Jerusalém Libertada

Jerusalém Libertada Torquato Tasso
Torquato Tasso

Resenhas - Jerusalém Libertada

Claire Scorzi 26/05/2011

Arte E Fé Num Casamento Feliz (E Raro)
Vai ficar muito abaixo dos méritos do livro, mas vamos lá.

Li "Jerusalém Libertada" de início esperando dificuldades de compreensão, de concentração, e até de interesse (no estilo "é o tipo de obra que pede uma disposição especial e nem sempre a terei; vou levar séculos pra ler").
Devo ter levado uns 8, 9 dias para ler esse poema épico na íntegra. Enquanto isso, me empolguei, surpreendi, emocionei...
Há trechos do poema francamente cinematográficos, onde se pode 'ver' os movimentos de câmera (imagine! E escrito há mais de 400 anos!); muita, muita ação; personagens maravilhosos, femininos e masculinos, incluindo guerreiras cristãs e muçulmanas; um certo senso de justiça de Tasso, que torna sua guerreira do Islã tão simpática e valorosa quanto os cristãos, ainda que o tom do poema seja evangelístico no geral; beleza literária; agilidade narrativa; e, já que falei do ímpeto evangelístico que conduz "Jerusalém..." - a raridade de Grande Poesia unida a valores e crenças cristãs.
Quer mais? Leia. O bom leitor, aquele que ama a literatura enquanto Arte e também enquanto Verdade, só terá a ganhar em prazer com essa leitura.
Ainda: nesta edição da Topbooks, uma introdução estimulante por Marco Lucchesi.
Renata 05/01/2013minha estante
Assustei-me quando entrei na faculdade aos 18 anos e logo na primeira aula o professor entregou uma lista contendo vários clássicos para leitura, e Jerusalém Libertada entre eles. Quase chorei quando vi o livro ao vivo rsrss mas tenho boas lembranças, quero reler! Abraço =)

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Olá, Claire. Descobri essa obra no CLC (uma linda edição). Que obra interessante! Infelizmente, é um grande clássico desconhecido da maioria dos leitores. Mas, eu gostei muito. Achei seu aspecto imagético impressionante e tive a mesma impressão que você. Parece mesmo um filme épico, com emocionantes cenas de batalha. Também me chamou a atenção a caracterização de personagens, destacando-se entre eles, a guerreira e a feiticeira, que fogem dos padrões convencionais das novelas de cavalaria.

Lucas Lobo 23/07/2023

As cruzadas
Leitura muito fluída, apesar de ser uma obra antiga, com linguagem arcaica, é fácil compreender a história.

A obra mistura um pouco de ficção com personagens que realmente existiram e que foram de grande importância para a história.

Iasmim.Almeida 10/01/2022

Resenha: Jerusalém Libertada.
Jerusalém libertada é um clássico da literatura italina escrita por Torquato Tasso. O poema de Tasso é surpreendentemente singular e encantador. Mas vamos a resenha sobre a obra...

Jerusalém libertada é uma obra crua, sanguinária, e estritamente religiosa.  Batalhas, conflitos armados, sangue e  morte permeia o poema do início ao fim. As cruzadas, a guerra santa, a conquista e liberdade da cidade de Jerusalém e a vitória dos cristãos contra os infiéis - os muçulmanos -.

Em meio a inúmeras batalhas, as consequências desta para o povo e para os guerreiros, encontramos dois povos tementes e fiel às suas crenças e religiões. De um lado, nos temos Godofredo o herói chamado a tomar a frente desta batalha por Deus, e do outro, os infiéis que precisam ser combatidos e vencidos.

As  lutas e as  traições são constantes, assim como o derramamento contínuo de sangue.  Apesar da guerra ser um deve de guerreiros do sexo masculinos, Tasso nos apresenta três heroínas extraordinárias, dotadas de uma beleza incomparável, com tamanha coragem e determinação tal que ousamos pensar que suas posições são tão ou talvez até mais elevadas do que as dos guerreiros.

A primeira heroína chama-se Clorinda. Esta, é uma guerreira incomparável. Não obstante ser bela, adentra no campo de batalha e é reconhecida por seus feitos. A segunda heroína e não menos bela, se chama Hermínia. Uma rainha deposta de seu reino e povo, que se tornou cativa do exército cristão. Apesar de Hermínia não ser uma guerreira, sua coragem, garra, determinação e seu amor, de certa forma, foram a chave para que o exercício cristão estivesse um passo a frente dos seus inimigos na batalha final.  E Arminda a heroína/vilã ou vilã heroína. Arminda é uma sacerdotisa com poderes incríveis. Dotada de uma beleza extraordinária e da arte da magia, Arminda é a peça chave e essencial do exército inimigo. Sua aparência, sua voz, seu jeito.. Tudo em Arminda encanta e fascina, tal como o canto da seria. Embora ela seja incomparável em muitos aspectos, ela possui uma fraqueza: os seus sentimentos.

Confesso que comecei o livro desgostando da Arminda por ser a vilã, mas no decorrer do poema, percebi que a mesma não era exatamente uma vilã, mas digamos que a mesma apenas executava à sua missão de forma racional e não se deixava levar pelos sentimentos. Amei o poema de Tasso, e principalmente, a construção das três personagens principais femininas.

A poesia de Tasso é simples, sensível e profunda. Recomendo demais a leitura deste clássico.

