Um Lugar Bem Longe Daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui Delia Owens

Resenhas - Um Lugar Bem Longe Daqui

Silvana 07/04/2024

Em Um Lugar Bem Longe Daqui vamos acompanhar a história em dois tempos. No passado começando em 1.952 vamos conhecer Kya, uma menina de seis anos que viu a mãe e os irmãos indo embora um a um e por um tempo ela só teve a presença esporádica de seu pai, até que ele também desapareceu. Kya teve que se virar para aprender o básico sem nenhum adulto por perto. E na cidade mais próxima, Barkley Cove, ela é conhecida como a garota do brejo. Já em 1.969 um corpo é encontrado no brejo e Kya é a principal suspeita do ass4sslnato.

Geralmente quando é falado sobre mulheres fortes na literatura todo mundo já pensa naquelas protagonistas de livros de fantasia. Mas eu vejo força em mulheres como Kya. Que personagem incrível. Eu no lugar dela tinha desistido de tudo muito antes. Abandonada por todos ainda uma criança, enfrentando o preconceito e rejeição de toda uma cidade e mais a frente enfrentando um tribunal por algo que se ela realmente fez, seria muito merecido.

A autora não deixa explicito a princípio, mas dá a entender que o pai cometia violência doméstica com a família. Mas por pior que fosse a situação eu não conseguia conceber como todo mundo vai embora e deixa uma criança de seis anos para trás. Se a situação é ruim para eles que eram adultos, o mais próximo de Kya tinha treze anos, como eles acharam que Kya ia ficar? Até irem embora para conseguir uma situação melhor ainda vai, mas nunca voltar por ela? Não consigo nem imaginar o tipo de solidão que fez Kya se agarrar e somente confiar na natureza.

O livro é metade um drama e metade um suspense que a gente não consegue largar até ver o final. E que final. E uma coisa curiosa é que a autora fala bastante sobre racismo, e só depois que comecei a ler fiquei sabendo sobre a polêmica envolvendo a autora nesse assunto. É muita ironia. Mas o certo é que li o livro em dois dias porque a escrita é fluida e a história de Kya fascinante. E acabei de ler e corri ver o filme que achei bem fiel, mas que para quem não leu pode ter parecido bem superficial porque não cria a ligação com a personagem como acontece no livro.

Geovana659 07/04/2024

O BREJO
Esse livro me trouxe o sentimento de revolta em vários momentos, os únicos momentos que se salvava, era quanto o Tate estava por perto, e tirava a Kya daquele mundo de dor e sofrimento que ela vivia, ensinando pra ela coisas que ela gostava verdadeiramente de aprender, pra min a Kya foi realmente a sua maior heroína, mas o Tate também, salvou ela em vários momentos.

Marcinha 07/04/2024

Um lugar bem longe daqui
Esse livro fala basicamente de resiliência, eu chorei do começo ao fim. Nessa obra temos uma personagem de 8 anos que vive com sua família em um pântano e são a escória da cidade, ela vê todos de sua família um a um a deixarem. Sozinha ela, aprende a sobreviver e tira seu sustento desse lugar.
Essa menina cresce com um dom de desenhar absolutamente tudo do pântano cada pássaro, cada folha. Até que um dia um colega de infância de um de seus irmãos aparece e percebe que ela vive só. Ele se aproxima faz amizade ensina ela a ler e escrever e logo surge um amor. Mas como nada na vida dela é fácil, logo ele se vai e promete voltar, mas não retorna e ela logo se acostuma novamente a solidão até novamente aparecer alguém que quebra seu coração de novo. A questão é que esse segundo cara aparece morto e ela é a principal suspeita dessa morte, pois para o povo d cidade ela é uma selvagem, ninguém a conhece de verdade, ninguém se importa com ela. A partir desse ponto uma nova fase de sua vida começa. Leitores esse livro é uma poesia e ganhou uma adaptação tão boa quanto. É lindo acompanhar o desenvolvimento dessa menina que apesar de todo sofrimento não desiste dos sonhos e é feliz ao seu modo. A leitura é um pouco parada em alguns momentos, não é um livro para um leitor que busca muita movimentação, claro muitas coisas acontecem, mas eu diria que é uma leitura mais contemplativa, de nuances poéticas. Eu amei e pretendo reler.

