontade de ler novamente kkkkk e não tem nem um mês que terminei de ler. Esse livro é incrível. Será que um dia teremos uma série ou um filme? Ou é melhor deixar isso quieto pra não estragarem kjkjjjkkj

Taynara142 23/09/2023minha estante
Te entendo perfeitamente, eu estou me segurando para ler ele de novo somente ano que vem (quero reler ele em homenagem ao autor... eu fiquei sabendo da sua morte recentemente). Quero que ele seja o primeiro livro do ano.

Verdade, ele é incrível! Eu fiquei revoltada por ver que ele não era famosinho... ele merecia, eu recomendo ele para os poucos amigos que tenho que gostam de ler, mas por não ser um livro haypado eles não dão bola...

Juro, quando eu terminei de ler fui pesquisar para ver se tinha filme.. . Na minha cabeça daria uma super produção... embora uma série daria para explorar mais as coisas, entretanto o medo de estragaram é tanto, imagina eles "adaptarem" a personalidade dos personagens? Sem contar que a fic na minha cabeça ia ser arruinada, já criei a aparência do Christmas, tenho medo de adaptação, vai que ele vira o Sanji do Rodrigo Faro? kkkk

Francisco.Martins 23/09/2023minha estante
Sim, assim que comprei o livro fui tentar conhecer o autor e descobri que ele tinha morrido...uma pena

Sim, uma pena que poucas pessoas conhecem ele

Daria uma ótima série eu acho que a HBO poderia fazer uma série de respeito pq ela tem várias séries ótimas que são na mesma pegada desse livro tipo: família soprana que envolve máfia e the deuse que envolve o mundo do porno dessa época e prostituição.
Mano se transformarem o Christmas no Rodrigo faro (Sanji) eu boicoto a série ou filme kkkkkkkk

Taynara142 23/09/2023minha estante
Sim... lastimável. Pretendo ler mais obas dele, já coloquei como meta ler "Os garotos de Veneza", ano que vem.

Kkk verdade, se fosse a Netflix eu ficaria um tanto preocupa... geralmente ela tem mais erros do que acertos com Live action, (é só olhar a série dos jovens Titans, cagaram para as HQ's, kkk k

Juro, eu ia criar tantos fakes que só para boicotar a série, (iríamos cancelar a série), kkk

Eu não aceito que manchem essa obra de arte!

Taynara142 23/09/2023minha estante

Eu não aceito que manchem essa obra de arte!

Francisco.Martins 23/09/2023minha estante
Também quero ler, mas tá bem carinho na Amazon.

Quando a Netflix diz que vai adaptar algo já dá até um arrepio na espinha

Kkkkk sim iria cancelar na primeira temporada e fazer eles tirarem do catálogo

Também não aceito kkkkkkkk

Simone de Cássia 18/05/2020

Que livro maravilhoso! Eu merecia ler algo assim tão lindo e tão marcante nessa semana! Estou verdadeiramente encantada!! Quando eu digo que um livro pra ser bom tem que me fazer apaixonar de cara, é isso!!! Ele tem quase 600 páginas e desde a primeira conseguiu me prender. Se tivesse 1200 eu ainda acharia pouco! É daquele tipo que faz a gente sonhar com a hora de voltar pra ele!! Não tem como não se encantar pela história do Christmas, suas conquistas, suas burradas, suas dores. Todos os personagens são muito bem construídos e a relação entre eles é bem fundamentada, resultando em uma fantástica história de vida! Que trem mais lindo! Favorito desde já!
Nana 18/05/2020minha estante
Opaaa, se a Simone diz eu acredito....kkkkkk

Riva 18/05/2020minha estante
Nana, faço das suas palavras as minhas: se a Simone diz eu acredito kkkkk

Simone de Cássia 19/05/2020minha estante
kkkkk Meninas, esse é bom mesmo, podem acreditar! rs rs

Eduarda 03/09/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler?

