Alice no País do Quantum

Alice no País do Quantum Robert Gilmore

Resenhas - Alice no País do Quantum

Rafaela2116 21/03/2024

Eu achei incrível como conseguiram usar Alice uma garota tão importante para os jovens da geração Z para explicar a física, acreditem isso me ajudou muito a aprender a matéria, amei.

Mariah 24/02/2024

Projeto
Faixa etária: Livre
Disponível em julho de 2024

Local: Ytb

Aprenda de forma divertida com seus filhos

Patti Vieira 15/10/2023

O autor foi fmuito feliz na maneira super lúdica de que encontrou para explicar um assunto tão complexo.

A leitura flui bem para quem tem apenas noções básicas sobre o assunto.

Marcelo.Pedroni 07/10/2023

Uma boa tentativa de divulgação científica
Como um livro de divulgação científica, o autor faz um trabalho bastante hercúleo. Simplificar um tema omo física quântica não é nada trivial, quanto mais descrever imagens que muitas vezes não são passíveis de serem imaginadas. Porém, mais ou menos na metade final senti que o tema fica cada vez mais espinhoso e o autor ?desiste? um pouco de simplificar e recorre a linguagem mais formal e explícita, para não incorrer em generalizações errôneas. Esta mudança talvez seja abrupta demais para o público alvo inicial, penso que uma pessoa pouco versada no tema terá bastante dificuldade em compreender os temas abordados e os versados acharam um tanto infantil demais. Então talvez o escopo possa ter ficado amplo demais para um livro de divulgação científica, ou ainda infantil demais para um tema complexo
Recomendo para todos, principalmente para os coachs quânticos e pessoas que sempre tiveram medo de estudar física quântica, para que ao menos respeitem a complexidade e parem de usurpar seus termos e conceitos.

Michel.Garcia 06/05/2023

Uma viagem de descobertas
O autor foi muito feliz em a ideia de "Alice no país das maravilhas" para explicar sobre física quântica.
Vai construindo os conceitos de física quântica, sem linguagem matemática, de forma alegórica e fácil. Além das alegorias, trás uma explicação sobre os conceitos do ponto de vista físico.
Uma leitura que requer mais atenção, sendo necessário refletir um pouco sobre os conceitos para aproveitar melhor o livro.

Felipe 10/01/2023

Uma alegoria de físicos para físicos
Sou Físico. E posso dizer que Alice no País do Quantum, apesar de ser uma ótima alegoria da Física quântica, ele traz alguns aspectos que deixam a desejar na questão da divulgação científica. Para nós, físicos, familiarizados com os termos e teorias, é tudo tranquilo. Porém, o público leigo que nunca teve contato com a estranheza da mecânica quântica sentirá dificuldade ao se deparar com os inúmeros termos técnicos e científicos, nomes de partículas, nomes de cientistas, entre outros fatores. Seria interessante, por exemplo, um glossário no fim do livro, ou notas em longo do livro que sejam mais detalhadas, com uma linguagem ainda mais simples, para o público leigo. Ademais, a leitura é divertida, marcante e prende o leitor na aventura científica, e inspira até mesmo aquele que deseja aprender mais sobre a Física Quântica.

SóFis 05/12/2022

Não queria que tivesse acabado!!
O livro explica quântica com muita facilidade e fluidez, mesmo se eu não conhecesse nada sobre o assunto eu sinto que teria entendido pelo menos o mínimo.
Por mais livros assim no mundo, e que eles sejam mais acessíveis a todos! O mundo precisa entender a ciência.

Sabrina 05/05/2022

Alice no País do Quantum
O livro é interessante e muito didático para quem já tem uma noção sobre química/física relacionada a estrutura atômica. Traz explicações bem didáticas e ilustrativa sobre diversos campos da mecânica quântica. Porém do meio para o fim fica um pouco cansativo. Recomendo para professores que buscam maneiras mais didáticas de explicar o assunto.

Bruna.Stefany 01/02/2022

Mecânica quântica de um jeito fácil?????
Sim, mas não. Depende.
Mecânica quântica não é fácil, quem já tentou entender sabe o quão difícil é, porém esse livro trás conceitos de mecânica quântica de uma forma explicada e exemplificada. Eu achei esplêndido, agradeço demais ao professor que me recomendou ??

themoon 29/06/2021

Ótimo
É um livro ótimo para aprender, eu amei! Vou deixar salvo sempre que precisar entender de novo o básico do conteúdo.

tais_silvas 13/06/2021

Entender Física
É um ótimo livro para entender física quântica, o livro apresenta várias explicações fáceis. Terei que reler de novo para entender algumas coisas mas é muito bom.

Mari.Alves 19/05/2021

O livro é bem interessante mas acho q li na época errada. Acredito que se tivesse lido na época do Colégio teria sido mais útil. Teria conseguido imaginar melhor as teorias.

Larissa1313 31/12/2020

muito bom
um livro muito bom para quem está começando a conhecer o magnífico mundo da quântica, muitas vezes me senti a própria Alice kkkk por mais que seja algo de difícil compreensão Robert Gilmore consegue apresentar de forma mais simples e divertida (isso não significa que entendi todos os conceitos apresentados, até porque é quântica né...)

Barbara 24/11/2020

Física Quântica ao alcance de (quase) todos.
A ideia até que foi boa, mas acredito que uma pessoa leiga não consiga acompanhar 100%, precisa ter, pelo menos, uma ideia do que é a Física Quântica.

Tirando isso, livro perfeito, vocabulário simples e história legal!