thegomesx 06/04/2024

Torturante
O livro parece não ter fim.
70% dele é ela divagando sobre biologia, o restante não muda muita coisa

Daniely2 05/04/2024

O bálsamo catártico que eu precisava
Sou uma pessoa muito reativa e influenciável, cujo o humor infelizmente depende muito de acontecimentos e das pessoas ao meu redor. E como eu venho enfrentando problemas familiares constantes já há alguns anos, costumo ter picos de emoções incontroláveis, as vezes irrepreensíveis, que no passado já me fazer pensar e fazer besteiras. Sempre tive dificuldades em conter essas minhas emoções reativas. Descobri com esse livro que sempre que é assim, uma bela catarse se faz necessária em muitos momentos na minha vida.

Aqui a catarse se construiu ao poucos. De início o título me chamou atenção na biblioteca, porque é a expressão literal dos meus pensamentos quando essas ditas emoções fortes me acometem, o grande desejo de ir pra algum lugar muito distance e longe de pessoas que me trazem esses problemas. Foi desse jeito que eu escolhi esse livro aleatoriamente.

Eu acredito firmemente no poder do vibe. Do instinto. Porque era um livro que eu precisava. Tem todos os ingredientes que me fazem me identificar com uma história: protagonista com problemas familiares, questões com abandono, problemas de confiança nos outros, dificuldades em fazer amizade, solidão, artes e natureza.
Há também a questão do thriller que vêm com um crime no meio da história. Porém para mim esse não é o ponto forte da história. Apesar de ser o motivo do final surpreende e que gera debates.

Para mim, o ponto forte do livro foi presenciar a protagonista aos poucos conseguindo manejar suas turbulências emocionais internas completamente sozinha. Sua jornada nesse crescimento interno solitário, somente com a ajuda da natureza e da arte, me deu um certo alívio mental. É de extrema importância sabermos lidar com as nossas emoções sozinhos, não porque a vida é injusta, é só porque ela é desse jeito. Crua, imparcial, como a natureza é, e assim como a Kya aprendeu desde muito cedo. Na natureza não existem o justo e o injusto, o privilegiado e a vítima, só a sobrevivência. As vezes estar só sobrevivendo pode ser ruim. Porém se mesmo assim você conseguir ver a beleza mesmo nas coisas tristes qualquer persepctiva muda.

A Kya sofria muito sim pelos inúmeros abandonos, foi uma vida pesada, porém ela nunca se viu necessariamente como vítima. Ao aprender a lidar com os sentimentos emocionais reativos com a natureza, observando-a e vendo-a não como um mero ambiente mas como uma companhia real, com todos os seus elementos fazendo parte dela como uma família.
Assim ela conseguia não se ver como vítima e cair em pensamentos ruins e comportamentos autodestrutivos. De uma certa forma a solidão apesar de fazê-la sentir dor, também a salvou de ser depressiva e ter o mesmo destino do pai. Ou podemos dizer que ela conseguiu transformar a semente da solidão plantada pelas pessoas ao seu redor em uma gigantesca árvore da solitude. A qual rendeu para ela belos frutos.

Saber lidar com o que a vida nos traz é uma arte. Viver é uma arte. E se conectar com a essência da vida é se conectar com a natureza, pois do pó viemos e do pó retornaremos. A natureza pode ser crua, imparcial, mas quem decide se nos sentimos atacados, injustiçados, somos nós.

victoria 05/04/2024

De início achei que não ia gostar muito por conter muita descrição do ambiente, mas conforme a leitura foi fluindo fiquei apaixonada pela maneira que a autora descreve o brejo e as características dele, comecei a ler sabendo praticamente nada sobre o livro e fiquei completamente encantada com a história, você se apaixona, sente angústia, ódio, alegria e tristeza, a autora consegue te transportar pro lugar onde é ambientado tão bem que você sente tudo com mais emoção, não esperava esse final, criei muitas teorias e mesmo assim fiquei chocada com o plot twist, um dos melhores livros que eu li, simplesmente perfeito.