Keka 12/10/2020minha estante
Esse livro é o meu xodó

Cláudia.Borges 25/08/2019

Felicidade resume
Ainda me surpreendo as vezes em como um livro e uma história podem me provocar tanta felicidade. Pois é exatamente assim que me senti ao virar a última página deste romance. Feliz ! Encantada ! Com o coração transbordando! Fazia um tempo que não encontrava um livro para entrar na lista dos favoritos. Para chamar de meu novo ?grande amor?. E eis que o tal me surge nessa linda e poderosa história de Cetta e Christmas Luminita na NYC do início do século XX. Tão violenta,mas tão bela. É um livro da tanta dor, tanta perda, mas quanta esperança inspira! Inspira fé no amor em meio a tanta violência. No sucesso mesmo em meio a muita miséria. Fé na solidariedade vindo de pessoas tão brutas e tão castigadas pela vida.
Fala de preconceito, fala de resiliência, fala de coragem. Dos sacrifícios que fazemos pelos que amamos. Das lições que nos são passadas pelos pais, avós, amigos e agregados, e que nos motivam, nos redimem e nos salvam.
Me comoveu demais. Leiam e se apaixonem pelos Luminitas, por Sal, por Ruth, por Cyril, pelos Bailey, e até mesmo por alguns gângster da NYC dos anos 20. Desafio-os a não os amar. Impossível!
Débora 14/09/2019minha estante
Uallll que resenha, amei

Cláudia.Borges 16/09/2019minha estante
Obrigada Débora , partiu de um coração muito apaixonado mesmo

Débora 16/09/2019minha estante
Dá pra sentir essa paixão. Eu acabei de comprar ele, já está como próximo na lista de leitura, tenho certeza que vou amar tbm. Bjs

Cláudia.Borges 17/09/2019minha estante
Vai sim Débora. Não tenho dúvidas. Depois comenta comigo. Abç

Fabio Pedreira 16/08/2019

A Gangue dos Sonhos
"Você sabe o que é o amor? - disse a ele - É conseguir ver aquilo que ninguém mais pode ver. E é deixar ver aquilo que você não ia querer deixar mais ninguém ver."

Boa noite, Nova York (sinopse)
Nova York. Nos tumultuados anos 1920, a cidade é, para milhares de europeus, a epítome do “sonho americano”. E não é diferente para Cetta Luminita, uma italiana que, apesar de muito jovem, busca um lugar ao sol com seu filho Christmas. Numa metrópole em plena explosão, onde o rádio está nascendo e o cinema começa a falar, o menino terá que crescer entre gangues rivais, em um ambiente de violência e pobreza, tendo sua imaginação e sua coragem como únicas armas para sobreviver. A esperança de uma nova vida nasce quando ele encontra a jovem Ruth, uma judia bela e rica.

Uma história vertiginosa e luminosa, magistralmente escrita, uma reflexão sobre a violência cometida contra as mulheres, sobre o racismo e a incomunicabilidade social, um romance sobre a infância roubada. A gangue dos sonhos queima com um ardor violento e redentor, transportando o leitor para um mundo onde todos lutam para preservar sua integridade.

Eu vou ser americano
Cetta Luminita é uma garotinha italiana de 12 anos, que a cada dia que passa nota-se como está ficando mais bonita. Sua mãe já notou isso e ela não foi a única, o patrão também todo dia faz questão de passar buzinando com seu carro na porta para ver Cetta na janela acenando com a mão.

A mãe da garota teme que a filha acabe tendo um bastardo do patrão, decidindo então passar uma corda pelas perna e costas da menina, fazendo com que ela passe a andar curvada e manca. O método parece funcionar e o patrão logo perde o interesse, porém, com o passar do tempo, Cetta acaba sendo violentada por um amigo do patrão, que certo dia visitava, junto com a sua família, as terras onde Cetta trabalhava e o que a mãe da menina tanto temia acabou acontecendo, a garotinha acaba dando à luz a um bastardo (lembrando que isso tudo é ainda no prólogo, não tem spoilers).

