Um Lugar Bem Longe Daqui Delia Owens

Resenhas - Um Lugar Bem Longe Daqui

-Koraline 30/05/2021

Fantástico
Em Um Lugar Bem Longe Daqui, Chase, morador de uma pequena foi encontrado morto em 1969, e para descobrir o que aconteceu com ele, a autora nos leva para anos antes, quando Kya, uma garotinha de apenas 6 anos de idade é abandonada pela e mão, e logo mais pelos irmãos, tendo de conviver com seu pai alcoólatra e violento, em um pequeno barracão no brejo ás margens da cidade. Apesar da investigação da morte de Chase ser o ponto que deveria ser o mais intrigante das história, confesso que em muitas partes me esquecia completamente dos flashes de 1969, de tão envolvente é a narrativa da autora ao contar sobre a vida e dificuldades de Key, e todos os obstáculos que enfrentou enquanto crescia.
É um livro emocionante sobre abandono, solidão e preconceito, e é o retrato perfeito de como uma sociedade hipócrita e sem empatia trata crianças em situações vulneráveis. Uma leitura necessária para quem favoritou O Sol É Para Todos,
CPF1964 30/05/2021minha estante

Qual a classificação?

Sofi 10/03/2022minha estante
Qual a nota que vc da ?

Kaylane 12/08/2022minha estante
Esse livro acabou comigo de mil formas, porém ele é PERFEITO, em todas as hipóteses!!!!

Booksmylife 27/08/2022minha estante
Qual é a classificação?

CPF1964 27/08/2022minha estante
Olá ! Não saberia te dizer a classificação. Li o livro. O mesmo apresenta muitos gatilhos. Na minha opinião deveria ser lido por uma pessoa acima de 16 anos no mínimo.

Kaylane 27/08/2022minha estante

Sensacional! Ameeiii

milly 11/01/2023minha estante
esse tem o meu coração

Giovana835 27/07/2023minha estante
Quando você está no início, de primeira você pensa que é um livro super chato que só fala de natureza o tempo inteiro...mas aí você chega no final e descobre que tem um ótimo motivo para isso . Que livro bom , confesso que mistério não é muito a minha praia , porém tenho que admitir que o final deste livro é espetacular e surpreendente.

Allana153 08/12/2023minha estante
Esse livro foi o melhor livro que li em 2023

CPF1964 08/12/2023minha estante
????? Allana

Marlonbsan 03/02/2020

Um Lugar Bem Longe Daqui
Kya Clark, abandonada por seus familiares, passa sua infância em Barkley Cove, morando num barracão situado no pântano, o que faz com que o resto da população a chame de a ?Menina do Brejo?. Por anos, vive sozinha e aprende tudo o que precisa para sobreviver, começando por se afastar das pessoas, seus companheiros são as gaivotas, as ostras, a areia, ela as observa e as contempla. Ao passar dos anos, dois rapazes acabam entrando em sua vida, até que um deles aparece morto.

O livro é narrado em terceira pessoa e uma progressão não tão fluida inicialmente, há muita descrição, tentativas de passar emoções que utilizam certos floreios vocabulares e comparações que deixam a leitura um pouco arrastada. Kya passa muito tempo sozinha e isso faz com que alguns capítulos sejam muito densos de escrita, o que prejudica na dinâmica da leitura. Os capítulos são curtos e alternam entre tempos passados e futuros, relatando alguns pontos de vistas tanto dos personagens, quanto da investigação em si.

A história é emocionante, vemos a vida sofrida e negligenciada de Kya, como ela foi abandonada e discriminada, além de ser julgada pela população local, pouco acolhida, aprendeu a se virar sozinha. Esse retrato foi muito bem-posto por Delia Owens, assim como os aspectos da natureza e emocionais, os conflitos internos, os medos, porém, que se tornam um pouco repetitivos, mas muito bem analisados. A investigação traz pontos interessantes, mas deu para perceber que não era tanto o foco, o julgamento trouxe ideias bem concisas e críveis. O andar do julgamento e o final me pareceram bem óbvios que nem senti que era um plot. Após contada a história principal, o término do livro é feito de forma rápida, resumida, claramente demonstrando que esse era o intuito, contar o que era mais relevante.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá ?
Heli Cabral 04/03/2020minha estante
Está me rementendo ao livro A filha do rei do pântano.... vou colocar na lista.

