Pretty Reckless

Pretty Reckless L.J. Shen

Resenhas - PRETTY RECKLESS

arrudalua 15/02/2024

Sinceramente, tinha muitas expectativas com o livro, pois sempre vi vários comentários sobre. Na verdade, com todos os livros de ASH (espero que os outros sejam melhores!).

Embora eu realmente tenha apreciado Daria e Penn, foi muita confusão e pouco desenvolvimento do casal. Penn errou horrores com a Daria por causa da Via, e senti falta de um arrependimento -verdadeiro- dele. A história tinha tudo pra ser melhor, mas deixou muito a desejar em vários pontos.

Bebele 16/01/2024

!
Fico de cara que ainda não tem todos os livros da L.J publicados no Brasil, são livros que você começa a ler e não consegue parar.

DicasdAnninha 05/01/2024

Ótimo início de série!
Essa não vai ser a primeira (e nem a última) vez que volto a repetir que a L. J. Shen é a minha autora favorita! Um dos meus maiores sonhos literários é ver os livros dela se tornando filmes (e preservando tudo o que acontece nos livros, óbvio ??).

Pretty Reckless é o primeiro livro da série All Saints High; série essa que conta a história dos filhos dos nossos malvados favoritos de Sinners of Saint. Em Pretty Reckless temos a história de Penn Scully, um garoto pobre com uma família extremamente disfuncional, que seu único objetivo de vida sempre foi proteger sua irmã gêmea, Via Scully; e Daria Followhill, filha de Jaime Followhill, família influente e extremamente rica de Todos Santos, na California.

Penn, que com apenas 14 anos, sempre observava a linda e triste bailarina do estúdio de balé em que sua irmã também treinava, um dia teve coragem de abordar Daria e perguntar como estava sua vida, lhe dando um colar de vidro marinho, mal sabendo que esse encontro os marcaria para sempre. Pois, a partir desse encontro, sua irmã perderia para sempre a chance de ser bailarina profissional, Daria tomaria atitudes que deixariam eternamente uma cicatriz em sua alma e Penn sofreria todas as terríveis consequências de suas desconhecidas ações.

Após quatro anos do primeiro encontro, Penn e Daria se encontram novamente, e o mundo já despedaçado que eles conheciam sofre uma nova reviravolta. Daria já não é mais a menina perdida que um dia fora, afinal ela teve que criar uma armadura recheada de raiva, maldade e inveja para sobreviver seus dias. Penn também não é o menino ingênuo que presenteia garotas desconhecidas com seu bem mais precioso, atualmente o seu único objetivo é a vingança. E nessa história de amor, ódio, desejo e vingança toda a trama
floresce.

L. J. Shen soube dosar perfeitamente a dose de drama e romance nesse slow burn que fala sobre como todas as pessoas são capazes de aprender com seus erros, mudar e evoluir.

Pretty Reckless é mais do que um livro de adolescentes, é um livro sobre primeiro amor, segundas chances e os (des)encontros da vida. ?

Starsfallse 23/12/2023

Eu gostei??
Eu odiei muito o começo do livro por causa da Daria mas no final eu entendi pq ela era daquele jeito e até me identifiquei um pouco com ela é fiquei com raiva por ela

Katiane 28/10/2023

Não sei nem por onde começar? o enredo em si teria tudo pra dar certo se escrito de uma forma melhor.

Daria aos 14 anos está passando pelo conflito de não se sentir a filha perfeita e ter que competir constantemente pela atenção da mãe com uma colega do balé a qual sua mãe colocou sob a asa que ela vive em confronto.

Em meio a sua fúria de ciúmes ela encontra a carta de aceitação em uma companhia de balé para sua então inimiga, com ódio ao pensar que sua mãe provavelmente acompanharia Via, Daria sente o desejo de destruir a carta mas acaba se deparando com um garoto Penn que em meio a uma conversa rouba seu primeiro beijo e após saber que a carta a qual ela segura é seu pior pesadelo sem mesmo saber o conteúdo ele a destrói para ela. O que ele não sabia era q a carta de aceitação era pra sua irmã gêmea Via.

Tudo isso encareta em alguns problemas que causam a fuga de sua irmã, só então ele vai descobrir que a carta que ele ajudou a destruir era o futuro da sua irmã, ele não pode deixar de odiar Daria.

Anos passam sem notícias de sua irmã e após a morte de sua mãe está prestes a perder sua chance de uma bolsa na faculdade no time de futebol e virar um sem teto, por sentir tanta culpa a mãe de Daria decide abrigá-lo.