Com isso a garota acaba decidindo ir para os Estados Unidos, tentar viver o famoso sonho americano. Lá, sem saber falar nada de inglês e sem dinheiro, ela e seu pequeno filho, ainda bebê (chamado Christmas), acabam tendo o mesmo destino de milhares de imigrantes: uma vida marginalizada, sem futuro. Só resta a Cetta, então, se prostituir para conseguir viver.

O livro vai nos mostrar um pouco da batalha de Cetta para sobreviver a uma Nova York dos anos 20, rodeada por gângsteres, e que a diferença entre as classes sociais eram muito maiores. Vamos notar como Cetta, apesar da vida dura que leva, tem como principal motivação o seu filho. É ele quem faz com que ela siga em frente, pensando sempre no garotinho como seu porto seguro. Tudo de que Cetta mais deseja é que ele possa ter uma vida boa e seja um “americano”, ou seja, alguém que venceu na vida.

Os capítulos alternam entre esses momentos de Cetta e outros com Christmas ainda criança, porém, mais velho. Christmas é na minha opinião a alma do livro, o garoto a todo momento passa para o leitor uma mistura de marra, diversão, inteligência e outros mixes de emoções que logo no primeiro capítulo com ele você já está inteiramente encantado(a) com o rapaz.

Christmas acaba criando sua própria gangue, formada por nada mais, nada menos que duas pessoas, ele e Santo, um menino sarnento amigo dele. Com suas histórias, um pouco de sorte e muita cara de pau, mas um bom coração, sua “gangue” de dois, os Diamond Dogs, acaba ganhando muito mais notoriedade do que era de se imaginar.

E tudo melhora/piora quando Christmas e Santo encontram a jovem Ruth, uma garota rica e judia que foi violentada. A conexão entre Christmas e Ruth é notável, a química entre os dois se constrói de forma natural e ao mesmo tempo de repente. Mais tarde como forma de agradecimento ele ganha um rádio de presente, então, decide, irá trabalhar com rádio, naqueles programas que falam.

Esse, caros leitores, que até aqui chegaram, é o plot principal de um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Daqueles livros que não importa quanto você escreva sobre, a sensação é de que você não vai conseguir nunca passar tudo que ele representou. Quando falei sobre o mix de emoções que o livro passa não estava brincando.

Muitas vezes eu ri alto com esse livro, fiquei indignado e apreensivo com o rumo de algumas coisas, para depois ficar aliviado sabendo que estava enganado; fiquei apreensivo, esperando coisas ruins acontecerem em certas partes, e muitas outras coisas, mas se tem uma sensação que se sobressai antes, durante e depois da leitura essa sensação é a de esperança. Tanto Cetta quanto Christmas são símbolos da esperança. Mesmo que às vezes o livro nos faça notar que ela pode falhar ou adormecer e que, se você não tiver cuidado, pode te levar para caminhos tortuosos, ele te mostra que a esperança pode te mandar também para lugares incríveis.

O amor entre Ruth e Christmas também é algo muito delicado. Devido a tudo que Ruth passou, e por ter pais que são praticamente o mesmo que nada, ela se vê em um mundo fechado e sem esperança. O único que lhe devolve essa alegria é Christmas, pelo menos até algo acontecer…

Tudo que eu posso dizer para vocês é “leiam!”. Não liguem para as quase 600 páginas do livro, não digo isso por nada, mas acreditem, quando você pega para ler você não para, devora tudo de uma vez. Mas, faço um aviso, coisa que por sinal você já deve ter notado durante a resenha. Cuidado pois esse livro contém gatilhos, principalmente em relação a questão do estupro e da violência.

Mas eu espero muito que vocês possam ler, porque ele trata de assuntos fortes, mas também trata de coisas bonitas. Ele machuca, mas ele também fere. Ele dá raiva, mas também diverte. Ele é feito para todos os leitores.

