A Origem

A Origem Hugh Ross...

Resenhas -

GuiCalvin 13/01/2022

Abriu o caminho para uma boa pesquisa
O livro trás um bom método de abortagem trazendo as 4 perspetivas. Cada ator faz refletir muito sobre o tema. E o livro me cativou a estudar mais sobre o tema.

Romulo Vieira 24/11/2019

A Origem.
A Origem é o tipo de livro que explodir sua cabeça com tanto conhecimento bom e profundo sobre a origem da vida, universo etc.

Nessa obra quatro autores em um debate sobre a sua visão, são elas: Criacionismo da Terra Jovem, Criacionismo (Progressivo) da Terra Antiga, Criação Evolucionária e Design Inteligente, e todas as teses no viés teológico.

Confesso que não é um assunto que tenho pleno conhecimento, mas o Criacionismo da Terra Jovem me convenceu, pelo fato de ser mais biblicamente embasada, e o autor mostra a ciência e a Bíblia lado a lado.

Em qual dessas teorias você acredita? Se está em dúvida ou não conhece nenhuma está obra vai ajudar a compreender.

site: https://www.instagram.com/p/B5Nty2xjwZ-/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Wesley - @quemleganhamais 28/03/2022

Diálogo Respeitoso
Quem pensa que porque a pessoa falou que acredita em Deus, ela crê em todos os argumentos científicos que aquele "pregador/ministro/cientista/..." disse.
Dentro do mundo Cristão existem muitas discussões sobre as interpretações das Escrituras, e por que não, da Ciência.

Nesta obra lemos os argumentos de 4 proeminentes cientistas sobre a Criação, Origem da vida e Evolução. Todos acreditam em Deus e na Bíblia, porém tem visões diferentes, são elas: Criação da Terra Jovem; Criação da Terra Antiga; Criacionismo Evolucionário; e Design Inteligente.

Cada cientistas apresenta os argumentos que fundamenta sua visão, os outros apresentam respostas e por fim a a tréplica.

Essa obra tem muito a agregar no diálogo entre as pessoas. Primeiro por ser um exemplo de comunicação. Segundo por ser esclarecedor e jogar luz a diferentes visões. Terceiro, só temos a ganhar quando lemos, pois apredemos e firmamos nossas crenças.

Ciência e Religião podem sim andar juntas, desde que cada uma ocupe o seu lugar.

Alberto.Tisbita 19/12/2020

Unidade na diversidade
A Origem tem no método de construção o seu maior mérito. Apresentar, em forma de debate acadêmico, as 3 principais correntes criacionistas - Criacionismo da Terra Jovem, Criacionismo da Terra Antiga, e Criacionismo Evolucionário -, além do transversal Design Inteligente, fornece um rico panorama sobre o pensamento cristão acerca da origem da vida.

A escolha dos autores, verdadeiras autoridades em seus campos de atuação, não poderia ter sido diferente, embora, colateralmente, tenha trazido Ken Ham, que destoa dos demais em seu destempero, lançando mão de ataques falaciosos, o que macula a excelente qualidade da discussão. Outro efeito adverso da pluralidade de autores é refletido na estrutura textual. A cada nova seção, o leitor enfrenta o desafio de desvendar a relação hierárquica entre os tópicos. Diferentemente do anterior, este problema poderia ter sido sanado à edição.

Os ensaios são recheados de referências bibliográficas e alcançam profundidades razoáveis na ciência das biomacromoléculas, o que pode torná-los pouco acessíveis ao público médio, enquanto apetece seus aficionados. [Não fosse eu farmacêutico, não compreenderia ? dos argumentos]

Por fim, apesar das evidentes dificuldades a superar na direção da unidade cristã, visto que relevante parcela de suas fileiras a considera sinônimo de uniformidade, a produção e difusão desta obra lança luz à área sobre a qual se debruça, com grande potencial de subsidiar debates construtivos em classes de escola bíblica, grupos de estudo e apologética, e círculos acadêmicos.