Apesar do ódio e constante implicância com Daria eles se veem em meio ao desejo mútuo que sentem pelo outro. Até sua irmã ser finalmente encontrada e conviver sob o mesmo teto com eles e voltar com desejo de vingança.

Esse livro tem tantos furos que a gente sente vontade de desistir em vários momentos, porém a trama acaba pegando a gente aqui e ali. Gostei muito de ler um mocinha diferente, com seu lado ciumento, explosivo, astucioso, malvado, Daria é a abelha rainha da escola, bate de frente com tudo que a afronta, mas por dentro ela só não aceita a rejeição da mãe que parece nunca reconhecer sua existência.

Penn apesar de agir de forma errada em diversos momentos, motivado pela raiva, não deixa de ser um fofo, acredito que todos os personagens poderiam ter sido mais explorados.

Tem várias questões pesadas que a autora não soube explorar deixando muito jogado, e não sabe construir muito os plots, as vezes ficava realmente confuso pq até os personagens pensavam de forma conflitante.

Devido inúmeras falhas no enredo a leitura acabou perdendo muitos pontos, gostaria de ter visto mais deles na faculdade sem toda a raiva que eles tiveram envolvidos durante a maior parte do livro.

Achei os personagens secundários bem jogados e chatos também, ninguém que cativasse o suficiente pra desejar ler os próximos.

E queria ter lido mais do diário do Penn, achei terrível que a autora jogou 1% do diário e seguiu contando que a personagem releu inúmeras vezes o diário inteiro, se assemelhou a sensação de ler ?e se amaram a noite toda?.

Outro ponto agora sobre os pais da Daria, gente que povo fora da casinha? Super entendo que a autora quis passar eles de generosos, mas ela forçou um pouco em algumas partes.

Enfim esse enredo em boas mãos teria ficado ótimo.

Katlyn.Amaro 01/10/2023

Gostei
A Daria é chata e legal ao mesmo tempo difícil explicar o ódio e o amor que existe por ela no fim o amor venceu. Ela é aquela protagonista que metade vai odiar pois ela não é boazinha. O Penn é apaixonante e queria mais aprofundamento na história dele que meio que ficou de lado, a Via é insuportável, mesquinha e invejosa que só... Esse casal errou foi tentando acertar

dandara 23/09/2023

Quase abandonei no início, mas que bom que continuei. Cheguei até a chorar em algumas partes. A tradução tava meio estranha mas eu adorei a Daria, embora ela seja toda defeituosa, tudo sobre ela me fez gostar do livro. Não virei fã da escrita da autora e achei que as coisas aconteciam muito rápido, mas depois fiquei contente com isso.

Gostei do plot e senti vergonha alheia na parte dos segredos, mas é uma leitura rápida que vale a pena!!

Clara 30/07/2023

"enquanto eu estava ocupado admirando-a, tudo ao nosso redor queimava" Penn Scully
Não tenho palavras pra descrever o quão bom é este livro.

lilicarmilla 11/07/2023

5 estrelas pro casal, mas 2,5 / 3 pro livro.
Sinceramente, esse livro tem um dos meus casais literários favoritos, por algum motivo me apaixonei pelo Penn e pela Daria juntos, no entanto a história tem tanta merda que me dava dor de cabeça, além de não ser tão bem escrita.

Primeiramente, no início nós temos a demonstração de uma garota de catorze anos frustrada (e com razão) com seu relacionamento com a própria mãe, assim criando um ciúme e uma inveja de outra personagem (aquela mini vaca v4dI4 ) que foi crescendo cada vez mais.
No mesmo capítulo ela conhece o Penn, o garoto tava obcecado por ela a meses, rondando, observando ela sair da aula de balé todas as vezes. O problema é que ai que vem a merda, que a autora não soube desenvolver bem, pois teve diversas incoerências em relação ao plot ao longo do livro.
Daria chora com a carta de aceitação de Via em uma escola renomada de balé, afinal ela não teve chances, sua mãe então sempre fazia questão de dar toda a atenção do mundo para Via, demonstrar todo o orgulho de uma estranha, enquanto deixava a própria filha pra trás sem nem perceber. Depois veio com aquele papo de que alguém precisava cuidar de Via, mulher você não cuida nem da filha que tem, ainda tinha a mais nova e queria dar conta de uma terceira? Meus parabéns, só acabou em irresponsabilidade e diversas consequências podres na direção da Daria que irei citar.
No meio do choro ela vai comprar bebida, pega duas e decide que vai jogar uma fora, então vai no lixo e joga lá, só que ela tá com a carta de aceitação de Via na mão e ELA NÃO IA ESTRAGAR A CARTA, mas o Penn vai até ela porque a menina tá chorando e quando ela diz que parte do motivo do choro tá na carta, ELE pega a carta e estraga. Entretanto, ai vem o seguinte plot: ele não viu pra quem era a carta e acontece que a Via É IRMÃ DELE.
Resumindo, ele teve a maior parte da culpa, ele pegou a carta da mão dela e estragou, ELE FEZ ISSO, mas adivinha quem realmente pagou o maior preço por tudo? A Daria.
Isso resultou em tanta coisa que chegou no nível da Daria sofrer abuso sexual.