Frases dos Diamond Dogs (quotes)

"Se um dia você fizer mal a uma mulher, não vai nunca mais ser meu filho. Eu corto seu passarinho com minhas próprias mãos e depois te esgano. E se já estiver morta, volto do Além para transformar sua vida num pesadelo sem fim."

"Tonia pegou a mão de Cetta. Com a outra apertava a foto do filho. - Sal não imaginava que eu sei que foi ele quem dirigiu o carro - falou baixinho. - E nem o Vito sabe. Só eu sei. E agora você também. Mas guarde para você. É isso que nós mulheres, somos capazes de fazer. Guardar para gente as coisas que importam."

"- Desculpa, senhor - disse um dos meninos, assustado com o olhar. Tinha por volta de quatro anos a menos que Christmas. Mas Christmas não parecia mais um menino. Tinha virado um homem, repentinamente. As coisas não eram como tinha imaginado. E o que tinha feito crescer tão rápido, que tinha arrancado da adolescência, era o amor. O amor era uma coisa que queimava, que consumia, que deixava as pessoas bonitas mas também feias. O amor mudava as pessoas, não era conto de fadas. A vida não era um conto de fadas. "

"O apartamento era miserável, como tantos que Christmas tinha visto no Lower East Side. O cheiro de alho era substituído por especiarias picantes e carne defumada; no lugar das imagens de Nossa Senhora e do Santo Protetor, havia símbolos judaicos, um pequeno candelabro de latão com sete braços, uma estrela de Davi. Cheiros diferentes, imagens diferentes. Nada de novo. E até a mãe de Joey era uma mulher em tudo semelhante àquelas que Christmas conhecia bem: um rosto resignado, as pantufas de feltro arrastando no chão, como se não lhe restasse no corpo nem a vontade de dobrar os joelhos, ou como se tivesse medo de se desprender do chão e perceber - no voo - que não tinha um sonho para sonhar."

"Mãe... - disse baixinho, depois de muitos minutos.
- Sim?
- Quando a gente vira adulto, vê tudo sujo?
Cetta não respondeu. Olhava para o vazio. Havia perguntas que não era preciso responder. Porque a resposta era tão feia quanto a pergunta. Então puxou para si o filho de 15 anos, apertou-o em seus braços e começou a acariciar-lhe os cabelos com ternura.
Christmas teve o impulso de se afastar, mas depois se abandonou nos braços da mãe. Porque sabia que aqueles eram seus últimos carinhos de criança. Em silêncio. Porque não havia mais nada a dizer."

"[...] O acaso é um chute na bunda que a vida lhe dá para você dar um passo adiante. O acaso, no mundo dos adultos, é uma possibilidade que não deve ser desperdiçada. "

"E Christmas não esperava resposta. Porque talvez não a ouvisse. Porque tinha os olhos fixos nos dela. Porque não se lembrava deles tão verdes. Porque não havia mais nem perguntas nem explicações. Porque tudo aquilo que tinha havido antes, o passado e os pensamentos e as preocupações, era como o desenho de uma criança na praia, apagado num instante pelo impetuoso presente das ondas do oceano. E eles eram aquele oceano. Sem fim e sem início."
Jorge 17/08/2019minha estante
Fiquei curioso para saber mais desse super plot Twist. Vou comprar esse livro com certeza.

Fabio Pedreira 18/08/2019minha estante
Não vai se arrepender

Di Sanctis 13/01/2022

O primeiro favorito de 2022
Boa noite, Nova York! Hoje lhes apresento o primeiro favorito de 2022! ⁣📻

Eu queria ter o talento do autor Luca de Fulvio para escrever essa resenha e transmitir um pouco do que foi a leitura de A Gangue dos Sonhos. Fazia muito tempo que um livro não me arrebatava por completo e esse o fez com louvor!⁣

A obra publicada no Brasil pela Editora Vestígio é um romance histórico ambientado na Nova York de 1920, onde muitos buscam viver o "sonho americano". Inicialmente, somos apresentados a jovem Cetta Luminita, uma italiana que após conhecer precocemente a maldade humana, se aventura até a cidade americana com o filho, Christmas, tentando alcançar esse sonho.⁣

Lá ela acaba tendo que ganhar a vida trabalhando como prostituta e a partir daí, acompanhamos toda a jornada de amadurecimento de mãe e filho que vivem em um bairro pobre de NY, em meio a gângsteres, prostituição, pobreza, violência e racismo. ⁣

Essa é uma trama que vai te fisgar do início ao fim, sempre atrelada a mensagem de esperança que caracteriza as personagens centrais.