Ana Luiza 19/03/2020minha estante
Eu amei esse livro!!!! Pulei uns parágrafos kkk mas amei msm assim!

Renata.Pacheco 25/03/2020minha estante
Fiquei chateada por não ter a explicação sobre a morte.

Ma 02/06/2020minha estante
Eu vim pro skoob pra ver se algu mais tinha a mesma sensação que eu, oq sinceramente, quem matou Chase?

Ana Luiza 03/06/2020minha estante
No fim.. achei q foi ela.. mas por pura legítima defesa msm.. pelo menos foi o q eu entendi sobre os relatos... tbm poderia ter sido o namorado dela...

Ma 23/06/2020minha estante
*SPOILER*

Eu fiquei na cabeça que a autora narra muito sobre o gorro e quem deu o gorro pra ela foi o namorado, então fiquei pensando que talvez ele tenha matado o Chase pra defender ela, ou ela matou ele por legítima defesa

Ana Luiza 23/06/2020minha estante
Pensei nas 2 hipóteses tbm!

Renata.Pacheco 24/06/2020minha estante
Exatamente a cena do em que eles ficam jogando esse gorro pra lá e pra cá... enfim nunca saberemos, o que acho uma pena pois terminei o livro mas sentindo um vazio.

Ana Luiza 25/06/2020minha estante
Por mim,virava até filme um livro desses.. eu amei tanto...

Ma 01/07/2020minha estante
Gabrielle essa é a duvida que não quer calar.

Alexandra156 06/07/2020minha estante
Uma leitura muito difícil, está na minha lista de melhores livros para mim esse ano, me sentir muito envolvida com a história, não poderia ter sido melhor ????

Fabiane.Moura 12/07/2020minha estante
Livro MARAVILHOSO!
Ficará p SEMPRE em meu coração!!!!

Ieda.Marques 22/07/2020minha estante
*SPOILER*: Terminei esse livro ontem à tarde, leitura record. Não conseguia parar de ler. Concordo com seu comentário sobre a progressão não tão fluida. A sorte é que a história é muito boa e não dá para parar. Fiquei um pouco incomodada com a situação da protagonista. Será que as pessoas realmente deixariam uma menina de 6 anos sozinha num lugar como aquele? Enfim, divagações. Também acho que foi ela mesma que matou o Chase e que o promotor estava certo em todas as conjecturas mas ainda assim, gostei do final.

Joylande 21/10/2020minha estante
SPOILER:

Kya foi deixada a mercê da própria sorte e não é uma inverdade que tenha sido uma "menina lobo" que lutava para se sustentar. O fato é que aquele poema de pseudônimo A.H. é sim uma confissão que como o Tate disse "um segredo levado pelo mar" já que depois ele queimou todas as provas seja essas cartas quanto o colar de conchas. E qual seria a motivação da moça? Simples, sobrevivência. Lei do mais forte prevalece na floresta da menina selvagem: seria ela ou ele já que meses antes ele tentou estuprá-la e, inclusive, vivia em alerta com tanto medo dele voltar para acabar com oq começou. O que é mais louco também que mesmo tendo amado por toda sua vida o Tate, lembremos que foi um amor infantil, o primeiro amor inocente e oq ela teve com o Chase foi um relacionamento eufórico e cheio de altos e baixos, uma paixão avassaladora que culminou no ódio após saber que foi deixada para trás. Então, penso comigo que foram duas as motivações: sobrevivência e vingança. Confesso que queria julgá-la porque o que fez é injustificável, mas não senti pois, definitivamente, agora sim as pessoas poderiam ter motivos para odiá-la e não por ser a menina miserável do brejo.

