A Origem

A Origem Hugh Ross...

Resenhas -

Alex.Ribeiro 08/04/2024

Um embate entre grandes nomes da ciência debatem acerca da criação, com certeza é um ótimo livro para incentivar cristão a conectarem religião e ciência, entrando o melhor de cada um.

Lore.dossn 28/03/2024

Foi uma leitura muito interessante sobre possíveis interpretações da origem de tudo, não me sinto capaz de defender uma única ideia, mas com certeza abriu mes horizontes para novas perspectivas e me relembrou, que apesar das discordâncias, somos todos irmãos em Cristo, aquele que nos uniu.

Samuel Santos 19/02/2024

Todo o universo se formou no Seu falar ?
Excelente livro para introdução ao assunto do surgimento da vida acreditado pelos cristãos e buscado/apresentado na Bíblia.
A constituição dos capítulos é em forma de debates entre os autores que escrevem suas ideias e são confrontados pelos demais sobre sua visão. A ideia é muito interessante, acredito que seja o primeiro do gênero que eu tenha lido. No entanto, a discussão se mantém primordialmente no campo teológico com inúmeras citações de fontes científicas. Para um melhor aprofundamento do tema, será necessário a leitura individual das fontes citadas pelos diferentes grupos dos autores, que se dividem em criacionistas da Terra jovem, antiga, evolucionários e do Design Inteligente.

Beca 18/02/2024

Excelente panorama das visões
O livro é ótimo para mostrar o que cada visão pensa sobre a origem da vida em um aspecto criacionista.

Porém alguns trechos são difíceis de ler por conta dos assuntos muito biológicos, termos e jargões que para quem não é familiarizado na área fica confuso.

O capítulo de DI foi muito difícil de finalizar, além de falar nada da bíblia ainda usou muitos termos difíceis e conceitos biológicos que eu sentia que estava lendo em outra língua.

Nesse ponto acredito que Haarsma foi a que teve mais sucesso usou exemplos simples e de fácil entendimento o que fez eu ter o capítulo dela como o meu favorito.

Ao contrário de de Ham que não conseguiu me convencer porque a todo momento parecia estar criticando a fé daqueles que tinham uma visão diferente da dele, parecia não estar considerando os outros crentes de verdade, mas isso pode ter sido uma interpretação minha, mas em comparação aos outros eu não senti a compreensão de "mesmo com opiniões diferentes somos irmãos em cristo" nos textos dele.

Gostei do livro e acho que agora consigo pensar melhor sobre o assunto e me inclinar para uma posição.

Victor, the Reader 02/02/2024

A origem
Certamente uma das melhores leituras do ano!

Cresci em uma denominação cristã que crê na ideia da Terra Jovem. Como confio na Bíblia, vendo-a como inspirada e inerrante, abracei tranquilamente tal visão. Mas me lembro de um dia em que questionei meu pai sobre a possibilidade de Deus ter criado o mundo por meio do Big Bang (não estou afirmando que creio). Ora, a Bíblia fala quem e o que fez, mas não diz como. Fato. Fui repreendido e nunca mais toquei no assunto.

Como alguém de mente aberta e de caráter imensamente curioso, resolvi comprar está obra na Feira de livros da Consciência Cristã. E olha só... Cá está meu questionamento outra vez, em forma de livro. Não só o questionamento sobre o como da origem, mas 4 visões cristãs sobre ela. Sinceramente, me senti em paz ao ver que temos cristãos verdadeiros, fiéis e tementes à Deus, e que abraçam diferentes visões sobre a origem de tudo. Simples. O fato de eu ser cristão não me obriga a aceitar a Terra Jovem (nem me desobriga, claro).

Não vou deixar minha posição aqui, mas afirmo que a obra é muito boa, e seus ensaistas (um para cada visão) apresentam argumentos convincentes e contundentes sobre suas posições. Com cada ensaio seguido de contrargumentos e réplica, temos um brilhante debate em forma de livro.

EduardaMarquess 20/10/2023

O livro tem uma dinâmica muito interessante. Cada coautor apresenta sua visão, recebe resposta dos outros três e tem direito a uma réplica. Outro ponto forte é que foram escolhidos especialistas de cada uma delas, então foi "pegando parea". Foi meu primeiro contato com o assunto, e, apesar das limitações científicas, pude entender os principais pontos de cada uma e sua implicação teológica. Termino com vontade de ler mais sobre um assunto, e com a visão de criacionismo de terra antiga, numa perspectiva de design inteligente, até o momento. Livro excelente para cristãos que não conhecem ou querem aprofundar o conhecimento nessa área, e também a não cristãos que querem entender com a religião e a ciência conversam sobre a temática. Deveras importante para evitar algumas falácias predominantes, de ambos os lados, quando o tema é esse.
Vladi 22/10/2023minha estante
Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi a forma de debate em que foi escrito, nunca tinha lido um livro escrito assim e pretendo ler outros assim pra ter uma noção mais abrangente de assuntos controversos.