Personagens esses, que são uma das coisas mais fascinantes na escrita do autor. Cada um apresentado no livro é cativante ou repulsivo, e assustadoramente real. Nenhum deles é jogado a esmo, todas as peças se encaixam e te prendem nesse enredo eletrizante. Você se apega e odeia na mesma intensidade. E olha, tem personagem ali que te faz ferver o sangue.⁣

As páginas são repletas de emoção, dor, felicidade e tristeza, sendo impossível ao leitor passar imune a esses sentimentos.⁣

Próximo as páginas finais, eu fiquei num misto entre o desejo de conhecer o desfecho e a tristeza de me desligar da estória.

❤️ Christmas cativou meu coração e essa é uma leitura que indico a você com toda a minha alma de leitora!

#TheRedVulcan

site: https://www.instagram.com/p/CYpPJiYFycc/
Wania Cris 13/01/2022minha estante
Ainda bem que não somos empolgadas, né?

Di Sanctis 14/01/2022minha estante
Nem um pouco viu ahahaha Já coloca na sua lista esse hein!

Thamara 28/04/2021

O MELHOR LIVRO!
Esse livro acabou comigo, de uma maneira maravilhosa, mostra a realidade de vidas que sofrem preconceitos e violências. Nunca amei tanto um livro até ler A Gangue dos Sonhos!
BrunoFF 28/04/2021minha estante
sabor de favoritooo

Thamara 28/04/2021minha estante
EXATO

Guynaciria 30/07/2019

Gente que livro maravilhoso! Essa é de longe a melhor leitura que fiz esse ano, e acho difícil achar outra que supere.

A gangue dos sonhos, fala sobre a capacidade que temos de nos adaptar as situações de conflitos e provações, mas também fala de sonhos, de superação, de desejar algo é ir à luta, e não parar sobre nenhum motivo.

Cetta Luminita, é uma mulher forte que teve que abrir mão do relativo conforto que tinha em seu lar, para tentar ter um futuro melhor para si e para seu filho Christmas. A vida dela não foi fácil, então preparem-se para derramar várias lágrimas durante a leitura.

Quando essa menina sai da Itália, e viaja para a América mesmo sem conhecer a língua e os costumes locais, ela se torna mais uma das diversas pessoas marginalizadas, em uma sociedade que visa a exploração máxima dos mais desfavorecidos.

Por outro lado, temos Christmas, um menino doce, que cresce cheio de ambições e que tem uma inteligência natural que o coloca sempre na crista da onda, tirando o melhor proveito de cada situação.

Ele conhece a doce Ruth, menina judia rica, que foi brutalmente abusada por um empregado e deixada para morrer, até que Christmas a salva. A vida dos dois se entrelaça de uma forma linda, tornando esse um dos melhores romances que li na vida.

Por favor não se assustem com as 592 páginas desse calhamaço, pois eu garanto a vocês que a leitura vai ser feita em um sopro e ao final vocês vão desejar ardentemente por uma continuação.
Fabio Pedreira 30/07/2019minha estante
Estou terminando esse livro e posso dizer que é um dos melhores que já li na vida