Yaguinho :) 10/11/2020minha estante
O colar que tate achou e a prova do crime ela matou mesmo (eu penso assim)

morennz 12/11/2020minha estante
SPOILER

Quando mostrou que o gorro foi dado do Tate para ela, pensei: pronto, foi ele, mas não. De fato foi a Kya que o matou e isso é óbvio, não só pelo poema deixado junto ao colar, mas porque um pouco depois da tentativa do Chase se estupra-la, enquanto se escondia dele, ela observa uma louva-a-deus macho cortejar uma louva-a-deus fêmea, enquanto o macho está ocupado copulando, a fêmea simplesmente o come vivo. Acho que é isso que aconteceu, Kya atraiu Chase para a torre, prometendo uma transa ou algo assim e o jogou da torre. Cortou o mal pela raiz.

Edna 23/11/2020minha estante
Livro maravilhoso!!!

Day 25/11/2020minha estante
Olá, pessoas!

Então, terminei essa leitura à alguns dias e estou pensativa sobre esse livro.
Embora kia fosse muito inteligente, ela tinha broblemas psicológicos fica explícito no fato de juntar "coisas". Outro ponto que me chamou atenção foi o fato de ela ficar no mundo da lua no seu jugamento(afinal quem em sã consciência agiria assim, quando o que se está em jogo é a sua vida).
E no final, fica claro que ela enganou a todos, pois tate achou a carta na qual tudo se esclarece.
É um bom livro, mas o final muito corrido e com muitos furos...

Dani 29/12/2020minha estante
Estou em choque com esse livro, eu amei demais.

Giulia 18/01/2021minha estante
Nossa acabei de terminar essa leitura e estou indignada com o final! Queria que tivesse mais esclarecimentos sobre a morte do Chase, mas aparentemente foi ela mesma, no final o poema e o colar incriminam ela. Sempre achei que tivesse sido o Tate

Ma 26/01/2021minha estante
Daiane não havia pensado nisso, porém levava ela como uma menina timida que por conta de todos os traumas que ela passou e por ter crescido sozinha, ela se tornou uma pessoa fechada para o mundo. Aparentemente ela devia ter bem mais problemas do que conseguimos captar.

Luiza 04/02/2021minha estante
Oi sou nova aq n consigo ler

Fabiane.Moura 04/02/2021minha estante
Quem matou chase foi a kya mais claro do q a neve rsrs!
Meu livro favorito da vida amei essa história!!!

Lucia.Ferreira 06/04/2021minha estante
Eu amei o livro. Tem de tudo um pouco. Tem romance, suspense, drama. E fala sobre solidão, abandono e preconceito, mas acima de tudo, achei que é uma declaração de amor da aurora a natureza. A Kya é simples e complexa, solitária, introspecta

_amandaalves 23/04/2021minha estante
Eu amei tudo nesse livro!!! E principalmente o final, onde a autora trás a explicação do caso de maneira rápida e discreta por meio de um poema. Apesar da autora ter explicado o crime em menos de uma página, acredito que foi condizente com a personalidade da personagem.

gabrielams 16/05/2021minha estante
Nossa QUE LIVROOOOO. Eu acabei de terminar e estou sem saber como vou dormir agora...

Karla 30/05/2021minha estante
Gostei muito do livro,mas achei meio sem lógica a forma como a sequência ate o homicídio foram escritas, ela nunca tinha saido do brejo, de repente, planejou comprar passagens de madrugada,criou disfarce de homem e de uma idosa para viajar, matar e voltar para o hotel,e outra coisa, como ela sabia que Chase estaria na torre naquele momento, já que não se viam mais e ela não tinha outra forma de se comunicar pra quem não conseguia nem ficar próxima a outras pessoas, foi bem estranho, mas enfim, é um bom livro, uma das partes que mais gostei foi de Tate a ensinando a ler,e o envolvimento respeitoso e sincero dos dois,

Renata.Pacheco 01/06/2021minha estante
Exatamente ISSO, o crime, o júri, foi tudo muito estranho. Mas apagando essa parte do livro ter o restante é muito comovente. Agora vamos aguardar pelo filme.