Tudo bem se a autora tivesse construído e desenvolvido bem, mas é tudo retratado de maneira TÃO RASA que se essa obra fosse água em um recipiente e eu colocasse a mão, não iria cobrir nem metade dela.
O desencadeamento de diversos traumas começa, Via tenta pegar o telefone do padrasto pra fazer a ligação e ver isso da Academia, mas ele espanca ela, então ela foge de casa e deixa o Penn (nesse momento eu fiquei morrendo de dó da menina, e foi o único do livro tbm). O garoto tbm é espancado pelo padrasto com frequência durante a infância, foi abandonado pelo pai, tem uma mãe viciada em drogas, não tem dinheiro, não tem onde cair morto, não tem oportunidades, a única pessoa que ele amava minimamente foi embora, procura se refugiar um pouco dos pobre mas na bebida, pra piorar o padrasto do Penn estupra uma colega dele quando ela vai na casa falar com ele, a menina engravida e o Penn se sente tão culpado que assume o bebê.
Advinha quantos desses traumas foram mostrados direito, bem construídos, bem desenvolvidos e demonstrando as consequências com profundidade? Nenhum. A autora tacou o f0d4 - se pro próprio protagonista.

Antes de continuar, quero deixar bem claro uma coisa: uma coisa são livros que mostram dessa forma pra representar a realidade, de como dói e fica na merda, outra são livros onde a autora coloca uma tonelada de traumas só pra falar que o personagem é triste e fodido da cabeça, mas ficar com PREGUIÇA de desenvolver ou se quer MOSTRAR tudo. E eu acho que as autoras atuais deviam parar de colocar abandono fraternal e abuso físico só pra dizer (não é nem mostrar, é só dizer, daí vemos a importância da dica ?mostre, não conte? quando se escreve uma história) que o cara é problemático. Tudo bem, no mínimo mostre aí como ele é problemático.
Chega de ficar só ?fulano é problemático?, então mostra como ele é.
?Fulano é perigoso? mostra como ele é perigoso, porque estou tentando entender até agora, não vi dentro da obra.

O Penn ficou de escanteio no próprio livro, todo o potencial dele foi desperdiçado, um personagem que poderia ter sido maravilhoso se tornou ?mequetrefe? pela forma que a autora cuidou.
Até o diário de cartas e poemas que ele escreveu pra Daria, nem se quer mostra 5% do que ele escreveu, e era uma baita oportunidade de aprofundar mais o amor dos personagens. Porém, é claro que a autora preferiu gastar espaço falando como ele havia sido romântico, sobre como ela, sua musa inspiradora, leu e releu o diários várias vezes sem parar, como ele havia sido expressivo em seu amor por ela.
PARA DE ME CONTAR, ME MOSTRA! Se eu quisesse que me contasse algo de casal dessa forma, pediria pro ChatGPT me dar um resumo do livro ou pra fofoqueira aqui da rua me atualizar das patifarias dos casais do bairro.

Havia momentos no livro que parecia que a L.J Shen queria dar um segundo livro pra Melody e pro Jaime ou usar o livro do Penn e da Daria como eles eram bondosos, afinal que atitude linda essa de abrigar as duas pessoas que sua filha mais odeia como se fossem seus filhos e simplesmente ESQUECER de criar a filha que você já tem, né? Eita, como são bondosos e bons pais, como são amigos, como amam tudo e todos, como eles possuem um coração de mãe que sempre cabe mais um.
Ai, que patético!