Francisco.Martins 08/09/2023

Boa noite nova York!!!
Posso dizer agora que li o melhor livro do ano até o momento. E sim porque tem gângsters pelo meio, mas principalmente porque o livro tem quase 600pg e em nenhum momento foi cansativo ler.
Tudo é muito bem construído desde o primeiro capítulo até o último, nada falta e nada sobra (embora eu ache que se tivesse mais algumas páginas eu estaria feliz) tudo é bem palpável e nada se difere e nem está longe da realidade. É um livro com momentos lindos e perfeitos mas há também momentos de atrocidades que podem embrulhar o estômago de quem é mais fraco mas não é nada gratuito e sim sempre levando para um grande clímax.
Em cada capítulo um novo núcleo da história de algum personagem vai sendo desenvolvido e por isso a história se torna bem dinâmica, por vezes essas histórias se convergem em outras não, mas no final tudo se liga.
Só achei que no final a cetta mãe do chistimas foi menos usada na história pois no começo ela foi a peça chave da história mas tudo bem ela estava no final da história também mas ela é uma personagem tão boa e forte que eu queria mais dela.
Mas é um livro ótimo e quem gosta de histórias de gângsters vai gostar mais ainda.

Recomendo fortemente e..."sobe o trapo!!"
Taynara142 20/09/2023minha estante
Esse livro é tão especial para mim, foi ele quem me abriu as portas para os "calhamaço", senti saudades quando terminei de ler. É uma pena que esse livro não é tão falado, pois ele merece é muito! Adorei a sua resenha, transmitiu tudo o que eu sinto também kk

Gabriel.Alves 31/03/2024

Boa noite, Nova York, e na história de hoje temos..
A belíssima história de Christmas Luminita, Ruth Isaacson e Cetta.

Uma história que começa lá no início dos anos 1900, contando a triste infância de Cetta até se imigrar em Nova York, tornar-se prostituta e dar a luz a um dos personagens mais carinhosos e gostosos de se acompanhar, Christmas!

Após, acompanhamos o livro em duas partes: a infância dele e o encontro com Ruth. E a infância de Ruth até a mudança para outra cidade. Por sua vez, a segunda parte traz os personagens amadurecidos em busca dos seus sonhos, amores e a fuga dos traumas do passado. E bota trauma nisso.

O livro se desenrola de uma maneira impressionante, com uma escrita densa, detalhada e viva. Ao mesmo tempo que nosso personagem tem o dom para desenrolar firulas e histórias, Luca Di Fulvio tem para escrever um livro. Demorei para ler, mas as leituras que tive no dia a dia foram como se eu estivesse bebendo a 6a cerveja do dia, querendo mais e mais! A maneira em que ele desenrola as situações, os diálogos e a vivência dos personagens nessa América Prometida torna uma leitura real e vivida.

Minha única crítica é em relação ao personagem Bill. Seus demasiados capítulos são desnecessários. Não sei se a intenção era mostrar a podridão humana e toda a indústria de Hollywood à epoca, bem como pode ser hoje. Mas desenvolver seus anos até ao clímax (que era esperado) foi encher páginas e páginas de uma leitura desconfortável e desinteressante. O seu final, então, foi pior ainda. Não sou punitivista, mas foi um final brando e fraco para um personagem escroto e, até que raso, por ele sentir medo daquele jeito. Odiei.

Com relação à violência falada pelas pessoas aqui, a arte não deve ser modesta e poupar detalhes. A não ser que seja claro caso de algum criador doente e psicopata ou escritores que amenizam a violência sofrida pela vítima. Não é o caso.

No fim, temos assuntos raciais, de imigração, de ascenção de sonhos, estupro, prostituição, preconceito e muito mais.

Excelente livro, com personagens cativantes e lindos de se acompanhar. Te amo, Chris, te amo Ruth. Te amo, Cetta.
Gabriel.Alves 31/03/2024minha estante
Tem alguns erros de preposição e vírgula, mas não sei editar. Acontece.

Alisson 28/12/2022

Que livro fantástico!
A minha última leitura de 2022 é o meu mais novo livro favorito!

Estava no shopping de Cuiabá e, despropositadamente, entrei em uma livraria pra ver os últimos lançamentos. Em uma sessão distante das gôndolas de destaque, encontrei A Gangue dos Sonhos, que de cara me chamou a atenção pelo curioso título.