Patricia Lima 25/08/2020

Um Lugar Bem Longe Daqui
A essência desse livro é a historia de vida da personagem, é a construção e o crescimento da personagem e sua conexão com a natureza, que é muito linda e poética ao longo das páginas.

Apesar do livro ter uma leitura mais lenta, você se conecta muito com a personagem, e você fica cada vez mais interessado nela, esse livro tem um drama que te prende de uma forma única.

No final da leitura eu senti que eu aprendi muita coisa, eu senti que refleti sobre muitas coisas, e tive uma leitura que me fez muito bem.

E é muito bom quando um livro nos fornece isso, eu não sei explicar, mas o livro é construído de uma forma impressionante e muito cativante.

E você compreende tanto a Kya, por acompanhar a vida inteira dela, que quando chega em uma parte, você só quer proteger ela de tudo que possa fazer mal pra ela.

Você sente angústia em pensar que talvez ela não tenha um final feliz, e é muito legal quando você se conecta dessa forma com um personagem.

Aione 14/07/2020

Um Lugar Bem Longe Daqui é o romance de estreia de Delia Owens, cientista e escritora que foi co-autora de outros três livros publicados na década de 1990 explorando suas viagens pela África. Publicado no Brasil pela editora Intrínseca, o romance foi primeiramente enviado no clube de assinatura Intrínsecos e, também, escolhido para o clube de leitura de Reese Whiterspoon.

Kya é conhecida como “a menina do brejo”. Abandonada pela família ainda criança, foi forçada a crescer sozinha em um pântano, ambiente considerado por muitos sujo e hostil, mas que, para ela, é seu lar. A solidão e o senso de individualidade definem a personalidade de Kya e moldam sua vida, também marcada pelo preconceito dos demais habitantes da cidade em relação a ela.

Um Lugar Bem Longe Daqui é um romance de formação, no qual acompanhamos o crescimento de Kya de sua infância à vida adulta. Em terceira pessoa, a narrativa onisciente é próxima o suficiente para conhecermos as emoções da protagonista em profundidade, mas afastada o bastante para que, ainda assim, ela conserve segredos e uma objetividade necessária para a trama. Os capítulos se alternam entre o final da década de 1960, momento em que Kya já é adulta e ocorreu um assassinato na cidade, e os anos entre o começo da década 1950 até o momento da investigação do caso. Dessa maneira, tanto podemos compreender a formação da protagonista adulta como, também, ter uma pitada de suspense e tensão na história, uma vez que nos vemos curiosos pela resolução do caso.

A ligação com a natureza é extremamente presente e essencial na trama. O paralelo entre a personagem e o meio onde ela vive é construído página após página. Um Lugar Bem Longe Daqui é um elogio ao pântano e ao brejo, uma apresentação de sua riqueza e diversidade. E o meio, tão complexo e renegado, acaba por ser uma metáfora da menina a quem ninguém vê e dá valor. Assim, a linguagem utilizada por Delia Owens tem um tom poético e sensível ainda maior por estar tão conectada à natureza que rodeia Kya.

Mesmo que a narrativa tenha um tom mais lento, com acontecimentos se dando aos poucos e bastantes descrições, a força das dores de Kya é tanta que essa foi uma das personagens que mais senti vontade de acolher nos últimos tempos. Sua solidão e rejeição são palpáveis, a ponto de eu senti-las em minha pele. É impossível não se compadecer por todas as dificuldades que ela enfrenta. Também, a característica histórica da obra a coloca em um momento de extrema segregação racial nos EUA, o que permite ao leitor ter esse panorama. Embora a protagonista seja branca, dois dos únicos personagens que a ajudam ao longo da trama são negros, e o racismo que eles sofrem aparece na história, mesmo que em segundo plano.