EduardaMarquess 22/10/2023minha estante
Idem, Vladimir!

Zenaildo 24/09/2023

Origem
Bem interessante, não sabia que tinha essas teorias indicadas cristãs.
É bom olhar o que cada cientista acredita e elaborar a sua própria. Recomendo

Gabriel.Ornelas 07/09/2023

Essencial para quem gosta da área
Um clássico instantâneo como fizem por aí

É um conteúdo riquíssimo e de facil acesso. Obrigatório eu diria para todos aqueles que buscam saber mais sobre esse tema.

As visões são bem estabelecidas por pessoas que realmente aderiram à elas. O que torna os comentários e argumentos muito bem estabelecidos.

Eu poderia dar uma nota levemente inferior por conta dos atritos entre os autores, fugindo só um pouco daquilo que seria um diálogo kkk mas como essa crítica foi frita pelo próprio organizador, vou deixar passar

Ana Bernhard 05/01/2023

"A criação atual serve ao seu propósito como o melhor reino possível no qual Deus eficientemente, rapidamente e permanentemente vence o mal e o sofrimento enquanto permite que seres humanos de livre arbítrio participem de seu processo e plano redentor.

Cada galáxia, estrela e forma de vida que já existiu neste universo de 13,8 bilhões de anos facilita o cumprimento do plano redentor de Deus."
- A Origem, Quatro visões cristãs sobre criação, evolução e design inteligente.

Aprendendo muito e pirando a cabeça com como a criação é complexa e perfeita, e como Deus se revela através dos seus "dois livros": A Bíblia (como sua palavra) e a Natureza (como sua criação).

"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; e como também alguns dos vosso poetas disseram: Pois somos também sua geração." - Atos 17:28 💚✨

Dansd1 31/08/2022

Muito Interessante
"De onde viemos?". É sem dúvidas uma questão que gera debate em qualquer círculo de pessoas. Nesta obra temos quatro pesquisadores com visões diferentes, debatendo esse tema fascinante.

Luã 10/06/2022

Uma obra interessantíssima e bastante profunda para aqueles que querem compreender melhor a relação Criação/Evolução a partir do diálogo entre cientistas cristãos.

Wesley - @quemleganhamais 28/03/2022

Diálogo Respeitoso
Quem pensa que porque a pessoa falou que acredita em Deus, ela crê em todos os argumentos científicos que aquele "pregador/ministro/cientista/..." disse.
Dentro do mundo Cristão existem muitas discussões sobre as interpretações das Escrituras, e por que não, da Ciência.

Nesta obra lemos os argumentos de 4 proeminentes cientistas sobre a Criação, Origem da vida e Evolução. Todos acreditam em Deus e na Bíblia, porém tem visões diferentes, são elas: Criação da Terra Jovem; Criação da Terra Antiga; Criacionismo Evolucionário; e Design Inteligente.

Cada cientistas apresenta os argumentos que fundamenta sua visão, os outros apresentam respostas e por fim a a tréplica.

Essa obra tem muito a agregar no diálogo entre as pessoas. Primeiro por ser um exemplo de comunicação. Segundo por ser esclarecedor e jogar luz a diferentes visões. Terceiro, só temos a ganhar quando lemos, pois apredemos e firmamos nossas crenças.

Ciência e Religião podem sim andar juntas, desde que cada uma ocupe o seu lugar.

Fael 16/03/2022

Bem didático e com tratamento justo às quatro visões
O tema em si é legal de se estudar.
Eu comecei o livro achando que eu era de um determinado grupo, mas acabei me desgrudando desse grupo para dar mais razão a outros haha.

Os 4 coautores demonstram com clareza o que eles acreditam. Tem espaço suficiente para um ensaio rápido e o que achei mais interessante foram as réplicas que eles fazem no ensaio de cada um.

É legal ver um refutando o outro, e as notas de rodapé são um verdadeiro tesouro para quem quiser se aprofundar nos estudos.

Não espere um livro conclusivo.
É uma mesa redonda com 4 visões sobre a Criação sendo expostas.

Depois de ler as 4 eu fiz uma reavaliação do meu próprio conceito da origem da vida e, mesmo sendo Criacionista igual aos autores, não fazia questão quanto ao "método" da criação até então.

Douglas.Miguel 22/01/2022

Vale a pena leitura
Para os que sao cristãos e desejem aprender mais sobre as teorias que os cientistas pesquisam.
O livro e introdutório, mas tem algumas partes que e bem complexa, mas nao se deixa temer..

GuiCalvin 13/01/2022

Abriu o caminho para uma boa pesquisa
O livro trás um bom método de abortagem trazendo as 4 perspetivas. Cada ator faz refletir muito sobre o tema. E o livro me cativou a estudar mais sobre o tema.