Assim como outras resenhas que li por aqui, as pessoas leram sem expectativas e foram surpreendidas. Me permiti ser surpreendido também e o resultado foi incrível! Há muito tempo que eu não lia um livro tão envolvente.

Nas minhas últimas leituras, sempre me encantei por figuras femininas. Em A Gangue dos Sonhos, o personagem principal (Christmas) se tornou um dos meus personagens literários favorito. A sua força e a sua fraqueza são bem exploradas, passei a sonhar pelos sonhos dele, e a sofrer quando ele simplesmente não conseguia. Por ser um "guappo", por ser pobre, por ser um imigrante, por filho de uma prostituta. Mas Christmas é muito bom em "contar lorotas" e é dessa forma que ele se torna líder de uma "gangue do bem", a Diamond Dogs!

Em um plano secundário, também é possível acompanhar a história da Cetta, mãe italiana de Christmas, de Ruth, a adolescente que sofre um grande golpe e por quem Christmas se apaixona, a Bill, o principal antagonista, entre outros personagens.. alguns na qual só aparecerão na segunda parte, pós-adolescência de Christmas.

Sobretudo, o livro é intenso em muitos sentidos. Me fez rir e chorar em intervalo de poucas páginas. E é fluído. Foram quase 600 páginas que li em uma semana, rodeados às festividades de natal. Destaque para os capítulos 63 e 64, que foram os mais arrebatadores de todos, tanto para o bem quanto para o mal. A Gangue dos Sonhos é doído, sofrido, mas também é engraçado. Tem muito humor e um bocado de palavrões.

"Christmas deu um passo à frente, incerto, destacando-se da multidão, quando já era tarde, quando não podiam mais dizer nada um ao outro. Mas os olhos dos dois estavam enlaçados. E naqueles olhares turvados pelas lágrimas houve mais palavras do que conseguiriam dizer, mais verdades do que conseguiriam admitir, mais amor do que conseguiriam demonstrar. E havia mais dor do que seriam capazes de suportar." (cap. 32)
Alisson 28/12/2022minha estante
Dei 5 estrelas e favoritei, mas ainda parece injusto para um livro tão perfeito. Vou começar a ser mais exigentes com minhas avaliações para que somente os livros extraordinários como esse estejam com 5 estrelas, rs.

Nathalie.Murcia 28/06/2019

Um dos melhores livros que li
Uma das melhores leituras do ano. Apesar de ser um calhamaço de 589 páginas, dividido em 70 capítulos, a história não perde fôlego em nenhuma das partes. Um enredo dinâmico, com muitas reviravoltas, desenvolvido por intermédio de personagens bem construídos e fortes, que fazem o necessário para sobreviver em uma sociedade marginal, marcada pelos próprios códigos de conduta.

Há trechos pungentes de violência e estupro, imprescindíveis ao cerne da trama e conexão dos eventos, no que tange às duas personagens femininas de extrema relevância na vida do protagonista, Christmas Luminita. Ele é filho da italiana Cetta, a qual imigrou para Nova York, na década de 20, em busca da concretização do sonho americano e de um futuro promissor para o menino, que conviveu no subúrbio, em meio à violência das ruas e das gangues, mas sempre teve o dom de contar histórias e lorotas. O que mais gostei no livro foi a capacidade do escritor conseguir extrair histórias de amor e amizade verdadeira, manifestadas de diferentes formas, e cultivadas nos mais improváveis ambientes e condições, mas ao mesmo tempo muito verossímeis. Um livro que desperta uma miríade de sentimentos, máxime raiva, compaixão, desprezo, esperança e ansiedade. Há muitos trechos pesados, angustiantes, e outros carregados de humor e ironia.