Em linhas gerais, Um Lugar Bem Longe Daqui foi uma das minhas melhores leituras deste ano, tanto por sua construção — com direito a reviravoltas e um final que me tiraram o fôlego — quanto, e principalmente, por sua escrita sensível, capaz de desenvolver tão bem a protagonista e o meio em que ela vive.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/07/10/resenha-um-lugar-bem-longe-daqui-delia-owens/
Aline Zuim 16/07/2020minha estante
É perfeito! Amei esse livro!

Vanessa.Cidade 16/07/2020minha estante
Eu amei esse livro ?

Beatriz 17/07/2020minha estante
O que você achou do final?

Aione 18/07/2020minha estante
Eu adorei o final!

Aline Zuim 18/07/2020minha estante
Muito bom o final, foi um plot-twist profissional rsrsrs

Victoria (Vic) 31/03/2021

perfeito
eu sinceramente nem sei o que dizer sobre essa leitura, apenas que foi um dos meus livros favoritos da vida, com uma escrita belíssima, momentos lindos e emocionantes e personagens extremamente bem construídos. me apeguei a ponto de não querer terminar o livro para não precisar me despedir da história e de Kya. recomendo para todos!
Obs: Pulinho e Mabel, contem comigo para tudo :,)
Dessa 31/03/2021minha estante
Perfeito ?

Arianna Machado 26/11/2021minha estante
Ahh eu tbm amei o Pulinho e Mabel, mas confesso que fico um pouco decepcionada de pensar que eles não a adotaram, ou chamaram ela mais para conviver com eles, ela que era tão sozinha =/

may 02/01/2023

POR QUE EU DEMOREI TANTO PARA LER?
essa leitura foi muito rápida e envolvente, me emocionei diversas vezes mas também senti muita raiva e angústia.
a família de kya é bastante conturbada, um pai alcoólatra e abusivo que vai aos poucos afastando a todos, até a caçula kya tão pequena ver todos irem embora até ficar completamente sozinha. abandonada no brejo ela faz da natureza seu sustento e seu refúgio.
a história conta com duas linhas do tempo, em uma conhecemos a história de kya desde a infância, e na outra uma investigação criminal com a ?menina do brejo? já adulta onde o abandono deixou marcas profundas . essas duas linhas vão caminhando até se encontrarem e formar um desfecho surpreendente.
é uma história única e extremamente sensível ?
L P 02/01/2023minha estante
Não entendi o que teve de surpreendente no livro?

Let 02/01/2023minha estante
Livro maravilhoso! Me emociono sempre ao lembrar das lutas enfrentadas pela Garota do Pântano ?

L P 02/01/2023minha estante
Litas da Garota do pântano: sobreviver a relacionamentos abusivos e a quem não ajuda, só finge e ajuda na intermediação com quem realmente ajuda.

Lutas*

Guto 08/10/2020

Tocante
Que livro meu Deus!!

Neste livro, você encontrará a história de Kya desde o início. Você experimentará todas as dores de seu coração quando criança até a vida adulta. Como a cidade e sua família a trataram e como ela encontrou o amor. Foi comovente e inspirador vê-la sobreviver e superar o que era esperado dela. Kya teve uma vida ruim e meu coração se partiu por ela, mas ela era resistente a tudooo...

Não tenho nada além de respeito pela heroína e Delia Owens, que contou uma história que me humilhou profundamente. Muitas vezes considero as coisas garantidas e a história de Kya me mostrou que nem sempre são.

Se você está procurando uma história poderosa com uma incrível protagonista feminina, você tem que dar uma chance a este livro. Há um motivo pelo qual as avaliações e comentários são como são.

O livro é muito bom!
jheuler 08/10/2020minha estante
É uma dor no coração do começo ao fim.

Ique 08/10/2020minha estante
To doido pra ler esse livro

Nado 08/10/2020minha estante
Melhor livro que li este ano e um dos melhores da vida.

Ricc 11/10/2020minha estante
Uma das minhas leituras favoritas de 2020.