#TeamTerraAntiga

EduardaMarquess 20/10/2023

O livro tem uma dinâmica muito interessante. Cada coautor apresenta sua visão, recebe resposta dos outros três e tem direito a uma réplica. Outro ponto forte é que foram escolhidos especialistas de cada uma delas, então foi "pegando parea". Foi meu primeiro contato com o assunto, e, apesar das limitações científicas, pude entender os principais pontos de cada uma e sua implicação teológica. Termino com vontade de ler mais sobre um assunto, e com a visão de criacionismo de terra antiga, numa perspectiva de design inteligente, até o momento. Livro excelente para cristãos que não conhecem ou querem aprofundar o conhecimento nessa área, e também a não cristãos que querem entender com a religião e a ciência conversam sobre a temática. Deveras importante para evitar algumas falácias predominantes, de ambos os lados, quando o tema é esse.
Vladi 22/10/2023minha estante
Uma das coisas que mais gostei nesse livro foi a forma de debate em que foi escrito, nunca tinha lido um livro escrito assim e pretendo ler outros assim pra ter uma noção mais abrangente de assuntos controversos.

EduardaMarquess 22/10/2023minha estante
Idem, Vladimir!

Tiffany 09/05/2021

Super necessário
Ao organizarem esse livro, o objetivo era colocar diversos autores de teorias da origem da vida para conversarem e discutirem qual visão seria a mais correta (tendo em base ciencia, conhecimentos de mundo e a própria Biblia)
Não preciso de palavras para dizer que não só o objetivo do livro, mas os debates são super necessários e relevantes.
Concordo com os autores quando dizem que independente da teoria que aceitarmos, o Cristo que salva é o mesmo e que somos igreja com UNIDADE.
Esse livro é necessário para todos que querem se aprofundar na origem da vida. Super recomendo!!!

Porém, enquanto ler não deixe de lembrar que somos UMA igreja e que nos amamos INDEPENDENTE da teoria que eu ou você acreditarmos.

Boa leitura!

Samuel Santos 19/02/2024

Todo o universo se formou no Seu falar ?
Excelente livro para introdução ao assunto do surgimento da vida acreditado pelos cristãos e buscado/apresentado na Bíblia.
A constituição dos capítulos é em forma de debates entre os autores que escrevem suas ideias e são confrontados pelos demais sobre sua visão. A ideia é muito interessante, acredito que seja o primeiro do gênero que eu tenha lido. No entanto, a discussão se mantém primordialmente no campo teológico com inúmeras citações de fontes científicas. Para um melhor aprofundamento do tema, será necessário a leitura individual das fontes citadas pelos diferentes grupos dos autores, que se dividem em criacionistas da Terra jovem, antiga, evolucionários e do Design Inteligente.

Yann.Lessa 26/01/2021

Esclarecedor!
J.B.Stump está de parabéns pela sua iniciativa e esforço para entregar uma obra tão importante para todo teólogo e/ou cientista cristão, ou qualquer um interessado em estudar as visões cristãs acerca das origens.

A forma do livro é a melhor possível, feita num estilo de debate, em que cada capítulo se destina a um autor e seu ponto de vista, e então os demais autores fazem sua avaliação.

Os quatro pontos de vista abordados são: Criacionismo da Terra Jovem, Criacionismo da Terra Antiga, Criacionismo Evolucionário e Design Inteligente.

E não, esse livro não te dará todas as respostas e talvez até te confunda ainda mais, mas tenha certeza que ele te guiará a fazer as perguntas que realmente importam acerca do Gênesis, da teologia e das visões científicas.

Obs.: E que a união do corpo de Cristo não seja afetada por questões secundárias.

Vladi 16/08/2021

Um debate esclarecedor
A Origem nos traz as quatro principais visões cristãs acerca da origem da vida na Terra:
1. Criacionismo da Terra Jovem
2. Criacionismo da Terra Antiga
3. Criação Evolucionária
4. Design Inteligente
O diferencial deste livro é que ele se apresenta na forma de debate, onde cada autor defende sua visão da origem da vida e em seguida os demais autores dão uma resposta aos argumentos apresentados com direito a uma réplica do defensor, isso permite uma análise muito mais crítica de cada visão, achei simplesmente sensacional. Pra mim que tinha apenas um conceito superficial de criacionismo e design inteligente foi muito esclarecedor tomar conhecimento das demais posições e seus respectivos argumentos. Após terminar a leitura do livro ficou muito claro que das quatro visões apresentadas apenas uma coloca a autoridade da Bíblia acima da autoridade da ciência moderna, já as demais fazem o inverso, o que revela uma certa incoerência em se declarar uma "visão cristã" da origem da vida. Vale muito a pena essa leitura para quem gosta e tem interesse nessa relação polêmica entre fé e ciência.