Tiago 31/12/2022

Monumental
Uma das obras base da cultura ocidental, sua importância para a humanidade só pode ser medida contando quantas obras, seja na ópera, nas artes plásticas, no teatro ou na literatura foram inspirados a partir da Jerusalém Libertada! E a sua versão em português, muito bem elaborada, se mostra valiosa por si só, mas também para a plena compreensão da obra de Tasso.

Além do mais, a obra é monumental, acompanhada de belíssimas gravuras numa edição simplesmente impecável. Não há como não recomendar este monumento a todos os leitores.

Alessandro232 24/12/2022

Uma obra-prima da literatura fantástica
"Jerusalém Libertada" é, infelizmente, uma obra pouco conhecida pelos leitores brasileiros. Da Antiguidade Clássica, nos conhecemos "A Divina Comédia", mas pouca gente sabe que além de Dante, outro autor destaca-se na criação do poema épico.
Este autor é Torquato Tasso que, infelizmente, teve uma vida infeliz. No entanto, ele nos deixou uma bela obra-prima da literatura fantástica: "Jerusalém Libertada", um dos grandes poemas épicos da Antiguidade Clássica. Seu enredo tem um forte aspecto alegórico, o qual faz um paralelo com as chamadas "guerras santas".
O que mais chama atenção em "Jerusalém Libertada" é sua escrita de grande beleza plástica. Tasso de modo semelhante a Dante, cria sequencias emocionantes descritas em uma linguagem que parece ser cinematográfica, principalmente nas cenas de grandes batalhas. Tudo é narrado na melhor tradição épica, de modo grandioso.
Também no enredo de "Jerusalém Libertada" destaca-se a caracterização de personagens. Neles, Tasso resgata os valores de nobreza e coragem que tem suas origens nas novelas de Cavalaria. Todos os cavaleiros cristãos são virtuosos e dispostos a sacrificar a própria vida para defender a fé cristã contra os mulçumanos descritos com traços vilanescos.
Além disso, a obra chama atenção por suas personagens femininas, que ganham aqui uma certa complexidade psicológica. Uma delas, é uma mulher de origem nobre que se disfarça de homem para defender a cidade de Jerusalém dos invasores. A outra é uma poderosa e sedutora feiticeira - que na obra encarna o Mal absoluto-, mas cai em sua própria armadilha ao apaixonar-se por um cavaleiro cristão.
Ou seja, trata-se de uma obra épica que tem vários elementos que, posteriormente, serão reconfigurados em outras obras da literatura fantástica, entre eles o eterno conflito entre o Bem e o Mal.
Também é importante enfatizar em "Jerusalém Libertada" a criação de cenários fantásticos que evocam novamente a poesia épica clássica, a exemplo da ilha mágica de "A Odisseia" e algumas passagens assustadoras que antecipam em certa medida o romance gótico.
Neste poema épico temos traições, grandes batalhas, amores impossíveis e trágicos, ou seja, tudo aquilo que agrada os leitores de fantasia. Se você gosta do gênero, sugiro que leia a obra-prima de Tasso. Acho que ela tem elementos que podem proporcionar uma interessante experiência de leitura.
Sobre a edição: Esta para mim é a mais bonita edição do Clube de Literatura Clássica. É uma edição bilingue português/italiano. A linguagem é um pouco arcaica, mas não é de difícil compreensão. Ela também tem belas ilustrações que reproduzem passagens da obra e várias notas de rodapé que ampliam sua compreensão.

Zenaildo 27/05/2023

Jerusalém libertada
Godofredo um dos personagens mais famosos quando falamos sobre cavaleiros, e nessa obra poética trás pra nós, a questão da esperança, dos valores, do temor a Deus e até respeito pelos seus adversários!
Obra que de início começa com uma chamada divina para conquistar ou também reconquistar a terra santa e dentro dessa aventura temos ai diversos acontecimentos! Temos provação, luta, alegria, amor e medo.
Bom, leiam, é muito bom ter esse conhecimento sobre os cavaleiros e é uma leitura clássica.

Ana Luiza 06/06/2022

Disponível em @anawithcoffee
A leitura de Jerusalém Libertada foi uma grata surpresa por aqui!

Quem diria que um poema épico seria tantas coisas: uma ?novela de cavalaria?, uma história de aventura, um romance, e muito mais ?

Pedro.Inocente 04/09/2023

Obra prima de Torquato Tasso
Um dos melhores poemas que já li, depois de ?A Divina Comédia? de Dante Alighieri, que continua sendo meu favorito!
Não há o que dizer quando se trata da literatura italiana, poemas belíssimos, escrita complexa e requintada mas ainda sim compreensível, uma leitura que realmente agrega muito aqueles que se interessam por História e especificamente sobre As Cruzadas e sobre o Cristianismo e o Islamismo, muito bom, recomendo!!!
Uma das edições mais lindas do Clube ??

Pedro3370 25/03/2024

Poema épico publicado em 1581
Achei de início que teria mais dificuldades em compreender o texto, porque é uma escrita poética, pensei que fosse travar e abandonar o livro. Apesar disso, durante a leitura, percebi que é muito compreensível e possui certa fluidez.
É mais interessante compreender o livro para além do texto, já que a sua produção foi rodeada por motivos religiosos e políticos, exaltando o papel dos cristãos na ?libertação? de Jerusalém.
A forma como as personagens femininas foram descritas me surpreendeu um pouco. De início achava que o livro teria aquela visão retardatária de gênero em que as mulheres são frágeis e incapazes de participar de movimentos políticos ou militares. O papel delas acaba quebrando um pouco com essa visão, mas não completamente.