Marcos 07/10/2020

Um Lugar Bem Longe Daqui, onde cantam os lagostins
Leitura bastante agradável. A personagem Kya é inspiradora. Personagens cativantes. Tem um ritmo um pouco lento no início, mas nada maçante. É um livro sobre abandono, solidão, mas acima de tudo, sobre amadurecimento e crescimento. O livro é intercalado entre passado e presente. Tem linguagem fluída. Vale a leitura.
luquescunha 08/10/2020minha estante
Eu amei

Marcos 08/10/2020minha estante
Gostei bastante também. Uma das melhores leituras do ano. Me surpreendeu. ?

Bruno.Montoro 15/02/2022minha estante
Amei , passei vários pano

Marcos 15/02/2022minha estante
Esse livro é muito bom ??. Já tô aguardando a adaptação. Tem que passar vários panos mesmo ??

resenhasdajulia 24/09/2021

Onde cantam os lagostins
Kya Clark é conhecida como a ?Menina do Brejo". Ela foi abandonada por sua mãe, que não aguentou conviver com o marido alcoólatra e abusivo, depois por seus irmãos e, por fim, até seu pai a deixou.

Sozinha, ela aprendeu tudo o que precisava para sobreviver. Muitos têm medo dela, ou a consideram uma aberração, mas ela é uma jovem muito inteligente e sensata.

Alguns anos depois, Tate e Chase, dois jovens da cidade, ficam intrigados com sua beleza selvagem, e Kya se permite experimentar uma nova vida.
Tudo estava indo relativamente bem, até que um desses rapazes é encontrado morto.

Por ser um romance de formação, a leitura foi um pouco mais lenta, e um pouco cansativa em alguns momentos.

Mas, no geral, me conectei muito com a Kya, e achei um ótimo livro!

Vivi 06/02/2024

Confesso que demorei para me interessar pelo livro, pela vida de Kya. O início me foi confuso, focou na família dela também e não sabia nem quem era o personagem principal.

Mas conforme a história foi avançando, e fui entendo sobre quem a história contava, comecei a me afeiçoar.

Não tem como ignorar a vida sofrida que ela teve, os traumas devido aos abandonos, o quanto a cidade INTEIRA foi má com ela. O julgamento, completamente baseado em provas circunstanciais, que ela já tinha sido condenada antes mesmo de ir à julgamento.

Muito triste acompanhar essa trajetória e talvez por isso não consigo dar 5 estrelas... Não gosto do que me deixa triste.

Pelo menos foi agradável ver que depois de tudo isso, ela deu a chance ao amor e viveu a vida plena fazendo o que ela mais gostava no brejo.

O finalzinho me pegou de surpresa, realmente acreditava no contrário mas sinceramente? (sem querer dar spoiler de nada) Bem feito!
k lá 06/02/2024minha estante
bem feito mesmo... mas fica só entre nós

mainarabooks 06/02/2024minha estante
Muito bem feito!

Leila.Vignotto 06/02/2024minha estante
PeloamordeDeus, veja o filme!!! Eu adorei!

Vivi 06/02/2024minha estante
Não sabia que tinha um filme. Vou procurar!

Leila.Vignotto 07/02/2024minha estante
Na HBO tem disponível! É gostei demais... Procura e depois me conta aqui o que achou! ??

Vivi 08/02/2024minha estante
Pode deixar, vou ver sim!

mafe 24/07/2023

Que livro LINDO! Totalmente sem defeitos, a construção da história, o desenvolvimento dos personagens, o plot, não tenho absolutamente nada pra reclamar. E o ensinamento então? Sem palavras... estou muito ansiosa para ver o filme, principalmente pra descobrir se é tão lindo quanto o livro.
Lury0 24/07/2023minha estante
Eu estava doida para ler o livro e o filme me desmotivou :(

Bruna 24/07/2023minha estante
Só uma dica, pega lenços pra ver o filme ?
Esse livro é perfeito, o filme no mesmo nível ?

mafe 24/07/2023minha estante
jura??? eu imaginei q se eu tivesse assistido o filme antes, também iria me desmotivar pra ler o livro.... mas acho que vale a pena, sério

Viviane.Mota 24/07/2023minha estante
Achei o filme bem fiel ao livro. Lógico q a carga emocional q a leitura e sua riqueza de detalhes nos proporciona, torna a experiência da leitura muito melhor, mas gostei muito do filme!

mafe 24/07/2023minha estante
ai fico muito feliz de saber que o filme é fiel a essa obra prima hahahahaa mas a experiência da leitura..... gente, sensacional!!!