Me encantei verdadeiramente com as problemáticas dos personagens. Torci pelo carismático Cristmas, e por seu relacionamento com Ruth, uma judia rica que teve sua juventude maculada por um trágico revés. Achei exemplar a relação de afeto e respeito que ele nutria pela mãe, uma prostituta que ele sempre defendeu, admirou e amou. A mesma torcida tive por alguns outros personagens gângsters não tão politicamente corretos, mas que acabaram por me despertar simpatia, assim como certamente despertará a dos demais leitores.

Um livro que pretendo reler e recomendo, sem pestanejar, para quem quiser ser transportado para uma literatura de qualidade, carregada de emoções conflitantes do início ao fim. Creio que a história merece uma adaptação cinematográfica à altura!

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Dani 13/08/2019

Perfeito
Uma das estórias melhor construídas q já li. Perfeito! Pena q são só 600 páginas!!! Já estou com saudade dos personagens. Mocinhos ou bandidos todos de personalidade cativante.

Fabby 19/11/2019

Favoritado e super recomendado!!!!!
Comecei essa leitura em convite de minha amiga Leandra (não exatamente um convite mas ela comentou sobre ele de forma tão acalorada que não resisti a iniciar a leitura junto com ela), mesmo tendo cerca de 7 livros iniciados (!!!). Um livro de quase 600 páginas (calhamaço, portanto já me encanta) que foi lido em menos de uma semana, um recorde para mim!

Foi uma leitura ligeiramente fora da minha zona de conforto com relação ao autor pq não costumo sair muito geograficamente de Brasil e países de língua inglesa e esse é um italiano (Itália faz parte da história dos meus antepassados, isso tornou a leitura um tanto quanto mais envolvente e empática).

A história se inicia nos idos de 1900 quando somos apresentados a Cetta, filha de camponeses trabalhadores de uma fazenda cujo proprietário tem o costume de abusar de meninas bonitas. A mãe de Cetta usava de artifícios para que a filha pareça deficiente e com isso, afaste o interesse do patrão. Ela até consegue por um tempo mas ao julgar que ela esteja em segurança, abre a guarda e a garota é brutalmente violentada por um amigo do fazendeiro, resultando em uma gravidez na adolescência.

Mas não se preocupe, essa história não tem somente dor e sofrimento não. O enredo central gira em torno do filho de Cetta, no que chamamos de um romance de formação que começa com a vinda de Cetta e Natale (seu filho) para a América e em torno dos sonhos e da imaginação desta criança.

Temos questões que são abordadas e que nos fazem pensar e refletir sobre situações reais que nossos antepassados tenham vivido e das quais não tivemos conhecimento algum, de como o processo deles de sair do país de origem para uma vida totalmente desconhecida pode ter consequências negativas e positivas, dependendo da força de luta de cada um, da educação que trouxeram e transmitiram aos filhos.

Temos também a questão de como amor e aparência não andam juntos e de uma visão de sexo que separa o ato carnal de um envolvimento emocional e de como eles podem se misturar e ser algo lindo ou podem ser confundidos e causar traumas e dores que levam anos para ser superados e com sequelas a serem levadas por uma vida.

É visível na leitura que um dos pilares do caráter de uma pessoa tem a ver com sua educação mas também nos mostra como o ambiente em que vivemos e somos criados pode influenciar nisso de forma dolorosa em alguns casos mas como um crescimento pessoal em outros.

Eleito um dos melhores livros que li este ano e um dos favoritos da vida, em muitos momentos me levou às lágrimas mas em outros, gargalhei sozinha. Emocionada, apaixonada pelos personagens (com exceção de um que me dividiu entre ódio e muita pena dele - mas um personagem que me trouxe também muitas reflexões), sinto que será algo a ser relido pois a estória e os ensinamentos contidos nele quero levar pra vida!

Tah_baddauy 08/03/2020

Como é bom gostar de ler e se deparar com uma preciosidade dessas, história incrível, sensível, brutal, personagens bem construídos, um amor lindo pra deixar o coração quentinho. Que livro incrível!

BETA 13/03/2020

Foi muito bom acompanhar o crescimento e desenvolvimento do personagem.
Este livro esta entre os meus queridinhos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5