Mileni.Andrioli 05/04/2024

Um lugar bem longe daqui
Que livro incrível, vc sofre junto com Kya as dores do abandono e da solidão, ela vai aprendendo e se adaptando a sobreviver sozinha enquanto vc sofre com toda a situação de acompanhar o desenvolvimento de uma criança abandonada ?. Por sorte ela encontra pessoas maravilhosas que a ajudam em sua jornada, e tbm pessoas ruins.
Todo o caso do julgamento da morte de Chase fiquei imaginando 1001 teorias de quem era o assassino, e realmente pensei que o livro acabaria sem mostrar o verdadeiro culpado. Mas nas últimas páginas descobrimos a vdd, e a sensação de que a justiça foi sim feita.

fabiabdala 03/04/2024

A poeta do brejo ?
Eu ainda preciso processar mais desse livro, só uau, e uau, e uau, não consigo escrever muito bem o que senti lendo isso, só sei que definitivamente foi uma das melhores leituras da minha vida.

kya, por aqui amamos a natureza ?

aos poetas, leiam e sintam muita poesia, como uma lua amiga me ensinou!

Ana Luiza Ramos 02/04/2024

Maravilhoso!
Esse livro foi uma experiência maravilhosa. Fiquei feliz de ter encontrado uma leitura que me agradou tanto quanto Violeta em tempos próximos. Apesar de não ter curtido o final (já imaginava o que fosse acontecer), o livro traz relatos que nos tiram da zona de conforto de uma forma incrível!

Os personagens são sofridos e a história agrega pautas importantes, mas muito dolorosas, como racismo, abandono familiar, violência doméstica.

no one 01/04/2024

Li depois do filme
Este livro é uma ode à natureza e à solidão. A autora Delia Owens nos leva para o pântano da Carolina do Norte, onde conhecemos Kya, a "Garota do Pântano". Abandonada por sua família, Kya aprende a sobreviver sozinha, observando os animais e as mudanças das estações. A escrita poética de Owens nos faz sentir o calor do sol, o cheiro da vegetação e a solidão profunda de Kya.

A trama se desenrola lentamente, alternando entre o presente e o passado, revelando segredos e mistérios. Kya é uma personagem inesquecível, e sua jornada de autodescoberta é comovente. O romance também aborda temas como preconceito, amor e a busca pela verdade. Você se sentirá parte do pântano, ouvindo os sons da natureza e torcendo pelo destino de Kya. E escutem Carolina ???

Aline.Paganine 01/04/2024

Um livro pra ser lido aos poucos...
Li sem muita pretensão, mas achei incrível, confesso que não consegui ler muito rápido, é uma história pra ser digerida aos poucos, a maneira que a autora aborda a solidão e a natureza são incríveis, muito bom! Super recomendo

Giulia143 31/03/2024

É um livro legal, mas não achei tudo aquilo que eu ouvia dizer. Talvez eu tenha posto expectativas erradas no livro. Achei que ele seria muito mais de investigação e suspense e na verdade ele é muito mais sobre a história da ?menina do brejo?. É uma história muito interessante sobre abandono e solidao, mas não me cativou o suficiente para eu dar uma nota maior.

Mari Mirandinha 31/03/2024

O Brejo
Depois que vi que a autora é cientista entendi como um brejo pode ser construído de forma tão bela. Passei todos os momentos em que a autora descrevia qualquer outra coisa desejando que ela voltasse rapidamente para o brejo, principalmente depois que a Kya começa a publicar. Uma boa leitura.