E daqui pra frente que PIORA MUITO, eu adivinhei o que ia acontecer rápido, afinal tem que ter o cérebro do tamanho de uma lesma pra não sacar O ÓBVIO, e é isso mesmo que todos os personagens desse livro tem no geral, porque todo mundo se fez de cego.
A Daria se sente tão culpada pela fuga da Via que tem uma crise de choro e sente a necessidade de ser punida (ela tem 14 anos aqui), só que ela não tem pra onde correr, a mãe é uma sem noção cínica do crI , o pai um pamonha irresponsável, os ?amigos? dela (os quais possuem livros próprios) não então nem aí pra garota, então o que ela faz? Procura ajuda na escola, escreve em um diário tudo e mostra pro diretor, já esperando que ele fosse chamar os pais pra conversar. Só que dai nós temos uma garota vulnerável em uma sala com um homem de mais de trinta anos, um homem que ela deveria poder confiar, em uma escola onde os pais dela não tem um pingo de participação e deixam a filha deles a mercê de tudo.
O diretor faz Daria se ajoelhar e começar a rezar na frente dele, a dizer que é para ele que ela deve confessar os seus pecados, daí pra frente foi só pra trás.
Só que aí, tem uma contradição na história que me soou muito mal explicada, mal contada, mal escrita, mal tudo. Que é a seguinte: A ESCOLA INTEIRA começa a falar que o diretor e a daria estão transando e vivendo uma história de amor (??).
Pelo amor de Deus, em 2019 já se falava sobre pedofilia, e não teve UMA ALMA SE QUER PRA VER PROBLEMA NISSO? Todo mundo entrou em um surto coletivo onde isso era romântico e os garotos tinham medo de ir atrás da Daria porque ?não queriam competir com o diretor que era um homem de verdade?. O livro se passa na Califórnia, onde há muita gente que implica com relacionamentos envolvendo meninas de catorze anos com garotos de dezessete, mas NINGUÉM viu problema no DIRETOR DE TRINTA E POUCOS ANOS DE UMA ESCOLA SE ENVOLVENDO COM UMA MENINA DE CATORZE? Ninguém juntou 1 + 1 pra perceber que aquilo podia ser manipulação e abuso?
E aí vem a GRANDE SURPRESA PRA TODOS (só que não pra quem usa o cérebro), ele abusa sexualmente da Daria. Nossa, ninguém esperava por esse chocante acontecimento, né? Quem esperava que um homem de trinta que mantém uma menina de catorze com ele sem se pronunciar minimamente enquanto todos falam que eles transam poderia abusar dela, né? Sim, porque com certeza, ela, uma menina em desenvolvimento, deveria estar gostando de ter as mãos de um adulto dessa idade tocando ela, com certeza devia ser tudo consentido e voltado pra uma grande e bela história de amor.
Fora que a escola toda tem ligação com os pais dela, todos lá conhecem eles, a então Melody é uma irresponsável que não pisava no colégio da filha pra saber algo dela. O pai da Daria fica se fazendo de bonzinho e bom pai, mas ele não participa da vida dela direito, ele tem até um capítulo só pra ele que fala várias coisas sem sentido, até parecia que eu tava lendo o livro errado, na verdade durante o livro inteiro em todos os pontos de vista o descreviam como ótimo, bom pai, bom marido, bom tudo, quando ele só era um fraco! Tem o fato também de que os pais dos ?amigos? (bando de insuportáveis otários) são extremamente amigos dos pais dela, e a informação do diretor ou qualquer coisa da Daria não chegou em nenhum deles? Caramba. Olha, não tem como gostar de qualquer um deles.

A Via, a vaca pagante de Regina George (desculpa Regina) que desapareceu e voltou pra se vingar, humilhou a Daria publicamente, divulgou o diários dela com segredos íntimos, inclusive coisas que eram assédios do diretor (mas que a Daria não enxergava como assédios, e sim só ?pecados? que ela tinha que guardar) e a exposição colaborou em chegar no abuso sexual, se fez de coitada, enganou todo mundo e no final ganhou uma redenção MUITO FRACA DO NADA, do nada a Daria que odiava ela com todas as forças relevou.

Knight, Vaugh e Luna são péssimos amigos e são um grupo péssimo também, era pra eles serem a segunda geração de SOS e tinham um bom potencial, porém Knight é tão otário e burro que chega a ser ridículo, é um garoto irritante desprovido de pensamentos racionais e noção básica, Vaugh é o típico mimado sem sentimentos que não trás nada de novo, daí já dá pra ver a profundidade do psycho pires, e Luna é sonsa, imagina ver sua amiga passar por essa situação com o diretor e ignorar tudo pra depois do abuso se fazer de surpresa e preocupada? Sério, Luna? Nem uma mensagem pros pais? Mesmo que fosse anônima? Uma vez perguntar se ela estava confortável com essa situação? Qualquer coisa? E DIGO ISSO DOS TRÊS.