João Vitor 03/02/2021

O melhor livro sobre o assunto em português!
O grande mérito do livro, como o próprio editor, J. B. Stump, reconhece na conclusão, não são novas e inovadoras evidências, ou caminhos argumentativos diferentes. O principal mérito é reunir, em apenas um volume, as contribuições de nomes extremamente respeitados nas respectivas visões, justamente por todos serem líderes nas organizações criadas para a defesa destas visões. Isso, somado ao modelo de discussão (respostas a cada capítulo e uma réplica do autor) garantem que, pelo menos, esse livro é o mais honesto, íntegro e justo em contemplar as quatro visões nos seus próprios termos.

Quanto ao conteúdo, embora haja materiais mais completos e profundos, a grande vantagem é o caráter introdutório ao tema. Com isso, fica fácil indicar esse livro a quem quer começar a ler sobre o assunto das origens da vida.

marcelinho 20/07/2021

Qual a idade do universo? A vida é resultado da evolução? É possível conciliar a ciência e a Bíblia?

Essas perguntas movem o mundo. E nesse livro em forma de debate, temos 4 visões criacionista sobre o assunto: o criacionismo da terra jovem, criacionismo (progressivo) da terra antiga, criação evolucionária e o design inteligente. Seus principais representantes debateram sobre a origem do universo, da terra e da criação de um modo bíblico e científico. Será que Gênesis 1-11 é literal, dando a entender que a terra é jovem? Oi seja que foi uma linguagem figurada da criação, então Deus demorou milhares de milhões de anos? E o evolucionismo será que responde de um modo que Deus seja o criador? Ou será que temos um ser inteligente que criou todas as coisas, fazendo um ajuste fino no universo?

Bom, algo interessante podemos tirar do livro: todos são criacionistas. Os debatedores defendem que Deus é o Criador de todas as coisas, que a Bíblia é inerrante Palavra de Deus. Mas cada um vai lidar com o texto Bíblico de diferentes modos. Mas todos são cientistas cristãos. Vemos aqui que Deus não só redime o cientista, mas também ele é o Redentor da ciência. O senhorio de Cristo também reivindica soberania na ciência. Por isso, vale a pena ler esse debate interessantíssimo.

Daniel Fernando 31/12/2020

Útil e Nescessário
Num formato de debate, A Origem trás as quatro visões principais sobre evolucionismo e criação, se há a possibilidade de conciliar ou não.
Ótima livro pra quem quer começar a se aprofundar nessa discussão.

Anna 05/05/2021

Enriquecedor
Existe um senso comum de que o criacionismo é uma visão ingênua, completamente espiritualizada e distante da realidade científica, esse livro mostra o quando que esse pensamento é enganoso e medíocre. Como cristã foi absurdamente enriquecedor conhecer um pouco mais sobre essas visões. Os coautores conseguiram articular seus argumentos de maneira que mesmo alguém de fora do meio científico conseguisse compreender e se envolver com essa leitura. Além do mais, amei essa divisão em formado de debate! Facilita demais a nossa assimilação dos conceitos e argumentos. Não vejo esse debate como uma questão primária quando falamos a respeito de fé, mas reconheço sua importância para aqueles que buscam sair da superficialidade. Afinal, se sua fé não é sólida o bastante para persistir diante de argumentos humanos, qual sua real relevância?

Alisson 26/09/2021

Ótimo caminho para relacionar fé e ciências!
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é que todos os proponentes partem do mesmo pressuposto: Todo cristão - sem excessão - é um criacionista. Partindo desta primícia, cada um dos autores irá explicar bíblica e cientificamente como se deu a origem de toda a realidade criada. A maioria dos autores aqui,
adotam uma visão de complementaridade entre fé e ciências, ou seja, eles crêem de forma absoluta que Deus é o Criador de tudo e que a ciência é um caminho para o entendimento de como Deus o fez e também para a descoberta de todo este trabalho realizado por Deus ao criar o Universo.

rafael.rocha 09/10/2020

Teorias pra explodir cabeças
A estrutura da edição do livro é muito boa, nele temos a teoria, e os outros autores fazem apontamentos e seus contrargumentos, e logo em seguida o autor da teoria em questão faz um tréplica. Isso se torna a leitura interativa.