Rainy Girl 29/04/2022

Simplesmente encantador! Começou maçante e repetitivo (quase desisti), mas depois da página 110 eu não consegui largar o livro (li 240 páginas em um dia pq eu precisava saber como tudo acontecia e terminava).
A autora nos apresenta um mundo mágico - um brejo - repleto de criaturas belas e selvagens, de momentos felizes, tristes, assustadores e surreais. De pessoas preconceituosas e de outras repletas de pura bondade. De uma menininha com uma vida tão difícil e que ainda assim foi capaz de encontrar família e amor. Mesmo quando todas as probabilidades estavam contra ela.
Janaina 29/04/2022minha estante
Este está na minha lista de próximas leituras. Ansiosa hahaha

Rainy Girl 29/04/2022minha estante
Começou péssimo. Tanto que desisti dele. Foi o 1° livro desse mês e só consegui terminar ele agora. Mas depois da pág. 120 o ritmo mudou e me vi curiosa e encantada. Agora consegui entender pq ele virou best-seller.

Janaina 29/04/2022minha estante
Fiquei mais ansiosa ainda kkkk

Lila 29/04/2022minha estante
To ansiosa pela adaptação!

She King 13/10/2020minha estante
eu amei essa historia

Clarinha 13/01/2021minha estante
Esse livro é perfeito ?

Queria Estar Lendo 21/12/2020

Resenha: Um lugar bem longe daqui
Um lugar bem longe daqui é um premiado romance da autora Delia Owens, lançado aqui pela Editora Intrínseca, e foi nosso escolhido para a última Leitura Coletiva do ano. A história acompanha a solidão de uma garota até sua vida adulta, com a companhia de um brejo que nunca vai deixá-la como as pessoas deixaram.

Kya tem seis anos quando sua mãe deixa a cabana onde moram no brejo - com as semanas, os irmãos mais velhos de Kya se vão também. Jodie é o último a partir, e promete voltar por ela em algum momento. Naquele, no entanto, ele não aguenta mais viver sob o mesmo teto que o pai - um alcóolatra violento e conturbado. Com o adeus, todos se vão, menos a pequena Kya.

Relegada a viver e sobreviver sozinha, uma vez que o pai não faz nem o mínimo para ajudá-la, Kya aprende com o brejo a como fazer isso. Os anos se passam e seu conhecimento sobre aquele pedaço da natureza se expande, mas o brejo não pode protegê-la do mundo para sempre.

Um lugar bem longe daqui foi uma experiência de leitura inesperada por carregar tanta melancolia de maneira medida e bem feita. A narrativa da Delia Owens é poética, triste e solitária, assim como a Kya.

"Por que a parte ferida e ainda sangrando deveria arcar com o ônibus do perdão?"

Enquanto a gente lia em conjunto, o surto geral era "nossa mas como essa garota SOFRE" e também sobre a força que ela desenvolveu por todos esses abandonos. Kya não se submeteu à vida e ao medo como muitos teriam feito em seu lugar; mesmo tão nova, ela aprendeu com a vida. Aprendeu com a natureza. Se permitiu sentir terror e incerteza, mas não se dobrou a eles.

Para a cidade próxima dali, ela se tornou a Menina do Brejo. O preconceito que varre aquele cantinho do mundo - ambientado nos anos 60 pra 70 - é desesperador. E realista; não apenas com a Kya, com sua vivência distante da "civilização", mas também com as pessoas negras. O racismo presente na narrativa é sempre visto pelo olhar ingênuo e distante da protagonista, mas está ali escrachado para a gente entender - os negros têm que viver num canto afastado do resto da cidade, não podem entrar em estabelecimentos, não são tratados da mesma maneira. Enfim, o racismo.