TODOS os personagens secundários aqui a autora tenta fazer a gente engolir a força, tratando no final como se todos tivessem uma rápida mudança de personalidade, à redenção mais veloz que o próprio relâmpago McQueen. O final teve tanto foco em como todos viraram pessoas melhores em um estalar de dedos que, na minha humilde opinião, faltou todo o resto.
Da onde veio esse final feliz? Pra onde foi a maior parte do desenvolvimento dela e do Penn juntos? E por que esse final foi tão corrido e preguiçoso?
Melody falou as coisas mais sem sentido, se contradizendo toda no ponto de vista dela, juro que pensei que estava presa em um multiverso porque aquela mulher não tá vendo nada que tá na cara dela.
A L.J não soube construir o plot do Penn se assumindo como pai da Harper, porque a história toda ficava numa ladainha dele ser ou não namorado da Andressa, faria sentido se a autora fosse pelo caminho padrão do suspense e simplesmente segurasse a informação pro leitor ou ficasse apenas com o mal entendido no ponto de vista da Daria, no entanto ela preferiu que o Penn ficasse dentro da própria cabeça dele chamando a Andressa de namorada com normalidade, sendo que não era (??), soou bem confusa, sem sentido e estranha essa jogada, ainda mais pela personalidade que ele estava apresentando.
É, a Shen deixa claro que não sabe construir suspense em um romance quando está com preguiça, porque o primeiro plot do livro foi muito bem construído, eu que costumo sempre adivinhar plots com facilidade fiquei em estado de choque por minutos, mas o outro ela conseguiu cagar inteiramente.

O casal em si é ótimo, ele tem um lado típico garoto bruto de passado triste, porém romântico, e ela a garota forte e sofrida que tem as primeiras vezes com ele. Gosto muito deles, de verdade. Os dois tem essa dinâmica de ódio com ofensas e quase puxa pro bully, porém segue para o enemies to lovers onde vão se apaixonando.
Esperava que a autora fosse aproveitar todo o potencial deles pra criar mais cenas de casais e aprofundar mais o romantismo do Penn, só que por tudo que já falei na resenha da pra perceber que só consegui ver o contrário.

Normalmente eu reclamo que livros assim enrolam demais e não tinham necessidade da quantidade de páginas, aqui é ao contrário, esse livro precisava pelo menos de mais duzentas páginas pra tampar os buracos que foram deixados aqui e que a Shen arrastou com a barriga.

Agora como opinião e desejo bem pessoal, por mim, todos os insuportáveis desse livro poderiam morrer, ou seja só Daria e Penn ficariam vivos.
Odiei todos os outros personagens e teve momentos que pensei em abandonar, porém queria continuar pela Daria em primeiro e em segundo pelo Penn.
Melody filha da put@ , Jaime covarde do crI , Via vaca v@di4 , Knight um jumento imbecil, Vaugh besta quase insignificante, Luna já dei minha opinião, Andressa chata, diretor pau no c* nojento praga, aquelas meninas lá da equipe que não lembro mais o nome também bando de otárias, Gus lixo ridículo FRACASSADO, quem eu tiver esquecido pode levar tiro junto.

Uma pena que a autora não soube valorizá-los e transformou tudo em uma
bola de neve, deu um passo maior que a perna.

Penn e Daria eu amo vocês, independente dos erros e tudo mais, gosto muito do plot de vocês de garota rica e garoto pobre que corre atrás dela, gostei de algumas breguices e diria que esse casal me comoveu um pouco. Cinco estrelas pra vcs no meu coração, por mais que vcs tenham tido uma execução péssima.
Daria carregou o livro nas costas.

Bjs, escrevi uma Bíblia
joskegshikta 11/07/2023minha estante
Como você tem coragem de dizer que acha essa resenha pequena?! mitou

lilicarmilla 12/07/2023minha estante
eu falei no final que escrevi uma bíblia KKKKKKKKKKKKKKKKKKK ficou gigante

joskegshikta 13/07/2023minha estante
eu vi pô ????
e pprt, vc sofreu viu

Maria 07/07/2023

Confesso que não foi um dos melhores New adult que já li, mas, valeu a pena. O desenvolvimento de alguns personagens é muito bem construído, apesar de deixar alguns pontos a desejar. Deu pra sair da ressaca e se divertir, apesar da raiva que os personagens fazem vc passar.

Sibelly 23/06/2023

Bonzinho
Achei o incio meu chatinho, entretanto amei a personalidade da Daria, sério q garota perfeita. Nem tem oq falar da Via.

Acho que tlvz o melhor desse livro é o ponto de vista da mãe e do pai dela, oq nós faz entender um pouco melhor outros lado da história