"Alguém sabia seu nome. Ela ficou assustada. Sentiu-se ancorada a alguma coisa e livre de outra."

O preconceito que Kya sofre é diferente; vem de sua origem e dos seus trejeitos e é esse tratamento absurdo que a afasta das poucas tentativas que fez de tentar viver em sociedade. Com exceção de Pulinho, dono de um posto de abastecimento, e sua esposa Mabel, Kya não conhece nada além de olhares ranzinzas e comentários perturbadores de quem vive ali.

Com Pulinho e Mabel, no entanto, ela encontra uma segunda família. Os dois fazem parte da sociedade excluída pelo resto da cidade, e oferecem a Kya o que jamais encontraram em vizinhos e conhecidos - gentileza, empatia e amizade.

"Kya se enterrou mais fundo no silêncio do mundo natural. A natureza parecia ser a única pedra que não iria escorregar no meio da correnteza."

Enquanto sua infância mostra a pouca confiança que consegue evocar e manter, a juventude e enfim idade adulta trazem a turbulência das mudanças. Kya conhece o amor através de um jovem apaixonado pela natureza chamado Tate - e também conhece as dores que amar pode trazer. Conhece a dependência emotiva através de um babaca chamado Chase - e também o que o abuso pode fazer com a sua consciência. Um abuso bem mais silencioso, a princípio, do que aquele que sua mãe vivia com o pai alcóolatra, mas que se desenvolve na mesma carreira que relacionamentos abusivos têm a oferecer.

"Ela riu para agradá-lo, algo que nunca tinha feito. Cedendo mais um pedacinho de si só para ter alguém."

Eu gostei muito de como a autora explorou o crescimento e amadurecimento da Kya. Suas escolhas, seus medos e o quanto isso afetava os passos que estava para dar. Uma menina simples, que se tornou parte da natureza para sobreviver, e que encontrou ali seu sustento e sua vida. Ela é uma personagem muito forte por ser tão real.

Sua ligação com o brejo, com os detalhes dele, as mínimas diferenças que fazem do mundo natural um lar para Kya, crescem junto com ela. Mesmo instruída e mais entendida da vida, já adulta, ela ainda se entrega ao brejo para ficar bem, para seguir em frente, para ter forças para tudo que vem enfrentando. O mundo não oferece nada a ela além de julgamento e maldade. É entre os lagostins e as árvores altas e o mar que Kya tem tranquilidade.

Do meio para o fim o livro se torna impossível de largar. Tem um determinado acontecimento que move a narrativa no presente que é DESESPERADOR de tão tenso e bem resolvido, usando o tempo certo para explicar porque está ali e como vai se encerrar. E tanto seu desenvolvimento quanto resolução são de cair o c* da bunda.

Com esse livro, a autora mostra a vida e todos os percalços de uma garota esquecida pelo mundo, vivendo e sobrevivendo em sua solidão. É uma história intensa, melancólica e impactante que merece estar nas estantes de todo mundo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/12/resenha-um-lugar-bem-longe-daqui.html

bruno 12/07/2022

lost I was born, lonesome I came, lonesome I'll always stay
depois de tanto relutar pra ler esse livro, li e amei!!! simplesmente fiquei viciado do começo ao fim, os personagens são escritos de uma maneira tão palpável e tangível o que torna a experiência de leitura incrível e bastante imersiva. agora esperando ansiosamente pelo filme.
Iris 12/07/2022minha estante
Vale msm a pena?? Pq assim tá na minha estante tem uma vida kkkkkkk

bruno 12/07/2022minha estante
eu gostei muito viu, acho que vale super a pena, eu gostei desde do começo, só que uma amiga minha acho o início um pouco lento

Ari 27/07/2022minha estante
Já tava na minha lista, agora fiquei com mais vontade de ler